quarta-feira, 22 de julho de 2020


                 ATIVIDADE DE FÍSICA 2º ANO

PROFESSORA:  CIDA

PARA ENTREGA ATÉ : 28/07/2020

TEMA:  TERMODINÂMICA

1)Durante um processo isovolumétrico
(volume constante), um gás recebe do meio
externo uma quantidade de calor Q.
Podemos afirmar que a variação de sua
energia interna e sua pressão terão seus
módulos, respectivamente:
a) mantidos constantes e aumentados.
b) reduzidos e aumentados.
c)aumentados e aumentados.
d)reduzidos e mantidos constantes.
e)aumentados e reduzidos.

2) A queima de combustível no motor
de um automóvel produz energia de
176.000j, dos quais 43.000j são
aproveitados no movimento do
carro, isto é, para fazer o trabalho.
Quanto de energia não foi aproveitada?
Em que ela foi perdida? ( 2ª lei da
termodinâmica)
Qual o rendimento desse motor? ( em %)

3) Em uma cachoeira aproveitada para
mover uma roda d’água, a potência
disponível é de 300KW. Qual é  potência
útil para essa roda d’água cujo rendimen-
to é 50% ?

4)Uma máquina térmica tem uma
eficiência máxima possível de 20%.
Quanto calor a máquina retira de sua
fonte a mais alta temperatura para
realizar 10kj de trabalho?
O que acontece com os 80% do calor?

Mesmas instruções para retorno:
Email: cida.am.sousa05@gmail.com ou
whatsApp  PV    Abraços.


                        ATIVIDADE DE FÍSICA 1º ANO

PROFESSORA: CIDA

PARA ENTREGA ATÉ 28/07/2020

TEMA: MÁQUINAS SIMPLES E EMPUXO

1)A respeito do Princípio de Arquimedes, o empuxo,
marque a alternativa falsa.
a)O empuxo que sempre atua na vertical e para cima.
b)Se um objeto boia na superfície de um líquido,
podemos dizer que o empuxo é maior que o peso,
portanto , a densidade do líquido é maior que a
densidade do objeto.
c)Se um objeto afunda ao ser colocada em um
recipiente que contém determinado líquido,
podemos dizer que o empuxo sobre o objeto é
maior que o peso, portanto, a densidade líquido
é maior que a densidade do objeto.
d)A determinação do empuxo é feita pelo
produto da densidade do líquido, volume imerso
do corpo e a aceleração da gravidade.
e)Todas as alternativas estão corretas.

2)Uma bola de isopor, colocada no fundo de
uma piscina, sobe até a superfície porque:
a) A pressão, no fundo da piscina, é menor do
que na superfície.
b)O empuxo sobre a bola aumenta à medida
que ela sobe.
c) O empuxo sobre a bola é maior que o peso
da água deslocada por ela.
d) O empuxo sobre a bola é maior do que
o peso dela.
e) O isopor é mais leve do que a água.

3) Dois blocos na posição vertical são ligados
por uma corda. Bloco A superior com 2kgf
e o bloco B inferior com 4kgf. Outra corda é
amarrada ao bloco superior. A força F nessa-
ria para manter o sistema em repouso vale,
em kgf:
a) 6           b)8         c)10       d)16     e)20

4) atividade 4 da apostila, pag. 34 e 35
exercício 1 , 2 , 3 e 4.
 
Para retorno e dúvidas mesmo critério
email: cida.am.sousa05@gmail.com
ou whatsApp pv
Abraços

terça-feira, 21 de julho de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 22/07/2020



EQUIPE GESTORA
2020

1°F port - aula de Semântica

bom dia,
Fazer no caderno:

SEMÂNTICA O QUE É?

É A MUDANÇA DO SENTIDO ESTABELECIDO.

Temos dentro da Semântica a DENOTAÇÃO que é a palavra no seu sentido original, sentido literalmente falando.

Temos também a CONOTAÇÃO que é a palavra ou texto no sentido figurativo.

Exemplos:

 DENOTAÇÃO                                                                  CONOTAÇÃO
Ponha duas pedras de gelo no suco                                  Seu coração parece uma pedra de gelo



TEMOS DENTRO DA SEMÂNTICA TAMBÉM A AMBIGUIDADE E POLISSEMIA:

POLISSEMIA  EXEMPLO:

Vendo a vista pode ter três sentidos

1° Sentido de olhar um horizonte, ou através de uma janela ( a pessoa está olhando a paisagem)

2° Sentido de vender o olho , vendendo o globo ocular ( vendendo o orgão )

3° Sentido de tampar os olhos com uma venda  (um pano)

Ou seja numa mesma oração temos 3 estruturas diferentes é POLISSEMIA
----------------------------------------------------------------------
TEMOS TAMBÉM NA SEMÂNTICA:

HIPERÔNIMOS                                                                HIPÔNIMOS

uma classe tem vários exemplos                                        É quando se usa o vocábulo mais específico
dentro da mesma classe                                                    exemplo: Quero maça! ao invés de dizer  
ex: animais = gato , cachorro, felinos,                        "quero a  fruta maça"   
aves, insetos, anfibios, caninos 
Neste se usou sentido amplo.

--------------------------------------------------------------------------

AMBIGUIDADE 

Depende da forma como a pessoa entende e ou como a outra passou a informação
exemplo:



Nesta tirinha ela entendeu que ele queria que fizesse uma torcida vibrando , mas ele apenas explicou que era para torcer a tampa.


Outro exemplo é quando o jeito em que a frase foi colocada pode dar um sentido duplo exemplo:

A mãe levou o filho para o seu quarto.

Para qual quarto ela levou? para o dela ou para o do filho? Ou seja esse sentido está duvidoso, pode ser entendido das duas formas.
------------------------------------------------------------------------

Polissemia :

Quando uma palavra tem vários sentidos, exemplo: aquele exercício que fizemos no feriado:


A palavra é a mesma , mas com vários significados.


Na próxima aula teremos exercícios, e também Sinonímia e Paráfrase para encerrar o tema Semântica.





Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa               Série 8°B e 8°C 

Boa Tarde, turma!

Na postagem de hoje, vamos realizar uma atividade avaliativa  para a nota final do 2° bimestre. É importante que todos os alunos e alunas do 8° B e 8°C realizem essa atividade. 

VALE NOTA PARA O 2° BIMESTRE.

As respostas dessa avaliação devem ser enviadas para o meu e-mail: espinoli@yahoo.com

 Leia o texto abaixo e responda às perguntas .

                                                        Recado ao Senhor 903

“Vizinho,
   Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor; é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor.
   Todos esses números são comportados e silenciosos: apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21h45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois às 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará ate o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada: e reconheço que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas – e prometo silêncio.
[…]
   Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: ‘Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou’. E o outro respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’. E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.”


                                   Vamos ver como está sua compreensão de texto?




1) Analise as alternativas:
I- o apartamento 903 é muito barulhento.
 II- o apartamento 1003 é muito silencioso.
 III- o apartamento 1005 está vazio.
IV- o apartamento 305 é um escritório de advocacia.
 V- o apartamento 1003 não é silencioso.
Em relação ao texto, qual ou quais são incorretas?
a) I e II
 b) I, II e III
c) I, II, III e IV
d) I, II, III e V
 e) II e III

2) O morador do 1003 recebeu, consternado, a visita do zelador que falava sobre a reclamação de barulho desse apartamento. Em relação à palavra consternado, podemos substituí-la, sem prejuízo do sentido contextual por:
a)comovido
 b)lisonjeado
c)ignorado
 d)chateado
e)feliz

3) “O regulamento do prédio é explícito”, diz o morador do 1003. Para dizer o contrário, conforme o contexto, a alternativa correta seria:
a) O regulamento do prédio é claro.
b) O regulamento do prédio é bom.
 c) O regulamento do prédio é inequívoco.
d) O regulamento do prédio é evidente.
e) O regulamento do prédio é obscuro.

4) Marque C para CONCORDA COM O TEXTO e D para DISCORDA DO TEXTO: 
( ) O morador do 903 recebeu reclamação do morador do 1003.
 ( ) O morador do 903 recebeu reclamação do zelador do 1003.
( ) O morador do 903 recebeu pedido de desculpas do morador do 1003.
 a) D – D – C
 b) C – C – C
c) D – D – D
d) D – C – C
e) D – C – D

5) Conforme o último parágrafo do texto, pode-se afirmar que:
a) o morador do 1003 acredita que precisaria morar em outro lugar.
b) o morador do 903 não aceitou o pedido de desculpas.
c) o morador do 903 aceitou o pedido de desculpas.
d) o morador do 1003 idealiza outra forma de viver.
e) o zelador mora no apartamento 103, que fica no térreo

6) As palavras murmúrio e brisa, presentes no fim do texto, trazem o mesmo sentido de:
a) pouca intensidade.
b) muita intensidade.
c) neutralidade.
d) motivação.
e) consciência ecológica.





3ºA,3ºB,3ºC,3ºD -Revisão Pre-modernismo e Modernismo - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta semana preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas deste bimestre, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam as aulas abaixo (revisão) e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.




2E - Língua Portuguesa - Romantismo: Revisão - Profª Ângela

Boa tarde alunos, esta semana preciso que vocês entreguem as atividades atrasadas deste bimestre, dessa forma não passarei novas atividades pois preciso que vocês se organizem e enviem as atividades pendentes. Solicito que assistam as aulas abaixo (revisão) e verifiquem o conteúdo transmitido. Favor enviar as atividades pendentes o mais rápido possível  para o email professoraortega@yahoo.com ou entreguem através do Classroom. obrigada.