segunda-feira, 28 de setembro de 2020

6ºAnos: A, B, C (Clayton - Português) Texto jornalístico e interpretação.

Leia este texto:

Bom exemplo

Mãe chama a polícia após filhos furtarem bicicletas em Santa Luzia

Elaine Resende – Portal Uai, 14/04/08                           

            Uma mãe deu um bom exemplo à sociedade ao não acobertar um furto cometido pelos próprios filhos e um sobrinho em Santa Luzia, na Grande BH. No fim da noite desse domingo, as três crianças – uma de nove e duas de 12 anos – chegaram em casa, no bairro Duquesa, com duas bicicletas levadas de uma chácara. A dona de casa Maria das Graças Rodrigues Hebert, de 36 anos, estranhou a atitude dos garotos e começou a questioná-los sobre a origem dos objetos. Como os meninos se recusavam a dizer a verdade, ela acionou a Polícia Militar para relatar o delito.

            Com a chegada dos militares, as três crianças recuaram e confessaram que haviam furtado as bicicletas. Os meninos indicaram localização do sítio, no bairro Palmital, para onde os dois policiais do 35º Batalhão se dirigiram.  A dona do imóvel não sabia do roubo e achou estranha a movimentação de pessoas no quintal de sua casa, durante a madrugada. O sargento Daniel Marques disse que ela não queria abrir a porta, acreditando se tratar de um assalto. “Falei que era policial militar e iluminei minha farda com uma lanterna. Ainda assim, ela ficou insegura. Pedi então para ela acender a luz da varanda porque o lugar à noite é um breu”, contou.

            No entanto, o caseiro da chácara chegou neste momento e começou a atirar, também acreditando se tratar de uma ação de marginais. Houve troca de tiros, mas ninguém foi atingido. Um cão da raça rottweiler avançou no policial por duas vezes, sendo necessário atirar contra o animal. O cachorro ficou ferido na pata.

            O caso foi encaminhado para o 1º Distrito Policial de Santa Luzia. O caseiro João Batista Soares, de 36 anos, foi autuado em flagrante por porte ilegal de armas. Para o sargento Daniel Marques, atitudes com a da mãe são louváveis e servem como exemplo. “Não é todo dia que tem alguém disposto a dar uma lição nos filhos dessa forma. Mas essa é uma maneira de evitar que as crianças se tornem marginais”, comentou.

(Fonte: www.uai.com.br, acesso em 14/04/08).

 

 

 

1. Explique, com suas palavras, o porquê de a notícia ser intitulada “Bom Exemplo”:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. Na frase “(....) atitudes como a da mãe são louváveis (...)”, a palavra destacada poderia ser substituída por:

a) tranquilas   

b) elogiáveis   

c) desinteressantes   

d) desprezíveis

 

3. Justifique o emprego do sinal de aspas no texto:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Identifique os referentes dos termos destacados:

 

a) “[...] começou a questioná-los sobre a origem dos objetos.”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b) “Como os meninos se recusavam a dizer a verdade, ela acionou a Polícia Militar para relatar o delito.”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c) “[...] para onde os dois policiais do 35º Batalhão se dirigiram.”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

d) “[...] sendo necessário atirar contra o animal.”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Qual é o objetivo do texto lido?

a) informar   

b) criticar   

c) persuadir    

d) ironizar

2ºA (Clayton - Português)

Exercícios de fixação

(Envie apenas as respostas)

 

1. Assinale a alternativa em que as formas completam corretamente as lacunas das frases abaixo, pela ordem:

 

- Quando ____ assessorado, o governante comete muitos erros.

 

- O Chapeuzinho Vermelho conseguiu escapar do lobo ____.

 

- Devemos praticar o bem e evitar o ____.

 

- Quando está de ____ humor, ninguém o suporta.

 

a) mal, mau, mau, mau;

b) mau, mal, mal, mal;

c) mau, mau, mal, mal;

d) mal, mau, mal, mau;

e) mal, mal, mau, mau.

 

2. A alternativa ERRADA quanto ao emprego do “porquê” é:

 

a) Não revelou o motivo porque não foi ao trabalho.

b) Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido.

c) Eis o porquê da minha viagem.

d) Porque houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colégio.

e) Ele não veio por que estava doente.

 

3. Indique o item em que todas as palavras devem ser preenchidas com x:

 

a) pran__a / en__er / __adrez.

b) fei__e / pi__ar / bre__a.

c) me__erico / en__ame / bru__a.

d) __utar / frou__o / mo__ila.

e) fle__a / en__arcar / li__ar.

 

4. Há erros de grafia na frase:

 

a)   Jornadas de trabalho extensas, exploração da mão-de-obra infantil, despreocupação com o lazer, são manchas trazidas pela Revolução Industrial.

b)   A extinção de postos de trabalho tem originado, no mundo todo, protestos e movimentos de reivindicação de direitos da classe trabalhadora.

c)   Para bem avaliar o impacto da modernização de empresas com o uso intensivo da tecnologia, é necessário examinar todos os efeitos, benéficos ou não.

d)   A expansão da demanda e a consequente geração de lucros são aspectos bem-vindos de investimentos tecnológicos, pois ampliam empregos.

e)   Condições adverças de trabalho, em prejuíso do disposto nas leis específicas, sempre foram alvo de queixas de assalariados.

 

5. A frase em que há ERROS de ortografia é:

 

a)   Acostumados a debater tudo com o corpo docente, os administradores da escola puseram em discussão também o problema do número de vagas.

b)   Não há jeito de pormos em uso essas folhas de papel almaço, porque elas são tão finas que se pode ver facilmente através delas.

c)   A afirmação de que nossa ajuda não foi expontânea põe em dúvida a decência e a honradês de quem falou.

d)   O assessor de imprensa não queria faltar com a discrição, motivo pelo qual não citou nominalmente os queixosos.

e)   Nem sempre o lazer a que se dedicam é o mais adequado para seus problemas, por isso existe a preocupação dos médicos em orientá-los cuidadosamente.

 

 

PORTUGUÊS 9ºA e 9ºB - SEMANA DE 28 DE SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO - PROFª ELIZABETH

 

Enviar para o email elizabethaugusto@prof.educacao.sp.gov.br

* (1) Pesquisar o que são orações subordinadas adjetivas, quais são os tipos, e exemplos.

*(2) Responda o exercício abaixo, conforme o exemplo, transformando as orações adjetivas em um adjetivo:

  • A)  Ele é um dos poucos diretores que todos os funcionários respeitam.

Resposta: Ele é um dos poucos diretores respeitados por todos os funcionários.

  • B) Toda comida que está fresca é mais saborosa.
  • C) O leão, que é um animal selvagem, atacou o domador.
  • D) A professora Ana Luísa, que é a professora mais nova da escola, não veio trabalhar hoje.
  • E) Aguardo que você venha.
  • F) O gato, que é um animal doméstico, come cerca de 6 vezes por dia;
  • G) A estudante Fernanda, que é a estudante mais nova da escola, não veio à aula hoje.
  • H) Ele é um dos poucos supervisores que é admirado por todos os funcionários;
  • I) Todas as roupas que são largas são mais confortáveis.
  • J) Adoro pessoas que cuidam dos idosos com carinho.

Nome: Sandro R. Espinoli

Matéria: Inglês                                                      Série: 3° A - 3°B e 3°C

e-mail: espinoli2020@bol.com.br


                                            ATIVIDADE SOBRE O SIMPLE PAST



1- Complete as lacunas com os verbos entre parêntese conjugados no Simple Past.

a) She--------(go) to the shopping.

b) Marisa------(want) a ride.

c)Your parents------(make) a cake.

d) Sofua e Jane ------(be) at the party.