sexta-feira, 19 de junho de 2020

Atividade de Química 1ºA,B,C,D,E,F 19/06

Olá, Bom dia! Dando continuidade ao conteúdo de combustão, hoje vamos acompanhar uma experiência de química de combustão. Assista atentamente o vídeoe depois preencha a tabela com os dados fornecidos no vídeo e responda as questões:

https://www.youtube.com/watch?v=X33DlTMXmd0

Enviar as respostas junto com a tabela para o e-mail: scarletfs@hotmail.com

Bons estudos!
Deus abençoe!

Prof. Aline Rossi- Biologia/ 2° anos A, B, C, D


Atividade sobre a aula transmitida no dia 16/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes.

Conteúdos: Mitose e câncer.

Atividade

1- Todos nós já fomos uma única célula (célula-ovo), mas crescemos contendo trilhões delas. Qual mecanismo ou processo biológico que permitiu esse crescimento?

2- O que é Mitose?

3-  Qual a importância da Mitose para os seres vivos?

4-  O que ocorre na célula no período chamado Interfase (G1, S e G2)?

5- Desenhe e explique o que está acontecendo com a célula em cada fase da Mitose (Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase).

6-Qual a relação entre o câncer e o processo mitótico?

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 1), o livro de Biologia ou a internet.

Entrega e dúvidas:

Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 25/06 (próxima Quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP ou na nossa turma no classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Prof. Aline Rossi- Biologia/ 1° Anos A, B, C, D, E e F


Atividade sobre a aula transmitida no dia 16/06 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.


Habilidades: Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida da outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações concretas.

Conteúdos: - A intervenção humana e os desequilíbrios ambientais;
- Fatores de problemas ambientais;
- Interferência nos ciclos naturais (efeito estufa, mudanças climáticas e uso de fertilizantes)

Atividade


1-    Descreva um Ecossistema em equilíbrio?

2-  Quais são as principais causas dos problemas ambientais que afetam o nosso planeta?

3-  Quais são as conseqüências da poluição atmosférica? Explique os exemplos que você citou.

4-   Em quais situações a chuva pode prejudicar os seres vivos na natureza? Explique.

5-  O efeito estufa é bom ou ruim para o planeta? Explique.

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 2), o livro de Biologia ou a internet.

Entrega e dúvidas:
Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 25/06 (próxima Quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas, no chat da sala dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP ou na nossa turma no classroom.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE.
Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL
Prof. Sandro R. Espinoli                                          Série: 3°A - 3°B - 3°C
Matéria: Língua Inglesa

Bom Dia, alunos e alunas!

De acordo com as explicações do dia  5 e 12 de junho resolva os exercícios abaixo. Essa atividade tem valor de nota como trabalho do 2° bimestre.

Certo da sua atenção, desde já agradeço!


1) Coloque um (x) nas opções que estão incorretas.
    a.(    ) an egg.
    b.(    ) an apple
    .c.(    ) an table.
    d.(     ) a elephant.
    e.(     ) a house.
    f.(     ) a orange.
    g.(    ) an pencil.
    h.(    ) an desk.

2) Escreva a ou an:
    a.            animal
    b.          banana
    c.          accident
    d.        teacher
    e.        school
   f.          student
    g.         girl
    h.        boy
    i.          hour

Enviar as atividades para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br
Não esqueçam de colocar nome completo e série na identificação do trabalho e no e-mail.




Prof. Sandro R. Espinoli                     
Matéria: ELETIVA -Oficina de Escrita

Bom Dia, alunos e alunas!

   Na aula de hoje, trataremos dos mecanismo coesivos. A ideia é explorar tanto os recursos responsáveis por estabelecer a ligação entre as partes da redação quanto os que têm a função de evitar a repetição dos termos ao longo do texto. Com isso, cuidaremos da competência 4 do Enem, que mede a capacidade do aluno de demonstrar conhecimento dos mecanismo linguísticos necessários para a construção do seu texto.

O que é coesão?   

    Coesão é a estratégia de conexão das partes do texto. Seria a porção microscópia da nossa redação. Garantir que as palavras estejam bem conectadas em uma progressão de compreensão simples é garantir a coesão. O corretor não espera um texto cortado por frases soltas, sem conjunção ou um elemento de retomada. Ele espera que você saiba empregar os termos disponíveis na língua a fim de garantir a amarração do parágrafo, estruturalmente falando.

Como faz a coesão?      
   A resposta é simples: basicamente, empregando pronomes, conjunções, sinônimos e outros elementos textuais de retomada. Lembre-se de que  -  em um texto dissertativo para a prova do Enem ou concurso – não é conveniente deixar as frase soltas, deixando que o corretor tenha capacidade de conectá-las.

Coesão referencial (ou remissiva)
    É aquela que se estabelece quando um determinado termo faz referência a outra já citado (anáfora) ou ainda a ser citado (catáfora) no texto. Essa modalidade de coesão se realiza por meio de dois mecanismos básicos, que veremos a seguir.

Coesão por substituição gramatical  
    Ocorre quando, gramaticalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Para a efetivação dessas remissões, são empregados, em geral, pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

Exemplos: 
 - O mundo moderno é profundamente marcado pela dualidade. Ele é, simultaneamente, cada vez mais simples e, por isso, cada vez mais complexo.
 O pronome “ele” em destaque, substitui “o mundo moderno”, citado antes. (coesão por pronome)

- O grande problema é este: a infantilização do adulto moderno.
 Repare que o pronome “este” anuncia a ideia do adulto moderno

 - A casa era por aqui... Onde? Procuro a e não acho. (Manuel Bandeira) 

Dessa forma, uma substituição gramatical – que foi retomada por um pronome


- Segundo o antropólogo inglês R Dubar, tanto os chimpanzés quanto os homens usam o conhecimento da vida alheia como fator de coesão social. Aqueles através da prática de catar piolho; estes pela troca de segredos, isto é fofocas. (Folha de S. Paulo, 22/03/93) 

Coesão por reiteração (referencial)    
Ocorre quando, lexicalmente, se retoma ou se anuncia outro elemento do texto. Pode-se estabelecer por exemplo, por meio de sinônimos, hipônimos, hiperônimos e expressões nominais. 

Coesão por hipônimo e hiperônimo
 

Hipônimos – especifico Cardiologista               

Hiperônimo – Genérico Médico



Texto 1              
    Peixe-boi: história e lenda    É provável que o peixe boy tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadores a temerem o animal.  

Sempre a coesão por hipônimo e hiperônimo começa do especifico para o genérico.
 

   O termo peixe-boi é um hipônimo, retomado pelos hiperônimos mamífero e animal.  Como há três termos na relação, o termo médio mamífero é hiperônimo em relação a peixe boi, mas hipônimo em relação a animal. O comum é que a retomada de um termo se dê pelo hiperônimo e não pelo hipônimo. Como o termo mais especifico já foi introduzido, retomá-lo pelo termo mais genérico não prejudica a legibilidade.

Veja o exemplo



Texto 2 
   É provável que o animal tenha tido sua origem há mais ou menos 45 milhões de anos. Desde os primeiros contatos com o homem, este mamífero de águas doces e salgadas despertou muito o interesse. O tamanho impressionava e levava os pescadores a temerem o peixe-boi.

Nesse caso a a legibilidade do texto fica comprometida porque o leitor só vai perceber de qual animal se fala no final do texto.

Na próxima postagem, vou dar continuação do mesmo assunto - coesão.

Data da próxima postagem - 26 de junho de 2020.



Prof. Sandro R. Espinoli                                            Série: 2° E
Matéria: Língua Inglesa

Bom Dia, Alunos e alunas!

Trabalho para o 2° bimestre.

O conceito desses exercícios se encontra na postagem do dia 12 de junho de 2020.

1) Complete as lacunas com some ou any.

a) Are there         biscuit?

b) There aren't got          pineapple.

c) would you like         pizza?

d) We 've got        Money in our bag.

e) There are        strawberries in the fridge.

f) Are there         pens on the desk?

g) We haven't got        biscuit.

h) Is there         cheese?


2) Complete o diálogo com some e any.

a) Are there                biscuit?

b) Yes, woudyou like                  ?

a) Yes, i'd like on, please.

b) Would you like      tea?

a) yes, tank you.


Enviar as atividades para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br

quinta-feira, 18 de junho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 19/06/2020



EQUIPE GESTORA
2020