sexta-feira, 4 de setembro de 2020

3° bimestre .7° A, B, C Professora Ana Paula Pomarico língua portuguesa.? 
Copiar o texto e as questões no caderno e responder.  Depois tirar foto e mandar via e-mail. ( paulapomarico40@gmail.com). Essa lição é baseado nas aula do CMMSP dos dias 18, 20 e 21 de Agosto.
Qualquer dúvida é só me chamar no grupo.


TEXTOS PARA AS PRÓXIMAS 3 QUESTÕES:
1. As duas cartas acima são de leitores expressando suas opiniões sobre o episódio de agressão
ao governador de São Paulo em manifestação de professores em greve. O veículo de publicação
das cartas – o jornal – impõe um limite de espaço para os textos. Em função desse limite de
espaço, os dois textos apresentam como traço comum:
a) Combate a pontos de vista de outros leitores
b) Construção de comprovações por meio de silogismos
c) Expressão de opinião sem fundamentos desenvolvidos
d) Escolha de assunto segundo o interesse do editor do jornal

2.  Em geral, esse tipo de carta no jornal busca convencer os leitores de um dado ponto de vista.
Por causa dessa intenção, é possível verificar que ambas as cartas transcritas se caracterizam
por:
a) Finalizar com perguntas retóricas para expressar sua argumentação
b) Iniciar com considerações gerais para contestar opiniões muito difundidas
c) Utilizar orações de estruturação negativa para defender a posição de outros
d) Empregar estruturas de repetição para reforçar ideias centrais da argumentação

 3. Pela leitura da carta de Arthur Costa da Silva, é possível afirmar que as perguntas nela
presentes têm o seguinte significado:
a) Questionar as atitudes dos políticos brasileiros
b) Apontar falhas no discurso de autoridades brasileiras
c) Propor uma reflexão acerca da atitude dos agressores
d) Mostrar solidariedade ao comportamento dos manifestante

Atividade de Química 2ºA - Profª Scarlet - 04/09

 Olá Pessoal! Tudo bem? 

Segue a atividade dessa semana! Qualquer dúvida estou a disposição pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.

https://drive.google.com/file/d/1WQYRI5yi1cm5RHSe84phB5HsdwlV_jxi/view?usp=sharing

Deus abençoe :)

Atividade de Química 1ºABCDEF - Profª Scarlet - 04/09

Olá Pessoal! Tudo bem?

Segue a atividade dessa semana! Qualquer dúvida estou a disposição pelo e-mail: scarletfs@hotmail.com ou pelo WhatsApp.

https://drive.google.com/file/d/1H-kdmViMu3yXbZNhF_pysCBgOU98Mblo/view

Deus abençoe :)

Prof. Sandro Espinoli

Matéria: Língua Inglesa                                         Série: 2° E


 1) Conjugue os verbos das frases abaixo com o tempo do Simple Past

A) I           a letter to my  grandmother. (to write)

B) We all       a lot for the test. (to  study)

C) The dog         a cat on the roof. ( to see)

d) Mary      her new assistant. (to fire)


Alunos e alunas, 


Enviar os exercícios acima para o meu e-mail: espinoli2020@bol.com.br


Obrigado,


 Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: ELETIVA  - OFICINA DE ESCRITA


            Variação linguística 

    A língua abriga vários registros que dependem basicamente da situação de fala e com quem se fala. Há variações dentro da mesma língua decorrentes de fatores como: a região geográfica (nordestino, mineiro, carioca, paulista etc), o sexo, a idade, a classe social e o grau de instrução dos falantes e o grau de formalidade do contexto (formal e informal).

   Dentre as diversas variações pode-se dizer que a oposição mais importante se dá entre a chamada linguagem culta (ou padrão) e a linguagem popular, coloquial. 

    A noção de certo e errado está ligada aos prestigio que a variedade culta adquiriu na sociedade. No entanto, todas as demais variedades são legítimas e devem ser respeitadas, combatendo o preconceito linguístico.

    Variação geográfica: a língua varia de um lugar para o outro; assim, podemos investigar, por exemplo, a fala característica das diferentes regiões brasileiras, dos diferentes estados, de diferentes áreas geográficas dentro de um estado; outro fator importante também é a origem rural e urbana da pessoa. 

   Variação social: agrupa alguns fatores de diversidade: o nível socioeconômico, o grau de escolarização, a idade e o gênero.  


                                              FALA E ESCRITA 

    A língua falada e a língua escrita, embora sejam expressões de um mesmo idioma, apresentam características que nos permitem a identificação de suas particularidades. Apesar da divisão, as duas modalidades formam um continuo linguístico, que é bastante visível em determinados gêneros textuais, como chat ou bate-papo pela internet ou por mensagens telefônicas.



                                        Fala de um modo mas escreve de outro 

     De fato, falamos de um modo, mas escrevemos de outro, pois a língua escrita e língua falada são duas modalidades diferentes de comunicação, tendo cada uma delas suas características próprias.        Quando falamos, além das palavras, utilizamos outros elementos como gesto, os olhares, a expressão do rosto e, principalmente, algo chamado entonação de voz. Pela entonação distinguimos uma frase afirmativa de uma interrogativa, uma frase dita com serenidade de outra dita com ironia. Quando escrevemos, entretanto, não há mais gestos, olhares, nem entonações. Sobram apenas palavras. É por isso que ao redigirmos relatórios, documentos, resenhas ou qualquer outro tipo de texto escrito, devemos ter cuidado especial com a pontuação, a ortografia, a concordância e a colocação das palavras. Do contrário, corremos o risco de não sermos devidamente interpretados; nosso texto ficara confuso, comprometendo, assim, a comunicação. 


Alunos e alunas,


Na próxima postagem, vou colocar mais um assunto sobre o conceito de texto. Em seguida, vamos trabalhar com a gramática dentro do texto.


Obrigado,








ELETIVA DE TEATRO - SEGUNDO SEMESTRE - PROFESSORA REBECA - AULA 3

Bom dia!

Segue o link para a pasta no google drive com:

-O texto da aula

-O vídeo de explicação da aula

-A atividade em google forms e em pdf

https://drive.google.com/drive/folders/1P92mNZ_flenRlSlJkiiuvDbNKCYIRUTE?usp=sharing

Abraços!

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

TECNOLOGIA - 2 C - PROF ALICE


Iremos intercalar nossas aulas com o projeto do Instagram e de outros temas das aulas de tecnologia. A atividade correspondente a aula de hoje é assistir ao documentário "A conspiração da lâmpada", semana que vem irei cobrar uma atividade referente ao filme.

Link do documentário:

https://www.youtube.com/watch?v=ERcC3fJOnpA&feature=emb_logo

Qualquer dúvida: alicecavalcanti@prof.educacao.sp.gov.br