segunda-feira, 14 de setembro de 2020


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  15/09/2020






Equipe Gestora
2020

ELETIVAS e PESQUISA

PROFESSORA ANA PAULA CULTURA REGIONAL. 6° E 7° ANOS.

 Segue a lista da eletiva Cultura Regional:

7°A

Adrian Gabriel Paixão

Aliny Aguiar

Anderson J. B. Msrtinez

André Fernandes

Beymar Alan

Brian Alan

Davi Coutinho

Eduarda Ridrigues

Fernanda Rodrigues

Felipe França

Gabriele K. Marques

Guilherme Mendes

Israel Alexandrw

Itaunã Silva

Kemilly Vitória

Lauanny Leão

Naria Nicol

Odalis Bautista

Rosa Maria Laura

Sabrina de Jesus

Suellen Fabíola

Wendel Marcelo

Yhojan Ricardo

Reniely Miranda

Ewerton Vaz


7° B

Ademar Luiz de Souza

Gabriel Erickson

Jefferson Ryan

Maia Celeste


6° ano

Daniel S. Leal

ATIVIDADE:

7°A 

FAZER UMA PERQUISA SOBRE OS COSTUMES ( COMIDA, ROUPA , RELIGIÃO, ETC) DA REGIÕES NORTE E NORDESTE.

7° B

FAZER UMA PESQUISA SOBRE OS COSTUMES (COMIDA, ROUPA, , RELIGIÃO, ETC)  DA REGIÃO SUL E SUDESTE.

6°  ANO

FAZER UMA PESQUISA SOBRE OS COSTUMES ( COMIDA, ROUPA, RELIGIÃO, ETC) DA REGIÃO CENTRO- OESTE



PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - SEMANA DE 14 A 18 DE SETEMBRO - PROFª ELIZABETH

 

Leia o texto e responda às questões. Envie as respostas para o email: elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br

Por que Lewis Hamilton não dirige mais sua coleção milionária de carrões

Do UOL

Em São Paulo (SP)

13/09/2020 04h00

          Depois de receber críticas nas redes sociais após aparecer com o Mercedes-Benz EQC elétrico pedindo para que as pessoas controlem suas emissões de carbono, o piloto britânico Lewis Hamilton falou sobre atitudes que tem tomado para controlar a sua própria emissão de poluentes na atmosfera.

          O hexacampeão mundial disse que não dirige mais nenhum de seus 12 supercarros com motor a combustão.

          "É difícil, porque há pessoas que dizem 'ok, mas você corre com um carro de Fórmula 1 todo fim de semana”, falou o britânico de 35 anos antes do GP da Toscana, a ocorrer no circuito italiano de Mugello neste final de semana.

          "Parte disso é educação, porque nem todo mundo sabe a emissão que nosso esporte tem atualmente e o que estamos fazendo em termos de tentar melhorar isso. Mas estou fazendo muitas mudanças em minha vida pessoal."

           "Eu não dirijo nenhum dos carros que possuo mais. Eu só dirijo meu Mercedes EQC (elétrico)." Os carros na garagem de Hamilton são McLaren P1, Shelby Cobra 427 1966, Ferrari LaFerrari, Vision Mercedes Maybach 6, Pagani Zonda 760, Mercedes AMG GTR, Fe...

          Hamilton, que é vegano, disse que também vendeu seu jato particular.... 

 

Questões:

1)Qual os elementos da notícia: o que aconteceu, com quem, onde, quando, porquê.

2)Qual a função dos uso da pontuação aspas nos terceiro, quarto e quinto parágrafos?

3)A expressão “Parte disso”, que inicia o quarto parágrafo, se refere a qual situação?

4)Fale qual a diferença de sentido entre a palavra “mais” (2º parágrafo), e a palavra “mas” (4º parágrafo).

Apostila

 3° bimestre 8° ano A professora Ana Paula de português.
Fazer à apostila " São Paulo faz escola".
Página 20 atividade 1
Página 21 atividade 2 revisando a gramática.
Pagina 22 atividade 3 leitura do texto 2 e responder as questões do exercício 1.
Observação: data de entregar: até dia 18/ 9.

Página 24 atividade 5 texto 3 leitura.
Paginas 27 e 28 atividade 6
Paginas 28 e 29 atividade 7 ler e responder os exercicios1,2 e 3 até a pagina 30.
Paginas30 e 31 texto 5 leitura e responder os exercicios 1 até 3 e exercício 8 da página 32.
Observação: data de entrega: até dia 25 /9

Pagina 33 texto 6 leitura apenas.
Página 34 revisando a gramática exercícios 1 até 5.
Página 35 atividade 9.
Observação data de entrega: até dia 6/10.

TODAS AS ATIVIDADES NA APOSTILA FOI DADA NAS AULAS DO CMMSP. QUALQUER DÚVIDA ME CHAMEM!
BJS!

Apostila

 7° A,B,C Professora Ana Paula ( português) 3° bimestre.

Fazer à apostila " São Paulo faz escola" , páginas 20 até 24 até exercicio 8.  

Observação : entregar até dia 18.

Página 24 atividade 2 até página 28 até o exercicio10.

Página 28 atividade 3 até pagina 31 exercício 1 da atividade 4.

Obs: entregar até dia 25.

Página 35 textos A, B e C leitura e exercicios 4 e 5 da página 36

Entregar até 6/10

Qualquer dúvida me chamar no grupo.

Bjs!


Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Língua Portuguesa                                       Série:  8° B e 8°C

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


Alunos e alunas,

A aula de hoje vai dar continuidade do assunto de sexta-feira. Amanhã, teremos uma atividade avaliativa referente ao conteúdo.


                     FIGURAS DE LINGUAGEM - CONTINUAÇÃO DA ÚLTIMA AULA


Aliteração: É a repetição intencional e ordenada de sons consonantais idênticos ou similares. Utiliza-se esse recurso para reforçar a imagem que se pretende transmitir.


Exemplo:


                                                                   Solidão

                                                              Chove chuva chovendo

                                                              Que a cidade de meu bem

                                                             Está-se toda se lavando

   No trecho acima, observamos a repetição de sons provocada pela escolha de alguns fonemas. A repetição do fonema "ch" enriquece a ideia de chuva presente no fragmento.

   Percebe-se, portanto, que a escolha da repetição não é casual nem aleatória, mas utilizada para criar efeitos expressivos.

Assonância: É a repetição proposital de sons vocálicos idênticos ou semelhantes. Leia o trecho a seguir:

                                    O formas alvas, brancas, Formas claras

                                    (...)

No trecho do poema de Cruz e Souza, é possível observar que a repetição dos sons vocálicos /ó/ e /a/ reforça a musicalidade da poesia.


Onomatopeia: Figuras de linguagem que reproduz fonemas ou palavras que imitam os sons naturais de objetos, pessoas ou animais. Exemplos de onomatopeias: toc,toc, bang, ufa! Leia o exemplo abaixo:


Lá no alto, na igrejinha, o sino faz blem, blem, blem.

Próxima postagem - 15/09/2020 - amanhã

Continuação do conteúdo e exercícios.

6ºAno: A,B,C (Clayton - Português)


Correção de: quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Objetivos da aula:

 

Realizar leitura do texto;

Retomar características dos gêneros Notícia e Reportagem;

Realizar análise e interpretação do texto.

 

O título do texto que leremos a seguir é: Laranjas benéficas à saúde?

 

O quê esse título sugere?

 

Quê gênero textual pode ser? Foi publicado no jornal “Acontece aqui”.

 

 

Laranjas benéficas à saúde?

 

Da sucursal de Campinas

Reporter Silvia Helena Soares

 

Nossa equipe visitou recentemente uma das cidades que está entre as 10 que mais produzem laranja no Estado de São Paulo. A produção da cidade, de acordo com os dados divulgados em sites especializados, em 2017, superou a marca de 500 mil toneladas.

Essa produção quase que total, é destinada à indústria de sucos que atende tanto o mercado interno quanto para o mercado externo. Porém, para se ter uma produção tão alta e de qualidade, o segredo é a prevenção das pragas que atacaram as laranjeiras. Dentre elas, as mais comuns são: ácaro-da-falsa-ferrugem, mosca branca, minador dos citrus, formiga e o pulgão, estas duas últimas bem conhecidas por muitos. Mas, como os produtores evitam essas pragas nos pomares? Como evitam que o pomar seja dizimado e cause um prejuízo enorme não só a eles mas para a própria economia?

Bem, ter um suco de laranja fresquinho para saciar a sede, ou mesmo uma laranja para chupar quando bate aquela vontade, tem seu preço, e não é só aquele que se paga no supermercado na hora da compra, haja vista que para conseguir uma produção de qualidade, que chegue à mesa do consumidor, muitos litros de defensivos agrícolas contra pragas precisaram ser utilizados.

É isso mesmo. Para você beber seu suco ou chupar sua laranja, foram precisos litros e litros de defensivos agrícolas, conhecidos também como inseticidas, para que todas essas pragas fossem combatidas e não comprometessem a produção.

Você acha que quando está consumindo a laranja está consumindo apenas a laranja?

E o que mais pode estar por trás de uma produção tão farta de laranja? Compra. E o preço pode ser muito alto.

 

Silvia Helena Soares. Texto elaborado especialmente para esta atividade

São Paulo Faz Escola. 2020 Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 6º na, Vol. 3.

 

 

Atividade – Análise textual

 

1 – Agora que leu o texto, diga: é uma notícia ou uma reportagem? Justifique sua resposta.

 

R: Reportagem – Apresenta informações de uma forma mais detalhada.

 

2 – O quê você entendeu sobre o texto? Diga em poucas palavras do que ele se trata.

 

R: Resposta pessoal.

 

Retomada – Por dentro do Conteúdo

 

Reportagem: é um gênero textual da esfera jornalística, tem o intuito de informar, ao mesmo tempo em que possibilita a formação de opinião, com base em detalhes e apreciações do repórter sobre o fato retratado. Pode ser um texto expositivo informativo e/ou opinativo e conter passagens narrativas e descritivas.

 

Notícia: é um gênero textual da esfera jornalística, cujo principal objetivo é informar sobre o acontecimento, de maneira mais concisa e menos subjetiva, por meio da apresentação dos fatos.

São Paulo Faz Escola. 2020 Caderno do Professor, Língua Portuguesa, 6º na, Vol. 3.

 

Atividade – Análise textual

 

3 – Você se deparou com alguma palavra que não conhece ou nunca usou em seu contexto? Cite-a

R: Resposta pessoal

4 – Na reportagem, a repórter utiliza os termos defensivo agrícola” e “inseticida”, quando se refere ao combate das pragas que podem atacar o pomar e comprometer a produção. Essas expressões apresentam o mesmo significado do texto?

R: O vocábulo: “inceticida”apresenta um sentido mais restrito: produto que mata insetos. Já a expressão “defensivo agrícola” amplia as possibilidades de sentido e, ao mesmo tempo, suaviza a idéia contida me “inseticida”.

 

5 – Releia esta passagem no texto: “ (...) Bem, ter um suco de laranja fresquinho para saciar a sede, ou mesmo uma laranja para chupar quando bate aquela vontade, tem seu preço, e não é só aquele que se paga no supermercado na hora da compra. E o preço pode ser muito alto...”

 

Levante hipóteses. Qual pode ter sido o alerta da jornalista ao dizer que “o preço pode ser muito alto”? A que a repórter poderia estar se referindo?

 

R: Espera-se que os estudantes relacionem o comentário da jornalista à quantidade de litros defensivos agrícolas que precisam ser utilizados no combate às pragas da laranja.

 

6 – A reportagem menciona as 10 cidades que mais produzem laranja no Estado de São Paulo. Você imagina quais sejam elas?

Alguma delas pertence à região que você vive?

 

R: No Estado de São Paulo, concentram-se nove das dez cidades produzem laranja no Brasil: Casa Branca, Botucatu, Itapetininga, Colômbia, Iaras, Avaré, Buri, Angatuba e Santa Cruz do Rio Pardo. O único município fora do estado é Rio Real, na Bahia.

 

O quê você achou das suas aulas?