- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
segunda-feira, 29 de junho de 2020
Atividade de Arte - 3a série D - Profa. Daniela
ATIVIDADE
DE ARTE – semana 22 a 26 de junho
3a série D do Ensino Médio – Profa. Daniela
TEMOS
UM NOVO TEMA A SER ESTUDADO, UMA NOVA LINGUAGEM ARTÍSTICA: A DANÇA!
Neste bimestre você vai ampliar seus
conhecimentos sobre a Linguagem da Dança, pesquisando sobre os profissionais e
as profissões contemporâneas que dialogam com a dança, e como o uso da
tecnologia e das mídias digitais mudou a produção de espetáculos.
Talvez a dança não esteja diretamente ligada à
profissão que você almeja, mas estudando esta linguagem da arte você poderá ser
estimulado a reconhecer a sua importância nas outras áreas de sua vida,
ampliando assim as expectativas profissionais nesse campo.
Significado de Dança
O que é Dança?
Dança é a arte
de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos
ritmados, em geral ao som de música (podemos dançar sem música também)
O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a
praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos
deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou
tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa
das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura
e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais
fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão
artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como
opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante
forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado
de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percussão ou
melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos.
A dança teve forte influência nas sociedades ao
longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura,
proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos
diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas.
Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação
Física e da Arte. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos
universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade
amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e
mental.
A dança do
ventre, era praticada originalmente por mulheres do Norte de África e da Ásia
Ocidental / Meridional. Este tipo de dança tem como característica principal o
movimento rítmico dos quadris e dos músculos do ventre. Originalmente, esta
dança era parte integrante do ritual de fertilidade, no entanto, hoje em dia a
ligação com a fertilidade não é tão comum, sendo vista como uma expressão
artística, cultural e profissional.
Existem vários
tipos de dança, como dança de rua, funk, kuduro, que são tipos de dança
folclórica. As danças folclóricas são danças específicas de um
determinado país e cultura. Existe um número tão grande de danças folclóricas
que é difícil conseguir apresentar uma lista completa de todas elas.
O programa
"Dança dos Famosos" é um programa onde os concorrentes são
celebridades e têm que preparar atuações em diferentes tipos de dança
diferentes, sendo avaliados por um júri e pelos telespectadores.
“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em
algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado
ATIVIDADE
RESPONDA
DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:
1)
PARA VOCÊ, O
QUE É A DANÇA?
2)
QUAL A
IMPORTÂNCIA DA DANÇA ENQUANTO LINGUAGEM DA ARTE?
3)
VOCÊ JÁ DANÇOU,
MESMO QUE DE BRINCADEIRA, NA SUA VIDA? GOSTA DE DANÇAR? CONTE UMA EXPERIÊNCIA
SUA COM A LINGUAGEM DA DANÇA.
ATENÇÃO
- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com - NÃO ESQUEÇA,
POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO
GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O
RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR
ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME
COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.
Atividade de Arte - 9o ano - Profa. Daniela
ATIVIDADE
DE ARTE – semana 22 a 26 de junho
9º
ano – Profa. Daniela
TEMOS
UM NOVO TEMA A SER ESTUDADO, UMA NOVA LINGUAGEM ARTÍSTICA: A DANÇA!
Neste bimestre você aprofundará seus estudos
da Linguagem da Dança, mais especificamente da dança contemporânea. Você
conhecerá mais a respeito das diferenças entre os elementos que compõem as
danças tradicionais e as contemporâneas, seus artistas, grupos e coletivos paulistas,
brasileiros e estrangeiros, incluindo aquelas que envolvem recursos
tecnológicos. Você terá a oportunidade de explorar os elementos constitutivos
do movimento por meio de improvisações e criações coreográficas.
Além disso você verá que a dança é uma forma
de integração e expressão individual e/ou coletiva, e por meio dela,
exercitamos a atenção, a percepção, a empatia e a colaboração entre os
integrantes do grupo. Verá também que a dança é importante para construirmos a
imagem do nosso próprio corpo, sendo fundamental para o crescimento e a
maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social.
A Arte, junto às atividades físicas, são as
primeiras formas de aprendizagem, deixando, portanto, aquela visão tradicional
que separava corpo e mente, razão e emoção.
Neste volume, esperamos que você amplie seus conhecimentos sobre a dança
e a compreenda como uma ferramenta fundamental para o seu crescimento
individual e a formação de sua consciência social.
Significado de Dança
O que é Dança?
Dança é a arte
de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos
ritmados, em geral ao som de música (podemos dançar sem música também)
O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a
praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos
deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou
tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa
das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura
e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais
fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão
artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como
opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante
forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado
de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percussão ou
melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos.
A dança teve forte influência nas sociedades ao
longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura,
proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos
diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas.
Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação
Física e da Arte. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos
universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade
amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e
mental.
A dança do
ventre, era praticada originalmente por mulheres do Norte de África e da Ásia
Ocidental / Meridional. Este tipo de dança tem como característica principal o
movimento rítmico dos quadris e dos músculos do ventre. Originalmente, esta
dança era parte integrante do ritual de fertilidade, no entanto, hoje em dia a
ligação com a fertilidade não é tão comum, sendo vista como uma expressão
artística, cultural e profissional.
Existem vários
tipos de dança, como dança de rua, funk, kuduro, que são tipos de dança
folclórica. As danças folclóricas são danças específicas de um
determinado país e cultura. Existe um número tão grande de danças folclóricas
que é difícil conseguir apresentar uma lista completa de todas elas.
O programa
"Dança dos Famosos" é um programa onde os concorrentes são
celebridades e têm que preparar atuações em diferentes tipos de dança
diferentes, sendo avaliados por um júri e pelos telespectadores.
“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em
algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado
ATIVIDADE
RESPONDA
DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:
1)
PARA VOCÊ, O
QUE É A DANÇA?
2)
QUAL A
IMPORTÂNCIA DA DANÇA ENQUANTO LINGUAGEM DA ARTE?
3)
VOCÊ JÁ
DANÇOU, MESMO QUE DE BRINCADEIRA, NA SUA VIDA? GOSTA DE DANÇAR? CONTE UMA
EXPERIÊNCIA SUA COM A LINGUAGEM DA DANÇA.
ATENÇÃO
- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com - NÃO ESQUEÇA,
POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO
GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O
RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR
ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME
COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.
Atividade de Arte - 8o ano - Profa. Daniela
ATIVIDADE
DE ARTE – semana 22 a 26 de junho
8º
ano – Profa. Daniela
TEMOS
UM NOVO TEMA A SER ESTUDADO, UMA NOVA LINGUAGEM ARTÍSTICA: A DANÇA!
Neste bimestre a linguagem estudada em Arte
será Dança, através de manifestações artísticas, mais especificamente, das
matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras.
Com foco na Linguagem da Dança, serão
oferecidos momentos de aprendizagem para que você desenvolva a sensibilidade, a
intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades como formas de expressão
e reflexão, favorecendo, assim, o reconhecimento de semelhanças e diferenças, e
levando-o a refletir sua própria cultura.
Convidamos você a realizar esta viagem no
território das danças africana, indígena e afro-brasileira, e se aproximar das
diversidades, dos diferentes povos e suas etnias. Por meio destas experiências
e práticas artísticas, você certamente estará mais estimulado a ser
protagonista e criador de suas produções.
Significado de Dança
O que é Dança?
Dança é a arte
de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos
ritmados, em geral ao som de música (podemos dançar sem música também)
O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a
praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos
deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou
tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa
das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura
e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais
fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão
artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como
opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante
forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado
de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percussão ou
melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos.
A dança teve forte influência nas sociedades ao
longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura,
proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos
diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas.
Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação
Física e da Arte. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos
universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade
amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e
mental.
A dança do
ventre, era praticada originalmente por mulheres do Norte de África e da Ásia
Ocidental / Meridional. Este tipo de dança tem como característica principal o
movimento rítmico dos quadris e dos músculos do ventre. Originalmente, esta
dança era parte integrante do ritual de fertilidade, no entanto, hoje em dia a
ligação com a fertilidade não é tão comum, sendo vista como uma expressão
artística, cultural e profissional.
Existem vários
tipos de dança, como dança de rua, funk, kuduro, que são tipos de dança
folclórica. As danças folclóricas são danças específicas de um
determinado país e cultura. Existe um número tão grande de danças folclóricas
que é difícil conseguir apresentar uma lista completa de todas elas.
O programa
"Dança dos Famosos" é um programa onde os concorrentes são
celebridades e têm que preparar atuações em diferentes tipos de dança
diferentes, sendo avaliados por um júri e pelos telespectadores.
“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em
algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado
ATIVIDADE
RESPONDA
DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:
1)
PARA VOCÊ, O
QUE É A DANÇA?
2)
QUAL A
IMPORTÂNCIA DA DANÇA ENQUANTO LINGUAGEM DA ARTE?
3)
VOCÊ JÁ
DANÇOU, MESMO QUE DE BRINCADEIRA, NA SUA VIDA? GOSTA DE DANÇAR? CONTE UMA
EXPERIÊNCIA SUA COM A LINGUAGEM DA DANÇA.
ATENÇÃO
- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com - NÃO ESQUEÇA,
POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO
GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O
RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR
ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME
COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.
8°A. Professora Ana Paula de Português:
ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________
Leia:
Como inventaram a roda?
A gente nem imagina, mas houve um tempo _____ que a roda ainda não existia e executar tarefas simples, como movimentar objetos, era um trabalho muito difícil. Ninguém sabe quem nem quando exatamente a roda surgiu, mas ela é considerada a máquina inventada pelo ser humano que mais possibilitou transformações no mundo!
Pesquisadores acreditam que esse artefato tem quase seis milênios de história, pois foi encontrado, pela primeira vez, feito em uma placa de argila nas ruínas da antiga região da Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque. Alguns arqueólogos acreditam que a roda pode ser ainda mais antiga, pois encontraram em um vaso desenhos parecidos com um meio de transporte com rodas, que teria sido feito em 4.000 a.C.
Disponível em:. (Fragmento).
Questão 1 – A preposição, que acompanha o pronome relativo, foi empregada corretamente na alternativa:
( ) “A gente nem imagina, mas houve um tempo de que a roda [...]”
( ) “A gente nem imagina, mas houve um tempo em que a roda [...]”
( ) “A gente nem imagina, mas houve um tempo com que a roda [...]”
Questão 2 – O “que” desempenha a função de pronome relativo na passagem:
( ) “[...] a máquina inventada pelo ser humano que mais possibilitou transformações no mundo!”
( ) “Pesquisadores acreditam que esse artefato tem quase seis milênios de história [...]”
( ) “Alguns arqueólogos acreditam que a roda pode ser ainda mais antiga [...]”
Questão 3 – No texto acima, o pronome relativo “onde” aponta para um lugar. Identifique-o:
______________________________________________________________________________
Questão 4 – No trecho “Ninguém sabe quem nem quando exatamente a roda surgiu [...]”, o vocábulo “onde” é:
( ) um pronome relativo
( ) um pronome indefinido
( ) um pronome interrogativo
Questão 5 – Na oração “[...] que teria sido feito em 4.000 a.C.”, o pronome relativo “que” tem como referente:
( ) “esse artefato”
( ) “um vaso”
( ) “um meio de transporte com rodas”
ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________
Leia:
Como inventaram a roda?
A gente nem imagina, mas houve um tempo _____ que a roda ainda não existia e executar tarefas simples, como movimentar objetos, era um trabalho muito difícil. Ninguém sabe quem nem quando exatamente a roda surgiu, mas ela é considerada a máquina inventada pelo ser humano que mais possibilitou transformações no mundo!
Pesquisadores acreditam que esse artefato tem quase seis milênios de história, pois foi encontrado, pela primeira vez, feito em uma placa de argila nas ruínas da antiga região da Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque. Alguns arqueólogos acreditam que a roda pode ser ainda mais antiga, pois encontraram em um vaso desenhos parecidos com um meio de transporte com rodas, que teria sido feito em 4.000 a.C.
Disponível em:
Questão 1 – A preposição, que acompanha o pronome relativo, foi empregada corretamente na alternativa:
( ) “A gente nem imagina, mas houve um tempo de que a roda [...]”
( ) “A gente nem imagina, mas houve um tempo em que a roda [...]”
( ) “A gente nem imagina, mas houve um tempo com que a roda [...]”
Questão 2 – O “que” desempenha a função de pronome relativo na passagem:
( ) “[...] a máquina inventada pelo ser humano que mais possibilitou transformações no mundo!”
( ) “Pesquisadores acreditam que esse artefato tem quase seis milênios de história [...]”
( ) “Alguns arqueólogos acreditam que a roda pode ser ainda mais antiga [...]”
Questão 3 – No texto acima, o pronome relativo “onde” aponta para um lugar. Identifique-o:
______________________________________________________________________________
Questão 4 – No trecho “Ninguém sabe quem nem quando exatamente a roda surgiu [...]”, o vocábulo “onde” é:
( ) um pronome relativo
( ) um pronome indefinido
( ) um pronome interrogativo
Questão 5 – Na oração “[...] que teria sido feito em 4.000 a.C.”, o pronome relativo “que” tem como referente:
( ) “esse artefato”
( ) “um vaso”
( ) “um meio de transporte com rodas”
Atividade de Arte - 7o ano - Profa. Daniela
ATIVIDADE DE ARTE – semana 22 a 26 de junho
7º ano – Profa. Daniela
TEMOS UM NOVO TEMA A SER ESTUDADO, UMA NOVA LINGUAGEM ARTÍSTICA: A
DANÇA!
Neste bimestre falaremos da linguagem da Dança que, assim como as
outras linguagens da Arte, trabalha com todos os sentidos do indivíduo de uma
forma lúdica e o convida a se expressar e se comunicar com o seu próprio corpo
e com as outras pessoas. por meio dos registros pré-históricos das pinturas
rupestres, é possível constatar que a dança surge com o homem.
Nos desenhos das cavernas já se viam os movimentos de ritmos
retratados. A dança na História da humanidade expressou, em diferentes ocasiões
da vida, o nascimento, a morte, a fartura, a chuva, as divindades, as crenças,
a ligação do homem com Deus etc. O conhecimento produzido ao longo do tempo é o
nosso maior tesouro, além de ser o melhor instrumento que podemos utilizar para
compreender o mundo que nos cerca e interagir com ele.
Para ajudá-lo a preservar, ampliar e aproveitar os benefícios desse conhecimento,
estamos aqui. Vocês aprenderão, dentre outras coisas, as danças clássicas e
modernas, em seus contextos e práticas, elementos da linguagem e processos de
criação. Desejamos que seu contato com a dança seja muito proveitoso!
Significado
de Dança
O que é Dança?
Dança é a arte de movimentar expressivamente o
corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música
(podemos dançar sem música também)
O povo primitivo
iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de
colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em
momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. É
considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a
música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as
mais simples quanto as mais fortes emoções.
O significado da dança
vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir
conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da
criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa
pode expressar o seu estado de espírito. A dança pode ser acompanhada por
instrumentos de percussão ou melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes
textos.
A dança teve forte
influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e
disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a
diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através
das danças folclóricas.
Nas escolas, a dança
faz parte da área de Educação Física e da Arte. Como disciplina acadêmica, a
dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades.
Também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para
manutenção da saúde física e mental.
A dança do ventre, era praticada originalmente por mulheres do
Norte de África e da Ásia Ocidental / Meridional. Este tipo de dança tem como
característica principal o movimento rítmico dos quadris e dos músculos do
ventre. Originalmente, esta dança era parte integrante do ritual de
fertilidade, no entanto, hoje em dia a ligação com a fertilidade não é tão
comum, sendo vista como uma expressão artística, cultural e profissional.
Existem vários tipos de dança, como dança de rua, funk, kuduro, que são
tipos de dança folclórica. As danças folclóricas são danças
específicas de um determinado país e cultura. Existe um número tão grande de
danças folclóricas que é difícil conseguir apresentar uma lista completa de
todas elas.
O programa "Dança dos Famosos" é um programa onde os
concorrentes são celebridades e têm que preparar atuações em diferentes tipos
de dança diferentes, sendo avaliados por um júri e pelos telespectadores.
“Entrar na dança” é uma expressão popular que
significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado
ATIVIDADE
RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:
1)
PARA VOCÊ, O QUE É A DANÇA?
2)
QUAL A IMPORTÂNCIA DA DANÇA ENQUANTO
LINGUAGEM DA ARTE?
3)
VOCÊ JÁ DANÇOU, MESMO QUE DE BRINCADEIRA,
NA SUA VIDA? GOSTA DE DANÇAR? CONTE UMA EXPERIÊNCIA SUA COM A LINGUAGEM DA
DANÇA.
ATENÇÃO
- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com - NÃO ESQUEÇA,
POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU
ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O
RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA,
FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME
COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.
Atividade de Arte - 6o ano - Profa, Daniela
ATIVIDADE
DE ARTE – semana 22 a 26 de junho
6º
ano – Profa. Daniela
TEMOS
UM NOVO TEMA A SER ESTUDADO, UMA NOVA LINGUAGEM ARTÍSTICA: A DANÇA!
Neste bimestre falaremos da linguagem da Dança
que, assim como as outras linguagens da Arte, trabalha com todos os sentidos do
indivíduo de uma forma lúdica e o convida a se expressar e se comunicar com o
seu próprio corpo e com as outras pessoas.
A dança faz parte da nossa história desde os
primórdios, onde podemos encontrá-la em pinturas rupestres, ou mesmo na Idade
Antiga, representando a caça, a colheita, presente nas cerimônias, independente
da cultura ou religião.
Neste ano, estudaremos, por exemplo, as danças
folclóricas, que trazem uma bagagem cultural incrível, e você poderá
identificar que até as danças que você já conhece ou está acostumado a dançar,
têm características dessas danças folclóricas. É interessante que você exponha
qual a sua relação com a dança, se faz algum curso ou mesmo se gosta ou não de
dançar. Nas atividades que serão propostas pelo professor, traga suas
colaborações para enriquecer ainda mais as aulas.
Ao dançar você trabalha a confiança,
estabelece relações com os seus colegas, além de propiciar um maior
conhecimento do seu corpo e seus limites, facilitando, por vezes, até alguns
movimentos cotidianos como, por exemplo, uma melhor postura ao sentar-se na
carteira da sala de aula, evitando, assim, problemas futuros de saúde.
Significado de Dança
O que é Dança?
Dança é a arte
de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos
ritmados, em geral ao som de música (podemos dançar sem música também)
O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a
praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos
deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou
tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa
das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura
e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais
fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão
artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como
opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante
forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado
de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percussão ou
melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos.
A dança teve forte influência nas sociedades ao
longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura,
proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos
diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas.
Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação
Física e da Arte. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos
universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade
amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e
mental.
A dança do
ventre, era praticada originalmente por mulheres do Norte de África e da Ásia
Ocidental / Meridional. Este tipo de dança tem como característica principal o
movimento rítmico dos quadris e dos músculos do ventre. Originalmente, esta
dança era parte integrante do ritual de fertilidade, no entanto, hoje em dia a
ligação com a fertilidade não é tão comum, sendo vista como uma expressão
artística, cultural e profissional.
Existem vários
tipos de dança, como dança de rua, funk, kuduro, que são tipos de dança
folclórica. As danças folclóricas são danças específicas de um
determinado país e cultura. Existe um número tão grande de danças folclóricas
que é difícil conseguir apresentar uma lista completa de todas elas.
O programa
"Dança dos Famosos" é um programa onde os concorrentes são
celebridades e têm que preparar atuações em diferentes tipos de dança
diferentes, sendo avaliados por um júri e pelos telespectadores.
“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em
algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado
ATIVIDADE
RESPONDA
DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:
1)
PARA VOCÊ, O
QUE É A DANÇA?
2)
QUAL A
IMPORTÂNCIA DA DANÇA ENQUANTO LINGUAGEM DA ARTE?
3)
VOCÊ JÁ DANÇOU,
MESMO QUE DE BRINCADEIRA, NA SUA VIDA? GOSTA DE DANÇAR? CONTE UMA EXPERIÊNCIA
SUA COM A LINGUAGEM DA DANÇA.
ATENÇÃO
- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com - NÃO ESQUEÇA,
POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO
GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O
RESPONDEREI)
- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR
ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME
COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...