quarta-feira, 19 de agosto de 2020

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA 6° A,B,C, PROFESSOR RODRIGO LANÇA.


E. E. Maria Montessori
Planejamento 6° anos - 3° Bimestre
Professor Rodrigo Lança – Geografia
EMAIL: rodrigolanca@prof.educacao.sp.gov.br

(EF06GE03A) Caracterizar os principais movimentos do planeta Terra e identificar as consequências (sucessão de dia e noite, as estações do ano, fusos horários entre outras).
Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma. Para a conclusão desse movimento são necessárias 24 horas, o giro completo que o planeta executa possui 360°.

Para a elaboração dos fusos horários, os 360° do movimento de rotação foram divididos pelas 24 horas gastas para a execução completa do mesmo, esse cálculo resultou 15°, que corresponde a 1 hora.

A mudança de fusos é determinada também pela diferença entre os meridianos, ou seja, mudança de um meridiano para outro, tendo em vista que cada fuso possui 15°. Greenwich é o meridiano principal, é a referência global para o estabelecimento de todos os fusos horários existentes no mundo.

O movimento de rotação que a Terra realiza ocorre no sentido Oeste-Leste. Diante desse fato, foi firmado, através de convenção internacional, que a partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, seria adiantado uma hora a cada fuso, ou seja, 15°. E no sentido Oeste de Greenwich seria atrasado uma hora a cada fuso.

Em decorrência da forma esférica da Terra, a mesma não recebe luz de maneira uniforme. Assim, enquanto determinado lugar é totalmente iluminado, outro perde gradativamente a luminosidade e outros já se encontram totalmente escuros. Essa dinâmica corresponde às etapas do dia: manhã, tarde, noite e madrugada.
O movimento de rotação é responsável pela sucessão dos dias e das noites, pois há momentos em que uma das partes do planeta está iluminada (dia) e outra não (noite).


 

(1)-Visando à padronização do horário mundial, o planeta foi dividido em diferentes fusos horários, tendo como referência:
a) a Linha do Equador.
b) o Meridiano de Greenwich.
c) o Trópico de Capricórnio.
d) o Trópico de Câncer.
e) o Antemeridiano de Greenwich.

(2)- Na divisão do planeta em diversos fusos horários, acrescenta-se 1 hora a leste do Meridiano de Greenwich e retira-se 1 hora a oeste desse mesmo meridiano a cada:
a) 25º
b) 05°
c) 10°
d) 15º
e) 20º

(3)- Escreva o nome das linhas imaginárias que circundam o planeta Terra.
Pinte o mapa de acordo com a legenda.
Localize a América do Sul.
Quais são as linhas imaginárias que passam pela América do Sul?
Em que hemisférios se localizam a América do Sul?

 




Vídeos para auxílio:



3ºD - Inglês - Different possibilities - Prof Angela

3º Bimestre - Tema: Different possibilities 

Assista ao vídeo abaixo e resolva os exercícios do caderno do aluno Vol 3 - paginas: 110  e 111, envie as respostas pelo Classroom. Data entrega: 26/06 

 Segue o link do Caderno do Aluno Vol 3 abaixo:




 

2ºA,2ºB,2ºC,2ºD - Inglês - Games: Latitude & longitude - Prof Angela

3º bimestre - Tema Games: Latitude & Longitude 

Assista ao video abaixo e resolva os exercicios do caderno do aluno Vol 3 pagina: 110, envie as respostas pelo Classroom data entrega: 26/08 

 Segue o link do Caderno do Aluno Vol 3 abaixo:



1F - Inglês - Energy sources- Prof Angela

3º Bimestre - Tema:Energy sources

 Assista ao vídeo abaixo e resolva os exercícios da pagina: 103  envie pelo Classroom

data entrega: 26/08 

  Segue o link do Caderno do Aluno Vol 3 abaixo:

 

 

 

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/1a%20se%CC%81rie%203o%20BIM.pdf 



8ºA,8ºB,8ºC - Inglês - What do you know about Brazilian cuisine?- Prof Angela

3ºBimestre - Tema: What do you know about Brazilian cuisine?

Assista ao vídeo abaixo e resolva o exercício das paginas 41 e 42 do caderno do aluno vol 3 - envie pelo Classroom a atividade. data entrega: 26/06 


MATEMÁTICA 9º ano A e B - Professora Juliana

Boa tarde
Fazer as páginas do Caderno do aluno Volume 2, a partir da situação de aprendizagem 3
Páginas 72 e 73

Você pode encaminhar pelo Classroom, ou pelo formulário, da mesma forma que fizemos a AAP pelo link abaixo:
Situação de aprendizagem 3

Irei fazer um plantão de dúvidas na sexta feira, das 14h as 15h, postarei o link no grupo de Whatsapp.

Para quem não tiver a apostila, segue as fotos das páginas:

7ºC - Inglês - Climate change CAN affect our planet - Profª Angela

3º Bimestre - Tema: Climate change CAN affect our planet

Assista ao vídeo abaixo e resolva os exercícios do caderno do aluno vol 3 paginas 42 e 43 e envie   PELO CLASSROOM 
 Data entrega: 26/08 


 Segue o link do Caderno do Aluno Vol 3 abaixo:



  https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/SPFE%207%20ano%20EF%20vol%203%20PARTE%201.pdf