Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa Série 8°B e 8°C
Boa Tarde, turma!
Na postagem de hoje, vamos realizar uma atividade avaliativa para a nota final do 2° bimestre. É importante que todos os alunos e alunas do 8° B e 8°C realizem essa atividade.
VALE NOTA PARA O 2° BIMESTRE.
As respostas dessa avaliação devem ser enviadas para o meu e-mail: espinoli@yahoo.com
Leia o texto abaixo e responda às perguntas .
Recado ao Senhor 903
“Vizinho,
Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a
carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita
pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo
isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu
lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossível repousar no
903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor; é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se
agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois
números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao
Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor.
Todos esses números são comportados e silenciosos: apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído
e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos
e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso
lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21h45, e
explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois às 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará
ate o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada: e reconheço
que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro
dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas – e prometo silêncio.
[…]
Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta
do outro e dissesse: ‘Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou’. E o outro
respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar,
pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’. E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre
os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da
brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.”
Vamos ver como está sua compreensão de texto?
1) Analise as alternativas:
I- o apartamento 903 é muito barulhento.
II- o apartamento 1003 é muito silencioso.
III- o apartamento 1005 está vazio.
IV- o apartamento 305 é um escritório de advocacia.
V- o apartamento 1003 não é silencioso.
Em relação ao texto, qual ou quais são incorretas?
a) I e II
b) I, II e III
c) I, II, III e IV
d) I, II, III e V
e) II e III
2) O morador do 1003 recebeu, consternado, a visita do zelador que falava sobre a reclamação de barulho
desse apartamento. Em relação à palavra consternado, podemos substituí-la, sem prejuízo do sentido
contextual por:
a)comovido
b)lisonjeado
c)ignorado
d)chateado
e)feliz
3) “O regulamento do prédio é explícito”, diz o morador do 1003. Para dizer o contrário, conforme o
contexto, a alternativa correta seria:
a) O regulamento do prédio é claro.
b) O regulamento do prédio é bom.
c) O regulamento do prédio é inequívoco.
d) O regulamento do prédio é evidente.
e) O regulamento do prédio é obscuro.
4) Marque C para CONCORDA COM O TEXTO e D para DISCORDA DO TEXTO:
( ) O morador do 903 recebeu reclamação do morador do 1003.
( ) O morador do 903 recebeu reclamação do zelador do 1003.
( ) O morador do 903 recebeu pedido de desculpas do morador do 1003.
a) D – D – C
b) C – C – C
c) D – D – D
d) D – C – C
e) D – C – D
5) Conforme o último parágrafo do texto, pode-se afirmar que:
a) o morador do 1003 acredita que precisaria morar em outro lugar.
b) o morador do 903 não aceitou o pedido de desculpas.
c) o morador do 903 aceitou o pedido de desculpas.
d) o morador do 1003 idealiza outra forma de viver.
e) o zelador mora no apartamento 103, que fica no térreo
6) As palavras murmúrio e brisa, presentes no fim do texto, trazem o mesmo sentido de:
a) pouca intensidade.
b) muita intensidade.
c) neutralidade.
d) motivação.
e) consciência ecológica.
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
terça-feira, 21 de julho de 2020
3ºA,3ºB,3ºC,3ºD -Revisão Pre-modernismo e Modernismo - Profª Ângela
Boa tarde alunos, esta semana preciso que vocês entreguem as atividades
atrasadas deste bimestre, dessa forma não passarei novas atividades pois
preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes.
Solicito que assistam as aulas abaixo (revisão) e verifiquem o conteúdo transmitido.
Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível para o
email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom.
obrigada.
2E - Língua Portuguesa - Romantismo: Revisão - Profª Ângela
Boa tarde alunos, esta semana preciso que vocês entreguem as atividades
atrasadas deste bimestre, dessa forma não passarei novas atividades pois
preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes.
Solicito que assistam as aulas abaixo (revisão) e verifiquem o conteúdo transmitido.
Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível para o
email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom.
obrigada.
3ºD - Inglês - Charles dickens - Profª Ângela
Boa tarde alunos, esta semana preciso que vocês entreguem as atividades
atrasadas deste bimestre, dessa forma não passarei novas atividades pois
preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes.
Solicito que assistam a aula abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido.
Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível para o
email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom.
obrigada.
2ºA,2ºB,2ºC,2ºD - Inglês - Superlative adjectives - Profº Ângela
Boa tarde alunos, esta semana preciso que vocês entreguem as atividades
atrasadas deste bimestre, dessa forma não passarei novas atividades pois
preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes.
Solicito que assistam a aula abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido.
Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível para o
email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom.
obrigada.
1ºF - Inglês - Space junk: Part I - Profª Ângela
Boa tarde alunos, esta semana preciso que vocês entreguem as atividades
atrasadas deste bimestre, dessa forma não passarei novas atividades pois
preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes.
Solicito que assistam a aula abaixo e verifiquem o conteúdo transmitido.
Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível para o
email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom.
obrigada.
6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)
Exercícios de fixação
1) Use MAL ou MAU:
a) Antônio sempre foi um …………………………. elemento.
b) Na luta contra o …………………………. , devemos nos lembrar de nosso Criador.
c) O rapaz sofria de um …………………………. incurável.
d) Dos …………………………. de nossa época, o pior é a violência.
e) Os …………………………. costumes causam problemas.
f) …………………………. soou o alarme, todos correram.
g) Ele é …………………………. criado e …………………………. aluno.
2) Use MAS, MAIS ou MÁS:
a) Embora fizesse o possível, ficava cada vez …………………………. atrasado.
b) Todos sabiam que as irmãs de Pedro eram …………………………. e covardes, …………………………. ninguém fazia comentários.
c) Não diga nem …………………………. uma palavra. Nada pode ser feito agora.
d) O corredor automobilístico esforçou-se ao máximo, …………………………. as condições da pista eram …………………………. .
e) Ele reclama sempre, …………………………. acaba fazendo seus deveres de casa.
f) Tudo seria …………………………. fácil se tivesse comparecido à reunião.
3) Use A ou HÁ:
a) Estávamos …………………………. uma pequena distância da praia. (a – há)
há)-b) O posto de gasolina fica …………………………. três quilômetros daqui. (a
há)-c) Vive …………………………. muitos anos naquela cabana. (a
há)-d) O relatório foi encaminhado …………………………. dois dias. (a
e) Sairemos daqui …………………………. dez minutos. (a – há)
4) Use corretamente os PORQUÊS:
a) A reforma da casa não foi terminada …………………………. o seu proprietário ficou sem verba.
b) …………………………. o arquiteto pediu demissão da firma?
c) Os que estudam aquele período histórico jamais compreenderam o …………………………. de tanta violência.
d) Este supermercado foi fechado. …………………………. ?
e) Não se preocupe. Tenho certeza de que a situação …………………………. você está passando é transitória.
f) Retiraram-se da assembleia sem dizer …………………………. .
g) Você é contra a liberdade de imprensa? …………………………. ?
h) Responda-me …………………………. não podemos sair agora?
i) …………………………. ela perdeu, fiquei triste.
j) Não sei o …………………………. disso.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...