terça-feira, 16 de junho de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)



Sujeito Simples, Sujeito Composto e Oculto


          O sujeito pode ser representado por algum pronome substantivo, palavra substantivada, ou substantivo. O predicado está designado para compor o sujeito. Leia o resumo e faça os exercícios sobre sujeito e predicado.

Sujeito 

 

O que é sujeito?

 

          O sujeito é um elemento importante dentro de um enunciado, sendo ele uma composição essencial da oração. Apesar de existirem orações sem sujeito, quando aparecem são denominados de determinados ou indeterminados, quando aparecem de forma oculta.

          Quais são os principais sujeitos:
  • Sujeito Composto
  • Sujeito Simples
  • Sujeito Oculto
          Veja abaixo as características de cada um.

Sujeito Composto

 

          O sujeito composto é aquele formado por dois núcleos. O núcleo do sujeito é representado por algum pronome substantivo, palavra substantivada, ou substantivo.

          Exemplo de sujeito composto:

          O menino e a menina são seres inseparáveis. (Núcleo: substantivo + substantivo)

 

Sujeito Simples

 

          O sujeito simples é aquele formado por um núcleo.

          Exemplo de sujeito simples:

          Ela dançou toda a noite. (Núcleo: pronome substantivo)

 

Sujeito Oculto

 

          O sujeito oculto ou desinencial, não aparece de forma explícita na oração, mas ele pode ser identificado ao analisar o verbo, pois ele mostra quem é o sujeito da oração.
Exemplo de sujeito oculto:

           Fomos para o ponto de ônibus. (O pronome pessoal “Nós” está oculto)

           Obs: esse sujeito também é chamado elíptico.
  Prof. Sandro R. Espinoli                    Série: 8°B e 8°C
  Matéria: Língua Portuguesa


Prezados alunos,

   Leia atentamente o texto a seguir, escrito por Luis Fernado Verissimo, e responda às questões abaixo.


A BOLA

O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar sua primeira bola do pai. U número 5 sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola. O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “legal” Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, á procura de alguma coisa.

 - Como é que liga?_ Perguntou.

 - Como, como é que liga? Não se liga. 

  O garoto procurou dentro do papel de embrulho.

 - Não tem manual de instrução? 

  O pai começou a desanimar e pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.

 - Não precisa manual de instrução.

 - O que é que ela faz? 

- Ela não faz nada, você é que faz coisas com ela.

 - O quê?

 - Controla, chuta... 

- Ah, então é uma bola.

- Uma bola, bola. Uma bola mesmo. Você pensou que fosse o quê? 

- Nada, não.

   O garoto agradeceu, disse “legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da TV, com a bola do seu lado, manejando os controles do vídeo game. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de Blip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio. Estava ganhando da máquina.

   O pai pegou a bola nova e ensinou algumas embaixadinhas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto. 

- Filho, olha.



   O garoto disse “legal”, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e o cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro do couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês pra garotada se interessar.


                                                                       Atividades



1) O primeiro parágrafo do texto compara a primeira bola do pai, que ele ganhara de presente na infância, com a bola que ele comprou para seu filho. Quais as principais diferenças entre esses dois objetos?
2) O que teria levado o menino a fazer perguntas como "Como é que liga?", "Não tem manual de instrução?" ou "O que ela faz?" Será que, há alguns anos, os brinquedos propiciavam esse tipo de pergunta?
3) Observe o seguinte fragmento do texto: "O garoto agradeceu, disse 'Legal' de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova ao lado, manejando os controles de um videogame". A reação do menino, ao receber o presente evidenciou empolgação? Por quê

4) Imagine uma possível reação caso o menino tivesse, de fato, gostado bastante do presente.

5) Você sabe o que significam as expressões "Monster ball" e "blip"?

6) No antepenúltimo parágrafo do texto, o pai faz uma outra tentativa para cativar a atenção do filho. O que ele fez? Ele obteve sucesso? Qual a frase do texto que evidencia a reação do menino?
7) Observe a seguinte frase do texto: "- Como é que liga? - perguntou." Por que o autor utilizou o travessão neste e em outros trechos do texto?
8) Em que momento o autor utilizou (")? Por quê?
9) Por que no fragmento "Controla, chuta..." o autor utilizou reticências?
10) O texto é narrado em 1ª ou 3ª pessoa? Justifique:
11) O texto "A Bola" é um texto narrativo. Por quê?
12) Em relação ao enredo, responda:
a) Qual é a situação inicial do texto?
b) Qual é a complicação?
c) Qual é a dinâmica de ações dos personagens?
d) Qual é a resolução encontrada?
e) Qual é a solução final?
13) Qual é o ambiente, ou seja, o espaço onde a história se desenvolve? Justifique com trechos do texto.
Enviar as resposta para o e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Data da próxima postagem 16 de junho de 2020.








6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)


Sujeito Simples:



Sujeito Composto:







Professora Maria Cristina -Projeto de Vida - 6 anos


Olá queridos alunos, vocês estão bem?
Apesar da abertura do comércio acontecer , cuidem-se! Saiam apenas o necessário! E se não puderem evitar, cuidem-se, OK?

Tarefa da semana-Pense e refletir sobre :Sabendo que a curva da Pandemia ainda não parou de crescer o que você pensa sobre  a  postura das pessoas( filas nas portas do shopping)  com a abertura gradual do comércio 

Envie a sua atividade para o email: cristinamcma75@gmail.com


Professora Maria Cristina - Eletiva- Reciclagem e Revitalização 6 e 7 séries


Olá queridos alunos, vocês estão bem?
Apesar da abertura do comércio acontecer , cuidem-se! Saiam apenas o necessário! E se não puderem evitar, cuidem-se, OK?

Tarefa da semana- Caderno do aluno - 2 Trimestre

 Pesquise imagens da região do Brás sobre o lixo deixado no final do dia!

Tarefa da Semana:Quais são as consequências deixadas pelo lixo nessa região?  Como mudar essa situação? O que falta para que as pessoas possam se conscientizar verdadeiramente? Pense em uma ação concreta!


Envie a sua atividade para o email: cristinamcma75@gmail.com