PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
sexta-feira, 24 de julho de 2020
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B e 8°C
Boa Tarde, turmas!
Na postagem de hoje, vamos realizar uma atividade avaliativa para a nota final do 2° bimestre. Só lembrando: Estou postando essa atividade pela segunda vez. Então, quem já entregou essa atividade está dispensado da avaliação.
ATENÇÃO!
VALE NOTA PARA O 2° BIMESTRE.
As respostas devem ser enviadas para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br
ATIVIDADE AVALIATIVA
LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA ÀS PERGUNTAS A SEGUIR
Recado ao Senhor 903
“Vizinho,
Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor; é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor.
Todos esses números são comportados e silenciosos: apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21h45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois às 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará ate o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada: e reconheço que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas – e prometo silêncio.
[…]
Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: ‘Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou’. E o outro respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’. E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.”
Vamos ver como está sua compreensão de texto?
1) Analise as alternativas:
I- o apartamento 903 é muito barulhento.
II- o apartamento 1003 é muito silencioso.
III- o apartamento 1005 está vazio.
IV- o apartamento 305 é um escritório de advocacia.
V- o apartamento 1003 não é silencioso.
Em relação ao texto, qual ou quais são incorretas?
a) I e II
b) I, II e III
c) I, II, III e IV
d) I, II, III e V
e) II e III
2) O morador do 1003 recebeu, consternado, a visita do zelador que falava sobre a reclamação de barulho desse apartamento. Em relação à palavra consternado, podemos substituí-la, sem prejuízo do sentido contextual por:
a)comovido
b)lisonjeado
c)ignorado
d)chateado
e)feliz
3) “O regulamento do prédio é explícito”, diz o morador do 1003. Para dizer o contrário, conforme o contexto, a alternativa correta seria:
a) O regulamento do prédio é claro.
b) O regulamento do prédio é bom.
c) O regulamento do prédio é inequívoco.
d) O regulamento do prédio é evidente.
e) O regulamento do prédio é obscuro.
4) Marque C para CONCORDA COM O TEXTO e D para DISCORDA DO TEXTO:
( ) O morador do 903 recebeu reclamação do morador do 1003.
( ) O morador do 903 recebeu reclamação do zelador do 1003.
( ) O morador do 903 recebeu pedido de desculpas do morador do 1003.
a) D – D – C
b) C – C – C
c) D – D – D
d) D – C – C
e) D – C – D
5) Conforme o último parágrafo do texto, pode-se afirmar que:
a) o morador do 1003 acredita que precisaria morar em outro lugar.
b) o morador do 903 não aceitou o pedido de desculpas.
c) o morador do 903 aceitou o pedido de desculpas.
d) o morador do 1003 idealiza outra forma de viver.
e) o zelador mora no apartamento 103, que fica no térreo.
6) As palavras murmúrio e brisa, presentes no fim do texto, trazem o mesmo sentido de:
a) pouca intensidade.
b) muita intensidade.
c) neutralidade.
d) motivação.
e) consciência ecológica.
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B e 8°C
Boa Tarde, turmas!
Na postagem de hoje, vamos realizar uma atividade avaliativa para a nota final do 2° bimestre. Só lembrando: Estou postando essa atividade pela segunda vez. Então, quem já entregou essa atividade está dispensado da avaliação.
ATENÇÃO!
VALE NOTA PARA O 2° BIMESTRE.
As respostas devem ser enviadas para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br
ATIVIDADE AVALIATIVA
LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA ÀS PERGUNTAS A SEGUIR
Recado ao Senhor 903
“Vizinho,
Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor; é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor.
Todos esses números são comportados e silenciosos: apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21h45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois às 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará ate o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada: e reconheço que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas – e prometo silêncio.
[…]
Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: ‘Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou’. E o outro respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’. E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.”
Vamos ver como está sua compreensão de texto?
1) Analise as alternativas:
I- o apartamento 903 é muito barulhento.
II- o apartamento 1003 é muito silencioso.
III- o apartamento 1005 está vazio.
IV- o apartamento 305 é um escritório de advocacia.
V- o apartamento 1003 não é silencioso.
Em relação ao texto, qual ou quais são incorretas?
a) I e II
b) I, II e III
c) I, II, III e IV
d) I, II, III e V
e) II e III
2) O morador do 1003 recebeu, consternado, a visita do zelador que falava sobre a reclamação de barulho desse apartamento. Em relação à palavra consternado, podemos substituí-la, sem prejuízo do sentido contextual por:
a)comovido
b)lisonjeado
c)ignorado
d)chateado
e)feliz
3) “O regulamento do prédio é explícito”, diz o morador do 1003. Para dizer o contrário, conforme o contexto, a alternativa correta seria:
a) O regulamento do prédio é claro.
b) O regulamento do prédio é bom.
c) O regulamento do prédio é inequívoco.
d) O regulamento do prédio é evidente.
e) O regulamento do prédio é obscuro.
4) Marque C para CONCORDA COM O TEXTO e D para DISCORDA DO TEXTO:
( ) O morador do 903 recebeu reclamação do morador do 1003.
( ) O morador do 903 recebeu reclamação do zelador do 1003.
( ) O morador do 903 recebeu pedido de desculpas do morador do 1003.
a) D – D – C
b) C – C – C
c) D – D – D
d) D – C – C
e) D – C – D
5) Conforme o último parágrafo do texto, pode-se afirmar que:
a) o morador do 1003 acredita que precisaria morar em outro lugar.
b) o morador do 903 não aceitou o pedido de desculpas.
c) o morador do 903 aceitou o pedido de desculpas.
d) o morador do 1003 idealiza outra forma de viver.
e) o zelador mora no apartamento 103, que fica no térreo.
6) As palavras murmúrio e brisa, presentes no fim do texto, trazem o mesmo sentido de:
a) pouca intensidade.
b) muita intensidade.
c) neutralidade.
d) motivação.
e) consciência ecológica.
1°F PORT. ATV SEMÂNTICA
LEIA O ENUNCIADO E RESPONDA CONFORME A LIÇÃO ENVIADA ANTERIORMENTE:
1- ANALISE A FRASE , RESPONDA A QUAL CLASSIFICAÇÃO SEMÂNTICA PERTENCE: ____________________________________
Amanda pediu a Fabio que pegasse sua mochila na sala.
O Homem mal-humorado reclamou na fila do banco.
A mãe avisou à filha que estava terminando o serviço.
2- ANALISE AS FRASES, E RESPONDA A QUAL CLASSIFICAÇÃO SEMÂNTICA PERTENCE:__________________________________
Boca fechada não entra mosquito
Cuidado! Aquele lugar é boca quente.
Quando jovem, meu avô usava calça boca de sino.
3- CLASSIFIQUE ( S) PARA SINONÍMIA OU (A) PARA ANTONÍMIA
( ) casaco, paletó, roupa, blusa, camisa, jaqueta.
( ) Ajudar - atrapalhar
( ) retirar - colocar
( ) débil - fraco, frágil.
( ) distante - afastado, remoto.
4- ANALISE A FIGURA EM ANEXO NO RODAPÉ E RESPONDA A QUAL CLASSE SEMÂNTICA PERTENCE:
FINALIZAÇÃO SEMESTRAL DA ELETIVA
Bom dia,
Conforme foi passado, essa semana é para a entrega oficial do trabalho de culminância, para fechamento semestral, referente as oficinas de Eletivas.
Hoje estarei a disposição para receber esses trabalhos.
Alunos que tiverem com atraso, me chamem no privado para auxílio.
Fico a disposição,
Prof. Tali
Conforme foi passado, essa semana é para a entrega oficial do trabalho de culminância, para fechamento semestral, referente as oficinas de Eletivas.
Hoje estarei a disposição para receber esses trabalhos.
Alunos que tiverem com atraso, me chamem no privado para auxílio.
Fico a disposição,
Prof. Tali
Atividade de Tecnologia 2ºE, 3ºABC - Profª Scarlet
Olá pessoal, tudo bem?
Essa será a nossa ultima atividade do bimestre. Semana que vem já iniciamos o terceiro bimestre.
Portanto, é ESSENCIAL que TODOS façam essa atividade final para garantir a nota do segundo bimestre.
Atividade: Leia atentamente o Texto abaixo, assista o vídeo que está no final da página, e faça uma redação sobre "O que é certo ou errado no uso da internet?"
Envie a foto da redação ou se preferiri enviar o arquivo em Word, para o email: scarletfs@hotmail.com ou pelo Classroom.
TEXTO: O que é certo ou errado no uso da internet?
De forma muito simples, ética trata da forma como as pessoas se relacionam.
E internet é mais uma forma desse relacionamento ocorrer.
Há pessoas que não fazem diretamente certos comentários, mas têm coragem de postar ofensas e agressões nas redes sociais.
A sensação de anonimato e de invisibilidade no uso da internet é falsa, pois por meio do IP (PROTOCOLO DE INTERNET) é possível se descobrir de que máquina uma determinada ofensa foi publicada. Os especialistas reconhecem que isso dá trabalho, mas que é possível se chegar ao local de onde houve a publicação.
E isso dá trabalho porque, apesar das legislações existentes, há pouca fiscalização. Como exemplo, lembro que há uma lei que obriga as LAN HOUSES a solicitarem a identificação dos usuários das máquinas.
E sabemos que há milhares de LAN HOUSES no país.
E sabemos que há milhares de LAN HOUSES no país.
Mas nem sempre o atendente confere a autenticidade do documento apresentado. Essa falha de segurança faz com que muitas vezes o anonimato seja garantido.
O IP da máquina será rastreado, mas nem sempre será possível alcançar o mau usuário.
Muitas ofensas são originadas de e-mails falsos.
Ou ainda utilizando-se de e-mails válidos, mas roubados por meio de programas espiões em máquinas disponíveis em locais de uso público como bibliotecas e LAN HOUSES.
Por isso é importante a troca frequente das senhas como uma política de TI. Por isso é preciso manter os programas anti vírus atualizados. Também é recomendável a formatação dos computadores periodicamente.
Abrir mensagens de origem duvidosa ou fazer downloads de arquivos em determinados sites são atitudes de alto risco.
Segundo a ONG SaferNet, de 2007 para 2008, houve aumento de 238% em infrações cometidas na web. Os crimes que mais crescem são os de racismo, homofobia e pornografia infantil.
Os crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria) também não param de crescer. Junto destes há ainda crimes como furtos, extorsão, ameaças, violação de direitos autorais, estelionato, fraudes com cartão de crédito e desvio de dinheiro de contas bancárias.
O mundo virtual não é um mundo sem lei como alguns podem pensar. Há a Lei que trata das interceptações de comunicações em sistemas de telefonia, informática e telemática.
Há ainda a Lei 9609 que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programas de computador.
Além dessas leis, o Código Penal pode ser amplamente aplicado para combater os crimes na internet. Por exemplo: insultar a honra de alguém (calúnia – artigo 138), espalhar boatos eletrônicos sobre pessoas (difamação – artigo 139), insultar pessoas com apelidos grosseiros (injúria – artigo 140), desvio ou saque indevido de dinheiro (furto – artigo 155), comentários negativos sobre raças e religiões (preconceito ou discriminação – artigo 20 da Lei 7716/89), enviar fotos de crianças nuas (pedofilia – artigo 247 da Lei 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente), usar cópia de software sem licença (crime de pirataria – artigo 12 da Lei 9609/98).
Fonte: Olhar digital
Fonte: Olhar digital
No campo ético, o mais importante é não fazer com as outras pessoas o que não gostaríamos que fizessem conosco.
Às vezes um comentário pode parecer inocente, mas pode macular a honra de outra pessoa. E isso pode trazer consequencias danosas de difícil reparação posterior.
O uso de textos de outras pessoas pode parecer algo corriqueiro (plágio), mas sabemos que não é certo. Atualmente a prática do CONTROL C e CONTROL V (copiar e colar) vem ganhando da conhecida “cola”.
Todos gostamos que nossas idéias sejam disseminadas. Para isso existe a possibilidade de se citar as referências bibliográficas. Ninguém gosta quando suas idéias são literalmente roubadas por outras pessoas.
Falar mal dos professores e demais servidores pela internet pode parecer engraçado para os estudantes. Mas já tomei conhecimento de casos em que esses comentários levaram pessoas à depressão.
Agora imagine se essa pessoa fosse nossa mãe ou nosso pai. Ninguém ficaria feliz com isso não é mesmo?
Há muitas formas de se faltar com ética no uso de redes sociais. Há pessoas que criam perfis falsos para prejudicar outras. Há pessoas que postam vídeos comprometedores de ex-namoradas. Há pessoas que utilizam a internet para praticar bullying.
Por isso vale a reflexão.
Além dos problemas éticos, o mundo virtual está cheio de perigos e de criminosos.
Para saber mais, acesse:
Atividade Avaliativa de Química 2ºA
Olá Pessoal, tudo bem?
Hoje é a nossa prova! É importante que TODOS respondam até o dia 28/07!
Caso você tenha contato com algum colega de turma que não está no Classroom, envie o link da prova para que ele não fique sem nota!
ATENÇÃO
1.Você fará a prova em casa, procure um lugar tranquilo e sossegado;
2.Verifique a conexão da internet para evitar problemas durante a execução da
prova;
3.Deixe seus materiais próximos e organizados (livros, calculadoras, folhas em
branco, entre outros), caso possa consultar, você não perderá tempo procurando material;
4.Leia as questões com atenção!!!! A leitura é muito importante para a compreensão
correta da questão.
Clique no link para acessar a prova: https://forms.gle/S7bsLYDs5rsQ3B2y8 Boa Prova!
Clique no link para acessar a prova: https://forms.gle/S7bsLYDs5rsQ3B2y8 Boa Prova!
1°F Port. Semântica aula 2
BOM DIA, ( fazer no caderno)
PARA FINALIZAR, ESSA AULA De HOJE FALAREMOS DE SINONÍMIA e ANTONÍMIA
SINONÍMIA:
São palavras que mantêm relações de sinonímia e que representam, basicamente, uma mesma ideia. Ou seja, é a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS.
Veja a relação a seguir:
* casa, moradia, lar, abrigo.
* residência, sobrado, apartamento, cabana
Todas essas palavras representam a mesma ideia: lugar onde se mora. Logo, trata-se de uma família de ideias.
Observe outros exemplos:
revista, jornal, biblioteca, livro.
serra, rio, montanha, lago, ilha, riacho, planalto.
Veja a relação a seguir:
* casa, moradia, lar, abrigo.
* residência, sobrado, apartamento, cabana
Todas essas palavras representam a mesma ideia: lugar onde se mora. Logo, trata-se de uma família de ideias.
Observe outros exemplos:
revista, jornal, biblioteca, livro.
serra, rio, montanha, lago, ilha, riacho, planalto.
cômico - engraçado.
_________________________________
Antonímia
É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrários - ANTÔNIMOS.
Exemplos:
economizar - gastar
bem - mal
bom - ruim
É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrários - ANTÔNIMOS.
Exemplos:
economizar - gastar
bem - mal
bom - ruim
Obg,
prof Tali
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...