Boa tarde,
Atividade para o 3º bimestre será através dos formulários da Google, para acessarem basta clicar no link:
Atividade 1 - 3º Bimestre
Nele vocês encontraram vídeo aulas do Centro de Mídias e também alguns vídeos extras, sobre o tema das questões.
Ao finalizar o envio do formulário, vocês receberam um e-mail, com a pontuação e a confirmação do envio.
Esta atividade e o link para acesso estará disponível também no Classroom.
Para dúvidas, estarei disponível em Plantão de Dúvidas, pelo Google Meet, nas seguintes datas:
19/08 - 19:00 às 20:00
21/08 - 19:00 às 20:00
Irei disponibilizar os links para acesso pelo grupo, minutos antes do início dos plantões.
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
terça-feira, 18 de agosto de 2020
2ºA (Clayton - Português)
Continuação da
atividade anterior
5ª questão de interpretação de texto
– (Enem
2012 – Segundo Dia)
“Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda,
“um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou
inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor
de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil.
Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas,
indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor
de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para
ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte
de seu acervo inédito será digitalizada.
História
Viva, n.° 99, 2011.
Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da
futura digitalização de sua obra, depreende-se que:
a)
a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam
compreender seus romances.
b)
o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou
uma vasta obra literária com temática atemporal.
c)
a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra
sua importância para a história do Brasil Imperial.
d)
a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na
preservação da memória linguística e da identidade nacional.
e)
o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por
sua temática indianista.
6ª questão de interpretação de texto
– (Enem 2012 – Segundo Dia)
A substituição do haver por ter em construções existenciais, no português do
Brasil, corresponde a um dos processos mais característicos da história da
língua portuguesa, paralelo ao que já ocorrera em relação à aplicação do
domínio de ter na área semântica de “posse”, no final da fase arcaica.
Mattos e Silva (2001:136) analisa as vitórias de ter sobre haver e discute a
emergência de ter existencial, tomando por base a obra pedagógica de João de
Barros. Em textos escritos nos anos quarenta e cinquenta do século XVI,
encontram-se evidências, embora raras, tanto de ter “existencial”, não
mencionado pelos clássicos estudos de sintaxe histórica, quanto de haver como
verbo existencial com concordância, lembrado por Ivo Castro, e anotado como
“novidade” no século XVIII por Said Ali.
Como se vê, nada é categórico e um purismo estreito só revela um conhecimento
deficiente da língua. Há mais perguntas que respostas. Pode-se conceber uma
norma única e prescritiva? É válido confundir o bom uso e a norma com a própria
língua e dessa forma fazer uma avaliação crítica e hierarquizante de outros
usos e, através deles, dos usuários? Substitui-se uma norma por outra?
CALLOU, D. A propósito de norma, correção e preconceito linguístico: do
presente para o passado, In: Cadernos de Letras da UFF, n.° 36, 2008.
Disponível em: www.uff.br. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).
Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentes
contextos evidencia que:
a) o estabelecimento de uma norma prescinde de uma pesquisa histórica.
b) os estudo clássicos de sintaxe histórica enfatizam a variação e a mudança na língua.
c) a avaliação crítica e hierarquizante dos usos da língua fundamenta a definição da norma.
d) a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada para os estudos linguísticos.
e) os comportamentos puristas são prejudiciais à compreensão da constituição linguística.
b) os estudo clássicos de sintaxe histórica enfatizam a variação e a mudança na língua.
c) a avaliação crítica e hierarquizante dos usos da língua fundamenta a definição da norma.
d) a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada para os estudos linguísticos.
e) os comportamentos puristas são prejudiciais à compreensão da constituição linguística.
Professora de Química - Projeto de Vida- 6 anos
Olá meus queridos, tudo bem com vocês? Saudades... sigam firme...OK?
Atividade da semana: Em breve as escolas voltaram a receber vocês. è o que todos nós estams esperando.Como tem que ser o novo normal do nosso dia a dia? Quais são as modificações que você deverá fazer no seu cotidiano para evitar uma contaminação?
Publique a sua resposta no email: cristinamcma75@gmail.com
Atividade da semana: Em breve as escolas voltaram a receber vocês. è o que todos nós estams esperando.Como tem que ser o novo normal do nosso dia a dia? Quais são as modificações que você deverá fazer no seu cotidiano para evitar uma contaminação?
Publique a sua resposta no email: cristinamcma75@gmail.com
Professora Maria Cristina - 3 ANO - Química
Olá meus queridos, tudo bem com vocês? Saudades... sigam firme...OK?
Atividade da semana: Qual é a função das proteínas na nossa alimentação?
Cite a fonte animal e vegetal de proteínas que podemos colocar no nosso prato.
Publique a sua resposta no email: cristinamcma75@gmail.com
Atividade da semana: Qual é a função das proteínas na nossa alimentação?
Cite a fonte animal e vegetal de proteínas que podemos colocar no nosso prato.
Publique a sua resposta no email: cristinamcma75@gmail.com
Professora Maria Cristina - 2 ANO Química
Olá meus queridos, tudo bem com vocês? Saudades... sigam firme...OK?
Atividade da semana: Como diferenciar uma reação química de uma mistura? Quais são as evidências de uma reação química?
Explique como é uma reação de deslocamento ou simples troca? Dê exemplos do seu cotidiano?
Publique a sua resposta no email: cristinamcma75@gmail.com
Atividade da semana: Como diferenciar uma reação química de uma mistura? Quais são as evidências de uma reação química?
Explique como é uma reação de deslocamento ou simples troca? Dê exemplos do seu cotidiano?
Publique a sua resposta no email: cristinamcma75@gmail.com
segunda-feira, 17 de agosto de 2020
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B e 8°C
Alunos e alunas,
Nesta aula, vocês vão praticar nos exercícios o discurso direto e indireto. Antes de começar os exercícios, consulte o conteúdo do dia 14 de agosto, sexta-feira.
EXERCÍCIOS
1) Passe as frases abaixo para o discurso direto. Siga o exemplo do exercício A.
a) João perguntou a Robin Hood se eles poderiam ser amigos.
Resposta: João perguntou a Robin Hood:
-Podemos ser amigos:
b) Robin Hood pediu ao bando que soltasse o gigante.
c) O gigante interrogou se estava falando com o rei Ricardo.
e) Robin Hood elogiou João Pequeno, dizendo que o gigante lutava muito bem.
ATENÇÃO!
Depois que encerrar os exercícios. Envie para o meu e-mail suas respostas.
e-mail: espinoli2020@bol.com.br
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B e 8°C
Alunos e alunas,
Nesta aula, vocês vão praticar nos exercícios o discurso direto e indireto. Antes de começar os exercícios, consulte o conteúdo do dia 14 de agosto, sexta-feira.
EXERCÍCIOS
1) Passe as frases abaixo para o discurso direto. Siga o exemplo do exercício A.
a) João perguntou a Robin Hood se eles poderiam ser amigos.
Resposta: João perguntou a Robin Hood:
-Podemos ser amigos:
b) Robin Hood pediu ao bando que soltasse o gigante.
c) O gigante interrogou se estava falando com o rei Ricardo.
e) Robin Hood elogiou João Pequeno, dizendo que o gigante lutava muito bem.
ATENÇÃO!
Depois que encerrar os exercícios. Envie para o meu e-mail suas respostas.
e-mail: espinoli2020@bol.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...