- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
sexta-feira, 19 de junho de 2020
História - Prof Maria José.
Origens do ser humano
Diferentes povos do mundo desenvolveram explicações para a questão da origem humana. Essas explicações podem ser encontradas nas Ciências e nas religiões. Vejamos, por exemplo, o que diz a tradição cristã:
No princípio, Deus criou o céu e a terra (...)
Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança, e que ele domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra". (...)
Deus criou o homem à sua iamgem, a imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou.
A Bíblia de Jerusalém. São paulo: Paulinas, 1989 Gn 1: 1, 3,4,5,24, 26,27.
Esses trechos trazem a ideia de que o ser humano é uma criação especial de Deus. Essa é a base da doutrina chamada CRIACIONISMO, segundo a qual a diferença entre o ser humano e os demais animais é a espiritualidade que se revela, por exemplo, na consciência reflexiva, na linguagem simbólica, na imaginação artística, no senso moral.
A visão criacionista predominou nas sociedades cristãs durante muitos séculos. Além do criacionismo, surgiu outra visão sobre a origem humana quando, em 1859, o cientista inglês Charles Darwin propôs uma nova teoria para explicar a evolução dos seres vivos.
Em seu livro A origem das espécies, Darwin apresentou a teoria da evolução, que tem como base o processo da seleção natural, ou seja, uma defesa de que os indivíduos mais adaptados ao ambiente são os que conseguem melhores resultados na luta pela sobrevivência e , assim, conseguem deixar um número maior de descendentes.
Questões
1) O que você entendeu por criacionismo e evolucionismo?
2) Liste em seu caderno as principais diferenças entre essas duas teorias.
Vídeo aula sobre teoria da evolução no
ELETIVA BIBLIOTECONOMIA (MONTE EM CASA)
Como montar uma biblioteca em casa?
Não é difícil criar um ambiente propício para a leitura dentro de uma residência. Afinal de contas, muitos dos recursos disponíveis para abrigar revistas, jornais e livros diversos são compactos e funcionais. Isso significa que ocupam pouco espaço e se adaptam facilmente a qualquer cômodo da casa.
Queremos inspirar você a tirar o projeto de biblioteca do papel e montar um modelo incrível no seu próximo projeto. Para isso, confira as inúmeras possibilidades.
COM ESTANTES
Essa é a opção mais tradicional e costuma funcionar bem em ambientes sociais, como as salas de estar e de jantar. A vantagem é que existem diversos modelos de estantes no mercado, o que facilita a escolha de uma estrutura que harmonize com a decoração do cômodo.
De acordo com a preferência e a área disponível, você pode optar por estantes retilíneas, curvadas (orgânicas) ou irregulares (com nichos desencontrados). Esse tipo de mobiliário pode ficar apoiado em frente a uma parede livre ou ser posicionado no centro de um recinto, como se fosse um grande painel.
A ideia de colocar uma estante no limite de encontro de dois espaços é perfeita para quem deseja criar uma espécie de divisória no ambiente. Nesse caso, vale a pena investir em um modelo vazado — pode até ser uma parede de cobogós amplos — que mantenha os livros visíveis a partir dos dois lados da estrutura.
COM PRATELEIRAS
Práticas e elegantes, as prateleiras também são ótimas aliadas na hora de expor livros e outros materiais. Por permanecerem presas às paredes ou a peças verticais, como racks e painéis de TV, ajudam a economizar área útil. Ao mesmo tempo, fornecem superfícies extras para guardar inúmeros pertences.
Vale a pena explorar os modelos disponíveis para montar uma incrível biblioteca em casa. Você pode apostar em peças contínuas, que criem extensas linhas horizontais na parede. Outra opção é combinar várias prateleiras pequenas e distribuí-las de maneira aleatória, em diferentes alturas e distâncias das demais.
Cabe destacar que alguns modelos têm as extremidades limitadas por barreiras verticais, o que é ótimo para evitar que os livros caiam. Se possível, adquira elementos separadores que possam facilitar o trabalho ao organizar as pilhas, assim não terá dificuldade para compor ambientes personalizados com os títulos favoritos do seu cliente.
COM NICHOS
Assim como as estantes e prateleiras, os nichos podem ser encontrados em formatos mais simples ou complexos. A vantagem de usar nichos é que você pode aproveitá-los como peças individuais ou encaixá-los a outros modelos, como se quisesse compor um painel com diferentes volumes que abrigam livros.
Por serem fechados em todos os cantos, os nichos protegem os pertences de quedas e evitam que as pilhas “tombem” para os lados. Você pode encontrar modelos com ou sem fundo, além de exemplares fechados com portas de vidro — ótimas opções para evitar o contato com a poeira, insetos e umidade.
Além de transformar as paredes, um conjunto de nichos pode ser facilmente instalado em locais improváveis, como o espaço vazio sob uma escada. Nesse tipo de área, as peças atuam como armários embutidos nos quais você tem a possibilidade de dispor uma coleção inteira de arquivos importantes.
COM SUPERFÍCIES
Quem não gosta da ideia de ter estantes, nichos e prateleiras pode apostar nos tampos de diferentes móveis para expor os livros. Inclusive, essa é a alternativa mais recomendada se o seu objetivo é manter apenas alguns exemplares à vista.
Experimente aproveitar a superfície de um aparador, de uma mesinha de canto, de uma cômoda e até de uma escrivaninha para isso. Quer uma ideia mais ousada? Nesse caso, que tal utilizar a extremidade dos degraus de uma escada fixa ou articulada? Exercite a criatividade e capriche nos arranjos!
Como organizar diferentes tipos de livros?
É esperado que, com o tempo, você acumule títulos sobre diversos assuntos. A variedade de materiais é bem-vinda porque cria um visual interessante quando todos os livros estão agrupados. Ainda assim, vale a pena categorizar os exemplares em conjuntos específicos.
Veja as nossas dicas para organizar a disposição de cada modelo.
- livros podem estar agrupados por gênero, por autor ou por ordem alfabética. Mas você precisa descobrir como se sente melhor para procurar e encontrar sem demora os seus títulos preferidos;
- livros de arte, como fotografia, dão volume e são sempre um prazer ao alcance dos olhos. Dê movimento à sua estante escolhendo alguns deles para deixar com a capa à mostra;
- livros com a capa danificada pedem encadernação nova — a menos que se trate de uma raridade. Assumir que os livros têm cores e tamanhos diferentes é mais rico, sincero e benéfico para a sua decoração;
- coloque alguns volumes deitados e outros de pé — essa disposição alternada dá movimento à estante;
- a profundidade ideal para uma estante de revistas é de 25cm. Já os livros de arte pedem 35cm. Deixe 40cm de altura entre uma prateleira e outra — assim você acomoda desde pilhas de revistas até as edições maiores;
- empilhe as revistas por título, em ordem de lançamento;
- revistas de assinatura mensal não devem formar pilhas de mais de três anos (36 exemplares). A consulta fica muito complicada;
- as edições antigas precisam ceder espaço às mais novas. Faça uma doação desses materiais e mantenha os exemplares mais recentes;
- edições avulsas podem ser agrupadas. Se possível, faça o agrupamento respeitando o tamanho e o assunto de que elas tratam;
- porta-retratos, bolas de vidro e outras peças queridas trazem equilíbrio quando dispostas junto aos livros. Agrupe os itens semelhantes e observe a simetria.
Como trabalhar a estética do projeto?
É importante pensar na aparência do projeto antes de montar uma biblioteca em casa. Ainda que os livros tenham cores e formatos que compõem arranjos repletos de informação, nada impede que você obtenha uma estética específica com escolhas inteligentes. Veja como harmonizar os materiais impressos com outros acabamentos.
COMBINE AS TONALIDADES
Pretende expor livros de diferentes modelos em uma mesma prateleira? Nesse caso, tenha em mente que a mistura de capas deixará o visual bastante colorido. Uma solução interessante para valorizar o conjunto é manter um fundo neutro — que pode ser uma parede tingida de branco, marrom ou cinza.
Por outro lado, se no projeto será exibido apenas exemplares de uma mesma coleção, a dica é brincar com as cores. Diversos livros com capas pretas ou vermelhas, por exemplo, podem criar um contraste incrível sobre uma parede amarela ou laranja.
Como cuidar dos componentes da biblioteca?
Ter uma biblioteca em casa é maravilhoso, mas os livros precisam de cuidados porque são feitos de matéria orgânica. Os suportes e móveis que abrigam esses materiais também exigem atenção para que permaneçam sempre limpos e organizados.
Acompanhe as nossas dicas e saiba como conservar cada elemento da biblioteca por mais tempo.
- procure não manusear os livros com as mãos sujas ou engorduradas;
- de uma a duas vezes por ano, pegue o escovão e limpe a parte de cima e as laterais de todos os seus livros para remover a sujeira e a poeira acumulada;
- se a estante fica em um lugar com um pouco de umidade, espalhe pelas prateleiras algodão embebido em terebintina (vendida em lojas de produtos para artes) e troque a cada três meses;
- para proteger os livros das traças, existe uma série de receitas. A mais indicada é espalhar querosene por toda a estante, manter sempre a área dos livros arejada e deixar pastilhas de cânfora pelas prateleiras. Naftalina, cravo-da-índia, grãos de pimenta-do-reino e folhas de louro também funcionam, mas é preciso trocar mensalmente;
- para capas de couro, a melhor alternativa é cobri-las com uma camada leve de vaselina — esse produto ajuda a manter o tecido hidratado;
- se as páginas dos livros estiverem manchadas, tente esfregar miolo de pão sobre elas. Se forem manchas de mofo, devem ser removidas esfregando um pano umedecido em vinagre e depois passando algodão seco;
- para evitar que os livros criem bolor, passe perfume neles. As essências de alfazema e terebintina são as mais indicadas;
- se o livro estiver úmido, coloque-o para tomar sol por alguns minutos;
- para a limpeza no dia a dia, use um espanador bem peludo que ajude a remover a poeira constantemente;
- estantes com portas de vidro são as mais recomendadas para guardar livros, já que mantêm todos protegidos dos insetos e da poeira.
REFERÊNCIAS
archtrends.com/blog/biblioteca-em-casa/
GRATA
PROF. TALI
GRATA
PROF. TALI
Atividade – Arte - 3º ano D
Atividade – 3º ano – Arte
Há diversas formas de se
comunicar através da Arte. Utilizamos linguagens diversas, como a Dança, a
Música, o Teatro e as Artes Visuais.
- Pesquise sobre as Artes
Visuais (modos de realização, materiais, artistas etc.) Essa pesquisa servirá
como inspiração, como aquecimento para o passo a seguir.
- Escreva um texto
falando sobre o que são AS ARTES VISUAIS e de que maneira podemos realizá-las
utilizando a TECNOLOGIA.
ATENÇÃO
- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS
PREFERENCIALMENTE NO
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL
COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ
E EU O RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL
A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO
ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE E TAMBÉM DIZENDO QUE É DA
MATÉRIA ARTE.
Atividade de Arte – 9º ano
Atividade de Arte – 9º ano
Música – Caderno do aluno – pág. 132
Situação de Aprendizagem II
Atividade 1
Responda:
1. O que são meios, equipamentos e espaços de circulação da
música? Dê exemplos.
2. Quais diferentes meios, equipamentos culturais e espaços
de circulação musical você conhece?
3. Você costuma frequentar equipamentos culturais e espaços
de circulação musical?
4. Faça uma comparação entre diferentes meios, equipamentos
culturais e espaços de circulação, de diferentes gêneros da música popular
brasileira e estrangeira com outros gêneros no Brasil.
5. Costuma ouvir
músicas frequentemente? Quais meios utiliza?
6. Você acessa sites ou redes sociais para apreciar música?
7. Como se mantém atualizado em relação à música?
8. Quais gêneros da música popular brasileira você conhece?
9. Quais gêneros da música popular estrangeira você
conhece?
10. Quais gêneros da música popular brasileira você gosta
de escutar? Justifique.
11. Quais gêneros da música popular estrangeira você gosta
de escutar? Justifique.
12. Que outros gêneros de música brasileira você costuma
ouvir?
ATENÇÃO
- RESPONDER E ENVIAR
ESSAS RESPOSTAS NO
- EM CASO DE
DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A
COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM
ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA
ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE E TAMBÉM
DIZENDO QUE É DA MATÉRIA ARTE.
Atividade de Arte – 8º ano
Atividade de Arte – 8º ano
Música - Caderno do aluno –
pág 107
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM III
ATIVIDADE 1
Em Música, podemos observar o
uso da improvisação, da composição musical, relações processuais possíveis
entre linguagens artísticas, ideias musicais, trilha sonora e elaboração de
projetos temáticos.
Responda às questões abaixo:
1. Você sabe o que é uma
improvisação musical? Comente.
2. O que você entende por
composição musical? Comente.
3. O que você sabe sobre
trilha sonora? Já ouviu alguma? Onde? Dê exemplos.
4. Sabe o que é uma “ideia
musical”?
5. Já criou alguma música, uma
versão ou uma composição?
6. O que é necessário para se
criar uma música?
7. Como você faria o
acompanhamento de uma música sem usar instrumentos musicais?
8. Você percebe o corpo como
uma fonte capaz de produzir sons?
9. É possível improvisar a
partir de uma música?
10. Como você utilizaria sons,
ritmos, temáticas, para a criação de uma música?
11. O que é “material sonoro”?
Dê exemplos.
12. O que você entende por
apresentação artística híbrida?
13. Já participou de projetos
temáticos envolvendo diversas linguagens artísticas?
ATENÇÃO
- RESPONDER E ENVIAR
ESSAS RESPOSTAS NO
- EM CASO DE
DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO
OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM
ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA
ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE E TAMBÉM
DIZENDO QUE É DA MATÉRIA ARTE.
Atividade de Arte - 7o ano
Atividade de Arte – 7º ano
MÚSICA
Caderno do aluno VOLUME 1 – pág 155
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM IV
RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES
1. Você sabe o que é improvisar?
2. Você já viu ou
ouviu alguma improvisação musical? Onde? Sobre o quê?
3. O que é preciso
saber para compor uma música?
4. Você conhece algum compositor? Qual?
5. Você se lembra de
algum artista que trabalhe com improvisação? Quem?
6. Você já compôs uma
música?
7. Você já improvisou um acompanhamento enquanto ouvia uma
música?
8. O que é patrimônio cultural?
9. O que você entende
por patrimônio material e imaterial?
10. Você conhece alguma música que apresente referências de
matrizes indígenas, africanas ou europeias? Quais?
ATENÇÃO
- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS
PREFERENCIALMENTE NO
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL
COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME
ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL
A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO
ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE E TAMBÉM DIZENDO QUE É DA
MATÉRIA ARTE.
Atividade - 6o ano - Arte
ATIVIDADE DE ARTE – 6o ano - semana 15 a 19 de junho de 2020 - Profª Daniela Renzo
CADERNO DO ALUNO VOLUME 1
Pág 125 e 126
Situação de aprendizagem II
ATIVIDADE 3 – AÇÃO EXPRESSIVA
A proposta para esta atividade é
a elaboração de uma pesquisa, uma observação junto à comunidade e familiares, sobre
como a música está relacionada às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Também investigar
diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação musical
existentes na sua região. FAÇA UMA ENTREVISTA COM AS PESSOAS MAIS PRÓXIMAS, COM
QUEM CONVIVE, PERGUNTE “DE QUE MANEIRA A MÚSICA ESTÁ PRESENTE NO COTIDIANO?” OBSERVE
E REFLITA COMO A MÚSICA ESTÁ PRESENTE NA VIDA DA SUA COMUNIDADE E DA SUA
FAMÍLIA.
Finalizada a pesquisa, responda
às seguintes questões:
1. Em que ambientes sua família e comunidade rotineiramente
têm contato com a música?
2. O ambiente altera a relação com a música? (Ouvir música
alta, por exemplo.)
3. Qual é o gênero ou estilo de música mais apreciado pelos
entrevistados?
4. Quais músicas estrangeiras são ouvidas por eles?
5. Qual é o país de origem dessas músicas? Por que os
entrevistados gostam dessas músicas?
6. Quais músicas ficaram marcadas na história? Caso o
entrevistado não consiga se lembrar de nenhuma, dê os exemplos citados pelo
professor.
7. De que forma os
entrevistados se mantém atualizados sobre a produção musical atual? (Internet,
rádio, TV etc.)
8. Quais as músicas
preferidas por eles e por quê? Se lembraram de alguma música que trouxe boa
lembrança, alegria ou saudades?
9. Foram citadas músicas que fazem referências inadequadas a
pessoas ou grupos, e/ou que engrandecem pessoas, profissões etc.?
10. Quais diferentes meios, equipamentos culturais e espaços
de circulação musical você descobriu na sua região?
11. Quais os mais citados durante a pesquisa?
12. Quais desses espaços você costuma frequentar?
ATENÇÃO
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL
COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME
ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL
A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO
ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE E TAMBÉM DIZENDO QUE É DA
MATÉRIA ARTE.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...