sexta-feira, 10 de julho de 2020

Prof. Aline Rossi- Biologia/ 2° anos A, B, C, D



Atividade sobre a aula transmitida no dia 07/07 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP.



Habilidades: Conceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo. Depois, identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas.

Conteúdos: DNA, cromossomos, gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo; características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas.

Atividade

1-Defina os termos seguintes:
a)      DNA:
b)      Cromossomo:
c)       Gene:
d)      Genes Alelos:
e)      Lócus:
f)       Genótipo:
g)      Fenótipo:
h)      Cariótipo:
i)        Características genéticas:
j)        Características hereditárias:
k)      Características congênitas:

l)        Características adquiridas:

2- Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente o nome dado as formas alternativas de um gene que ocupam a mesma posição em cromossomos homólogos.
a) DNA.
b) Alelos.
c) RNA.
d) Recessivos.
e) Dominantes.
Justifique sua resposta: _______________________________________________

3- Os genes são porções do DNA que possuem as informações necessárias para que ocorra a síntese de uma proteína ou RNA, ou seja, são responsáveis pelas características dos organismos. Na espécie humana eles são geralmente encontrados em pares, um gene proveniente da mãe e outro do pai. Determinadas características para se expressarem necessitam que as duas cópias do gene sejam iguais. Esses genes recebem o nome de
a) Heterozigotos.
b) Homozigotos.
c) Recessivos.
d) Dominantes.
e) Neutros.
Justifique sua resposta:_______________________________________
4- A composição genética de um indivíduo recebe a denominação de:
a) fenótipo.
b) genótipo.
c) cariótipo.
d) cromossomos.
e) genes.
Justifique sua resposta:_______________________________________
5- Marque a alternativa que indica corretamente o nome da unidade básica da hereditariedade.
a) gene.
b) cromossomo.
c) alelos.
d) RNA.
e) nucléolo.
Justifique sua resposta: ______________________________________
6- O que é fenótipo?
a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
d) É o conjunto de características de um indivíduo.
e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.
Justifique sua resposta:_______________________________________

7- A Genética é responsável pelo estudo da hereditariedade. Considera-se que essa ciência tenha iniciado seu desenvolvimento após experimentos aplicados por um monge chamado:
a) Darwin.
b) Lamarck.
c) Mendel.
d) Morgan.
e) Dawkins.
Justifique sua resposta:_________________________________________
8- Quando um indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene, dizemos que ele é
a) Dominante.
b) Recessivo.
c) Letal.
d) Homozigoto.
e) Heterozigoto.
Justifique sua resposta:__________________________________________
9- O local específico onde cada gene é encontrado em um cromossomo é chamado de
a) Híbrido.
b) Cromátide.
c) Lócus.
d) Alelo.
e) Centrômero.
Justifique sua resposta:__________________________________________

10-Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:________________
Utilize o quadro abaixo para resolver a questão.

Para realizar a atividade proposta acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 2), o livro de Biologia ou a internet.

Entrega e dúvidas:

Enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 16/07 (próxima quinta-feira).

Vocês também poderão enviar as dúvidas no chat da sala, dentro do aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP e eu responderei o mais rápido possível.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Atividade de Revisão de Tecnologia 2ºE, 3ªABC - Profª Scarlet


BOM DIA! Pessoal, como tive pouquíssimo retorno da atividade sobre avanços tecnológicos, vou estar aceitando até o dia 17/07.

Esta atividade que eu estou postando também estará disponível no Google Sala de Aula (Classroom) Deem preferência em enviar a atividade por lá. CASO NÃO TER ACESSO AO CLASSROOM, ENVIAR PELO E-MAIL: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.

- Parte 1: Leia Atentamente o texto abaixo. Anote as partes mais importantes no caderno de química.
- Parte 2: Faça um mapa mental utilizando o texto abaixo. Assista o vídeo para aprender a fazer um:
- Parte 3: Tire uma foto do mapa mental e envie pelo google classroom ou pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com

TEXTO:

Continuação "Sociedade em Rede" Os avanços tecnológicos

Se observarmos o processo de produção e a disseminação de informações, desde os registros nas cavernas às práticas utilizadas hoje, vamos perceber que nesse universo de comunicação e interação ao longo dos séculos, as imagens (desenhos, fotografias, audiovisuais entre outros) e a escrita foram se desenvolvendo e se integrando nos constantes processos sociais, econômicos e culturais de produção e circulação de mensagens, experiências e conhecimentos. 

Em meio a essa troca, foram surgindo os recursos para o registro e a circulação das informações como o papiro, pergaminho e o livro que, de início, era para o acesso de poucos e só foi difundido com a criação da imprensa já no século XV.

Mais um salto e vamos aos estudos sobre eletricidade por volta do séc. XIX, quando surgiu então o telégrafo (ligado por fios e eletroímãs, baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos) para o envio de mensagens a longas distâncias. Como um dos primeiros sistemas modernos de comunicação e que também deu origem ao Código Morse, o telégrafo é considerado um dos marcos dos meios de comunicação da época, visto que propiciou uma nova fase na produção e circulação de informações – a mensagem que já podia ser visual ou escrita, passou a ser transmitida por códigos.



Código Morse

Sistema de representação em letras, sinais de pontuação e algarismos por meio de sinal codificado e transmitido de modo intermitente. Esse sistema foi desenvolvido por Samuel Morse (daí o nome do sistema) em 1835, criador do telégrafo elétrico, utilizando correntes elétricas no controle de eletroímãs que atuam na emissão e recepção de sinais.
O Código Morse pode ser utilizado em várias línguas e uma mensagem codificada em Morse pode ser transmitida de várias maneiras em pulsos (ou tons) curtos e longos que podem ser em:
  • pulsos elétricos transmitidos em um cabo;
  • sinais visuais: luzes que acendem e apagam;
  • ondas mecânicas: som, conhecido como morse acústico ou
  • ondas eletromagnéticas: sinais de rádio.

Na sequência, vem um dos meios de comunicação considerado de massa: o rádio. Apesar de algumas divergências, os registros apontam como sendo por volta de 1840 a época de surgimento desse recurso e que as primeiras experiências teriam nascido de uma tentativa de cientistas transmitirem mensagens entre dois pontos, em fios.


Hoje, como é conhecido, trata-se de um sistema de comunicação por meio de ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos propagadas no espaço. E por serem de diferentes comprimentos, essas ondas podem ser longas de baixa frequência ou curtas de alta frequência.

Décadas depois, por volta de 1892, surgiu o telefone que, de início, era restrito a poucas pessoas; entretanto, antes mesmo da virada para o século XX, deu-se início ao sistema de centrais telefônicas.


Nessa mesma década, em 1895, foi criado o cinematógrafo pelos irmãos Lumière (August Marie Lumière e Louis Nicholas Lumière), que consistia em uma máquina de filmagem e projeção de cinema; portanto, naquela época foi possivel a gravação sucessiva de imagens em movimento.

Tempos depois, entre 1920 e 1930, foram desenvolvidos os primeiros sistemas de transmissão de som e imagem que deram origem aos sistemas semimecânicos de televisor. O televisor é considerado como uma evolução do rádio por envolver a transmissão de som e imagens em movimento, por ondas de radiofrequência.

Acesso em: 12/06/2020
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Inglesa                            Série: 3°A - 3°B - 3°C

Caros alunos e caras alunas;

De acordo com as últiamas aulas sobre o Simple Present,  façam os exercícios abaixo e enviem para o meu e-mail.

Obrigado.

e-mail: espinoli2020@bol.com.br

       
                                                   
                                             EXERCÍCIOS - (THE SIMPLE PRESENT)

1) Quando o Simple Present expressa ações habituais, muitas vezes o empregamos com advérbios de frequência. Dê respostas com o advérbio proposto entre parênteses.  Observe que esse advérbio de frequência deve ser colocado entre o sujeito e o verbo. Siga o exemplo:

Does she attend church on Sundays (usually)
She usually attends church on Sundays.

a) Do you come to scholl by bus? (often)

b) Does he ever lunch with you? (seldom)

c) Does Janet ever write to you? (frequently)

d) Do you walk to work? (never)

e) Does your mother speak too you in Spanish? (sometimes)


Atividade de Química 2ºA - Profª Scarlet

BOM DIA! Pessoal, como tive pouquíssimo retorno da atividade de modelos atômicos, vou estar aceitando até o dia 17/07. QUEM JÁ FEZ NÃO PRECISA FAZER

- Parte 1: Assista Atentamente o vídeo abaixo. Anote as partes mais importantes no caderno de química.

- Parte 2: Faça um mapa mental utilizando o texto abaixo. Assista o vídeo para aprender a fazer um:

- Parte 3: Tire uma foto do mapa mental e envie pelo google classroom ou pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com

Atividade de Química 1º ABCDEF - Profª Scarlet

REVISÃO DE CONTEÚDO

BOM DIA! Pessoal, como tive pouquíssimo retorno da atividade de combustão, vou estar aceitando até o dia 17/07. 

Esta atividade que eu estou postando também estará disponível no Google Sala de Aula (Classroom) Deem preferência em enviar a atividade por lá. CASO NÃO TER ACESSO AO CLASSROOM, ENVIAR PELO E-MAIL: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.

- Parte 1: Assista Atentamente o vídeo abaixo. Anote as partes mais importantes no caderno de química.

- Parte 2: Faça um mapa mental utilizando o texto abaixo. Assista o vídeo para aprender a fazer um:
- Parte 3: Tire uma foto do mapa mental e envie pelo google classroom ou pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com