terça-feira, 26 de maio de 2020

REVISÃO MATEMÁTICA 1 BIMESTRE prof. Antonio Carlos

ASSISTIR A AULA DE MATEMÁTICA NO   '' C M S P ''  DIA 27.05.2020
ENVIAR ATIVIDADE ATÉ DIA 28.05.2020

PREPARAR ATIVIDADE EM DUAS PARTES :

PARTE 1  =  O QUE APRENDI NESSA AULA
..RELACIONAR 3 EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA REALIZADOS NESSA AULA DO CMSP QUE VOCÊ ENTENDEU PERFEITAMENTE COMO RESOLVER.
(caso não seja possível copiar todo o exercício, copiar apenas o início do enunciado,  mais a resolução)

PARTE 2 =  O QUE EU NÃO ENTENDI NESSA AULA
...CASO TENHA HAVIDO ALGUM EXERCÍCIO QUE VC NÃO CONSEGUIU APRENDER COMO RESOLVER, COPIAR E ENVIAR JUNTAMENTE COM A EXPLICAÇÃO DO QUE VC NÃO ENTENDEU .
..CASO TENHA ENTENDIDO TODA A AULA, NÃO RESPONDER ESTA PARTE 2
(caso não seja possível copiar todo o exercício, copiar apenas o início do exeercicio)

9º ano A e B - Ciências - Profª Márcia

Atividade de Ciências 

Pesquise e responda:

1- Como era o primeiro modelo atômico elaborado por John Dalton?
2- Qual a diferença entre mistura homogênea e heterogênea?
3- Quais são os componentes para se obter uma solução?
4- A sublimação consiste na passagem direta de uma substância do estado sólido para gasoso.A sublimação pode ser aplicada:
a) neve e naftalina
b) naftalina e gelo seco
c) nuvens e gelo seco
d) parafina e gelo
5- Como estão as moléculas da água nos estados: sólido, líquido e gasoso?
6- Qual a diferença entre uma substância simples e uma composta?


Responda e envie até o dia 29/05/2020
Enviar para o email: marcianajm@gmail.com


SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- ARTE- PROF ANA CARLA


[ARTE CONTEMPORÂNEA - APROXIMAÇÃO DA ARTE E PÚBLICO. CURADORIA]

Alunos
Nesta semana deixo sugestões de vídeos que complementam os temas estudados no bimestre. Assistam! 



https://www.youtube.com/watch?v=EkDVFfVoL6M

https://www.youtube.com/watch?v=BglsLIH0PDA






AOS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM NENHUMA ATIVIDADE:
A atividade de recuperação é entregar todas as atividades atrasadas até o dia 28/05/20 até as 17h .  (Alunos que já entregaram algumas atividades não necessitam fazer novas entregas).
Enviar as atividades pelo e-mail: analis71@gmail.com

Prof. Cristiano - História - Atividade 7º Anos A e C - Atividade De Recuperação



Boa tarde estudantes, do dia 26 a 28 trabalharemos a atividade referente à Recuperação, que faz parte das notas do 1º Bimestre.

Assista ao vídeo que foi transmitido no CMSP sobre “O significado de “Modernidade” e as características do Humanismo e Renascimento”.


E leiam o capítulo 1 - A Europa Ocidental no inicio da Era Moderna e responda as questões abaixo. 

Encaminhem por e mail até dia 28/05. E-mail: cristianohistoria@gmail.com Poderá ser respondido no próprio campo do e mail ou criem outro arquivo Word.  Qualquer duvida posso ajuda-los.


---------------------------------------------------------------------

Habilidades:

1 - Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.

2 - Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos, analisar seus significados, relacionando-os ao processo da expansão marítima.



Atividade de Recuperação - Renascimento Científico e Cultural

1 - (Funcab)  “A reflexão humanista colocou o ser humano no centro do mundo e, como ele passou a ter consciência de seus feitos no mundo, era necessário que esses feitos fossem relatados como realizações humanas.” (COLLINGWOOD. R. G. A ideia de História. Lisboa: Presença, [s.d.], p. 98.)1,0

A partir da citação lida, com relação ao humanismo e ao Renascimento, é correto afirmar que:

a. ( ) a inspiração na cultura medieval permitiu que os humanistas valorizassem a figura humana e suas ações.
b. (  )  as ações humanas eram expressões únicas da vontade divina, daí o seu caráter teocêntrico.
c. (  )  a valorização do teocentrismo existiu como forma de oposição ao antropocentrismo medieval.
d. (  ) as ideias socialistas desse movimento cultural inspiraram movimentos sociais da modernidade.
e. (  ) a inspiração em ideais humanistas clássicos revalorizava a condição humana.

2 - (Vunesp) Com suas ideias renovadoras, o movimento renascentista contribuiu de modo marcante para a afirmação dos valores da burguesia. (...)1,0

A Renascença identificou-se com a Antiguidade Clássica, em oposição à Idade Média. O próprio termo Renascimento foi utilizado nessa época com o propósito de indicar uma ruptura em relação aos valores e concepções medievais. (Alceu L. Pazzinato e Maria Helena V. Senise. História moderna e contemporânea. São Paulo: Ática, 2002.) Podem ser apontados como valores do Renascimento:

a. (    ) o misticismo e o relativismo.
b. (    ) o racionalismo e o antropocentrismo.
c. (    )  o espiritualismo e a natureza explicada pela fé.
d. (    ) o coletivismo e o teocentrismo.
e. (    ) o geocentrismo e o antinaturalismo.

3 - (Cespe–Adaptada) O humanismo renascentista está profundamente ligado à promoção da figura humana, uma perspectiva que ficou conhecida como antropocentrismo. Com relação ao antropocentrismo, é correto afirmar que ele propiciou:1,0

a. (  ) a erradicação dos principais problemas da sociedade medieval, como a fome, as pestes e as guerras.
b. (   ) a redução da importância da religião na vida das sociedades europeias.
c. (   ) a recuperação da razão e do raciocínio como valores filosóficos, os quais haviam sido perdidos ao longo da Idade Média.
d. (  ) o entendimento de que a figura humana, como criatura da divindade, deveria ser o centro do pensamento filosófico.

4 - (Mackenzie) No início da Idade Moderna, buscando construir um novo tipo de sociedade, por meio da difusão de novos padrões de comportamento, surgiram, na Península Itálica, ricos patrocinadores das artes e das ciências, que objetivavam não só a promoção pessoal, mas também proveitos culturais e econômicos.1,0

Assinale a alternativa que indica como são denominados esses patrocinadores.
a. (   )  Neoplatônicos.
b. (   ) Condottieris.
c. (   ) Mecenas.
d. (   ) Humanistas.
e. (   ) Hedonistas.

5 - Nascido na Itália, o Renascimento — movimento intelectual, científico, artístico e literário — espalhou-se pela Europa, mas de forma desigual. Considere as seguintes afirmações a respeito desse movimento. 2,0
I. A arte renascentista tinha como característica principal a exploração dos motivos religiosos, recebendo, dessa maneira, o apoio do clero e dos mecenas.
II. O Renascimento foi um movimento que valorizou o antropocentrismo, o hedonismo, o racionalismo, o individualismo e o naturalismo.
III. O combate central das ideias renascentistas residiu na defesa das concepções de mundo baseadas no teocentrismo e na escolástica, então emergentes.
IV.A Itália acumulou maior quantidade de capital e alcançou um significativo desenvolvimento comercial e urbano invejável, gerando excedentes econômicos para se investir em obras de arte.

Está correto apenas o contido em:
a. (   ) I e II.
b. (   ) I e IV.
c. (   ) I, II e IV.
d. (   ) II e IV.
e. (   ) III e IV

6 - Releia os textos do capítulo 1 e, escreva um parágrafo explicando o que foi o humanismo. 2,0


7 - Com base no que você estudou, qual foi à importância da invenção da prensa de tipos móveis para as produções renascentistas? E para a cultura escrita atual, em nossa sociedade? 2,0


SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - ARTE- PROF ANA CARLA

[Patrimônio Imaterial]

Alunos

Nesta semana deixo sugestões de vídeos (encontrados também no 1o volume do Caderno do Aluno) que retratam o Patrimônio Imaterial em diversas linguagens artísticas. Assistam!

https://www.youtube.com/watch?v=dJtVmVmOd4c

https://globoplay.globo.com/v/3059034/

AOS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM NENHUMA ATIVIDADE:
A atividade de recuperação é entregar todas as atividades atrasadas até o dia 28/05/20 até as 17h .  (Alunos que já entregaram algumas atividades não necessitam fazer novas entregas).
Enviar as atividades pelo e-mail: analis71@gmail.com




Recuperação de  História 8A, 8B e 8C.

1- Leia com atenção.

Declaração dos Direitos do homem e do cidadão (1989)

(...)
Artigo 1_ Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundar-se na utilidade comum.
Artigo 2 - O fim de toda a associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses Direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência a opressão. (...)
Artigo 4 - A liberdade consiste em poder fazer tudo aquilo que não prejudique outrem.(...)
Artigo 6- A Lei é a expressão da vontade geral . (...) Ela deve ser a mesma para todos, quer se se destine a proteger e querer a punir. (...)
Artigo 11- A livre comunicação dos pensamentos e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do Homem; todo o cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nós termos previsto na lei.(...)

Extraídodo do site: http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/atuação -e-conteudos de apio- legislação/direitos humanos.

a) Sobre o artigo 2 responda: Que pensador iluminista afirmou que o homem possui direitos naturais e quais são esses direitos ?

b) Reflita e opine: a justiça brasileira tem tratado com igualdade todos os cidadão ?

c) Na história recente do Brasil houve um período em que o artigo 11 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi desrespeitado. Pesquise que período foi esse ? Dê exemplos desse desrespeito .

d) Você concorda com a definição de liberdade contida no artigo 4 da Declaração?

Enviar até 29/05 para o e-mail: profmariajose9@gmail.com.

7°C,8°A,8°B,8°C,9°A,9°B,1°F,2°A,2°B,2°C,2°D,2°E,3°A,3°B,3°C,3°D Sobre a Recuperação

Esta semana é semana de recuperação, mas  uma grande maioria dos alunos não me entregaram nem as atividades que postei desde 23 de março, sendo assim, vocês precisam me enviar as atividades que já postei no Blogger, principalmente porque uma grande parte já era atividades de revisão de conteúdo. Fico no aguardo destas atividades até o dia 29 de maio, quando encerraremos o 1° bimestre. Os alunos que já me enviaram as atividades até o dia de ontem (25/05) já estão corrigidas e está tudo certo. Na próx semana começaremos o 2° bimestre, obrigada.