Aula transmitida pelo CENTRO DE MÍDIAS SP dia 13/07- Revisão
de conteúdos do 2° Bimestre
Habilidades:
Identificar a organização básica da célula, por meio de imagens impressas e
digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos,
reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares
e pluricelulares, na perspectiva da História e da Ciência.
Objetivos:
Rever os conceitos trabalhados em aulas anteriores sobre as principais
características dos seres vivos, em especial sua estrutura básica, a célula.
Relembrar o que são células procarionte e eucarionte, bem como o que é um
organismo unicelular.
Prezados alunos,
Nós já trabalhamos todos os conteúdos referentes ao 2° bimestre, então, assim como no CENTRO DE MÍDIAS SP retomaremos as atividades do bimestre como revisão de conteúdos e recuperação de habilidades e notas.
Estou postando novamente abaixo a atividade sobre células e suas funções. Os alunos que já fizeram esta atividade irão somente revisá-la no caderno e não precisarão me enviar novamente, porém os alunos que ainda não fizeram devem fazer e enviar no meu e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 23/07 (próxima quinta-feira).
Atividade
1-
O que é uma célula?
2-
Quais são as funções das células?
3-
De que são constituídos os seres vivos?
4-
Quais as partes principais de uma célula?
5-
Como é uma célula procarionte? Quais seres vivos
possuem este tipo de célula.
6-
Como é uma célula eucarionte? Quais seres vivos
possuem este tipo de célula.
7-
O que são seres unicelulares? Cite um exemplo.
8-
O que são seres pluricelulares? Cite um exemplo.
9-
Diferencie a célula animal da célula vegetal.
10-
Identifique as células nas imagens seguintes,
marcando um X nos parênteses.
a)
I.
( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II.
( )
Célula animal ( ) Célula vegetal (
)Bactéria
b)
I. ( ) Célula Procarionte ( ) Célula
Eucarionte
II.
( ) Célula animal ( ) Célula vegetal (
)Bactéria
I. ( ) Célula Procarionte ( )
Célula Eucarionte
II.
( ) Célula animal ( ) Célula vegetal ( )Bactéria
Para realizar esta
atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o
caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a
internet.
Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA e verifique se a foto está LEGÍVEL
Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês lá o mais rápido possível!