quarta-feira, 20 de maio de 2020

Prof. Aline Rossi/ Biologia- 1° anos A, B, C, D, E e F


Atividades sobre a aula transmitida no dia 19/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.



Conteúdo: Seres vivos e suas relações

1- Associe a segunda coluna com a primeira, de acordo com o que você aprendeu sobre as características dos seres vivos:
a)  Reprodução
b) Metabolismo
c) Evolução
d)  Homeostase
e)Resposta a estímulos

(  ) conjunto de transformações, num organismo vivo. Divide-se em anabolismo e catabolismo.


(  ) capacidade de detectar estímulos ambientais e reagir a eles.

(  ) capacidade do organismo de manter em equilíbrio seu meio interno.

(  ) processo de modificações por que passam os seres vivos ao longo do tempo.

(  ) capacidade de originar descendentes, com características semelhantes.


2-  O que são fatores bióticos e abióticos do ecossistema?

3- Explique as relações ecológicas entre os seres vivos, exemplificando cada uma delas:

I-                    Interações harmônicas intraespecíficas:
a)      Sociedade:
b)      Colônia:

II-                    Interações harmônicas interespecíficas:
a)      Mutualismo:
b)      Protocooperação:
c)       Comensalismo:
d)      Inquilinismo:

III-                    Interações desarmônicas intraespecíficas:
a)      Competição:
b)      Canibalismo:

IV-                    Interações desarmônicas interespecíficas:
a)      Competição:
b)      Predatismo:
c)       Parasitismo:

Entrega e dúvidas:
 Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 27/05 (próxima Quarta-feira).

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B


Atividades sobre a aula transmitida no dia 18/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.

Conteúdo: Propagação de calor- Parte 2

Habilidades: Utilizar o conhecimento das formas de propagação de calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana:
Explicar o princípio do funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar entre outros) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.



Questionário

1- Qual é a diferença entre temperatura e calor?

 2- Quais as formas de propagação de calor? Explique e exemplifique cada uma delas.

 3-  Faça uma pesquise sobre as escalas termométricas (Celsius, Fahrenheit e Kelvin) e anote as informações principais que você encontrou.

Atividade Prática

Experimento- Propagação de calor

Materiais utilizados: 2 velas acesas, 1 bexiga de borracha cheia de ar e 1 bexiga de borracha com ar e água.

Procedimentos:  Aproxime (sem encostar) as bexigas das velas.

Sobre o experimento, responda: Quais foram os resultados obtidos? Qual forma de propagação de calor está ocorrendo?


Entrega e dúvidas:
 Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 27/05 (próxima Quarta-feira).

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C


Atividades sobre a aula transmitida no dia 18/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.

Conteúdo: Transformações químicas- Parte 2

Habilidades: Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridos tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.

    Questionário

    1-Como ocorre uma transformação química?


    2- Observe as situações abaixo:

                                                                    SITUAÇÃO 1


                                                                    SITUAÇÃO 2



Em qual delas está ocorrendo uma transformação química? Justifique sua resposta.

3- Por que a fotossíntese é um exemplo de transformação química? Explique.

4- Quais outras transformações químicas você observa no seu dia a dia que não foram citadas na aula?


Atividade prática- Explique os resultados dos experimentos realizados na aula transmitida pelo APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP.


Experimento 1
Materiais utilizados: Água e Sal.
Procedimentos: Dissolver o sal na água.
Sobre o experimento 1, responda: Quais foram os resultados obtidos? Ocorreu uma reação química?

Experimento 2
Materiais utilizados: Água e sal de fruta.
Procedimentos: Colocar a água e o sal de fruta no mesmo recipiente.
Sobre o experimento 2, responda: Quais foram os resultados obtidos? Ocorreu uma reação química?

Experimento 3
Materiais utilizados: vinagre, bicarbonato de sódio e bexiga de borracha.
Procedimentos: Colocar o vinagre e o bicarbonato de sódio no mesmo recipiente e encaixar a bexiga na abertura do recipiente.
Sobre o experimento 3, responda: Quais foram os resultados obtidos? Ocorreu uma reação química? 

Experimento 4- combustão         
Materiais utilizados: Pote de vidro e vela acesa.
Procedimentos: Acenda a vela e depois coloque o pote de vidro sobre ela.
Sobre o experimento 4, responda: Quais foram os resultados obtidos? Ocorreu uma reação química?

 Entrega e dúvidas:
 Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 27/05 (próxima Quarta-feira).

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Aula 9 - cont. Matemática - Prof Carol

Matemática -Prof Carol 3º A,B e C

Segue uma explicação do exercício 2 da aula 9, para os alunos que ficaram com dúvida.


 Ou seja,  na equação na forma reduzida , devemos colocar a equação em função de y.
Exemplo:

a) 3x - y - 4 = 0 ( forma geral)
    y = -3x +4 (forma reduzida)

coeficiente linear =h =  4



b) -5x + y - 7 = (forma geral)
-y = 5x + 7
y = -5x -7 (forma reduzida)

Coeficiente linear =  h= - 7



terça-feira, 19 de maio de 2020




Centro de Mídias da Educação de São Paulo | FacebookPrezados Alunos, pais e responsáveis






EDUCAÇÃO SP VAI MANTER PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS AOS ALUNOS DA REDE ESTADUAL NOS DIAS DE FERIADOS ANTECIPADOS.


Nas cidades onde será feriado, acesso aos conteúdos não será obrigatório; aulas desses dias serão reprisadas


 acesse o link:


https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/educacao-sp-vai-manter-programacao-do-centro-de-midias-aos-alunos-da-rede-estadual-nos-dias-de-feriados-antecipados/



Equipe Gestora
2020

3ºA,3ºB,3ºC,3D - Português - Profª Ângela ( Gramática Termos Acessórios da Oração)

2ºBimestre - Gramática - Termos Acessórios da Oração 
Tema: Análise Sintática ( II )
Copie em seu caderno o conteúdo abaixo ( o vídeo sobre esta matéria foi postado em 09/05), copie os exercícios, responda e envie para meu email professoraortega@yahoo.com 
data entrega:29/05
*** Não esqueça de colocar nome, número e série ***

Obs.: Coloquei abaixo mais um vídeo para tirar duvidas  
 



 


 
 
 
 

3ºA,3ºB,3ºC,3D - Português - Profª Ângela Gramática ( Termos Integrantes da Oração)


2ºBimestre - Gramática - Termos Integrantes da Oração 

Tema: Análise Sintática ( I )

Copie em seu caderno o conteúdo abaixo ( o vídeo sobre esta matéria foi postado em 09/05), copie os exercícios, responda e envie para meu email professoraortega@yahoo.com 
data entrega: 22/05 
*** Não esqueça de colocar nome, número e série ***

Obs.: Coloquei abaixo mais um vídeo para tirar duvidas