terça-feira, 14 de julho de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português) Devolutiva de: 09/07/2020

Correção da atividade de: quinta-feira, 9 de julho de 2020 (copiem no caderno as respostas que estão em vermelho nesta correção, fotografem e me enviem!)



ATIVIDADE 6 – DE AVIÕES A SUPER-HERÓIS


               O que fazem os super-heróis? Quem é seu super-herói favorito? No espaço abaixo, desenhe ou cole uma ilustração e produza uma pequena biografia, com as principais informações sobre o super-herói que você mais admira. Caso não se lembre de nenhum, crie seu próprio super-herói, bem como sua breve biografia (como nasceu, onde viveu, como adquiriu seus superpoderes, fatos de sua vida, momentos heroicos etc.)


ATIVIDADE 7 – DIVULGAR É PRECISO


                Já dizia o genial Fernando Pessoa, um grande “inventor” da arte literária: “Navegar é preciso; viver não é preciso”. A que se referia o poeta? À ideia de necessidade ou à ideia de precisão?
                A arte literária é assim: possibilita a construção figurada, conotativa da linguagem, como se observa no trecho do poema de Pessoa, a seguir:

         “Navegar é Preciso
          Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
         “Navegar é preciso; viver não é preciso”.
          Quero para mim o espírito [d]esta frase,
          transformada a forma para a casar como eu sou:
          Viver não é necessário; o que é necessário é criar. [...]”

(PESSOA, Fernando. Navegar é preciso. Disponível em:
jp000001.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2019).

1.     Pense nas seguintes situações:


• “Divulgar é preciso”.
• “Navegar é preciso”.
• “Viver não é preciso”.


a)    Em qual/quais delas a ideia expressa em “é preciso” equivale a “necessidade”?
R: Divulgar é preciso = Divulgar é necessário


b)    Em qual/quais delas a ideia expressa em “é preciso” equivale a “precisão”, “exatidão”?
R: Navegar é preciso = Navegar é exato (isto é: requer exatidão)

Por dentro do conteúdo

Nota

- A ambigüidade é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença;
- Pode gerar um desentendimento do discurso por haver mais de uma interpretação possível para isso;
- É um vício de linguagem;
- Vamos focar na ambigüidade como polissemia.

Ambiguidade e polissemia

Ocorrem quando uma mesma palavra passa a ter sentidos diferentes de acordo com o contexto.

Exemplo: Pintar

- Mariana pintava sua filha como uma menina doce.
(descrevia ou desenhava uma imagem com tinta)

A ambigüidade e a polissemia podem ser utilizadas muitas vezes de forma proposital, a fim de brincar com os sentidos e interpretações. Veja estes exemplos:

- Os pais precisam dar bolachas para ensinar os filhos;
- Tire a mão da minha poupança;
- Vendo o nascer do sol.

Praticando:

2.     Qual é o sentido de bolachas no exemplo acima?
R: Tapas ou alimentos.
3.     Qual é o sentido de poupança no exemplo acima?
R: Conta ou bumbum.
4.     Qual é o sentido de vendo no exemplo acima?
R: Vender ou assistir ao.

1°F PORT. CORREÇÃO EXERCÍCIOS ATUALIZAR CADERNO.

1- Indique a alternativa correta.
a) Antítese e paradoxo são dois nomes para a mesma figura de linguagem, a que utiliza ideias contrárias.
b) Aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia são figuras de sintaxe.
c) As figuras de linguagem são classificadas em: figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras morfológicas e figuras de som.
d) Aliteração é a repetição de sons vocálicos.
e) Este é um exemplo de metonímia: “Parece que temos um Pavarotti”.

A metonímia é a figura de palavra que substitui uma palavra por outra. Assim, “Pavarotti” substitui o artista por “cantor lírico”. A oração poderia ser escrita da seguinte forma: “Parece que temos um cantor lírico em casa”.
Alguns exemplos de metonímia:
·         parte pelo todo: Até hoje não tem o seu próprio teto (em vez de dizer “Até hoje não tem a sua própria casa);
·         autor pela obra: Li Camões (em vez de dizer “Li as obras escritas por Camões”);
·         marca pelo produto: Preciso comprar Maizena (em vez de dizer “Preciso comprar amido de milho”).
Quanto às alternativas restantes:
a) Antítese e Paradoxo são figuras de linguagem diferentes. Enquanto a antítese utiliza termos com sentidos opostos (Mantêm uma relação de amor e ódio), o paradoxo apresenta ideias - não só termos - com sentidos opostos (“Já estou cheio de me sentir vazio.”, Renato Russo)
b) Aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia são figuras de som ou harmonia (e não figuras de sintaxe).
c) As figuras de linguagem são classificadas em: figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras de sintaxe e figuras de som. Não existem figuras morfológicas.
d) Aliteração é a repetição de sons consonantais. A figura de linguagem que consiste na repetição de sons vocálicos é a Assonância



2- Indique em quais alternativas foram usadas metáforas e em quais foram usadas comparações.
a) Ele é simplesmente um deus grego.
b) Ele é bonito como um deus grego.
c) Suas palavras são doces da minha infância.
d) Age como um burro!
e) Aquele homem é um burro.

As alternativas em que constam metáforas são:
a) Ele é simplesmente um deus grego.
c) Suas palavras são doces da minha infância.
e) Aquele homem é um burro.

As alternativas em que constam comparações são:
b) Ele é bonito como um deus grego.
d) Age como um burro!

Metáfora e Comparação são figuras de linguagem que contém comparações. A diferença entre ambas é que a Comparação é explícita, porque nela são usados conectivos de comparação (como, assim), tal como verificamos nas orações das alternativas acima.


3- Qual a figura de linguagem presente nas orações abaixo?
1. Convide-o a retirar-se, por favor.
2. A testemunha faltou com a verdade.

A figura presente é o Eufemismo, que é utilizado para suavizar o discurso. Assim,
1. “convidar alguém a se retirar” é uma forma mais amena de mandar alguém embora.
2. “faltar com a verdade”, é uma forma mais branda de dizer que mentiu.


4- São exemplos de catacrese:
a) cabeça do alfinete, fio de óleo, corpo do texto.
b) olhos frios, tristeza de cheiro, brisa doce.
c) pulmão do mundo, cidade maravilhosa, ouro negro.
d) a nuvem chora, a noite celebra, vida cruel.
e) O cavaleiro, muito cavalheiro, ajudou a moça a descer do cavalo.

Catacrese é a figura de palavra em que se utiliza uma palavra imprópria na ausência de outra específica. Assim: o alfinete não tem cabeça, não pode existir concretamente um fio de óleo, bem como um texto não tem corpo. No entanto, essas expressões são conhecidas e facilitam a nossa comunicação.
As alternativas restantes são exemplos de:
b) Sinestesia;
c) Perífrase;
d) Personificação;
e) Paronomásia.

5-No trecho: “…dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é chamada:
a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese

 A presença de termos com sentidos opostos, neste caso “mínimo e máximo”, é a marca característica da antítese

6- “Bomba atômica que aterra
Pomba atônita da paz
Pomba tonta, bomba atômica...”
A repetição de determinados elemento fônicos é um recurso estilístico denominado:
a) hiperbibasmo
b) sinédoque
c) metonímia
d) aliteração
e) metáfora

Aliteração é uma figura de som cujo recurso é repetir sons consonantais, tais como b e p que constam nos versos acima em “bomba-pomba”.


2°B,C,D PORTUGUÊS PRONOMES RESPOSTAS EXERCÍCIOS.

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS DOS PRONOMES PESSOAIS, OBLÍQUOS E DEMONSTRATIVOS. ATUALIZE SEU CADERNO.

1-Assinale a alternativa onde o pronome pessoal está empregado corretamente:
a) Este é um problema para mim resolver.
b) Entre eu e tu não há mais nada.
c) A questão deve ser resolvida por eu e você.
d) Para mim, viajar de avião é um suplício.
e) Quando voltei a si, não sabia onde me encontrava.

Comentário: Por que as restantes alternativas estão erradas?
·         "mim resolver": sempre que for conjugar um verbo, usa-se pronomes do caso reto e não do caso oblíquo. O correto seria: Este é um problema para eu resolver.
·         "entre eu e tu": com a preposição “entre”, usa-se pronomes pessoais do caso oblíquo. O correto seria: Entre mim e ti não há mais nada.
·         "por eu e você": depois de preposição (por), usa-se pronomes pessoais do caso oblíquo tônicos. O correto seria: A questão deve ser resolvida por mim e ti.
·         "a si": aqui houve uma mistura de pessoas (eu voltei - 1.ª pessoa do singular - e si - 3.ª pessoa do singular). O correto seria: Quando voltei a mim, não sabia onde me encontrava


2-Complete com os pronomes e indique a opção correta, dentre as indicadas abaixo:
1. De repente, deu-lhe um livro para ela ler.
2. De repente, deu um livro para
mim .
3. Nada mais há entre
mim e você.
4. Sempre houve entendimentos entre
mim e ti.
5. José, espere vou
com você .

a) ele, mim, eu, eu, consigo
b) ela, eu, mim, eu, contigo
c) ela, mim, mim, mim, com você
d) ela, mim, eu, eu, consigo
e) ela, mim, eu, mim, contigo

Comentário: Depois de preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo, por isso, a 2.ª oração não poderia ser “De repente, deu um livro para eu”.
O mesmo acontece na 3.ª e na 4.ª oração, de modo que o correto é “Nada mais há entre mim e você.” e “ Sempre houve entendimentos entre mim e ti.”
Na 5.ª oração, o uso de “com você” e “contigo” estão corretos.

3-Das alternativas abaixo, apenas uma preenche de modo correto as lacunas das frases. Assinale-a.
Quando saíres, avisa-nos que iremos contigo .
Meu pai deu um livro para
eu ler.
Não se ponha entre
mim e ela.
Mandou um recado para você e para
mim .
a) contigo, eu, eu, eu
b) com você, mim, mim, mim
c) consigo, mim, mim, eu
d) consigo, eu, mim, mim
e) contigo, eu, mim, mim

Comentário: Na conjugação de verbos, usa-se pronome pessoal do caso reto (“para eu ler”).
Depois de preposição, usa-se pronomes pessoais do caso oblíquo. (“entre mim e ela” e “para você e para mim”).


4- Por favor, passe essa caneta que está aí perto de você; esta aqui não serve para eu desenhar.
a) aquela, esta, mim
b) esta, esta, mim
c) essa, esta, eu
d) essa, essa, mim
e) aquela, essa, eu

Comentário:
·         “Essa caneta”, porque a caneta está mais próxima da pessoa com quem o interlocutor está falando.
·         “Esta”, porque o interlocutor tem a caneta com ele.
·         “Eu”, porque na conjugação de verbos usa-se sempre pronome pessoal do caso reto.


5- Complete com os pronomes demonstrativos adequados.
a) Pedro, esse livro que você está segurando foi o que li nas últimas férias.
b) Queria ler ______ livro que está na última prateleira.
c) ______ livro aqui eu ganhei no meu aniversário, mas ainda não tive vontade de começar a ler.


O pronome “esse” deve ser usado quando o elemento de que se fala está próximo da pessoa com quem falamos. Neste caso, o livro está nas mãos do Pedro.
b) Queria ler aquele livro que está na última prateleira.
O pronome “aquele” deve ser usado quando o elemento de que se fala está distante da pessoa que fala e da pessoa com quem se fala. Neste caso, o livro está na última prateleira da livraria/biblioteca.
c) Este livro aqui eu ganhei no meu aniversário, mas ainda não tive vontade de começar a ler.
O pronome “este” deve ser usado quando o elemento de que se fala está com a pessoa que fala. Neste caso, o livro está comigo.

obg
prof Tali


Recolhimento das atividades na Escola

Olá alunos:


RECOLHIMENTO DAS ATIVIDADES REFERENTES AO  PRIMEIRO BIMESTRE


Abriremos a escola nos dias 23/07 e 24/07 para recolher as apostilas/trabalhos referentes ao PRIMEIRO bimestre, dos alunos que NÃO entregaram as atividades propostas aos professores por vias remotas nesse período.

DATAS:

23/07 E 24/07


HORÁRIOS

ENSINO MÉDIO - DAS 11:00 ÀS 12:00

ENSINO FUNDAMENTAL: 12:00 ÀS 13:00


Nesse dia os alunos poderão:

1) Entregar as apostilas (caderno do Aluno - SP Faz Escola/Aprender Sempre) referentes ao 1º Bimestre, ou outras atividades solicitadas pelos professores.

2) Escolher a sua próxima eletiva

Os  temas serão disponibilizados ainda essa semana no blogger. A escolha poderá ser feita nesses dias na escola, ou pelo formulário Google Forms que estará disponível em breve pelos canais criados pela escola.

Coordenação/Gestão.

2ºA (Clayton - Português) Devolutiva de 09/07/2020

Correção da atividade de: quinta-feira, 9 de julho de 2020 (Copiar as respostas da correção no caderno, fotografar e enviar!)



CANÇÃO DO EXÍLIO
Minha terra tem palmeiras,                                      Minha terra tem primores,
Onde canta o Sabiá;                                                    Que tais não encontro eu cá;
As aves, que aqui gorjeiam,                                       Em cismar – sozinho, à noite –
Não gorjeiam como lá.                                                Mais prazer encontro eu lá:
Nosso céu tem mais estrelas,                                    Minha terra tem palmeiras,
Nossas várzeas têm mais vida,                                  Onde anta o sabiá.
Nossos bosques têm mais vida,                                Não permita Deus que eu morra,
Nossa vida mais amores.                                            Sem que volte para lá:
Em cismar, sozinho, à noite,                                      Sem que desfrute os primores
Mais prazer encontro eu lá:                                       Que não encontro por cá:
Minha terra tem palmeiras,                                        Sem qu´inda  aviste as palmeiras,
Onde canta o sabiá.                                                      Onde canta o sabiá
                                                                 DIAS, Gonçalves. Obra poéticas de Antônio Gonçalves dias.
                                                                                          São Paulo: Companhia Edito Nacional, 1944.

1 -   Que visão de pátria é apresentada no poema? Confirme sua resposta transcrevendo dois versos do texto em seu caderno.
     Uma visão positiva e idealizada da pátria (Brasil). “Minha terra tem primores”; “Nossos bosques têm mais vidas/Nossa vida mais amores”.
2 -   No poema, as palavras “lá” e “cá” aparecem repetidamente. O que elas representam para o eu poético?
     O lugar deixado para trás (a pátria) e o lugar em que o eu poético se encontra no momento em que sente saudades.
3 -   Apesar de se referir ao próprio país, o Brasil, podemos considerar universal a maneira como o poeta vive seu sentimento em relação à pátria. Por quê?
     Porque muitas pessoas, de diferentes culturas e países, experimentam a sensação de saudades da terra de origem quando vivem em outro lugar. Assim como Gonçalves Dias, inúmeros poetas “cantaram” o exílio.
4 -   Como você interpretaria a repetição da expressão “Minha terra tem...”?
     Ela dá ênfase àquilo que a pátria tem, `aquilo que ela é. Ou seja, o poema valoriza a pátria.
5 -   Transcreva, em seu caderno, os versos do poema que podem ilustrar os seguintes sentimentos:
a)      Desilusão.
Resposta possível: “AS aves, que aqui gorjeiam, / não gorjeiam como lá”.
b)      Encantamento.
Resposta possível: “Nosso céu tem mais estrelas, / Nossas várzeas têm mais flores”.
6 -   Alguns versos do poema de Gonçalves Dias podem ser relacionados a trechos do “Hino Nacional Brasileiro”, escrito 63 anos depois, em 1909. Identifique esses versos e transcreva-os em seu caderno.
     “Nossos bosques têm mais vida”, / “Nossa vida” no teu seio “mais amores”.

Professora Maria Cristina - Projeto de Vida - 6A,B,C

Bom dia meus amores...
Como vocês estão?
Será oportunizado aos alunos que não entregaram as atividades do mês de julho que o façam o mais rápido possível.
Lembrando: na semana do dia 30/06 3 06/07 foi trabalhado o tema: Bullying e Cyberbullying. Entregue trabalhos criativos: poemas, músicas, desenhos, quadrinhos, vídeos.... OK?
Retomem as atividades e as envie para o email...

cristinamcma75@gmail.com 

Um abraço e continuem firmes na caminhada!