segunda-feira, 29 de junho de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton – Português) Devolutiva da aula de terça-feira, 23 de junho de 2020




Correção das atividades da Apostila 2 parte 1
Apostila de Português Volume 2 (páginas: 27 à 30) Copiem as respostas no caderno e depois me enviem as fotos.


1.      Qual é o fato retratado na reportagem?

R: A exposição de Leonardo da Vinci

2.      É possível situar o fato no tempo e no espaço? Volte ao texto e indique quando e onde o fato ocorreu?

R: Em novembro deste ano, um novo espaço cultural com foco em exposições imersivas. Idealizado pelo MIS (Museu da Imagem e Som), o novo espaço, chamado MIS Experience,

3.      A foto que aparece na reportagem tem relações com o texto verbal? Por quê? Comente.

R: A linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada, enquanto a linguagem não- verbal, utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito. Portanto se trata de Linguagem não- verbal, pois é um retrato de uma mulher em forma de pintura.

4.    Discutiu-se anteriormente como o modo, o tempo e a pessoa verbal são importantes recursos de linguagem na organização de diferentes gêneros textuais. Diante disso, responda:

a)      Que tempo e modo verbal predominam na reportagem? Ilustre com exemplos do texto.

R: Pretérito Perfeito do Indicativo (Ex: ganhou, recebeu, nasceu, faleceu, destacou, tornaram,  ficou)

b)    Que pessoa verbal (1ª, 2ª, 3ª) predomina na reportagem? Ilustre com exemplos do texto.

R: 3ª pessoa do singular - Ele: ganhou, recebeu, nasceu, faleceu, destacou, ficou...

b)      Com base no que você respondeu na questão anterior, comente: por que a pessoa verbal identificada predomina nesse gênero textual?

R: No gênero textual reportagem há o predomínio do uso da 3ª pessoa, “Ele”.

5.    Leia o excerto seguinte: “Da Vinci é considerado o precursor da aviação e da balística”.
De acordo com esse trecho, e também com base na biografia de Santos Dumont, é possível inferir que:

a)      Leonardo Da Vinci e Santos Dumont desenvolveram, juntos, inventos relacionados à aviação.

R: Não, foram desenvolvimentos separados.

b)      Leonardo Da Vinci desenvolveu projetos de aviação, na Itália, e os enviou a Santos Dumont, no Brasil.
R: Não, pois não havia nenhuma possibilidade disto ter ocorrido pois ambos viveram em momentos e lugares diferentes.

c)      Leonardo da Vinci e Santos Dumont interessaram-se pela aviação, porém em momentos e lugares distintos.

R: Sim

d)     Leonardo Da Vinci e Santos Dumont interessaram-se pela aviação no mesmo momento e no mesmo lugar.

R: Não

6.    Considere o excerto:

“[...] Além de uma viagem que conta a vida e o legado de Da Vinci, a mostra propicia aos visitantes uma incrível experiência multissensorial e interativa, através de experimentos científicos e projeções de vídeo em uma galeria exclusiva.

Na expressão em destaque, a palavra “incrível”

I. revela o ponto de vista do enunciador sobre a experiência propiciada pela exposição.
II. expressa uma apreciação positiva do enunciador.
III. expressa uma apreciação negativa do enunciador.
IV. pertence à classe dos adjetivos.
V. caracteriza e modifica o sentido do substantivo “experiência”.
São corretas as afirmativas:

a) I, II e IV, apenas.
b) I, III, e IV, apenas.
c) I, II, IV e V, apenas.
d) I, III, IV e V, apenas

ATIVIDADE 5 - DECIFRANDO ENIGMAS

1.      Analise a imagem da página 29 e responda: 

a)      A qual objeto do universo dos jogos a imagem remete?

R: À carta de baralho: “dama”. 

b)    Encontre na ilustração duas referências a Leonardo Da Vinci. Explique.

R: A Mona Lisa e Código da Vinci. 


b)      Qual a relação entre os números e a mensagem escrita na imagem?

R: A imagem dá a dica para decifrar o enigma, que é a soma dos números. Ambos se completam.
c)      Qual a função do acento agudo na palavra “Dá”, qual a modificação que este sinal promove?

R: O acento agudo transforma a preposição “da”(contração de + a) em um verbo (“dá”) mudando assim o sentido da frase.

d)     Qual a função da palavra “Código” na imagem?

R: Decifrar a imagem por meio dos números apresentados.

e)      A palavra Vinci, no contexto da ilustração, pode ser associada a quê?

R: À obra de Leonardo da Vinci, principalmente um de seus quadros mais famosos, a Mona Lisa, que foi recriada (parodiada) nessa ilustração.

3ºD - Tema: Where do Tsunamis happen? - II - Profª Ângela

Tema: Where do Tsunamis happen? (II)


Assista ao vídeo abaixo, copie o texto abaixo,faça a tradução e responda ao exercícios sobre o texto - envie para meu e-mail professoraortega@yahoo.com   data entrega: 03/07 não esqueça de colocar nome, número e série 

Entre no link abaixo e faça um resumo sobre As características do Tsunami (item 3) 








Responda as questões abaixo: 

1. Qual titulo do texto?
2. Qual assunto do texto?
3. O que significa "Tsunamis"?
4. De acordo com o texto, quantos eventos aconteceram entre 1900 e 2015?
5. Em quais países há registro de maiores ocorrências deste fenômeno? 


2ºA,2ºB,2ºC,2ºD - Inglês - Ecological footprint - Profª Ângela

Tema: Ecological footprint

Assista a aula abaixo, copie o conteúdo explicado em seu caderno de inglês ( esse conteúdo não tem na Apostila), faça a tradução do texto da pagina 126 e envie para o e-mail professoraortega@yahoo.com   data entrega: 06/07   não esqueça de colocar nome, número e série em seu e-mail 





1ºF - Inglês - Smartphones & e-waste - Profª Ângela

  Tema: Smartphones & e-waste

 Assista ao vídeo abaixo, resolva os exercícios do  Caderno do Aluno Volume 2 paginas:124/125, faça a tradução do texto "Did you know each time you buy a new smartphones you are producing e-waste?" e envie para o e-mail professoraortega@yahoo.com    data entrega: 06/07   não esqueça de colocar nome, número e série em seu e-mail.





 

2º A (Clayton – Português) Façam a releitura da aula de: quinta-feira, 25 de junho de 2020 e respondam as questões a seguir.



1)      Em quantas partes são divididas as gerações do romantismo?
2)      Como são chamadas cada uma destas gerações?
3)      Quais foram os marcos e quais eram as características da geração nacionalista ou indianista?
4)      Quais os principais poetas se destacaram nesta geração?
5)      Quais foram os marcos e quais eram as características da segunda geração?
6)      Quais foram os temas preferidos na segunda geração?
7)      Quais foram os principais poetas dessa geração?
8)      Quais foram os marcos e quais eram as características da terceira geração?
9)      Defina o termo: “Condoreirismo”.
10)   Quais influências internacionais ocorreram no Romantismo Brasileiro?
11)   Quais foram os ideais que fizeram o país crescer, após 1822 rumo à própria independência?
12)   Quais foram as obras consideradas como marco do Romantismo no Brasil?

2ºA (Clayton - Português) Devolutiva da Interpretação do filme da obra clássica do Romantismo: “Romeu e Julieta”



Após ter assistido o filme clássico do Romantismo: “Romeu e Julieta”, responda as questões a seguir. (consulte também livros e internet se necessário)
  1. Qual o motivo de o amor de Romeu e Julieta ser impossível?

a)      (    ) Julieta estava prometida em casamento.
b)      (    ) Romeu era pobre.
c)      ( X  ) As famílias eram rivais.
d)     (    ) Eles tinham uma diferença de idade muito grande.
e)      (    ) O pai de Romeu havia brigado com o irmão de Julieta.

  1. Como Romeu e Julieta conseguem se casar?

a)      (    ) O pai de Julieta promete a Romeu a mão da filha em casamento em troca de favores.
b)      (    ) O pai de Romeu permite a união por causa do grande dote oferecido pelo pai de Julieta, que se beneficiaria com o casamento.
c)      (    ) Eles fogem para uma cidade distante e lá se casam.
d)     ( X ) Julieta vai à Igreja sob o pretexto de confessar e lá se casa com Romeu, que, por ser amigo do padre, conseguiu que a cerimônia fosse realizade.
e)      (    ) Eles não conseguem se casar

  1. O que acontece com Mercúrio, grande amigo de Romeu?

a)      (    ) Casa-se com Rosalina.
b)      (    ) Se torna o príncipe de Veneza.
c)      (    ) Termina na prisão por matar Teobaldo.
d)     (    ) Termina na prisão por matar Romeu, pois amava Julieta.
e)      ( X ) É morto por Teobaldo.

  1. Por que Romeu precisa fugir?

a)      (    ) Porque Páris, pretendente de Julieta, fica sabendo do casamento e quer matar Romeu.
b)      ( X ) Porque mata Teobaldo, primo de Julieta.
c)      (    ) Porque mata Mercúrio.
d)     (    ) Ele não precisa fugir. Quem tem motivos para a fuga é seu pai, que mata o pai de Julieta.
e)      (    ) Por que Julieta se casa com Páris e ele não consegue suportar não ficar com sua amada.


  1. Como Romeu descobre a "morte" de Julieta?

a)      ( X ) Um amigo que ele mandou para saber notícias de Julieta vê o corpo da moça sendo levado para a sepultura.
b)      (    ) O pai de Julieta envia um comunicado à família Montecchio noticiando a morte da jovem e dando detalhes sobre o velório e sepultamento.
c)      (    ) A mãe de Julieta o acusa formalmente da morte da filha e manda prendê-lo.
d)     (    ) Julieta morre nos braços de Romeu.
e)      (    ) Romeu é avisado pelo padre da morte de Julieta.

  1. Como Julieta consegue se livrar do casamento com Páris?

a)      ( X ) Ela é incentivada pelo padre a tomar uma poção que lhe deixará aparentemente morta.
b)      (    ) Ela consegue convencer seus pais de que só será verdadeiramente feliz com Romeu, seu amor de verdade.
c)      (    ) Páris é agressivo com Julieta e o pai da moça repudia o ato.
d)     (    ) Páris é morto por Romeu antes do casamento.
e)      (    ) Páris perde todo seu dinheiro em um jogo de pôquer, e isso entristece a família Capuleto.

  1. Como é o nome do escritor de Romeu e Julieta?

Resposta correta: William Shakespeare

  1. Franco Zefirelli foi o diretor da mais famosa produção cinematográfica que conta a história de Romeu e Julieta, esrelada por Olivia Hussey e Leonard Whiting. De que ano é este filme?
Resposta correta: 1968
  1. Como é o final da história de Romeu e Julieta?


a)      (    ) Romeu se suicida após saber que Julieta casou-se com Páris, e esta também se mata após saber da morte de Romeu.
b)      ( X ) Romeu se mata por pensar que Julieta está morta, e esta também comete suicídio ao ver seu amado sem vida.
c)      (    ) Romeu e Julieta fogem para uma cidade distante de Verona, onde se casam, viram comerciantes e têm 3 filhos.
d)     (    ) As famílias fazem as pazes após uma ordem vinda do príncipe, e o casamento dos dois jovens é permitido.
e)      (    ) Os dois resolvem morrer juntos e serem felizes no paraíso, porque sabem que na Terra sua felicidade será impossível devido às constantes brigas entre seus familiares.

  1. Romeu e Julieta foi escrito em forma de livro. Verdadeiro ou falso?

a)      (    ) Verdadeiro

b)      ( X ) Falso
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Inglesa                                       Série: 3°A -3°B - 3°C


Bom Dia, turmas!

Vamos dar início aos estudos do Simple Present.

Hoje, vou passar a teoria e na próxima aula eu passo os exercícios.

Desde já, agradeço a atenção de todos!

                                                                   THE SIMPLE PRESENT

Formação: o simple presente é formado pelo infinitivo do verbo, sem a partícula to. Apenas a terceira pessoa do singular (he, she it) recebe s.

Exemplo:
                
to see - I see
            you see
            He, she, it sees
            We see
            You see
            They see

   Os da terceira pessoa do singular muda para es, se o verbo terminar por:

a) SS, CH, SH, ZZ e O

to pass - passes
to catch - catches
to wash - washes
to buzz - buzzes

b) Y precedido de consoante; o y transforma-se em i, antes de acrescentarmos es.

to study - he stuies
to reply - he replies


As formas negativa e interrogativa do Simple Present são obtidas através do auxiliar do ( does para a terceira pessoa do singular):
Observação: acrescentar a partícula not para as formas negativa.

Exemplo (forma negativa)

I do not like wine.
They don't speak Russian.
She does not intend to go to London today

Exemplo (forma interrogativa)

Do you like Chinese food?
Does Tom work for you?
Don't we play well?
Doesn't she look like her mother?

Observe que nas formas negativa do not contrai-se para don't, e does not para doesn't.

PRÓXIMA POSTAGEM - 3 de julho de 2020 (sexta-feira)

e-mail: espinoli2020@bol.com.br