terça-feira, 14 de julho de 2020

2°B,C,D PORTUGUÊS PRONOMES RESPOSTAS EXERCÍCIOS.

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS DOS PRONOMES PESSOAIS, OBLÍQUOS E DEMONSTRATIVOS. ATUALIZE SEU CADERNO.

1-Assinale a alternativa onde o pronome pessoal está empregado corretamente:
a) Este é um problema para mim resolver.
b) Entre eu e tu não há mais nada.
c) A questão deve ser resolvida por eu e você.
d) Para mim, viajar de avião é um suplício.
e) Quando voltei a si, não sabia onde me encontrava.

Comentário: Por que as restantes alternativas estão erradas?
·         "mim resolver": sempre que for conjugar um verbo, usa-se pronomes do caso reto e não do caso oblíquo. O correto seria: Este é um problema para eu resolver.
·         "entre eu e tu": com a preposição “entre”, usa-se pronomes pessoais do caso oblíquo. O correto seria: Entre mim e ti não há mais nada.
·         "por eu e você": depois de preposição (por), usa-se pronomes pessoais do caso oblíquo tônicos. O correto seria: A questão deve ser resolvida por mim e ti.
·         "a si": aqui houve uma mistura de pessoas (eu voltei - 1.ª pessoa do singular - e si - 3.ª pessoa do singular). O correto seria: Quando voltei a mim, não sabia onde me encontrava


2-Complete com os pronomes e indique a opção correta, dentre as indicadas abaixo:
1. De repente, deu-lhe um livro para ela ler.
2. De repente, deu um livro para
mim .
3. Nada mais há entre
mim e você.
4. Sempre houve entendimentos entre
mim e ti.
5. José, espere vou
com você .

a) ele, mim, eu, eu, consigo
b) ela, eu, mim, eu, contigo
c) ela, mim, mim, mim, com você
d) ela, mim, eu, eu, consigo
e) ela, mim, eu, mim, contigo

Comentário: Depois de preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo, por isso, a 2.ª oração não poderia ser “De repente, deu um livro para eu”.
O mesmo acontece na 3.ª e na 4.ª oração, de modo que o correto é “Nada mais há entre mim e você.” e “ Sempre houve entendimentos entre mim e ti.”
Na 5.ª oração, o uso de “com você” e “contigo” estão corretos.

3-Das alternativas abaixo, apenas uma preenche de modo correto as lacunas das frases. Assinale-a.
Quando saíres, avisa-nos que iremos contigo .
Meu pai deu um livro para
eu ler.
Não se ponha entre
mim e ela.
Mandou um recado para você e para
mim .
a) contigo, eu, eu, eu
b) com você, mim, mim, mim
c) consigo, mim, mim, eu
d) consigo, eu, mim, mim
e) contigo, eu, mim, mim

Comentário: Na conjugação de verbos, usa-se pronome pessoal do caso reto (“para eu ler”).
Depois de preposição, usa-se pronomes pessoais do caso oblíquo. (“entre mim e ela” e “para você e para mim”).


4- Por favor, passe essa caneta que está aí perto de você; esta aqui não serve para eu desenhar.
a) aquela, esta, mim
b) esta, esta, mim
c) essa, esta, eu
d) essa, essa, mim
e) aquela, essa, eu

Comentário:
·         “Essa caneta”, porque a caneta está mais próxima da pessoa com quem o interlocutor está falando.
·         “Esta”, porque o interlocutor tem a caneta com ele.
·         “Eu”, porque na conjugação de verbos usa-se sempre pronome pessoal do caso reto.


5- Complete com os pronomes demonstrativos adequados.
a) Pedro, esse livro que você está segurando foi o que li nas últimas férias.
b) Queria ler ______ livro que está na última prateleira.
c) ______ livro aqui eu ganhei no meu aniversário, mas ainda não tive vontade de começar a ler.


O pronome “esse” deve ser usado quando o elemento de que se fala está próximo da pessoa com quem falamos. Neste caso, o livro está nas mãos do Pedro.
b) Queria ler aquele livro que está na última prateleira.
O pronome “aquele” deve ser usado quando o elemento de que se fala está distante da pessoa que fala e da pessoa com quem se fala. Neste caso, o livro está na última prateleira da livraria/biblioteca.
c) Este livro aqui eu ganhei no meu aniversário, mas ainda não tive vontade de começar a ler.
O pronome “este” deve ser usado quando o elemento de que se fala está com a pessoa que fala. Neste caso, o livro está comigo.

obg
prof Tali


Recolhimento das atividades na Escola

Olá alunos:


RECOLHIMENTO DAS ATIVIDADES REFERENTES AO  PRIMEIRO BIMESTRE


Abriremos a escola nos dias 23/07 e 24/07 para recolher as apostilas/trabalhos referentes ao PRIMEIRO bimestre, dos alunos que NÃO entregaram as atividades propostas aos professores por vias remotas nesse período.

DATAS:

23/07 E 24/07


HORÁRIOS

ENSINO MÉDIO - DAS 11:00 ÀS 12:00

ENSINO FUNDAMENTAL: 12:00 ÀS 13:00


Nesse dia os alunos poderão:

1) Entregar as apostilas (caderno do Aluno - SP Faz Escola/Aprender Sempre) referentes ao 1º Bimestre, ou outras atividades solicitadas pelos professores.

2) Escolher a sua próxima eletiva

Os  temas serão disponibilizados ainda essa semana no blogger. A escolha poderá ser feita nesses dias na escola, ou pelo formulário Google Forms que estará disponível em breve pelos canais criados pela escola.

Coordenação/Gestão.

2ºA (Clayton - Português) Devolutiva de 09/07/2020

Correção da atividade de: quinta-feira, 9 de julho de 2020 (Copiar as respostas da correção no caderno, fotografar e enviar!)



CANÇÃO DO EXÍLIO
Minha terra tem palmeiras,                                      Minha terra tem primores,
Onde canta o Sabiá;                                                    Que tais não encontro eu cá;
As aves, que aqui gorjeiam,                                       Em cismar – sozinho, à noite –
Não gorjeiam como lá.                                                Mais prazer encontro eu lá:
Nosso céu tem mais estrelas,                                    Minha terra tem palmeiras,
Nossas várzeas têm mais vida,                                  Onde anta o sabiá.
Nossos bosques têm mais vida,                                Não permita Deus que eu morra,
Nossa vida mais amores.                                            Sem que volte para lá:
Em cismar, sozinho, à noite,                                      Sem que desfrute os primores
Mais prazer encontro eu lá:                                       Que não encontro por cá:
Minha terra tem palmeiras,                                        Sem qu´inda  aviste as palmeiras,
Onde canta o sabiá.                                                      Onde canta o sabiá
                                                                 DIAS, Gonçalves. Obra poéticas de Antônio Gonçalves dias.
                                                                                          São Paulo: Companhia Edito Nacional, 1944.

1 -   Que visão de pátria é apresentada no poema? Confirme sua resposta transcrevendo dois versos do texto em seu caderno.
     Uma visão positiva e idealizada da pátria (Brasil). “Minha terra tem primores”; “Nossos bosques têm mais vidas/Nossa vida mais amores”.
2 -   No poema, as palavras “lá” e “cá” aparecem repetidamente. O que elas representam para o eu poético?
     O lugar deixado para trás (a pátria) e o lugar em que o eu poético se encontra no momento em que sente saudades.
3 -   Apesar de se referir ao próprio país, o Brasil, podemos considerar universal a maneira como o poeta vive seu sentimento em relação à pátria. Por quê?
     Porque muitas pessoas, de diferentes culturas e países, experimentam a sensação de saudades da terra de origem quando vivem em outro lugar. Assim como Gonçalves Dias, inúmeros poetas “cantaram” o exílio.
4 -   Como você interpretaria a repetição da expressão “Minha terra tem...”?
     Ela dá ênfase àquilo que a pátria tem, `aquilo que ela é. Ou seja, o poema valoriza a pátria.
5 -   Transcreva, em seu caderno, os versos do poema que podem ilustrar os seguintes sentimentos:
a)      Desilusão.
Resposta possível: “AS aves, que aqui gorjeiam, / não gorjeiam como lá”.
b)      Encantamento.
Resposta possível: “Nosso céu tem mais estrelas, / Nossas várzeas têm mais flores”.
6 -   Alguns versos do poema de Gonçalves Dias podem ser relacionados a trechos do “Hino Nacional Brasileiro”, escrito 63 anos depois, em 1909. Identifique esses versos e transcreva-os em seu caderno.
     “Nossos bosques têm mais vida”, / “Nossa vida” no teu seio “mais amores”.

Professora Maria Cristina - Projeto de Vida - 6A,B,C

Bom dia meus amores...
Como vocês estão?
Será oportunizado aos alunos que não entregaram as atividades do mês de julho que o façam o mais rápido possível.
Lembrando: na semana do dia 30/06 3 06/07 foi trabalhado o tema: Bullying e Cyberbullying. Entregue trabalhos criativos: poemas, músicas, desenhos, quadrinhos, vídeos.... OK?
Retomem as atividades e as envie para o email...

cristinamcma75@gmail.com 

Um abraço e continuem firmes na caminhada!

Professora Maria Cristina - 6 e 7 ANOS - Eletiva

Bom dia meus amores...
Como vocês estão?
Será oportunizado aos alunos que não entregaram as atividades do mês de julho que o façam o mais rápido possível.
Retomem as atividades e as envie para o email...

cristinamcma75@gmail.com 

Um abraço e continuem firmes na caminhada!

Professora Maria Cristina - Química - 2 B.C,D,E

Bom dia meus amores...
Como vocês estão?
Será oportunizado aos alunos que não entregaram as atividades do mês de julho que o façam o mais rápido possível.
Retomem as atividades e as envie para o email...

cristinamcma75@gmail.com 

Um abraço e continuem firmes na caminhada!

Professora Maria Cristina - Química 3A,B,C,D

Bom dia meus amores...
Como vocês estão?
Será oportunizado aos alunos que não entregaram as atividades do mês de julho que o façam o mais rápido possível.
Retomem as atividades e as envie para o email...

cristinamcma75@gmail.com 

Um abraço e continuem firmes na caminhada!