terça-feira, 18 de agosto de 2020

2°B,C,D ATIVIDADE PORTUGUÊS PARA 21.08

LEIA A REPORTAGEM:



Reintegração de posse em Diadema termina em confronto entre moradores e PM


Uma reintegração de posse em Diadema, na região do ABC, terminou em confronto na manhã desta terça-feira (18) entre moradores e Polícia Militar (PM) próximo ao km 20 da Rodovia dos Imigrantes.
O terreno localizado embaixo de um viaduto foi ocupado por ao menos cem famílias, mas pertence ao governo do estado e está sob concessão da Ecovias.
De acordo com a concessionária, os 40 barracos foram montados durante a pandemia, em junho deste ano, na área de 10 mil metros quadrados.
"Sou músico profissional, mas, com o Covid, 70% da minha renda foi embora. Evento, casamento... Por isso a gente teve que ocupar este espaço, que estava sem utilidade", disse Misael Marcelino, que está desempregado.
Nesta manhã, enquanto retroescavadeiras destruíam os barracos, algumas famílias corriam para retirar os móveis e outras realizavam uma manifestação pacífica.
Por volta das 7h30, contudo, um grupo resistiu, bloqueou vias no entorno do terreno e ateou fogo nos barracos.
As chamas se espalharam rapidamente e uma cortina de fumaça invadiu a rodovia dos Imigrantes. Policiais reagiram e jogaram bombas de gás lacrimogênio contra os manifestantes.
De acordo com a PM, não houve registro de feridos e às 9 horas o fogo foi controlado. A concessionária Ecovias informou que já enviou técnicos ao local do incêndio para avaliar eventuais danos na estrutura do viaduto que passa sobre a área.
Por volta das 13 horas não havia mais clima de confronto, mas ainda era intensa a presença da polícia para bloqueio de vias, de modo a impedir novos focos de incêndio e protesto. O ritmo de desocupação seguia acelerado.

Despejo durante a pandemia

As famílias que ocuparam o terreno contam que tentaram recorrer da decisão, mas não tiveram tempo de acionar a Defensoria Pública.
Elas dizem, inclusive, que não tiveram tempo sequer de recolher todos os pertences. "Ficou cama, os documentos da minha filha, geladeira, tudo... ficou tudo", contou Ana Carolina Gomes, outra moradora desempregada do terreno.Em nota, a Ecovias disse que as famílias foram comunicadas há 15 dias sobre a reintegração de posse por meio de um oficial de justiça, e por outros dois encontros, mas reconheceu que não havia definido a data da ação.
Enquanto isso, a Prefeitura de Diadema e o governo do estado não chegaram a um consenso sobre quem deve oferecer assistência às famílias.
"Estou aqui porque não tem serviço, e esse auxílio não dá pra pagar aluguel nem para comer", disse Tamires Santos, que está desempregada.



Não é de hoje que observamos esse tipo de problema enfrentado pela população mais carente, tanto de terras particulares como terras da união, ou de natureza agrária. 

Copie as questões e Responda no caderno:

Você sabendo que invasão de terra que é de outra propriedade é crime , o que você tem a dizer, sobre esse tipo de acontecimento?

Se você fosse proprietário de uma casa muito grande, do qual você trabalhou muito para conquistar, e sua casa fosse invadida por pessoas carentes, você abriria mão de seu bem para ajudar essas pessoas? Qual atitude você tomaria se essas pessoas se recusassem a sair?

O que você acha quanto a invasão em terrenos da união? É diferente de uma invasão privada (particular)? 

A atitude de reintegrar a posse ao seu dono por direito, tirando essa invasão, ajuda ou prejudica essas pessoas? Quais são os pontos positivos e negativos em relação apenas aos invasores após a sua saída?

FAÇA O QUE SE PEDE: 

Veja a letra da musica de "Adoniram Barbosa" e que foi gravada também pela banda "Demônios da garoa" canção Saudosa Maloca (COPIE NO CADERNO E RESPONDA)

Si o senhor não está lembrado
Da licença de conta
Que aqui onde agora está
Esse adifício alto
Era uma casa velha um palacete assobradado
Foi aqui seu moço
Que eu, Mato Grosso e o Joca
Construímos nossa maloca
Mais um dia nem quero lembrar
Veio os homens com as ferramentas
o dono mando derruba
Peguemo todas nossas coisas
E fumos pro meio da rua
Apreciar a demolição
Que tristeza que eu sentia
Cada táuba que caia
Doía no coração
Mato Grosso quis grita
Mas em cima eu falei
Os homes está 'cá razão
Nós arranja outro lugar
Só se conformemos quando o Joca falou
"Deus dá o frio conforme o cobertor"
E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim
E pra esquecê nóis cantemos
Fonte: LyricFind

Saudosa Maloca é uma canção assinada por Adoniran Barbosa em 1951. ... Na composição, Adoniran mostra mais uma vez sua irreverência e a imaginação, contando novamente com a participação de Matogrosso e Joca, personagens fictícios criados por ele mesmo. Foi interpretada pelo grupo Demônios da Garoa.

1)     Que história é contada nesse texto da música? Que tipo de linguagem é utilizada?

2) Qual a semelhança e qual a diferença, encontrada na música de Adoniram e na reportagem de hoje? Explique

3) Baseado na aula anterior, escreva em seu caderno os verbos encontrados da canção Saudosa Maloca:

AO TERMINAR ENVIE PARA MEU EMAIL A FOTO DO CADERNO
envieseutrabalho.tali@gmail.com

saudosa maloca

DEUS ABENÇOE CADA UM 
PROF TALI




Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa                                           Série: 8°B - 8°C
e-mail: espinoli2020@bol.com.br

Alunos e alunas,

Nesta aula, vocês vão praticar nos exercícios o discurso direto e indireto. Antes de começar os exercícios, consulte o conteúdo do dia 14 de agosto, sexta-feira. Esse exercício é continuação da atividade de ontem, 17/08.

                                                                  EXERCÍCIOS

Ontem, você passaram as frases para o discurso direto. Agora, faça o contrário: transforme estes discursos diretos em discursos indiretos. Lembre-se de que, para isso, você precisará fazer algumas mudanças no texto original. 

a) - não vamos poder atravessar os dois ao mesmo tempo - avisou Robin, elevando um pouco a voz por sobre o som borbulhante das águas."
Resposta: Elevando um pouco a voz por sobre o som borbulhante das águas, Robin avisou que os dois não poderiam atravessar (a ponte) ao mesmo tempo.

b) Algo surpreso com a insolência, Robin preveniu:
    - Ainda está em tempo de voltar atrás, amigo. Ou quem tomará o banho sem pedir é você.

c) - Este gigante - explicou  Robin, sem raiva - quis atravessar a ponte primeiro do que eu. Brigamos e ele jogou-me no rio com uma cacetada.



Veja o conteúdo da aula do dia 14 para fazer os exercícios.

MATEMÁTICA - 3º D - Noturno - Profº Juliana

Boa tarde,

Atividade para o 3º bimestre será através dos formulários da Google, para acessarem basta clicar no link:
Atividade 1 - 3º Bimestre

Nele vocês encontraram vídeo aulas do Centro de Mídias e também alguns vídeos extras, sobre o tema das questões.

Ao finalizar o envio do formulário, vocês receberam um e-mail, com a pontuação e a confirmação do envio.
Esta atividade e o link para acesso estará disponível também no Classroom.

Para dúvidas, estarei disponível em Plantão de Dúvidas, pelo Google Meet, nas seguintes datas:
19/08 - 19:00 às 20:00
21/08 - 19:00 às 20:00

Irei disponibilizar os links para acesso pelo grupo, minutos antes do início dos plantões.




2ºA (Clayton - Português)




Continuação da atividade anterior



5ª questão de interpretação de texto – (Enem 2012 – Segundo Dia)
 
          “Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil.
          Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.
História Viva, n.° 99, 2011.


Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que:

a)      a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
b)     o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
c)      a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
d)     a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
e)      o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.

6ª questão de interpretação de texto – (Enem 2012 – Segundo Dia)

          A substituição do haver por ter em construções existenciais, no português do Brasil, corresponde a um dos processos mais característicos da história da língua portuguesa, paralelo ao que já ocorrera em relação à aplicação do domínio de ter na área semântica de “posse”, no final da fase arcaica.
          Mattos e Silva (2001:136) analisa as vitórias de ter sobre haver e discute a emergência de ter existencial, tomando por base a obra pedagógica de João de Barros. Em textos escritos nos anos quarenta e cinquenta do século XVI, encontram-se evidências, embora raras, tanto de ter “existencial”, não mencionado pelos clássicos estudos de sintaxe histórica, quanto de haver como verbo existencial com concordância, lembrado por Ivo Castro, e anotado como “novidade” no século XVIII por Said Ali.
          Como se vê, nada é categórico e um purismo estreito só revela um conhecimento deficiente da língua. Há mais perguntas que respostas. Pode-se conceber uma norma única e prescritiva? É válido confundir o bom uso e a norma com a própria língua e dessa forma fazer uma avaliação crítica e hierarquizante de outros usos e, através deles, dos usuários? Substitui-se uma norma por outra?
          CALLOU, D. A propósito de norma, correção e preconceito linguístico: do presente para o passado, In: Cadernos de Letras da UFF, n.° 36, 2008. Disponível em: www.uff.br. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).


Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentes contextos evidencia que:


a) o estabelecimento de uma norma prescinde de uma pesquisa histórica.
b) os estudo clássicos de sintaxe histórica enfatizam a variação e a mudança na língua.
c) a avaliação crítica e hierarquizante dos usos da língua fundamenta a definição da norma.
d) a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada para os estudos linguísticos.
e) os comportamentos puristas são prejudiciais à compreensão da constituição linguística.

Professora de Química - Projeto de Vida- 6 anos

Olá meus queridos, tudo bem com vocês? Saudades... sigam firme...OK?

Atividade da semana: Em breve as escolas voltaram a receber vocês. è o que todos nós estams esperando.Como tem que  ser o novo normal do nosso dia a dia? Quais são as modificações que você deverá fazer no seu cotidiano para evitar uma contaminação?

Publique a sua resposta no email: cristinamcma75@gmail.com

Professora Maria Cristina - 3 ANO - Química

Olá meus queridos, tudo bem com vocês? Saudades... sigam firme...OK?

Atividade da semana: Qual é a função das proteínas na nossa alimentação?
Cite a fonte animal e vegetal de proteínas que podemos colocar no nosso prato.
Publique a sua resposta no email: cristinamcma75@gmail.com

Professora Maria Cristina - 2 ANO Química

Olá meus queridos, tudo bem com vocês? Saudades... sigam firme...OK?

Atividade da semana: Como diferenciar uma reação química de uma mistura? Quais são as evidências de uma reação química?
Explique como é uma reação de deslocamento ou simples troca? Dê exemplos do seu cotidiano?
Publique a sua resposta no email: cristinamcma75@gmail.com