quinta-feira, 20 de agosto de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  21/08/2020



EQUIPE GESTORA
2020
Nome: Sandro R. Espinolie
Matéria: Língua Portuguesa                                        Série: 8°B - 8°C

Alunos e alunas,

Nessa aula, o objetivo é aprofundar os estudos do texto poético e trabalhar suas formas de composição. Irei colocar nessa aula e na próxima apenas o conteúdo. Depois de passar o conceito.




                                                   TEXTO EM PROSA E TEXTO EM VERSO


A prosa é o texto que ocupa a página toda. Ou seja, de margem à margem, o autor expõe suas ideia com períodos simples e período composto numa estrutura que conta, na maioria das vezes, com parágrafos.

Período: é formado por uma ou mais orações até aparecer até aparecer uma dessas pontuações (. ! ? ...). O período será considerado simples se for formado por apenas uma oração e ele será classificado composto se tiver duas ou mais orações.

Oração: é o nome dado à frase que possui verbo.

Observação: Os períodos que formam um parágrafo têm por finalidade apresentar informações novas a respeito do assunto citado no parágrafo. Claro! Todos os parágrafos vão estar, geralmente, falando apenas de um único assunto dentro de um texto que é formado por parágrafos. Já os parágrafos são construídos por períodos e orações.

EXEMPLO DE TEXTOS EM PROSA:

* Jornal, *Editorial * Artigo de opinião *Livro didático *Essa postagem é um exemplo de texto em prosa.


O verso, por outro lado, é aquela forma de escrever que não usa a folha toda. A ideia é passada em pedacinhos que, juntos, fazem sentido e forma frase.

EXEMPLO DE TEXTO EM VERSO:

* Poesia *Poema * Letra de música *Cordel

                                   TEXTO LITERÁRIO E TEXTO NÃO LITERÁRIO



Texto literário é aquele que possui função estética, destina-se ao entretenimento, ao belo, à arte e à ficção.

Exemplo: *Notícia *Reportagem *Livro didático etc

Texto não literário é com função utilitária, referencial, pois tem o objetivo de trazer alguma informação, convencer ou apenas mostrar um saber.

Exemplos: * Romance *Poesia *Crônica *Conto



Alunos e alunas,

Na próxima aula, amanhã, 21 de agosto. Eu vou continuar com o conceito do mesmo conteúdo.

Obrigado,


COPIE A MATÉRIA NO CADERNO.
















Tecnologia - 2C - Profª Alice

Criando sua página


Nesta atividade vocês irão criar a página no instagram de acordo com o grupo e tema selecionados na aula anterior.
Instruções:
1.Vocês devem criar um nome que seja associado com o tema que escolheram. 2.Escrevam uma descrição rápida abaixo do nome 3.Criem dois posts com imagens introduzindo o tema que irão trabalhar. Sugiro que escrevam uma apresentação do tema, o que significa e a importância dele atualmente. Coloquem informações, dados de fontes confiáveis. 4. Enviem a página do instagram para mim por e-mail: alicecavalcanti@prof.educacao.sp.gov.br Avaliarei essa atividade a partir do conteúdo divulgado, sendo assim, trabalhe com fontes confiáveis. Também será avaliada a linguagem utilizada, lembre de utilizar uma linguagem apropriada ao instagram.

A atividade deve ser realizada até o dia 31/08

Dúvidas no e-mail

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)

Devolutiva / Correção de: terça-feira, 18 de agosto de 2020


LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 03.

O LEÃO E O RATINHO

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos os ratinhos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL: Uma boa ação ganha outra.

Fonte: Ler e escrever: livro de textos do aluno/ Secretaria da Educação, FDE. São Paulo: FDE, 2008.

QUESTÃO 01 – O leão conseguiu se soltar da rede dos caçadores porque

(A) prendeu o ratinho com a pata.
(B) desistiu de esmagar o ratinho.
(C) deixou o ratinho ir embora.
(D) o ratinho roeu as cordas.

QUESTÃO 02 – A fábula O leão e o ratinho quer

(A) ensinar o leitor, com diferentes situações.
(B) descrever as relações dos animais na floresta.
(C) revelar grandes segredos ao leitor.
(D) contar sobre a fuga do leão.

QUESTÃO 03 – A expressão que apresenta uma qualidade, revelando a opinião do narrador na fábula O leão e o ratinho é

(A) “Todos os ratinhos conseguiram fugir”.
(B) “roeu as cordas e soltou o leão”.
(C) “dormia espichado”.
(D) “O leão ficou preso na rede de uns caçadores”.

QUESTÃO 04
: Leia o texto a seguir.

31 DE JANEIRO: DIA MUNDIAL DO MÁGICO

A mágica é uma das coisas que eu mais gosto do circo! É incrível como esses caras conseguem fazer aquelas coisas sumirem ou aparecerem sem que a gente perceba. E olha que eu fico olhando fixo, sem piscar nem respirar! Não consigo ver nada. Eu gosto também quando o mágico vai tirando um monte de cartas não sei de onde. Dizem que é da manga, mas é tão rápido! E a parte em que ele corta a mulher ao meio, então? Ele toma muito cuidado para não deixar as pessoas descobrirem os seus segredos. Agora, se você quiser aprender alguns truques fáceis e impressionantes, pode procurar o mesmo manual em que eu aprendi: o Livro das mágicas do Menino Maluquinho.

As palavras em destaque são adjetivos e servem para caracterizar os seres, os objetos ou as noções nomeadas pelo substantivo, indicando-lhes, exceto:

(A) um defeito.
(B) o modo de ser.
(C) uma qualidade.
(D) uma circunstância.

QUESTÃO 05: Leia o texto a seguir.

FICO ASSIM SEM VOCÊ

Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim [...]

CALCANHOTO, Adriana. Fico assim sem você. Disponível em: https://m.letras.mus.br/adriana-calcanhotto/84687/. Acesso em 16 jan. 2019.

O texto que você acaba de ler é uma canção. Sobre esse gênero textual, podemos afirmar que

(A) é uma composição poética em versos.
(B) é uma narrativa curta em prosa.
(C) há predomínio de palavras usadas no cotidiano.
(D) apresenta conteúdos resultantes de pesquisas científicas