terça-feira, 22 de setembro de 2020

1°F - BEM VINDO AO BARROCO

 BEM VINDO AO BARROCO ( COPIAR NO CADERNO APENAS O CONTEXTO E BARROCO EM PORTUGAL )


CONTEXTO:
O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por isso, toda a cultura desse período, incluindo costumes, valores e relações sociais, é chamada de "barroca". Essa época surgiu no final do Renascimento e manifestava-se através de grande ostentação e extravagância entre os grupos beneficiados pelas riquezas da colonização. As principais características do Barroco Arte rebuscada e exagerada; Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo. Veja também: Cultismo e Conceptismo A arte barroca na Europa O estilo barroco teve início na Itália sendo, posteriormente, desenvolvido em outros países europeus na pintura, na arquitetura, na escultura, na música e na literatura. O BARROCO NA ITÁLIA A Itália foi considerada o berço do Renascimento e da arte barroca onde diversos artistas se destacaram. 1. Caravaggio (1571-1610) Caracterizado pela rudez de suas obras, Caravaggio pintou temas religiosos onde explorava o contraste entre luz e sombras.

A Ceia de Emaús (1601), de Caravaggio

2- Destacam-se: "A Captura de Cristo", "Flagelação de Cristo", "A Morte da Virgem", "A Ceia de Emaús", "Davi com a cabeça de Golias", "Flagelação de Cristo".
Bernini foi um escultor e arquiteto italiano. Suas obras encontram-se em Roma e no Vaticano, entre elas: a "Praça de São Pedro", "Catedral de São Pedro", "O Êxtase de Santa Teresa", "Busto de Paulo V" e "Castelo de Santo Ângelo".

Êxtase de Santa Teresa (1647-1652), de Bernini


3. Borromini (1599-1667) Francesco Borromini foi arquiteto e escultor italiano.
Entre suas obras destacam-se: a "Catedral de São Pedro", "Sant'Agnese in Agone", "Palazzo Spada", "Palazzo Barberini", "Sant'Ivo alla Sapienza" e a "Igreja de San Carlo alle Quattro Fontane".

Sant'ivo alla
Sapienza (1642-1660), de
Borromini

4. Andrea Pozzo (1642-1709) Pozzo foi arquiteto, pintor e decorador italiano.
Entre suas obras estão: "Glorificação de Santo Inácio", "Anjo da Guarda", "A Apoteose de Hércules", o teto do "Salão Nobre do Palácio Liechtenstein", em Viena, e a "Falsa Cúpula de São Francisco Xavier".


Falsa Cúpula de São Francisco de Xavier (1676), de Andrea Pozzo

O BARROCO NA ESPANHA A Espanha foi o centro dos poetas barrocos, dos quais se destacaram: Quevedo, Gôngora, Cervantes, Lope de Vega, Calderón, Tirso de Molina, Gracián e Mateo Alemán. Eles que fizeram a melhor literatura do século XVII, assimilada pelo resto da Europa a partir da segunda metade do século XVII. Além da literatura, o barroco espanhol foi um dos mais marcantes desse período, onde se destaca o pintor Diego Velázquez e as obras: "As meninas", "Velha fritando ovos", "Retrato de um homem" e "Cristo Crucificado".


As Meninas (1656), de Diego Velásquez



O BARROCO EM PORTUGAL Em Portugal, o Barroco vai de 1508 a 1756. Padre Antônio Vieira é o principal autor do Barroco literário no país, no entanto, passou a maior parte de sua vida no Brasil. Sua Principal obra "Os Sermões" constituem um mundo rico e contraditório. Revelam sua inteligência voltada para as coisas sacras e, simultaneamente, para a vida social portuguesa e brasileira. Vieira foi uma espécie de cronista da história imediata. Assim, ele elaborava os sermões dentro da técnica medieval, explicitando as metáforas da linguagem bíblica. Além de Vieira, merecem destaque: o padre Manuel Bernardes, D. Francisco Manuel de Melo, Francisco Rodrigues Lobo, soror Mariana Alcoforado e Antônio José da Silva. Na pintura do barroco português, merece destaque a pintora Josefa de Óbidos, que embora tenha nascido na Espanha, viveu e desenvolveu sua arte em Portugal. Dentre suas obras mais destacadas estão: "Maria Madalena confortada pelos Anjos", "Calvário", "A Sagrada Família" e "Santa Maria Madalena".


Sagrada Família (1664), de Josefa de Óbidos















MOBILIÁRIO BARROCO


Bons estudos
Prof Tali

6º Anos: A, B, C (Clayton - Português)

 

Leia o texto a seguir: 

 

O meio ambiente em primeiro lugar

Em um pequeno vilarejo havia um jovem aventureiro, que se chamava Pedro. Ele era um rapaz esperto que adorava o meio ambiente, passava a maior parte do dia na floresta, subindo em árvores, brincando com os animais. Pedro não tinha medo de nada, de nenhum animal e adorava nadar em um rio que ficava perto de sua casa.

Certo dia, Pedro estava andando pela floresta, quando viu um movimento estranho, e depois um tiro e um grito de um animal, muito curioso ele foi lá olhar.

Quando chegou ao local do tiro, viu muitos homens, todos armados e com motosserras, cortando as árvores, matando e capturando animais.

Pedro chegou à frente deles e disse:

Por que estão fazendo isso com os animais e com as árvores?

Pegue ele! Falou o líder do bando.

Pedro correu e os homens foram atrás. Preparados para atirar, o líder do bando disse:

Não atirem! Ele será nosso refém! Pois a polícia está atrás de nós!

No tempo em que ele estava conversando, Pedro subiu em uma árvore e se escondeu. A polícia chegou e prendeu o bando.

Pedro, um jovem aventureiro, que amava o meio ambiente, arriscou sua vida por ele.

(Adaptado de http://colegiomaanaim77.blogspot.com.br/2012/06/contos.html)

 

RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO:

 

1.  A partir da leitura do texto, podemos dizer que:

a) Pedro passava a maior parte do tempo em casa.

b) Pedro não gostava de animais.

c) Pedro não gostava da floresta.

d) Pedro não sabia nadar.

e) Pedro adorava o meio ambiente.

2.  O que ficava perto da casa de Pedro?

a) o rio que ele nadava.

b) a casa de um amigo seu.

c) a casa de sua avó.

d) um lago muito profundo.

e) o rio com muitos peixes.

 

3.  O que ficava perto da casa de Pedro?

a) o rio que ele nadava.

b) a casa de um amigo seu.

c) a casa de sua avó.

d) um lago muito profundo.

e) o rio com muitos peixes.

 

4. Pedro vivia na floresta, brincava com os animais e subia em árvores. O que aconteceu, de repente, que mudou essa tranquilidade?

  

 

5. Por que o bando decidiu não atirar em Pedro após capturá-lo?

 

 

6. Como Pedro conseguiu fugir do bando de homens?

 

 

7. O que aconteceu após Pedro se esconder na árvore?

 

 

8. Pedro tinha algum tipo de medo? Explique. 

 

 

9. Quem é que falou “Pegue ele!”.

 

 

10. Você gostou da história? Explique por que respondeu sim ou não.  

2ºA (Clayton - Português)

Revise a aula de: quinta-feira, 17 de setembro de 2020 e responda as questões a seguir.

1)      O quê foi o Realismo em Portugal?

2)      Qual foi o desejo da tendência artística portuguesa neste período?

3)      O quê foi a “Questão Coimbrã” e quais foram os principais representantes deste movimento?

4)      Quando e onde se iniciou do Realismo?

5)      Como era a visão realista?

6)      Com relação ao contexto histórico, qual foi a conseqüência deixada pela “Independência do Brasil” em Portugal? Em quê Portugal passou a investir a partir de então?

7)      Esse processo de desenvolvimento contribuiu para aflorar quais ideais?

8)      Quais foram os escritores envolvidos na Questão Coimbrã?

9)      Quem escreveu o prefácio do livro “Poema da Mocidade”?

10)   Cite as características do Realismo em Portugal.

11)   Quais foram os principais autores do Realismo em Portugal?

12)   Quais foram as principais obras do Realismo em Portugal?

Prof. Cristiano - Filosofia - 1º Ano A - 3º Bimestre

 Boa tarde Estudantes, mais uma atividade foi postada no Google sala de aula, acesso pelo e-mail institucional. Estou replicando a atividade aqui no blogger, clicando no link será possível  responder as questões, após a leitura do texto.







Prof. Cristiano - História - 7º Anos A e C - 3º Bimestre

 Boa tarde Estudantes, mais uma atividade foi postada no Google sala de aula, acesso pelo e-mail institucional. Estou replicando a atividade aqui no blogger, clicando no link será possível  responder as questões, após a leitura do texto.


Orientações:

- Caderno do Aluno pgs 40 e 41

- Leia os fragmentos de textos no caderno do aluno e responda as questões de 1 a 4.

- Responda as questões no formulario abaixo.

Caderno do Aluno pg. 40 e 41

Atividade 3 : https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeu-GW68ER3kPfHGX7Uk7pMpQhUQy48DNv74jMSET2-FgQaHA/viewform