quinta-feira, 17 de setembro de 2020

 


Prezados pais, responsáveis e alunos!


Amanhã dia 18/09/20 das 10:30 às 13:30 h, abriremos à escola para entrega da apostila do 3º Bimestre e recebimento das apostilas (respondidas) do 1º e 2º Bimestres.  Nesse mesmo horário estaremos com o plantão de dúvidas para os alunos que estão sem notas e com faltas nos 1º e 2º Bimestres.  Esse é o momento para sanar as suas dúvidas.


PROTOCOLOS DE SEGURANÇA.

Obrigatório o uso de máscara!!!!

Respeite o distanciamento!!!!!

Traga a sua caneta!!!!



Equipe Gestora

2020




PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO


Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  18/09/2020

 



Equipe Gestora
2020

 



A E.E. Maria Montessori, juntamente com os seus professores, parabeniza os alunos Bruno Moraes  2ºB e Thalita Ruth 1ºE.

Aprovados no CUCO/USP 2020.







Equipe Gestora

2020



Prof. Sandro R. Espinoli                      

Matéria: Língua Portuguesa                                    Série: 8° B e 8°C

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


Alunos e alunas,

Para a aula de hoje leiam o texto a seguir e respondam às questões.

As respostas devem ser enviadas para o meu e-mail. 

VALE NOTA PARA O 3° BIMESTRE.


                                                       Coalas

   Eles parecem ursos de pelúcia com o pelo grosso e macio, o focinho curto e escuro, a cabeça arredondada e as orelhas grandes e peludas. Típicos da Austrália, na verdade, os coalas não são ursos, mas sim mamíferos marsupiais. Diferentes dos outros mamíferos, são marsupiais porque terminam de se desenvolver fora do útero da mãe, no marsúpio, uma espécie de bolsa que a mãe possui na barriga, para onde migram ainda embriões. 

   A pelagem grossa do coala o protege das variações de temperatura, servindo, também, como uma capa de chuva. Bem adaptado à vida nas árvores, o coala tem um excelente equilíbrio, embora ele não tenha cauda, como outros marsupiais. Possui também patas curtas e fortes com solas ásperas.


   Os coalas podem medir em torno de setenta centímetros, chegando a pesar doze quilos na região sul da Austrália. Se não estiverem num ambiente perturbado pela ocupação humana ou desastres naturais (como incêndios), os coalas podem viver até mais de quinze anos. Entretanto, um coala macho vive em média dez anos, porque eles se arriscam indo buscar comida e andando no chão, expondo-se mais a predadores. 

   Não por acaso os coalas têm fama de “paradões”. Com uma dieta composta de folhas de algumas espécies de eucaliptos, que não são ricos em nutrientes, os coalas têm um metabolismo baixo e tendem a ficar parados, para não gastar muita energia e reter alimentos no seu sistema digestivo por longos períodos. Um coala chega a passar 20 horas, dormindo ou descansando!

   Devido a sua alimentação, o coala tem um excelente faro para identificar alguns tipos de folhas e diferenciar quais são venenosas ou não. Também são criaturas mais notívagas, porque, nas horas mais frias da noite, eles gastam menos energia para andar e procurar comida. 

[…] 

   Embora tenham hábitos solitários, os coalas vivem em sociedade como os humanos e precisam estar em contato com outros coalas, daí a necessidade de grandes áreas florestais, onde esses animais possam viver. Esse é também um dos grandes problemas relacionados aos incêndios e aos desmatamentos, já que os coalas são territoriais e marcam as árvores como se fossem suas casas. 

Daniele Souza. Disponível em: . (Fragmento). 


                                                                Questões 

Questão 1 – Na passagem “Eles parecem ursos de pelúcia com o pelo grosso e macio, o focinho curto e escuro, a cabeça arredondada e as orelhas grandes e peludas.”, a autora descreve: 

Questão 2 – No segmento “[…] no marsúpio, uma espécie de bolsa que a mãe possui na barriga, para onde migram ainda embriões.”, o trecho destacado: 

( ) explica “marsúpio”.

 ( ) caracteriza “marsúpio”. 

( ) complementa “marsúpio”.


Questão 3 – Em “Se não estiverem num ambiente perturbado pela ocupação humana ou desastres naturais (como incêndios), os coalas podem viver até mais […]”, o termo “Se” introduz: 

( ) uma hipótese. 

( ) uma condição. 

( ) uma adversidade. 

Questão 4 – Segundo o texto, “os coalas têm um metabolismo baixo”. Por quê?

( ) Porque eles chegam a passar boa parte do dia, dormindo ou descansando. 

( ) Porque eles guardam os alimentos no sistema digestivo por duradouros períodos. 

( ) Porque eles se alimentam de folhas de espécies de eucaliptos, pobres em nutrientes.


Questão 5 – Na parte “[…] o coala tem um excelente faro para identificar alguns tipos de folhas e diferenciar quais são venenosas ou não.”, o vocábulo “para” indica: 

( ) as causas do excelente faro do coala. 

( ) as finalidades do excelente faro do coala.

 ( ) as consequências do excelente faro do coala. 

Questão 6 – Na oração “[…] os coalas vivem em sociedade como os humanos […]”, a palavra “como” foi empregada para: 

( ) assinalar um exemplo. 

( ) informar uma conformidade. 

( ) estabelecer uma comparação.

Questão 7 – De acordo com a autora do texto, os desmatamentos e as queimadas ameaçam a vida dos coalas. Explique:



Enviar as respostas para o meu e-mail espinoli2020@bol.com.br


VALE NOTA PARA O 3° BIMESTRE!!!!!






Prof. Aline Rossi- Códigos das salas de Biologia no classroom

 Olá alunos,

Não esqueçam que as atividades de Biologia estão postadas somente no classroom. Segue abaixo os códigos de cada sala para os alunos que ainda não conseguiram entrar. Façam isso o mais rápido possível, para que vocês possam fazer as atividades atrasadas.

Dúvidas e dificuldades para acessar o classroom: enviar no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br

1° ano A: w2lpmva

1° ano B: 5gbnxl7

1° ano C: iaabmj6

1° ano D: cpph6fp

1° ano E: vaqrjfh

1° ano F: d4nrvbv

2° ano A: p7knhoo

2° ano B: iy43mzn

2° ano C: b57wl3p

2° ano D: 5scym4b

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B

 

Atividade sobre a aula transmitida dia 11/09 pelo aplicativo CENTRO DE MÍDIAS SP


Conteúdo: A importância das vacinas.

Habilidades: Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como esta atua no organismo e o seu papel histórico para a manutenção da saúde individual e coletiva e a erradicação de doenças.

Objetivos: Entender a finalidade da vacina e sua importância para a prevenção de doenças; Selecionar informações relativas a esse contexto.

Atividade

Se possível, assista o vídeo abaixo e depois responda o questionário seguinte: 

https://portal.fiocruz.br/video/importancia-das-vacinas-akira-homma


1-      Você conhece uma ou mais doenças que requerem vacinação? Quais são elas?

2-      O que é vacina? Como ela atua no organismo?

3-      Qual a função da vacina para prevenção e manutenção da saúde?

4-      A vacina atua na proteção a uma doença ou na sua cura? Por quê?

5-      O que é imunização?


Para realizar a atividade acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.


Entrega e dúvidas: até o dia 24/09 no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom institucional.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Códigos das salas de Ciências no classroom:

7° ano A: ngcymyb

7° ano B: garee72


Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C- Repostando

 Olá 6° anos A, B e C,

Estou repostando a atividade da semana passada para os alunos que ainda não fizeram e aguardando a entrega até o dia 01/10  no e-mail alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br ou no classroom.



Conteúdo: O sistema nervoso e algumas possíveis alterações.

Habilidades: Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

Objetivos: Desenvolver a conscientização em relação aos riscos de utilizar substâncias psicoativas, entender o que são drogas lícitas e ilícitas e compreender a correlação entre o uso destas e os efeitos nocivos à saúde e à vida social.

Atividade

1-      Ao beber café, uma pessoa fica mais sonolenta ou mais desperta? Que substância presente no café provoca esta alteração?

2-      Como essas alterações causadas pela cafeína ocorrem? Em qual parte do corpo?

3-      Assim como a cafeína, que outras substâncias podem causar alterações no nosso sistema nervoso?

4-      O que são substâncias lícitas e ilícitas?

5-      O que são drogas? Liste três exemplos e pesquise as ações que essas drogas causam no nosso cérebro.

6-      Após assistir a aula, você mudou sua opinião sobre as drogas? Comente utilizando os conhecimentos adquiridos.

Para realizar a atividade acima, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 3), o livro de Ciências ou a internet.


Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Códigos das salas de Ciências no classroom:
6° ano A:dmz4eje
6° ano B:3xpfpq3
6° ano C:q7455qs