segunda-feira, 20 de julho de 2020

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Inglesa                                     Série: 3°A - 3° B- 3C



                                                               The Present Continuous
FORMAÇÃO:

   Para obter o Present Continuous, você precisa do Simple Present do verbo to be, mais o Present Participle (particípio present) do verbo principal:



                                            to be (simple present) + Present Participle


Exemplos:

                  They are going to London.

                  She is attending a course on computers.

  Observe que o particípio presente é conseguido acrescentando-se a terminação - ing ao verbo infinitivo:

Exemplos:

                 go - going

                  work - working

  Aliás, sempre que você encontrar a palavra continuous em um tempo verbal inglês, saiba que vai precisar do particípio presente. Assim, como você vai empregá-lo muito, não custa darmos uma olhada nas regras que devemos observar, antes de acrescentarmos - ing ao verbo infinitivo.


a) Se o infinitivo terminar por  (não  pronunciado), precedido de uma consoante, eliminamos essa letra, antes de acrescentarmos - ing.

Exemplos:

                  have - having
                  live - living
                  see  - seeing
                  be   - being



PRÓXIMA POSTAGEM 27 DE JULHO DE 2020 







PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - 20 A 24 DE JULHO - PROFª ELIZABETH

ENVIE AS ATIVIDADES ABAIXO PARA O EMAIL: elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br

1ª ATIVIDADE: FAÇA UMA BREVE PESQUISA SOBRE “BULLET JORNAL” (o que é, qual sua função, características e exemplos)
2ª ATIVIDADE: FAÇA UMA BREVE PESQUISA SOBRE O USO DA VÍRGULA (em quais situações devemos usar, e coloque exemplos)

domingo, 19 de julho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 20/07/2020



EQUIPE GESTORA 
2020

sexta-feira, 17 de julho de 2020


Let's Go



EQUIPE GESTORA
2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 18/07/2020




EQUIPE GESTORA
2020

ATENÇÃO TERCEIROS ANOS!!!







EQUIPE GESTORA
2020

ATIVIDADE 2 DE ARTE – 3º ano – Profa. Daniela

ATIVIDADE 2 DE ARTE – 3º ano – Profa. Daniela

OS FATORES DO MOVIMENTO

Vamos aqui conhecer um tipo de estudo do CORPO e de uma CONSCIÊNCIA E EXPRESSÕES corporais para compreendermos um pouco melhor a Dança. Esta metodologia é do húngaro RUDOLF LABAN (1879-1958). Laban foi um artista e profundo pesquisador do movimento e da dança e seu legado continua presente na educação dessas áreas nos dias de hoje. Ele criou um método amplo para falar da MANIFESTAÇÃO E EXPRESSÃO DO MOVIMENTO, bem como para criá-los e analisá-los. Laban era fascinado pelas várias manifestações do movimento. Criou coreografias que firmaram o expressionismo na dança. É considerado, junto a Mary Wigman e Martha Graham, um dos fundadores da dança moderna.

Criou um sistema de notação da dança bastante completo e utilizado ainda hoje. Desenvolveu um método de dança educacional que se tornou verdadeira cartilha básica para professores, em diversos países. Realizou estudos sobre eficiência e cansaço no trabalho. Buscou incentivar a criação de uma dança pessoal e expressiva, por meio de improvisações temáticas. Trabalhou também com atores e terapeutas. Fez grandes danças, as chamadas danças corais (com até dez mil pessoas). No Brasil, seu método foi introduzido pela professora Maria Duschenes.

Em todos os seus escritos deixou claro que, quando empregava a palavra corpo ou corporal, estava querendo significar TODOS OS ASPECTOS DO CORPO.
Laban baseou-se que o movimento humano é sempre constituído dos mesmos elementos, seja na arte, no trabalho, na vida cotidiana. Desenvolveu todo um estudo sobre os elementos que constituem o movimento e a sua utilização. Podemos observar que o ser humano, movimenta-se para satisfazer alguma necessidade, realizando a satisfação de algum desejo, de algo que lhe tenha valor.

Ele fez um estudo que dividiu OS FATORES DO MOVIMENTO, que abrangem as atitudes corporais na experiência do movimento, e são divididos em 4 fatores, sendo eles: ESPAÇO, TEMPO, PESO E FLUÊNCIA.

- ESPAÇO é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado para FRENTE, para TRÁS, para o LADO E DIAGONAIS, DIRETO, RETO OU OSCILANTE; nos NÍVEIS OU PLANOS ALTO, MÉDIO E BAIXO, se deslocando ou não no espaço, o também remete a idealizar movimentos em diversos lugares (cozinha, rua, academia, clube, escola etc.).

- TEMPO é o que remete a demora que se realiza o movimento, de acordo com um ritmo interno ou externo, o movimento pode ser RÁPIDO, LENTO, MODERADO, SÚBITO, DEMORADO OU PROLONGADO. Tempo também pode remeter à época, momento histórico específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se realiza.

- PESO é a intensidade que se atribui ao movimento – FORTE, FRACO, FIRME, VIGOROSO, LEVE, PESADO, SUAVE E DELICADO. A gravidade exerce força sobre os corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o corpo, a ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a gravidade. Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e expressivamente tão pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão forte como um soco aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma raivosa ou tão fraco como um doente.

- FLUÊNCIA - dá a ideia de movimento que tenha CONTINUIDADE ou, inversamente, a falta de fluência corresponde à INTERRUPÇÃO DO MOVIMENTO. Um movimento contínuo corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado, começando o outro de modo quase imperceptível - fluido, contínuo, ligado - ou, inversamente, antes mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro (movimento interrompido). A fluência pode ser desembaraçada, livre de um lado ou embaraçada, controlada de outro. É bom compararmos o movimento fluido contínuo como as águas do mar que vem e que voltam sem interrupção e o movimento interrompido como a respiração humana que está contínua, mas ao levar um susto normalmente por um momento se interrompe e é seguida por uma respiração mais acelerada, houve uma interrupção da continuidade fluida da respiração.

ASSISTA, SE POSSÍVEL, O SEGUINTE VÍDEO, ONDE VOCÊ PODERÁ VER NA PRÁTICA UMA COREOGRAFIA DE DANÇA E OS 4 FATORES DO MOVIMENTO PRESENTES.

ATIVIDADE

RESPONDA DE MODO MAIS COMPLETO E DETALHADO POSSÍVEL:

1)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO PESO?

2)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO TEMPO?

3)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO ESPAÇO?

4)    O QUE É O FATOR DO MOVIMENTO FLUÊNCIA?


ATENÇÃO

- RESPONDER E ENVIAR ESSAS RESPOSTAS NO E-MAIL professoradaniela.montessori@gmail.com  NÃO ESQUEÇA, POR FAVOR, DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

- EM CASO DE DÚVIDAS, MANDE UM E-MAIL COM SUA PERGUNTA OU ENVIE NO GRUPO DO WHATSAPP (A COORDENAÇÃO OU A DIREÇÃO ME ENCAMINHARÁ E EU O RESPONDEREI)

- CASO NÃO CONSIGAM ENVIAR POR E-MAIL A ATIVIDADE REALIZADA, FAVOR ENTREGAR AS RESPOSTAS NA PRÓPRIA ESCOLA, NÃO ESQUECENDO DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE, DIZENDO TAMBÉM QUE É DA MATÉRIA ARTE.