São
Paulo, 30 de Setembro de 2020.
E.E
Maria Montessori.
Atividade
de Educação Física.
Turmas: 3ºanos.A,B,C,
Prof. Luciana
Entregar
a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.
ATIVIDADE P / NOTA E PRESENÇA 3°BIMESTRE.
Todas atividades ou pesquisa ser digitada pelo
Word.
Educação Física 3º Bimestre. Data de entrega 07/10.
3°
BIMESTRE
Data para entrega 07/10/2020
Tema: LAZER E TRABALHO
Vamos
identificar as possibilidades de lazer, construindo argumentos sobre sua
importância, reconhecendo diferenças e semelhanças de valores, interesses e
recompensas nas situações de lazer e trabalho, relacionando as dificuldades e
facilidades de acesso no mundo contemporâneo.
ATIVIDADE 1 – O QUE SABEMOS SOBRE LAZER
E TRABALHO?
Para iniciar esse tema, você irá fazer uma
reflexão sobre o lazer e o trabalho. Levante todas as possibilidades e se ambos
estão relacionados. A seguir, algumas questões para orientar a reflexão.
O
que é lazer? |
O
que é trabalho? |
Quais
são suas atividades de lazer? |
É
importante durante o trabalho ter momentos de lazer? Por quê? |
Você
freqüenta espaços públicos e/ou privados de lazer? |
O
que poderia ser feito na região onde você mora para valorizar as atividades
de lazer? |
A
quadra da escola também é utilizada pela comunidade aos finais de semana |
ATIVIDADE
2 – VAMOS TROCAR ALGUMAS IDEIAS
Baseado nos levantamentos de dados realizados
na atividade anterior argumente suas impressões e expresse, em uma roda de
conversa, sobre os espaços disponíveis de lazer presente na sua comunidade. O
professor irá mediar o debate e os pontos a seguir deverão ser levados em
consideração:
Existem
espaços de lazer suficientes em sua comunidade? |
O
que tem nesses espaços de lazer? |
Qual
o estado de conservação destes locais? |
Como
você pode contribuir com estes espaços de lazer? |
Quais
os pontos positivos e o que precisa melhorar diante de suas impressões? |
Quais
são as alternativas para que a comunidade tenha espaços de lazer em seu
bairro? |
TEMA: CONTEMPORANEIDADE
Chegou
o momento de abordar o último tema do bimestre: contemporaneidade. Você irá
entrar no ambiente dos jogos virtuais e do uso da tecnologia, identificando a
influência das mídias no seu cotidiano e elaborando estratégias cooperativas e
competitivas nesse universo.
Os
jogos virtuais Desde o surgimento do videogame que simulava um jogo de tênis em
1958, criado por um funcionário do governo estadunidense, muito se avançou em
termos de tecnologia. O primeiro avanço foi realizado no Instituto de
Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, com a criação do Space
War. A partir da década de 1970, com a popularização dos equipamentos
domésticos e de jogos como Pac Man e Space Invaders, hoje considerados
clássicos, os videogames passaram a ter uma relação constante com os avanços
tecnológicos. Dessa relação resultou a melhoria de gráficos com efeitos em
terceira dimensão, trilhas sonoras e possibilidades interativas que permitem ao
jogador criar suas próprias histórias e tramas, escolher seus próprios personagens
e fantasias, assim como os ambientes por onde desenvolverá suas aventuras. Com
novos joysticks do tipo Wi-Fi, webcams e plataformas com sensores de peso e de
equilíbrio, a geração atual de videogames permite que o jogador, por meio de
movimentos de seu corpo, comande as ações do personagem (que pode ser ele mesmo
representado na tela). Isso abre novas e inusitadas possibilidades, pois
permite a simulação de gestos esportivos, de exercícios ginásticos ou de
coreografias de dança, por exemplo. Atualmente, os diferentes jogos ou games
atendem não apenas as crianças e os jovens, mas os adultos também, dadas as
possibilidades de jogá-los em comunicação com outros jogadores na internet de
casa ou de qualquer outro lugar caso esteja usando um dispositivo
mobile(celular). Esses jogos são parecidos com os de representação, do tipo
Role Playing Game (RPG). Os novos RPGs, também conhecidos como MMORPG, já
contam com uma liga profissional de jogadores (World Cyber Games), que
movimenta milhões de dólares em seus campeonatos e congrega jogadores do mundo
todo, inclusive do Brasil.
(São
Paulo, Caderno do Professor, Educação Física 2014).
Sugestão
par entender um pouco mais sobre o universo
dos jogos virtuais: https://youtu.be/bTe9zuRny8Y
ATIVIDADE 1 – TÚNEL DO TEMPO... O
DESAFIO...
Neste momento, você irá buscar diferentes
imagens que representem o percurso histórico dos videogames. Selecione uma
imagem que represente cada ano e descreva os jogos mais populares de cada um
deles.
1975 |
1977 |
1983 |
1986 |
199 |
1989 |
1990 |
1995 |
1996 |
2000 |
2010 |
ATUAL |
Após a pesquisa, RESPONDA
Por que os videogames surgiram?
Quais foram as principais mudanças nos
videogames desde que surgiram?
Por que os videogames sofreram diversas
transformações ao longo do tempo?
Em relação ao movimento, ocorreu alguma
mudança na maneira de se jogar? Quais?
ATIVIDADE 2 – DÁ PARA COOPERAR NOS
JOGOS VIRTUAIS?
Será que nos jogos virtuais existem momentos
em que é possível cooperar? Se sim, escreva, no quadro a seguir, quais foram as
estratégias de cooperação utilizadas na atividade 2. Destaque também as
estratégias de competição utilizadas.
Estratégias de Cooperação |
Estratégias de Competição |
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Exercitar-se é preciso, mantenha o corpo em movimento.
Não esqueça a data da entrega que é de muita importância para que
possamos fechar nosso bimestre.
Obrigada
Professora: Luciana
E-mail: prof. Luedfisica@yahoo.com.br