segunda-feira, 29 de junho de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton – Português) Devolutiva da aula de terça-feira, 23 de junho de 2020




Correção das atividades da Apostila 2 parte 1
Apostila de Português Volume 2 (páginas: 27 à 30) Copiem as respostas no caderno e depois me enviem as fotos.


1.      Qual é o fato retratado na reportagem?

R: A exposição de Leonardo da Vinci

2.      É possível situar o fato no tempo e no espaço? Volte ao texto e indique quando e onde o fato ocorreu?

R: Em novembro deste ano, um novo espaço cultural com foco em exposições imersivas. Idealizado pelo MIS (Museu da Imagem e Som), o novo espaço, chamado MIS Experience,

3.      A foto que aparece na reportagem tem relações com o texto verbal? Por quê? Comente.

R: A linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada, enquanto a linguagem não- verbal, utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito. Portanto se trata de Linguagem não- verbal, pois é um retrato de uma mulher em forma de pintura.

4.    Discutiu-se anteriormente como o modo, o tempo e a pessoa verbal são importantes recursos de linguagem na organização de diferentes gêneros textuais. Diante disso, responda:

a)      Que tempo e modo verbal predominam na reportagem? Ilustre com exemplos do texto.

R: Pretérito Perfeito do Indicativo (Ex: ganhou, recebeu, nasceu, faleceu, destacou, tornaram,  ficou)

b)    Que pessoa verbal (1ª, 2ª, 3ª) predomina na reportagem? Ilustre com exemplos do texto.

R: 3ª pessoa do singular - Ele: ganhou, recebeu, nasceu, faleceu, destacou, ficou...

b)      Com base no que você respondeu na questão anterior, comente: por que a pessoa verbal identificada predomina nesse gênero textual?

R: No gênero textual reportagem há o predomínio do uso da 3ª pessoa, “Ele”.

5.    Leia o excerto seguinte: “Da Vinci é considerado o precursor da aviação e da balística”.
De acordo com esse trecho, e também com base na biografia de Santos Dumont, é possível inferir que:

a)      Leonardo Da Vinci e Santos Dumont desenvolveram, juntos, inventos relacionados à aviação.

R: Não, foram desenvolvimentos separados.

b)      Leonardo Da Vinci desenvolveu projetos de aviação, na Itália, e os enviou a Santos Dumont, no Brasil.
R: Não, pois não havia nenhuma possibilidade disto ter ocorrido pois ambos viveram em momentos e lugares diferentes.

c)      Leonardo da Vinci e Santos Dumont interessaram-se pela aviação, porém em momentos e lugares distintos.

R: Sim

d)     Leonardo Da Vinci e Santos Dumont interessaram-se pela aviação no mesmo momento e no mesmo lugar.

R: Não

6.    Considere o excerto:

“[...] Além de uma viagem que conta a vida e o legado de Da Vinci, a mostra propicia aos visitantes uma incrível experiência multissensorial e interativa, através de experimentos científicos e projeções de vídeo em uma galeria exclusiva.

Na expressão em destaque, a palavra “incrível”

I. revela o ponto de vista do enunciador sobre a experiência propiciada pela exposição.
II. expressa uma apreciação positiva do enunciador.
III. expressa uma apreciação negativa do enunciador.
IV. pertence à classe dos adjetivos.
V. caracteriza e modifica o sentido do substantivo “experiência”.
São corretas as afirmativas:

a) I, II e IV, apenas.
b) I, III, e IV, apenas.
c) I, II, IV e V, apenas.
d) I, III, IV e V, apenas

ATIVIDADE 5 - DECIFRANDO ENIGMAS

1.      Analise a imagem da página 29 e responda: 

a)      A qual objeto do universo dos jogos a imagem remete?

R: À carta de baralho: “dama”. 

b)    Encontre na ilustração duas referências a Leonardo Da Vinci. Explique.

R: A Mona Lisa e Código da Vinci. 


b)      Qual a relação entre os números e a mensagem escrita na imagem?

R: A imagem dá a dica para decifrar o enigma, que é a soma dos números. Ambos se completam.
c)      Qual a função do acento agudo na palavra “Dá”, qual a modificação que este sinal promove?

R: O acento agudo transforma a preposição “da”(contração de + a) em um verbo (“dá”) mudando assim o sentido da frase.

d)     Qual a função da palavra “Código” na imagem?

R: Decifrar a imagem por meio dos números apresentados.

e)      A palavra Vinci, no contexto da ilustração, pode ser associada a quê?

R: À obra de Leonardo da Vinci, principalmente um de seus quadros mais famosos, a Mona Lisa, que foi recriada (parodiada) nessa ilustração.

3ºD - Tema: Where do Tsunamis happen? - II - Profª Ângela

Tema: Where do Tsunamis happen? (II)


Assista ao vídeo abaixo, copie o texto abaixo,faça a tradução e responda ao exercícios sobre o texto - envie para meu e-mail professoraortega@yahoo.com   data entrega: 03/07 não esqueça de colocar nome, número e série 

Entre no link abaixo e faça um resumo sobre As características do Tsunami (item 3) 








Responda as questões abaixo: 

1. Qual titulo do texto?
2. Qual assunto do texto?
3. O que significa "Tsunamis"?
4. De acordo com o texto, quantos eventos aconteceram entre 1900 e 2015?
5. Em quais países há registro de maiores ocorrências deste fenômeno? 


2ºA,2ºB,2ºC,2ºD - Inglês - Ecological footprint - Profª Ângela

Tema: Ecological footprint

Assista a aula abaixo, copie o conteúdo explicado em seu caderno de inglês ( esse conteúdo não tem na Apostila), faça a tradução do texto da pagina 126 e envie para o e-mail professoraortega@yahoo.com   data entrega: 06/07   não esqueça de colocar nome, número e série em seu e-mail 





1ºF - Inglês - Smartphones & e-waste - Profª Ângela

  Tema: Smartphones & e-waste

 Assista ao vídeo abaixo, resolva os exercícios do  Caderno do Aluno Volume 2 paginas:124/125, faça a tradução do texto "Did you know each time you buy a new smartphones you are producing e-waste?" e envie para o e-mail professoraortega@yahoo.com    data entrega: 06/07   não esqueça de colocar nome, número e série em seu e-mail.





 

2º A (Clayton – Português) Façam a releitura da aula de: quinta-feira, 25 de junho de 2020 e respondam as questões a seguir.



1)      Em quantas partes são divididas as gerações do romantismo?
2)      Como são chamadas cada uma destas gerações?
3)      Quais foram os marcos e quais eram as características da geração nacionalista ou indianista?
4)      Quais os principais poetas se destacaram nesta geração?
5)      Quais foram os marcos e quais eram as características da segunda geração?
6)      Quais foram os temas preferidos na segunda geração?
7)      Quais foram os principais poetas dessa geração?
8)      Quais foram os marcos e quais eram as características da terceira geração?
9)      Defina o termo: “Condoreirismo”.
10)   Quais influências internacionais ocorreram no Romantismo Brasileiro?
11)   Quais foram os ideais que fizeram o país crescer, após 1822 rumo à própria independência?
12)   Quais foram as obras consideradas como marco do Romantismo no Brasil?