sexta-feira, 17 de julho de 2020

ATIVIDADE 1 DE ARTE – 7º ano – Profa. Daniela

ATIVIDADE 1 DE ARTE – 7º ano – Profa. Daniela

A DANÇA COMO LINGUAGEM

Para o psicólogo Howard Gardner (1943), a dança é uma forma de inteligência cinestética (Cinestesia – é um conjunto de sensações que nos permite perceber os nossos movimentos musculares). É uma habilidade que possuímos para resolver problemas através do controle dos movimentos corporais. 

Podemos nos comunicar através do nosso corpo. Um exemplo é o caso de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva (surdos), que tem a fala comprometida, que buscam empregar meios não-verbais para se referir a coisas que estão espacial e temporalmente afastadas delas.

Além disso, quando observamos crianças pequenas, percebemos o quanto seus gestos fornecem indicações do que ela criança está pensando, também de seus processos mentais e representações. Isso nos faz pensar que quando usamos nosso corpo inteiro como instrumento de dança, nosso potencial de comunicação ultrapassa em muito os simples gestos com as mãos. O CORPO TODO FALA!


A dança contém SEQUÊNCIAS DE MOVIMENTOS CORPORAIS com um SENTIDO DEFINIDO, AÇÕES INTENCIONAIS, SEGUINDO UM RITMO (INTERNO OU EXTERNO – PODEMOS DANÇAR COM OU SEM ALGUM TIPO DE SOM/MÚSICA) e culturalmente influenciadas, escolhidas de forma muito semelhante à escolha de sequências de linguagem verbal, visual ou musical. Dessa forma, compreendemos que a dança possui um vocabulário, AS “PALAVRAS” EM DANÇA SÃO PASSOS E GESTOS, uma gramática (regras para justificar por que um movimento pode se seguir a outro), e significados múltiplos, POR SER UMA FORMA DE ARTE, UMA LINGUAGEM ARTÍSTICA. 

As pessoas PODEM “LER E ESCREVER” ATRAVÉS DA DANÇA (SEM O USO DE PALAVRAS ESCRITAS OU FALADAS COMO ESTAMOS ACOSTUMADOS COTIDIANAMENTE) a partir da perspectiva de suas culturas e experiências pessoais, por isso acreditamos que a Arte é tão importante: quanto mais a conhecemos, mais temos matéria-prima para fazer e criticar Arte. Podemos LER EM DANÇA quando nós a assistimos, observamos, refletimos sobre o que o dançarino está realizando e o que ele quer dizer através do movimento. Também podemos dizer que ESCREVEMOS EM DANÇA quando nós nos expressamos através do nosso movimento ao dançar, ao colocarmos nos gestos e ações tudo o que queremos dizer, tudo o que estamos pensando e sentindo, passando para o corpo essas informações. OU SEJA, PODEMOS NOS EXPRESSAR ATRAVÉS DA UMA LINGUAGEM QUE TODOS NÓS TEMOS A NOSSA DISPOSIÇÃO, QUE É A DANÇA!

Se desejar (caso seja possível) ver na prática o que está colocado acima, assista o vídeo no seguinte link:



ATIVIDADE

RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:

11)    EXPLIQUE DE QUE MANEIRAS PODEMOS NOS EXPRESSAR ATRAVÉS DO NOSSO CORPO.

22)    DE QUE MANEIRA PODEMOS LER E ESCREVER ATRAVÉS DA DANÇA?


ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.

ATIVIDADE 1 DE ARTE – 6º ano – Profa. Daniela


ATIVIDADE 1 DE ARTE – 6º ano – Profa. Daniela

A DANÇA COMO LINGUAGEM

Para o psicólogo Howard Gardner (1943), a dança é uma forma de inteligência cinestética (Cinestesia – é um conjunto de sensações que nos permite perceber os nossos movimentos musculares). É uma habilidade que possuímos para resolver problemas através do controle dos movimentos corporais. 

Podemos nos comunicar através do nosso corpo. Um exemplo é o caso de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva (surdos), que tem a fala comprometida, que buscam empregar meios não-verbais para se referir a coisas que estão espacial e temporalmente afastadas delas.

Além disso, quando observamos crianças pequenas, percebemos o quanto seus gestos fornecem indicações do que ela criança está pensando, também de seus processos mentais e representações. Isso nos faz pensar que quando usamos nosso corpo inteiro como instrumento de dança, nosso potencial de comunicação ultrapassa em muito os simples gestos com as mãos. O CORPO TODO FALA!


A dança contém SEQUÊNCIAS DE MOVIMENTOS CORPORAIS com um SENTIDO DEFINIDO, AÇÕES INTENCIONAIS, SEGUINDO UM RITMO (INTERNO OU EXTERNO – PODEMOS DANÇAR COM OU SEM ALGUM TIPO DE SOM/MÚSICA) e culturalmente influenciadas, escolhidas de forma muito semelhante à escolha de sequências de linguagem verbal, visual ou musical. Dessa forma, compreendemos que a dança possui um vocabulário, AS “PALAVRAS” EM DANÇA SÃO PASSOS E GESTOS, uma gramática (regras para justificar por que um movimento pode se seguir a outro), e significados múltiplos, POR SER UMA FORMA DE ARTE, UMA LINGUAGEM ARTÍSTICA. 

As pessoas PODEM “LER E ESCREVER” ATRAVÉS DA DANÇA (SEM O USO DE PALAVRAS ESCRITAS OU FALADAS COMO ESTAMOS ACOSTUMADOS COTIDIANAMENTE) a partir da perspectiva de suas culturas e experiências pessoais, por isso acreditamos que a Arte é tão importante: quanto mais a conhecemos, mais temos matéria-prima para fazer e criticar Arte. Podemos LER EM DANÇA quando nós a assistimos, observamos, refletimos sobre o que o dançarino está realizando e o que ele quer dizer através do movimento. Também podemos dizer que ESCREVEMOS EM DANÇA quando nós nos expressamos através do nosso movimento ao dançar, ao colocarmos nos gestos e ações tudo o que queremos dizer, tudo o que estamos pensando e sentindo, passando para o corpo essas informações. OU SEJA, PODEMOS NOS EXPRESSAR ATRAVÉS DA UMA LINGUAGEM QUE TODOS NÓS TEMOS A NOSSA DISPOSIÇÃO, QUE É A DANÇA!

Se desejar (caso seja possível) ver na prática o que está colocado acima, assista o vídeo no seguinte link:



ATIVIDADE

RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:

11)    EXPLIQUE DE QUE MANEIRAS PODEMOS NOS EXPRESSAR ATRAVÉS DO NOSSO CORPO.

22)    DE QUE MANEIRA PODEMOS LER E ESCREVER ATRAVÉS DA DANÇA?


ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  - NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.

PROJETO DE VIDA - PROFESSORA ANA CARLA 9ºA

Olá!
 Estamos chegando na reta final do 2o Bimestre!


Assistam a aula do Centro de Mídias.


ATIVIDADE:

Assistam a aula de Projeto de Vida do Centro de Mídias e escreva em mais ou menos 8 linhas as informações que você achou mais importante da aula. 

Envie para o email:

analis71@gmail.com até o dia 24/07/20 
Nome Número Série. Atividade: Repensando Meus Sonhos





PARA DÚVIDAS, ACESSEM O GRUPO DO FACEBOOK:  ARTE.PROFESSORA ANA. EE MARIA MONTESSORI

História 6A,B e C Prof Maria José

Caros alunos:

Para a atividade de hoje, assistam as aulas do CMSP dos dias 26/06 e 01/07- Grécia Antiga parte I e II e 17/07 Revisão - Grécia Antiga.

1) A religião grega caracterizava-se pelo politeísmo. Entre as alternativas abaixo assinale o significado de politeísmo na religião grega.

a) Crença em um só Deus.
b) Crença em vários deuses que se assemelhavam aos seres humanos e, como eles tinham virtudes e defeitos.
c) crença somente nos deuses ligados a natureza .
d) Crenças em seres imortais .

2) Cite as principais características das Pólis Atenas e Esparta .

3) Cite o nome dos povos que fundaram a Grécia Antiga.

4) Explique o significado da palavra  Pólis.

5) Apresente quatro características dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga .

6) Cite as principais características dos genos gregos.

7) Cite   as heranças dos Antigos Gregos para humanidade?

8) Quais foram as formas de governo existentes na Grécia Antiga ?

9) Os gregos tinham conflitos e diferenças entre si, mas muitos elementos culturais em comum . Quais ?

10) Cite o nome dos principais deuses gregos .

Enviar para o email: profmariajose09@gmail.com até 24 /07.

ARTE- PROFESSORA ANA CARLA 3ºS ANOS

Olá!
Estamos chegando na reta final do 2o bimestre e continuaremos a revisão dos conteúdos estudados até aqui.

Assistam  ao conteúdo de Revisão no Centro de Mídias para fixar conceitos.

ATIVIDADE:

Após assistir a aula faça, por meio de tópicos, um resumo das principais informações contidas no vídeo.

ATENÇÃO!!! É PARA FAZER UM RESUMO E NÃO RESPONDER AS QUESTÕES PROPOSTAS DURANTE O VÍDEO (ISSO JÁ  FOI REALIZADO)


Envie para o e-mail : analis71@gmail.com até o dia 24/07/20 com Nome Número e Série. Atividade: Resumo.

 VÍDEO DA AULA: 


Bons Estudos!


ARTE-PROFESSORA ANA CARLA 2ºS ANOS

Olá!
Estamos chegando na reta final do 2o bimestre e continuaremos a revisão dos conteúdos estudados até aqui.

Assistam  ao conteúdo de Revisão no Centro de Mídias para fixar conceitos.

ATIVIDADE:

Após assistir a aula faça, por meio de tópicos, um resumo das principais informações contidas no vídeo.

ATENÇÃO!!! É PARA FAZER UM RESUMO E NÃO RESPONDER AS QUESTÕES PROPOSTAS DURANTE O VÍDEO (ISSO JÁ  FOI REALIZADO)


Envie para o e-mail : analis71@gmail.com até o dia 24/07/20 com Nome Número e Série. Atividade: Resumo.

 VÍDEO DA AULA: 


Bons Estudos!


ARTE-PROFESSORA ANA CARLA 1ºS ANOS



Olá!
Estamos chegando na reta final do 2o bimestre e continuaremos a revisão dos conteúdos estudados até aqui.

Assistam  ao conteúdo de Revisão no Centro de Mídias para fixar conceitos como :processo de criação, intervenção artística e outros.


ATIVIDADE:

Após assistir a aula faça, por meio de tópicos, um resumo das principais informações contidas no vídeo.

ATENÇÃO!!! É PARA FAZER UM RESUMO E NÃO RESPONDER AS QUESTÕES PROPOSTAS DURANTE O VÍDEO (ISSO JÁ  FOI REALIZADO)


Envie para o e-mail : analis71@gmail.com até o dia 24/07/20 com Nome Número e Série. Atividade: Resumo.

 VÍDEO DA AULA: 


Bons Estudos!