domingo, 14 de junho de 2020



PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 15/06/2020



EQUIPE GESTORA
2020

SOCIOLOGIA - ADRIANO - 3°A,D 2°BIM



Ola!

  • Segue atividade de Sociologia.
  • As questões são baseadas no vídeo e no texto.
  • Trabalharemos neste segundo bimestre o tema "POLITICA"
  • Copiar o texto no caderno e encaminhar junto com as questões.
  • Leia o texto, responda as questões e encaminhe até: 19/06/2020.
  • Através do e-mail: adrlaurentino@gmail.com
  • Duvidas serão respondidas através do e-mail / Para os alunos que estão interagindo pelo Google Classroom a atividade deverá ser respondida direto na plataforma. Neste caso a interação será feita via fórum.

A invenção da política
Por: Marilene Chauí.
Quando se afirma que os gregos e romanos inventaram a política, o que se diz é que desfizeram aquelas características da autoridade e do poder. Embora, no começo, gregos e romanos tivessem conhecido a organização econômico-social de tipo despótico ou patriarcal, um conjunto de medidas foram tomadas pelos primeiros dirigentes – os legisladores – de modo a impedir a concentração dos poderes e da autoridade nas mãos de um rei, senhor da terra, da justiça e das armas, representante da divindade.
Apesar das diferenças históricas na formação da Grécia e de Roma, há três aspectos comuns a ambas e decisivos para a invenção da política: o primeiro, é a forma da propriedade da terra; o segundo, o fenômeno da urbanização; e o terceiro, o modo de divisão territorial das cidades. Como a propriedade da terra não pertencia à aldeia nem ao rei, mas às famílias independentes, e como as guerras ampliavam o contingente de escravos, formasse na Grécia e em Roma uma camada pobre de camponeses que migraram para as aldeias, ali se estabeleceram como artesãos e comerciantes, prosperaram, fizeram, das aldeias, cidades, passaram a disputar o direito ao poder com as grandes famílias agrárias.
A urbanização significou uma complexa rede de relações econômicas e sociais que colocava em confronto não só proprietários agrários, de um lado, e artesãos e comerciantes, de outro, mas também a massa de assalariados da população urbana, os não-proprietários, genericamente chamados de “os pobres”. A luta de classes incluía, assim, lutas entre os ricos e lutas entre ricos e pobres. Tais lutas eram decorrentes do fato de que todos os indivíduos participavam das guerras externas, tanto para a expansão territorial, quanto para a defesa de sua cidade, formando as milícias dos nativos da cidade. Essa participação militar fazia com que todos se julgassem no direito, de algum modo, de intervir nas decisões econômicas e legais das cidades. A luta das classes pedia uma solução. Essa solução foi a política. Finalmente, os primeiros chefes políticos ou legisladores introduziram uma divisão territorial das cidades que visava a diminuir o poderio das famílias ricas agrárias, dos artesãos e comerciantes urbanos ricos e à satisfazer a reivindicação dos camponeses pobres e dos artesãos e assalariados urbanos pobres.
Em Atenas, por exemplo, a polis foi subdividida em unidades sociopolíticas denominadas demos; em Roma, em tribus. Quem nascesse num demos ou numa tribus, independentemente de sua situação econômica, tinha assegurado o direito de participar das decisões da cidade. No caso de Atenas, todos os naturais do demos tinham o direito de participar diretamente do poder, donde o regime ser uma democracia. Em Roma, os não proprietários ou os pobres formavam a plebe, que tinha o direito de eleger um representante – o tribuno da plebe – para defender e garantir os interesses plebeus junto aos interesses e privilégios dos que participavam diretamente do poder, os patrícios, que constituíam o populus romanus. O regime político romano era, assim, uma oligarquia.
Diante do poder despótico, gregos e romanos inventaram o poder político porque:
   Separaram a autoridade pessoal privada do chefe de família – senhorio patriarcal e patrimonial – e o poder impessoal público, pertencente à coletividade; separaram privado e público e impediram a identificação do poder político com a pessoa do governante. Os postos de governo eram preenchidos por eleições entre os cidadãos, de modo que o poder deixou de ser hereditário;
–   Separaram autoridade militar e poder civil, subordinando a primeira ao segundo. Isso não significa que em certos casos, como em Esparta e Roma, o poder político não fosse também um poder militar, mas sim que as missões militares deviam ser, primeiro, discutidas e aprovadas pela autoridade política e só depois realizadas. Os chefes militares não eram vitalícios nem seus cargos eram hereditários, mas eram eleitos periodicamente pelas assembleias dos cidadãos;
– Separaram autoridade mágico-religiosa e poder temporal laico, impedindo a divinização dos governantes. Isso não significa que o poder político deixasse de ter laços com a autoridade religiosa – os oráculos, na Grécia, e os augúrios, em Roma, eram respeitados firmemente pelo poder político. Significa, porém, que os dirigentes desejavam a aprovação e a proteção dos deuses, sem que isso implicasse a divinização dos governantes e a submissão da política à autoridade sacerdotal;
–  Criaram a ideia e a prática da lei como expressão de uma vontade coletiva e pública, definidora dos direitos e deveres para todos os cidadãos, impedindo que fosse confundida com a vontade pessoal de um governante. Ao criarem a lei e o direito, afirmaram a diferença entre o poder político e todos os outros poderes e autoridades existentes na sociedade, pois conferiram a uma instância impessoal e coletiva o direito exclusivo ao uso da força para punir crimes, reprimir revoltas e matar para vingar, em nome da coletividade, um delito julgado intolerável por ela. Em outras palavras, retiraram dos indivíduos o direito de fazer justiça com as próprias mãos e de vingar por si mesmos uma ofensa ou um crime. O monopólio da força, da vingança e da violência passou para o Estado, sob a lei e o direito;
– Criaram instituições públicas para aplicação das leis e garantia dos direitos, isto é, os tribunais e os magistrados;
– Criaram a instituição do erário público ou do fundo público, isto é, dos bens e recursos que pertencem à sociedade e são por ela administrados por meio de taxas, impostos e tributos, impedindo a concentração da propriedade e da riqueza nas mãos dos dirigentes;
– Criaram o espaço político ou espaço público – a assembléia grega e o senado romano -, no qual os que possuem direitos iguais de cidadania discutem suas opiniões, defendem seus interesses, deliberam em conjunto e decidem por meio do voto, podendo, também pelo voto, revogar uma decisão tomada. É esse o coração da invenção política.
De fato, e como vimos, a marca do poder despótico é o segredo, a deliberação e a decisão a portas fechadas. A política, ao contrário, introduz a prática da publicidade, isto é, a exigência de que a sociedade conheça as deliberações e participe da tomada de decisão. Além disso, a existência do espaço público de discussão, deliberação e decisão significa que a sociedade está aberta aos acontecimentos, que as ações não foram fixadas de uma vez por todas por alguma vontade transcendente, que erros de avaliação e de decisão podem ser corrigidos, que uma ação pode gerar problemas novos, não previstos nem imaginados, que exigirão o aparecimento de novas leis e novas instituições. Em outras palavras, gregos e romanos tornaram a política inseparável do tempo e, como vimos no caso da ética, ligada à noção de possível ou de possibilidade, isto é, a idéia de uma criação contínua da realidade social.
A cidadania era exclusiva dos homens adultos livres nascidos no território da Cidade. Além disso, a diferença de classe social nunca era apagada, mesmo que os pobres tivessem direitos políticos. Assim, para muitos cargos, o pré-requisito da riqueza vigorava e havia mesmo atividades portadoras de prestígio que somente os ricos podiam realizar. Era o caso, por exemplo, da liturgia grega e do evergetismo romano, isto é, de grandes doações em dinheiro à cidade para festas, construção de templos e teatros, patrocínio de jogos esportivos, de trabalhos artísticos, etc.
Referência Bibliográfica.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000. P. 483 – 486.
1. fale sobre o surgimento da politica?
2. Fale sobre a dimensão da politica na Cidade de Atenas.
3. Porque os Gregos e os Romanos,  criaram o poder politico. Cite exemplos.
4. Quais as diferenças entre o poder despótico e o poder politico?
5. O que é ser Cidadão na Grécia antiga?


SOCIOLOGIA - 2°Anos (A,B,C,D,E) - 2BIM ADRIANO


Ola!

Segue atividade de Sociologia.
  • ·         As questões são baseadas no vídeo acima.
  • ·         Trabalharemos neste segundo bimestre o tema "CULTURA"
  • ·         Leia o texto, responda as questões e encaminhe até: 19/06/2020.
  • ·         Através do e-mail: adrlaurentino@gmail.com
  • ·         Duvidas serão respondidas através do e-mail / Para os alunos que estão interagindo pelo Google Classroom a atividade devera ser respondida direto na plataforma. Neste caso a interação será feita via fórum.


1. O Que é cultura?
2.  O que é o mundo da cultura?
3.  Como definimos a cultura em uma sociedade de Classes?
4.  Qual a diferencia entre cultura popular e cultura erudita?
5.  Qual a ideia que se tem sobre a cultura popular?

SOCIOLOGIA - 1° ANOS (A,B,C,D,E,F) - 2BIM

Ola!

Segue atividade de Sociologia.

  • As questões são baseadas no vídeo acima.
  • Trabalharemos neste segundo bimestre o tema "VIDA EM SOCIEDADE"
  • Leia o texto, responda as questões e encaminhe até: 19/06/2020.
  • Através do e-mail: adrlaurentino@gmail.com
  • Duvidas serão respondidas através do e-mail / Para os alunos que estão interagindo pelo Google Classroom a atividade devera ser respondida direto na plataforma. Neste caso a interação será feita via fórum.

1. Qual a importância das leis para uma sociedade?
2. O que permite aos homens viver em sociedade?
3. Qual a relação Ser Humano e Natureza?
4. Porque a vida em sociedade é tao importantes?
5. O que caracteriza uma cidade?





PROJETO DE VIDA (!°A) - Adriano


Ola!

Segue atividade de projeto de vida para a turma !°A

  • As questões são baseadas no texto Pilares da autogestão (postado em 01/06)
  • Leia o texto, responda as questões e encaminhe até: 19/06/2020.
  • Através do e-mail: adrlaurentino@gmail.com
  • Duvidas serão respondidas através do e-mail / Para os alunos que estão interagindo pelo Google Classroom a atividade devera ser respondida direto na plataforma. Neste caso a interação será feita via fórum.



Projeto de Vida...

A partir do texto (Pilares da autogestão disponibilizado no Blog no dia 01/06), responda:

1. Quais os passos que definem uma boa rotina?
2. Quais as perguntas problemas baseadas no meu cotidiano?
3. O que é Gestão de Tempo?
4. Como definimos a ideia de compromisso?
5. O que define o autoconhecimento?

3ºD - Inglês - Tsunamis - Profª Angela

Tema:  Where do Tsunamis happen?

Copie o texto abaixo,faça a tradução e responda ao exercícios sobre o texto - envie para meu e-mail professoraortega@yahoo.com   data entrega: 26/06 não esqueça de colocar nome, número e série 




Responda as questões abaixo: 

1. Qual titulo do texto?
2. Qual assunto do texto?
3. O que significa "Tsunamis"?
4. De acordo com o texto, quantos eventos aconteceram entre 1900 e 2015?
5. Em quais países há registro de maiores ocorrências deste fenômeno? 



3ºD - Inglês - Leitura Instrumental - Profª Ângela


Leitura Instrumental - Covid 19 Impact on children's education

assista aos vídeos abaixo, copie o texto e responda aos exercícios em seu caderno de inglês