segunda-feira, 20 de julho de 2020

2ºA (Clayton - Português)



Exercícios de Ortografia

1 – (FMU) – Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente:

a) (   )  paralisar, pesquisar, ironizar, deslizar.
b) (   )  alteza, empreza, francesa, miudeza.
c) (   )  cuscus, chimpanzé, encharcar, encher.
d) (   )  incenso, abcesso, obsessão, Luís.
e) (   )  chineza, marquês, garrucha, meretriz.

2 – (FUVEST) – “A ___ de uma guerra nuclear provoca uma grande ___ na humanidade e a deixa ___ quanto ao futuro.”

a) (   )  espectativa – tensão – exitante
b) (   )  espectativa – tenção – hesitante
c) (   )  expectativa – tensão – hesitante
d) (   )  expectativa – tenção – hesitante
e) (   )  espectativa – tenção – exitante

3 – (UFRJ) – Na série abaixo há um erro de ortografia no emprego do “z”. Assinale-o:

a) (   )  algoz
b) (   )  traz (verbo)
c) (   )  assaz
d) (   )  aniz
e) (   )  giz

4 – (FMU) – Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.

a) (   )  paralisar, pesquisar, ironizar, deslizar
b) (   )  alteza, empreza, francesa, miudeza
c) (   )  cuscus, chimpazé, encharcar, encher
d) (   )  incenso, abcesso, obsessão, luchação
e) (   )  chineza, marquês, garrucha, meretriz

5 – (SÃO MARCOS-SP) – Assinale a alternativa cujas palavras estejam corretamente grafadas:

a) (   )  pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego
b) (   )  abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço
c) (   )  gorjeta, sargeta, picina, florescer, consiliar
d) (   )  xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
e) (   )  pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame

6 – (ITA) – Em um dos casos abaixo, todas as palavras se grafariam com “s”. Qual é?

a) (   )  anali…ar, fregue…ia, e…âmine, camur…a
b) (   )  ga…o..o, fu…elagem, ê…ta…e, parali…ia
c) (   ) an…iar, e…pontâneo, repre…a, abu…ão
d) (   ) e…tranho, ê…odo, a…ia, e…umar
e) (   ) fu…ível, ga…eteiro, gui…ado, hebrai…ar


7 - Complete as lacunas das palavras que seguem, utilizando “g” ou “j”:

a – vare---ista
b – via---em
c – ma---estade
d – fuli----em
e – verti---em
f – ferru----em
g – mira----em
i – falan----e
j – laran---eira


8 - Partindo do pressuposto de que alguns verbos derivam de substantivos, siga o exemplo abaixo:
civil – civilizar

análise -
catálise -
pesquisa -
aviso -
paralisia -

9 - Ainda em se tratando de derivação, atente-se ao modelo que segue e dê continuidade aos demais:

viúvo – viuvez
lúcido -
surdo -
altivo -
honrado -
pequeno -
sensato -
insensato -
pálido -


10 - Escreva as palavras de forma certa, completando os espaços com s, ss, c ou ç.

a) suspen__e
b) descan__o
c) licen__a
d) co__eira
e) sub__ídio
f) exce__o
g) exce__ão
h) an__ioso
 

Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Inglesa                                     Série: 3°A - 3° B- 3C



                                                               The Present Continuous
FORMAÇÃO:

   Para obter o Present Continuous, você precisa do Simple Present do verbo to be, mais o Present Participle (particípio present) do verbo principal:



                                            to be (simple present) + Present Participle


Exemplos:

                  They are going to London.

                  She is attending a course on computers.

  Observe que o particípio presente é conseguido acrescentando-se a terminação - ing ao verbo infinitivo:

Exemplos:

                 go - going

                  work - working

  Aliás, sempre que você encontrar a palavra continuous em um tempo verbal inglês, saiba que vai precisar do particípio presente. Assim, como você vai empregá-lo muito, não custa darmos uma olhada nas regras que devemos observar, antes de acrescentarmos - ing ao verbo infinitivo.


a) Se o infinitivo terminar por  (não  pronunciado), precedido de uma consoante, eliminamos essa letra, antes de acrescentarmos - ing.

Exemplos:

                  have - having
                  live - living
                  see  - seeing
                  be   - being



PRÓXIMA POSTAGEM 27 DE JULHO DE 2020 







PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - 20 A 24 DE JULHO - PROFª ELIZABETH

ENVIE AS ATIVIDADES ABAIXO PARA O EMAIL: elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br

1ª ATIVIDADE: FAÇA UMA BREVE PESQUISA SOBRE “BULLET JORNAL” (o que é, qual sua função, características e exemplos)
2ª ATIVIDADE: FAÇA UMA BREVE PESQUISA SOBRE O USO DA VÍRGULA (em quais situações devemos usar, e coloque exemplos)