quinta-feira, 16 de julho de 2020

Prof. Aline Rossi- Ciências/ 6° anos A, B e C



Aula transmitida pelo CENTRO DE MÍDIAS SP dia 13/07- Revisão de conteúdos do 2° Bimestre


Habilidades: Identificar a organização básica da célula, por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História e da Ciência.

Objetivos: Rever os conceitos trabalhados em aulas anteriores sobre as principais características dos seres vivos, em especial sua estrutura básica, a célula. Relembrar o que são células procarionte e eucarionte, bem como o que é um organismo unicelular.


Prezados alunos,
 Nós já trabalhamos todos os conteúdos referentes ao 2° bimestre, então, assim como no CENTRO DE MÍDIAS SP retomaremos as atividades do bimestre como revisão de conteúdos e recuperação de habilidades e notas.
Estou postando novamente abaixo a atividade sobre células e suas funções. Os alunos que já fizeram esta atividade irão somente revisá-la no caderno e não precisarão me enviar novamente, porém os alunos que ainda não fizeram devem fazer e enviar no meu e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou na nossa turma no classroom institucional até o dia 23/07 (próxima quinta-feira).

Atividade

1-      O que é uma célula?

2-      Quais são as funções das células?

3-      De que são constituídos os seres vivos?

4-      Quais as partes principais de uma célula?

5-      Como é uma célula procarionte? Quais seres vivos possuem este tipo de célula.

6-      Como é uma célula eucarionte? Quais seres vivos possuem este tipo de célula.

7-      O que são seres unicelulares? Cite um exemplo.

8-      O que são seres pluricelulares? Cite um exemplo.

9-      Diferencie a célula animal da célula vegetal.

10-   Identifique as células nas imagens seguintes, marcando um X nos parênteses.
a) 

I.                    ( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II.                   ( ) Célula animal ( ) Célula vegetal   ( )Bactéria




b) 

I.  ( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II.  ( ) Célula animal ( ) Célula vegetal ( )Bactéria


c) 

I.  ( ) Célula Procarionte ( ) Célula Eucarionte
II. ( ) Célula animal ( ) Célula vegetal ( )Bactéria

 Para realizar esta atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo faz Escola-Volume 2), o livro de Ciências ou a internet.



Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL

Eu já enviei o convite da minha sala no classroom institucional para todos os alunos, então vocês precisarão acessar o e-mail institucional que foi disponibilizado pela escola e aceitar o convite para participar. Espero vocês lá o mais rápido possível!