A todo instante nos deparamos com uma infinidade de propagandas, seja em outdoors, panfletos ou através da mídia. Elas fazem parte dos chamados “gêneros textuais”, pois participam de uma situação socio comunicativa entre as pessoas.
A finalidade deste tipo de texto é de persuadir, ou seja, o convencer o receptor a adquirir o produto ou concordar com aquela ideia que lhe está sendo proposta.
Isto nos remete naquele velho ditado popular; “A propaganda é a alma do negócio”, ou seja, quanto mais criativo e objetivo for o anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação. Mas para isso, é importante saber o público-alvo, fator decisivo perante a elaboração das estratégias a serem aplicadas.
Quanto à estrutura do texto em questão, ele compõe-se da seguinte forma:
Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, carregadas com palavras de linguagem conotativa, com o intento de atrair o consumidor.
Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado
Isto nos remete naquele velho ditado popular; “A propaganda é a alma do negócio”, ou seja, quanto mais criativo e objetivo for o anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação. Mas para isso, é importante saber o público-alvo, fator decisivo perante a elaboração das estratégias a serem aplicadas.
Quanto à estrutura do texto em questão, ele compõe-se da seguinte forma:
Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, carregadas com palavras de linguagem conotativa, com o intento de atrair o consumidor.
Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado
Corpo do texto - Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados.
Identificação do produto ou marca - funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação.
Exemplo: “TIM - Viver sem Fronteiras”, RED BULL - Te dá Asas!
COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA:
1- Onde costumam ser divulgados anúncios publicitários?
2- Memes , charges e quadrinhos podem ser utilizados como anúncio publicitário na forma de ironizar ou satirizar na forma de critica , uma ideia ou acontecimento?
3- Há anúncios que não objetivam a divulgação de um produto ou marca? Cite um que você tenha visto nos últimos 02 anos que se enquadre neste objetivo.
G R A T I D Ã O
Prof Tali
REFERÊNCIAS:
Duarte, Vânia - brasilescola.uol.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm