segunda-feira, 14 de setembro de 2020

6ºAno: A,B,C (Clayton - Português)


Correção de: quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Objetivos da aula:

 

Realizar leitura do texto;

Retomar características dos gêneros Notícia e Reportagem;

Realizar análise e interpretação do texto.

 

O título do texto que leremos a seguir é: Laranjas benéficas à saúde?

 

O quê esse título sugere?

 

Quê gênero textual pode ser? Foi publicado no jornal “Acontece aqui”.

 

 

Laranjas benéficas à saúde?

 

Da sucursal de Campinas

Reporter Silvia Helena Soares

 

Nossa equipe visitou recentemente uma das cidades que está entre as 10 que mais produzem laranja no Estado de São Paulo. A produção da cidade, de acordo com os dados divulgados em sites especializados, em 2017, superou a marca de 500 mil toneladas.

Essa produção quase que total, é destinada à indústria de sucos que atende tanto o mercado interno quanto para o mercado externo. Porém, para se ter uma produção tão alta e de qualidade, o segredo é a prevenção das pragas que atacaram as laranjeiras. Dentre elas, as mais comuns são: ácaro-da-falsa-ferrugem, mosca branca, minador dos citrus, formiga e o pulgão, estas duas últimas bem conhecidas por muitos. Mas, como os produtores evitam essas pragas nos pomares? Como evitam que o pomar seja dizimado e cause um prejuízo enorme não só a eles mas para a própria economia?

Bem, ter um suco de laranja fresquinho para saciar a sede, ou mesmo uma laranja para chupar quando bate aquela vontade, tem seu preço, e não é só aquele que se paga no supermercado na hora da compra, haja vista que para conseguir uma produção de qualidade, que chegue à mesa do consumidor, muitos litros de defensivos agrícolas contra pragas precisaram ser utilizados.

É isso mesmo. Para você beber seu suco ou chupar sua laranja, foram precisos litros e litros de defensivos agrícolas, conhecidos também como inseticidas, para que todas essas pragas fossem combatidas e não comprometessem a produção.

Você acha que quando está consumindo a laranja está consumindo apenas a laranja?

E o que mais pode estar por trás de uma produção tão farta de laranja? Compra. E o preço pode ser muito alto.

 

Silvia Helena Soares. Texto elaborado especialmente para esta atividade

São Paulo Faz Escola. 2020 Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 6º na, Vol. 3.

 

 

Atividade – Análise textual

 

1 – Agora que leu o texto, diga: é uma notícia ou uma reportagem? Justifique sua resposta.

 

R: Reportagem – Apresenta informações de uma forma mais detalhada.

 

2 – O quê você entendeu sobre o texto? Diga em poucas palavras do que ele se trata.

 

R: Resposta pessoal.

 

Retomada – Por dentro do Conteúdo

 

Reportagem: é um gênero textual da esfera jornalística, tem o intuito de informar, ao mesmo tempo em que possibilita a formação de opinião, com base em detalhes e apreciações do repórter sobre o fato retratado. Pode ser um texto expositivo informativo e/ou opinativo e conter passagens narrativas e descritivas.

 

Notícia: é um gênero textual da esfera jornalística, cujo principal objetivo é informar sobre o acontecimento, de maneira mais concisa e menos subjetiva, por meio da apresentação dos fatos.

São Paulo Faz Escola. 2020 Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 6º na, Vol. 3.

 

Atividade – Análise textual

 

3 – Você se deparou com alguma palavra que não conhece ou nunca usou em seu contexto? Cite-a

R: Resposta pessoal

4 – Na reportagem, a repórter utiliza os termos defensivo agrícola” e “inseticida”, quando se refere ao combate das pragas que podem atacar o pomar e comprometer a produção. Essas expressões apresentam o mesmo significado do texto?

R: O vocábulo: “inceticida”apresenta um sentido mais restrito: produto que mata insetos. Já a expressão “defensivo agrícola” amplia as possibilidades de sentido e, ao mesmo tempo, suaviza a idéia contida me “inseticida”.

 

5 – Releia esta passagem no texto: “ (...) Bem, ter um suco de laranja fresquinho para saciar a sede, ou mesmo uma laranja para chupar quando bate aquela vontade, tem seu preço, e não é só aquele que se paga no supermercado na hora da compra. E o preço pode ser muito alto...”

 

Levante hipóteses. Qual pode ter sido o alerta da jornalista ao dizer que “o preço pode ser muito alto”? A que a repórter poderia estar se referindo?

 

R: Espera-se que os estudantes relacionem o comentário da jornalista à quantidade de litros defensivos agrícolas que precisam ser utilizados no combate às pragas da laranja.

 

6 – A reportagem menciona as 10 cidades que mais produzem laranja no Estado de São Paulo. Você imagina quais sejam elas?

Alguma delas pertence à região que você vive?

 

R: No Estado de São Paulo, concentram-se nove das dez cidades produzem laranja no Brasil: Casa Branca, Botucatu, Itapetininga, Colômbia, Iaras, Avaré, Buri, Angatuba e Santa Cruz do Rio Pardo. O único município fora do estado é Rio Real, na Bahia.

 

O quê você achou das suas aulas?

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português)

 Continuação da correção do conto: Aladim

8.    Qual destes pedidos NÃO aparece no texto?

 

a)    Pediu um banquete.

b)    Pediu para ser feliz o resto da vida.

c)    Pediu quarenta baús cheios de joias.

d)    Pediu para ir para casa.

e)    Pediu para que tudo voltasse a ser como antes.

 

9.    Por que no texto há a presença dos sinais travessão e dois-pontos em vários momentos?

 

a)    Para indicar o fim de uma ideia.

b)    Para separar expressões de tempo.

c)    Para indicar as falas dos personagens.

d)    Para indicar a fala do narrador.

e)    Para indicar as pausas do texto.

 

10.  Sobre o gênio, é CORRETO afirmar que:

 

a)    Era um trapalhão.

b)    Era o antagonista da história.

c)    Era ingênuo.

d)    Era obediente a seu amo.

e)    Tinha preguiça de atender aos pedidos.

 

11.  Que tipo de desfecho tem a história de Aladim?

 

a)    Um desfecho trágico

b)    Um final dramático

c)    Um final inesperado

d)    Um final triste

e)    Um final esperado.

 

 

12.  Imagine que você encontrou um gênio e tem direito a três pedidos. O que você pediria?

 

RESPOSTA PESSOAL

 

13. Quais dos problemas da humanidade você acabaria se você fosse um gênio?

 

RESPOSTA PESSOAL

 

14.  Que defeito seu você gostaria de pedir para que um gênio tirasse?

 

RESPOSTA PESSOAL

 

15. Que qualidade para você gostaria de pedir a um gênio?

 

RESPOSTA PESSOAL

2ºA (Clayton - Português)

 

ATIVIDADE DE LITERATURA – 2º ANO ENSINO MÉDIO – REALISMO

Faça uma breve pesquisa e responda as questões a seguir.

 

  1. Quando iniciou o Realismo no Brasil?

 

  1. A introdução do estilo realista começou através de uma publicação. Qual foi essa obra e quem foi o autor?

 

  1. Quais as características principais desse período?

 

  1. As obras O mulato, Casa de pensão e O cortiço são alguns trabalhos de um autor que se destacou nesse movimento. Quem os escreveu?

 

  1. Sobre as obras do período Realista, quais tiveram mais relevância?

 

  1. No final do século 20, encerra-se esse movimento literário com duas publicações importantes. Quem foram os autores e quais as obras?

Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Inglês                                                                   Série: 3°A -3°B e 3°C 

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


                                                                      THE SIMPLE PAST


Formação: 

    Para estudarmos a forma dos verbos ingleses no Simple Past, temos que dividi-los em dois grupos:

Verbos regulares - são os que formam o Simple Past com o acréscimo de ed ao infinitivo (verbo). E isso para todas as pessoas do discurso.

Exemplos:

to work -  worked

to attend - attended


Simples, náo? Mas, cuidado com os finais do infinitivo. Antes de acrescentar -ed, lembre-se de que:

A) se o infinitivo terminar por y precedido de consoante, transformamos esse y antes de acrescentar ed; 

Exemplos:

to try - tried

to study - stuied


c) se o infinitivo terminar por consoante precedido de vogal, dobra-se essa consoante, antes de acrescentarmos - ed. Se o infinitivo tem só uma sílaba, isso sempre acontece. Se tiver duas  sílabas, só acontecerá se a última sílaba for tÔnica:


Exemplos:


to mar - marred

to prefer - preferred

to register - registered



Alunos e alunas,

Na próxima aula, eu vou terminar de passar o conteúdo do Simple Past e em seguida, vamos realizar uma atividade valendo nota.


Obrigado,

Eletiva: Feminicídio

 Eletiva Feminicídio- Prof Maria José . 


Habilidades: 


 

-Abordar criticamente a problemática da violência doméstica e familiar no contexto brasileiro.

-Reconhecer a existência de diferentes formas de violência física, psicológica e simbólica .

-Possibilitar aos alunos a compreensão dos conceitos necessários ao exercício de suas funções .


Objetivos Da Eletiva Feminicídio: 


Debater e compreender o conceito de feminícidio conhecendo as medidas previstas na lei relativas a mulher em situação de violência doméstica e familiar ; analisar a Lei Maria da Penha ; compreender o papel do juiz e do ministério público no combate a violência doméstica . Conhecer a luta das mulheres por igualdade de direitos .


ATIVIDADE


Pesquise o que é 


- Feminicídio

- Cultura do Machismo 

- Sexismo

- Misoginia

- Lei Maria da Penha 


Enviar para o email profmariajose9@gmail.com

8A, B e C História Prof Maria José

 Caros Alunos, assistam as aulas de História do CMSP - Primeiro e Segundo Reinado para realizar as atividades da apostila das páginas 29,30,31,32, 33, 34 e 35. 


Habilidades: Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestátorios ao poder centralizado, durante o Período Regional do Brasil . 


Objetivos: -


Analisar a diversidade política após a independência do Brasil, a partir da 1 Constituição, os grupos políticos e sociais envolvidos e a dissolução da assembleia Constituinte por D. Pedro I.


- Analisar as movimentações na transição para o Segundo Reinado , o golpe da maioridade , a Lei Eusébio de Queiroz e as instabilidades políticas e sociais que deram margens aos movimentos contestátorios. 


Qualquer dúvida, chama no PV .

6A,B e C História Prof Maria José

 Caros alunos, para realizar a atividade de hoje, leiam o texto e assistam a aula do CMSP - de 02/09 Império Alexandrino . 


Habilidade:


- Identificar os legados dos povos da Mesopotâmia e do Mediterrâneo, como do Império Persa no Império Alexandrino, e entender a difusão da cultura helênica pelo mundo. 


Objetivo: 


- Identificar a difusão da cultura helenística pelo mundo através do império de Alexandre, o Grande . 


                        O Império Greco- Macedônio 


            Felipe II morreu dois anos mais tarde, antes se de lançar contra os persas. Esse feito caberia a Alexandre, jovem que, aos 20 anos, assumiu o reino que vinha sendo governado por seu pai há mais de duas décadas. Pouco depois de subir ao trono, Alexandre liderou uma campanha fulminante de conquistas territoriais. A partir de 334 a.C., seu exército venceu os persas na Ásia Menor e conquistou, suacessivamente, a Síria , a Fenícia e a Palestina. Em sua seguinda, Alexandre ocupou o Egito, onde foi recebido como filho do deus Amon-Rá. 

          Sua fama cresceu, e Alexandre acabou se  tornando um dos primeiros governantes a ter o rosto cunhado em uma moeda. Alexandre era representado com um chifre de carneiro . O  chifre tinha uma importante simbologia na época: entre os gregos e Macedônios estava associado a Zeus e, entre os egípcios, era associado ao deus Amon-Rá. Colocado na cabeça de Alexandre, simbolizava a divindade do jovem rei para esses povos. 

         Depois de terem dominado o Egito, as tropas de Alexandre seguiram em frente e, em 331a.C,  conquistaram o que restava do antigo império Persa, que passou a fazer parte também do Império Greco- Macedônio. Em seguida, marcharam em direção á índia , mas não chegaram a conquistá-lá. 

       Alexandre fundou várias cidades a mais famosa e Alexandria no Egito .

        Alguns anos depois, em 323 a.C, Alexandre morreu na Babilônia. Suas conquistas lhe deram tanto prestígio que ele ficaria conhecido na posteridade como Alexandre, o Grande .


ATIVIDADE - 1 


1) A conquista das cidades-Estados gregas pelo Império Macedônico, iniciando o período helenístico, ocorreu após uma guerra interna entre os gregos ter fragilizado sua defesa. Essa guerra ficou conhecida como:


a) Guerras Púnicas.


b) Guerras Médicas.


c) Guerra do Peloponeso.


d) Guerra do Golfo.


2) Durante sua estadia no Egito, Alexandre fundou uma importante cidade no local, em 331 a.C. Essa cidade transformou-se em um importante centro da antiguidade e hoje é uma das mais importantes cidades do Egito. Estamos falando de:


a) Alexandria


b) Persépolis


c) Susa


d) Babilônia


3) Explique com suas palavras quem foi Alexandre o Grande .


ATIVIDADE - 2 


Leiam os textos do caderno do aluno - SP FAZ ESCOLA e respondam as questões da página 40 à 45 .