segunda-feira, 14 de setembro de 2020

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)

 Continuação da correção do conto: Aladim

8.    Qual destes pedidos NÃO aparece no texto?

 

a)    Pediu um banquete.

b)    Pediu para ser feliz o resto da vida.

c)    Pediu quarenta baús cheios de joias.

d)    Pediu para ir para casa.

e)    Pediu para que tudo voltasse a ser como antes.

 

9.    Por que no texto há a presença dos sinais travessão e dois-pontos em vários momentos?

 

a)    Para indicar o fim de uma ideia.

b)    Para separar expressões de tempo.

c)    Para indicar as falas dos personagens.

d)    Para indicar a fala do narrador.

e)    Para indicar as pausas do texto.

 

10.  Sobre o gênio, é CORRETO afirmar que:

 

a)    Era um trapalhão.

b)    Era o antagonista da história.

c)    Era ingênuo.

d)    Era obediente a seu amo.

e)    Tinha preguiça de atender aos pedidos.

 

11.  Que tipo de desfecho tem a história de Aladim?

 

a)    Um desfecho trágico

b)    Um final dramático

c)    Um final inesperado

d)    Um final triste

e)    Um final esperado.

 

 

12.  Imagine que você encontrou um gênio e tem direito a três pedidos. O que você pediria?

 

RESPOSTA PESSOAL

 

13. Quais dos problemas da humanidade você acabaria se você fosse um gênio?

 

RESPOSTA PESSOAL

 

14.  Que defeito seu você gostaria de pedir para que um gênio tirasse?

 

RESPOSTA PESSOAL

 

15. Que qualidade para você gostaria de pedir a um gênio?

 

RESPOSTA PESSOAL

2ºA (Clayton - Português)

 

ATIVIDADE DE LITERATURA – 2º ANO ENSINO MÉDIO – REALISMO

Faça uma breve pesquisa e responda as questões a seguir.

 

  1. Quando iniciou o Realismo no Brasil?

 

  1. A introdução do estilo realista começou através de uma publicação. Qual foi essa obra e quem foi o autor?

 

  1. Quais as características principais desse período?

 

  1. As obras O mulato, Casa de pensão e O cortiço são alguns trabalhos de um autor que se destacou nesse movimento. Quem os escreveu?

 

  1. Sobre as obras do período Realista, quais tiveram mais relevância?

 

  1. No final do século 20, encerra-se esse movimento literário com duas publicações importantes. Quem foram os autores e quais as obras?

Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Inglês                                                                   Série: 3°A -3°B e 3°C 

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


                                                                      THE SIMPLE PAST


Formação: 

    Para estudarmos a forma dos verbos ingleses no Simple Past, temos que dividi-los em dois grupos:

Verbos regulares - são os que formam o Simple Past com o acréscimo de ed ao infinitivo (verbo). E isso para todas as pessoas do discurso.

Exemplos:

to work -  worked

to attend - attended


Simples, náo? Mas, cuidado com os finais do infinitivo. Antes de acrescentar -ed, lembre-se de que:

A) se o infinitivo terminar por y precedido de consoante, transformamos esse y antes de acrescentar ed; 

Exemplos:

to try - tried

to study - stuied


c) se o infinitivo terminar por consoante precedido de vogal, dobra-se essa consoante, antes de acrescentarmos - ed. Se o infinitivo tem só uma sílaba, isso sempre acontece. Se tiver duas  sílabas, só acontecerá se a última sílaba for tÔnica:


Exemplos:


to mar - marred

to prefer - preferred

to register - registered



Alunos e alunas,

Na próxima aula, eu vou terminar de passar o conteúdo do Simple Past e em seguida, vamos realizar uma atividade valendo nota.


Obrigado,

Eletiva: Feminicídio

 Eletiva Feminicídio- Prof Maria José . 


Habilidades: 


 

-Abordar criticamente a problemática da violência doméstica e familiar no contexto brasileiro.

-Reconhecer a existência de diferentes formas de violência física, psicológica e simbólica .

-Possibilitar aos alunos a compreensão dos conceitos necessários ao exercício de suas funções .


Objetivos Da Eletiva Feminicídio: 


Debater e compreender o conceito de feminícidio conhecendo as medidas previstas na lei relativas a mulher em situação de violência doméstica e familiar ; analisar a Lei Maria da Penha ; compreender o papel do juiz e do ministério público no combate a violência doméstica . Conhecer a luta das mulheres por igualdade de direitos .


ATIVIDADE


Pesquise o que é 


- Feminicídio

- Cultura do Machismo 

- Sexismo

- Misoginia

- Lei Maria da Penha 


Enviar para o email profmariajose9@gmail.com

8A, B e C História Prof Maria José

 Caros Alunos, assistam as aulas de História do CMSP - Primeiro e Segundo Reinado para realizar as atividades da apostila das páginas 29,30,31,32, 33, 34 e 35. 


Habilidades: Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestátorios ao poder centralizado, durante o Período Regional do Brasil . 


Objetivos: -


Analisar a diversidade política após a independência do Brasil, a partir da 1 Constituição, os grupos políticos e sociais envolvidos e a dissolução da assembleia Constituinte por D. Pedro I.


- Analisar as movimentações na transição para o Segundo Reinado , o golpe da maioridade , a Lei Eusébio de Queiroz e as instabilidades políticas e sociais que deram margens aos movimentos contestátorios. 


Qualquer dúvida, chama no PV .

6A,B e C História Prof Maria José

 Caros alunos, para realizar a atividade de hoje, leiam o texto e assistam a aula do CMSP - de 02/09 Império Alexandrino . 


Habilidade:


- Identificar os legados dos povos da Mesopotâmia e do Mediterrâneo, como do Império Persa no Império Alexandrino, e entender a difusão da cultura helênica pelo mundo. 


Objetivo: 


- Identificar a difusão da cultura helenística pelo mundo através do império de Alexandre, o Grande . 


                        O Império Greco- Macedônio 


            Felipe II morreu dois anos mais tarde, antes se de lançar contra os persas. Esse feito caberia a Alexandre, jovem que, aos 20 anos, assumiu o reino que vinha sendo governado por seu pai há mais de duas décadas. Pouco depois de subir ao trono, Alexandre liderou uma campanha fulminante de conquistas territoriais. A partir de 334 a.C., seu exército venceu os persas na Ásia Menor e conquistou, suacessivamente, a Síria , a Fenícia e a Palestina. Em sua seguinda, Alexandre ocupou o Egito, onde foi recebido como filho do deus Amon-Rá. 

          Sua fama cresceu, e Alexandre acabou se  tornando um dos primeiros governantes a ter o rosto cunhado em uma moeda. Alexandre era representado com um chifre de carneiro . O  chifre tinha uma importante simbologia na época: entre os gregos e Macedônios estava associado a Zeus e, entre os egípcios, era associado ao deus Amon-Rá. Colocado na cabeça de Alexandre, simbolizava a divindade do jovem rei para esses povos. 

         Depois de terem dominado o Egito, as tropas de Alexandre seguiram em frente e, em 331a.C,  conquistaram o que restava do antigo império Persa, que passou a fazer parte também do Império Greco- Macedônio. Em seguida, marcharam em direção á índia , mas não chegaram a conquistá-lá. 

       Alexandre fundou várias cidades a mais famosa e Alexandria no Egito .

        Alguns anos depois, em 323 a.C, Alexandre morreu na Babilônia. Suas conquistas lhe deram tanto prestígio que ele ficaria conhecido na posteridade como Alexandre, o Grande .


ATIVIDADE - 1 


1) A conquista das cidades-Estados gregas pelo Império Macedônico, iniciando o período helenístico, ocorreu após uma guerra interna entre os gregos ter fragilizado sua defesa. Essa guerra ficou conhecida como:


a) Guerras Púnicas.


b) Guerras Médicas.


c) Guerra do Peloponeso.


d) Guerra do Golfo.


2) Durante sua estadia no Egito, Alexandre fundou uma importante cidade no local, em 331 a.C. Essa cidade transformou-se em um importante centro da antiguidade e hoje é uma das mais importantes cidades do Egito. Estamos falando de:


a) Alexandria


b) Persépolis


c) Susa


d) Babilônia


3) Explique com suas palavras quem foi Alexandre o Grande .


ATIVIDADE - 2 


Leiam os textos do caderno do aluno - SP FAZ ESCOLA e respondam as questões da página 40 à 45 .


domingo, 13 de setembro de 2020

Clique aqui

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  14/09/2020





Equipe Gestora
2020