sexta-feira, 22 de maio de 2020





Prezados Alunos, pais e responsáveis


A Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou na madrugada desta sexta-feira, 22 de maio de 2020, o Projeto de Lei n° 351/2020, de autoria do governador João Doria, que antecipa para segunda o feriado de “9 de Julho” (Revolução Constitucionalista de 1932).  Em decorrência deste decreto até 25/05, não haverão atividades escolares. 

Certos da compreensão de todos, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.  

Vamos nos manter em casa, nos proteger, cuidar de cada uma das nossas famílias e de nossos alunos.


Cuidar de si é cuidar do outro.



Equipe Gestora
2020






quinta-feira, 21 de maio de 2020


ATENÇÃO TERCEIROS ANOS!!!



As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terminam às 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.



Prazo para trabalhar no ENEM é prorrogado para servidores e ...

Equipe Gestora
2020


PARA VOCÊ ALCANÇAR O SUCESSO EM SEUS ESTUDOS, ALÉM DE ESTUDAR MUITO, É FUNDAMENTAL QUE SE ORGANIZE! PARA ISSO, SIGA ALGUMAS DICAS:
A imagem pode conter: texto
Equipe Gestora
2020

quarta-feira, 20 de maio de 2020




Prezados Alunos, pais e responsáveis



Centro de Mídias da Educação de São Paulo | Facebook


ANTECIPAÇÃO DOS FERIADOS

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, assinou o decreto nº 59.450, de 18 de maio de 2020 que regulamenta o artigo 3º da lei nº 17.341, de 18 de maio de 2020,  que antecipa os feriados de Corpus Christi e do Dia Da Consciência Negra,  para esta quarta-feira, 20, e quinta-feira, 21, respectivamente. O prefeito declarou ponto facultativo às repartições públicas no dia 22.  A intenção dessa medida é aumentar o isolamento social contra o coronavírus. 
Esta semana o Centro de Mídias (CMSP), vai manter a programação aos alunos da rede estadual nos dias de feriados antecipados.
Nas cidades onde será feriado, acesso aos conteúdos não será obrigatório; as aulas desses dias serão reprisadas.



Equipe gestora
2020

Prof. Aline Rossi/ Biologia- 2° anos A, B, C, D


Atividades sobre a aula transmitida no dia 19/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.

Conteúdo: Introdução a Citologia

Questões de vestibulares trabalhadas na aula.

Assinale a alternativa correta e justifique sua resposta.



           1-  Macromoléculas polares são capazes de atravessar a membrana plasmática celular, passando do meio externo para o meio interno da célula. Essa passagem é possibilitada pela presença do seguinte componente na membrana plasmática:
A)     açúcar
B)      proteína
C)      colesterol
D)     triglicerídeo

Justicativa:________________________________________

 2-  Na década de 1990, células do cordão umbilical de recém-nascidos humanos começaram a ser guardadas por criopreservação, uma vez que apresentam alto potencial terapêutico em conseqüência de suas características peculiares. O poder terapêutico dessas células baseia-se em sua capacidade de:


a)      Multiplicação lenta.
b)      Comunicação entre células.
c)       Adesão a diferentes tecidos.
d)      Diferenciação em células especializadas.
e)      Reconhecimento de células semelhantes.

Justicativa:_________________________________________

3-      A chamada “estrutura procariótica” apresentada pelas bactérias nos indica que estes seres vivos são:
a)      Destituídos de membrana plasmática.
b)      Não apresentam parede celular.
c)       Dotados de organelas membranosas
d)      Constituídos por parasitas obrigatórios.
e)      Desprovidos de membrana nuclear.

Justicativa:________________________________


        4- As células animais apresentam um revestimento externo específico, que facilita sua aderência, assim     como reações a partículas estranhas, como, por exemplo, as células de um órgão transplantado. Esse   revestimento é denominado:

a)      Membrana celulósica.
b)      Glicocálix
c)       Microvilosidades
d)      Interdigitações
e)    Desmossomos

Justicativa:_________________________________________


Entrega e dúvidas:
 Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 27/05 (próxima Quarta-feira).

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Prof. Aline Rossi/ Biologia- 1° anos A, B, C, D, E e F


Atividades sobre a aula transmitida no dia 19/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.



Conteúdo: Seres vivos e suas relações

1- Associe a segunda coluna com a primeira, de acordo com o que você aprendeu sobre as características dos seres vivos:
a)  Reprodução
b) Metabolismo
c) Evolução
d)  Homeostase
e)Resposta a estímulos

(  ) conjunto de transformações, num organismo vivo. Divide-se em anabolismo e catabolismo.


(  ) capacidade de detectar estímulos ambientais e reagir a eles.

(  ) capacidade do organismo de manter em equilíbrio seu meio interno.

(  ) processo de modificações por que passam os seres vivos ao longo do tempo.

(  ) capacidade de originar descendentes, com características semelhantes.


2-  O que são fatores bióticos e abióticos do ecossistema?

3- Explique as relações ecológicas entre os seres vivos, exemplificando cada uma delas:

I-                    Interações harmônicas intraespecíficas:
a)      Sociedade:
b)      Colônia:

II-                    Interações harmônicas interespecíficas:
a)      Mutualismo:
b)      Protocooperação:
c)       Comensalismo:
d)      Inquilinismo:

III-                    Interações desarmônicas intraespecíficas:
a)      Competição:
b)      Canibalismo:

IV-                    Interações desarmônicas interespecíficas:
a)      Competição:
b)      Predatismo:
c)       Parasitismo:

Entrega e dúvidas:
 Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 27/05 (próxima Quarta-feira).

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B


Atividades sobre a aula transmitida no dia 18/05 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.

Conteúdo: Propagação de calor- Parte 2

Habilidades: Utilizar o conhecimento das formas de propagação de calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana:
Explicar o princípio do funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar entre outros) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.



Questionário

1- Qual é a diferença entre temperatura e calor?

 2- Quais as formas de propagação de calor? Explique e exemplifique cada uma delas.

 3-  Faça uma pesquise sobre as escalas termométricas (Celsius, Fahrenheit e Kelvin) e anote as informações principais que você encontrou.

Atividade Prática

Experimento- Propagação de calor

Materiais utilizados: 2 velas acesas, 1 bexiga de borracha cheia de ar e 1 bexiga de borracha com ar e água.

Procedimentos:  Aproxime (sem encostar) as bexigas das velas.

Sobre o experimento, responda: Quais foram os resultados obtidos? Qual forma de propagação de calor está ocorrendo?


Entrega e dúvidas:
 Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 27/05 (próxima Quarta-feira).

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL