PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
HORÁRIO DAS AULAS DO DIA 25/07/2020
EQUIPE GESTORA 2020
Prof. Sandro R. Espinoli Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B e 8°C Boa Tarde, turmas! Na postagem de hoje, vamos realizar uma atividade avaliativa para a nota final do 2° bimestre. Só lembrando: Estou postando essa atividade pela segunda vez. Então, quem já entregou essa atividade está dispensado da avaliação. ATENÇÃO! VALE NOTA PARA O 2° BIMESTRE. As respostas devem ser enviadas para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br ATIVIDADE AVALIATIVA
LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA ÀS PERGUNTAS A SEGUIR Recado ao Senhor 903 “Vizinho, Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a
carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita
pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo
isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu
lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossível repousar no
903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor; é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se
agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois
números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao
Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor. Todos esses números são comportados e silenciosos: apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído
e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos
e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso
lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21h45, e
explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois às 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará
ate o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada: e reconheço
que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro
dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas – e prometo silêncio. […] Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta
do outro e dissesse: ‘Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou’. E o outro
respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar,
pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’. E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre
os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da
brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.”
Vamos ver como está sua compreensão de texto? 1) Analise as alternativas: I- o apartamento 903 é muito barulhento. II- o apartamento 1003 é muito silencioso. III- o apartamento 1005 está vazio. IV- o apartamento 305 é um escritório de advocacia. V- o apartamento 1003 não é silencioso. Em relação ao texto, qual ou quais são incorretas? a) I e II b) I, II e III c) I, II, III e IV d) I, II, III e V e) II e III 2) O morador do 1003 recebeu, consternado, a visita do zelador que falava sobre a reclamação de barulho
desse apartamento. Em relação à palavra consternado, podemos substituí-la, sem prejuízo do sentido
contextual por: a)comovido b)lisonjeado c)ignorado d)chateado e)feliz
3) “O regulamento do prédio é explícito”, diz o morador do 1003. Para dizer o contrário, conforme o
contexto, a alternativa correta seria: a) O regulamento do prédio é claro. b) O regulamento do prédio é bom. c) O regulamento do prédio é inequívoco. d) O regulamento do prédio é evidente. e) O regulamento do prédio é obscuro. 4) Marque C para CONCORDA COM O TEXTO e D para DISCORDA DO TEXTO: ( ) O morador do 903 recebeu reclamação do morador do 1003. ( ) O morador do 903 recebeu reclamação do zelador do 1003. ( ) O morador do 903 recebeu pedido de desculpas do morador do 1003. a) D – D – C b) C – C – C c) D – D – D d) D – C – C e) D – C – D 5) Conforme o último parágrafo do texto, pode-se afirmar que: a) o morador do 1003 acredita que precisaria morar em outro lugar. b) o morador do 903 não aceitou o pedido de desculpas. c) o morador do 903 aceitou o pedido de desculpas. d) o morador do 1003 idealiza outra forma de viver. e) o zelador mora no apartamento 103, que fica no térreo. 6) As palavras murmúrio e brisa, presentes no fim do texto, trazem o mesmo sentido de: a) pouca intensidade. b) muita intensidade. c) neutralidade. d) motivação. e) consciência ecológica.
LEIA O ENUNCIADO E RESPONDA CONFORME A LIÇÃO ENVIADA ANTERIORMENTE:
1- ANALISE A FRASE , RESPONDA A QUAL CLASSIFICAÇÃO SEMÂNTICA PERTENCE: ____________________________________
Amanda pediu a Fabio que pegasse sua mochila na sala.
O Homem mal-humorado reclamou na fila do banco.
A mãe avisou à filha que estava terminando o serviço.
2- ANALISE AS FRASES, E RESPONDA A QUAL CLASSIFICAÇÃO SEMÂNTICA PERTENCE:__________________________________
Boca fechada não entra mosquito
Cuidado! Aquele lugar é boca quente.
Quando jovem, meu avô usava calça boca de sino.
3- CLASSIFIQUE ( S) PARA SINONÍMIA OU (A) PARA ANTONÍMIA
( ) casaco, paletó, roupa, blusa, camisa, jaqueta.
( ) Ajudar - atrapalhar
( ) retirar - colocar
( ) débil - fraco, frágil.
( ) distante - afastado, remoto.
4- ANALISE A FIGURA EM ANEXO NO RODAPÉ E RESPONDA A QUAL CLASSE SEMÂNTICA PERTENCE:
Bom dia, Conforme foi passado, essa semana é para a entrega oficial do trabalho de culminância, para fechamento semestral, referente as oficinas de Eletivas. Hoje estarei a disposição para receber esses trabalhos. Alunos que tiverem com atraso, me chamem no privado para auxílio. Fico a disposição, Prof. Tali
Essa será a nossa ultima atividade do bimestre. Semana que vem já iniciamos o terceiro bimestre.
Portanto, é ESSENCIAL que TODOS façam essa atividade final para garantir a nota do segundo bimestre.
Atividade: Leia atentamente o Texto abaixo, assista o vídeo que está no final da página, e faça uma redação sobre "O que é certo ou errado no uso da internet?"
Envie a foto da redação ou se preferiri enviar o arquivo em Word, para o email: scarletfs@hotmail.com ou pelo Classroom.
TEXTO: O que é certo ou errado no uso da internet?
De forma muito simples, ética trata da forma como as pessoas se relacionam.
E internet é mais uma forma desse relacionamento ocorrer.
Há pessoas que não fazem diretamente certos comentários, mas têm coragem de postar ofensas e agressões nas redes sociais.
A sensação de anonimato e de invisibilidade no uso da internet é falsa, pois por meio do IP (PROTOCOLO DE INTERNET) é possível se descobrir de que máquina uma determinada ofensa foi publicada. Os especialistas reconhecem que isso dá trabalho, mas que é possível se chegar ao local de onde houve a publicação.
E isso dá trabalho porque, apesar das legislações existentes, há pouca fiscalização. Como exemplo, lembro que há uma lei que obriga as LAN HOUSES a solicitarem a identificação dos usuários das máquinas. E sabemos que há milhares de LAN HOUSES no país.
Mas nem sempre o atendente confere a autenticidade do documento apresentado. Essa falha de segurança faz com que muitas vezes o anonimato seja garantido.
O IP da máquina será rastreado, mas nem sempre será possível alcançar o mau usuário.
Muitas ofensas são originadas de e-mails falsos.
Ou ainda utilizando-se de e-mails válidos, mas roubados por meio de programas espiões em máquinas disponíveis em locais de uso público como bibliotecas e LAN HOUSES.
Por isso é importante a troca frequente das senhas como uma política de TI. Por isso é preciso manter os programas anti vírus atualizados. Também é recomendável a formatação dos computadores periodicamente.
Abrir mensagens de origem duvidosa ou fazer downloads de arquivos em determinados sites são atitudes de alto risco.
Segundo a ONG SaferNet, de 2007 para 2008, houve aumento de 238% em infrações cometidas na web. Os crimes que mais crescem são os de racismo, homofobia e pornografia infantil.
Os crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria) também não param de crescer. Junto destes há ainda crimes como furtos, extorsão, ameaças, violação de direitos autorais, estelionato, fraudes com cartão de crédito e desvio de dinheiro de contas bancárias.
O mundo virtual não é um mundo sem lei como alguns podem pensar. Há a Lei que trata das interceptações de comunicações em sistemas de telefonia, informática e telemática.
Há ainda a Lei 9609 que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programas de computador.
Além dessas leis, o Código Penal pode ser amplamente aplicado para combater os crimes na internet. Por exemplo: insultar a honra de alguém (calúnia – artigo 138), espalhar boatos eletrônicos sobre pessoas (difamação – artigo 139), insultar pessoas com apelidos grosseiros (injúria – artigo 140), desvio ou saque indevido de dinheiro (furto – artigo 155), comentários negativos sobre raças e religiões (preconceito ou discriminação – artigo 20 da Lei 7716/89), enviar fotos de crianças nuas (pedofilia – artigo 247 da Lei 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente), usar cópia de software sem licença (crime de pirataria – artigo 12 da Lei 9609/98). Fonte: Olhar digital
No campo ético, o mais importante é não fazer com as outras pessoas o que não gostaríamos que fizessem conosco.
Às vezes um comentário pode parecer inocente, mas pode macular a honra de outra pessoa. E isso pode trazer consequencias danosas de difícil reparação posterior.
O uso de textos de outras pessoas pode parecer algo corriqueiro (plágio), mas sabemos que não é certo. Atualmente a prática do CONTROL C e CONTROL V (copiar e colar) vem ganhando da conhecida “cola”.
Todos gostamos que nossas idéias sejam disseminadas. Para isso existe a possibilidade de se citar as referências bibliográficas. Ninguém gosta quando suas idéias são literalmente roubadas por outras pessoas.
Falar mal dos professores e demais servidores pela internet pode parecer engraçado para os estudantes. Mas já tomei conhecimento de casos em que esses comentários levaram pessoas à depressão.
Agora imagine se essa pessoa fosse nossa mãe ou nosso pai. Ninguém ficaria feliz com isso não é mesmo?
Há muitas formas de se faltar com ética no uso de redes sociais. Há pessoas que criam perfis falsos para prejudicar outras. Há pessoas que postam vídeos comprometedores de ex-namoradas. Há pessoas que utilizam a internet para praticar bullying.
Por isso vale a reflexão.
Além dos problemas éticos, o mundo virtual está cheio de perigos e de criminosos.
Olá Pessoal, tudo bem?
Hoje é a nossa prova! É importante que TODOS respondam até o dia 28/07!
Caso você tenha contato com algum colega de turma que não está no Classroom, envie o link da prova para que ele não fique sem nota!
ATENÇÃO
1.Você fará a prova em casa, procure um lugar tranquilo e sossegado;
2.Verifique a conexão da internet para evitar problemas durante a execução da
prova;
3.Deixe seus materiais próximos e organizados (livros, calculadoras, folhas em
branco, entre outros), caso possa consultar, você não perderá tempo procurando material;
4.Leia as questões com atenção!!!! A leitura é muito importante para a compreensão
correta da questão. Clique no link para acessar a prova: https://forms.gle/S7bsLYDs5rsQ3B2y8
Boa Prova!