quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Atividade de Educação Física. Turmas: 3ºanos.A,B,C, Prof. Luciana

 

São Paulo, 30 de Setembro de 2020.

E.E Maria Montessori.

Atividade de Educação Física.

Turmas:   3ºanos.A,B,C,

 Prof. Luciana

Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.

ATIVIDADE P / NOTA E PRESENÇA 3°BIMESTRE.

 Todas atividades ou pesquisa ser digitada pelo Word.

 Educação Física 3º Bimestre. Data de entrega 07/10.

3° BIMESTRE

Data para entrega 07/10/2020

 

Tema: LAZER E TRABALHO

Vamos identificar as possibilidades de lazer, construindo argumentos sobre sua importância, reconhecendo diferenças e semelhanças de valores, interesses e recompensas nas situações de lazer e trabalho, relacionando as dificuldades e facilidades de acesso no mundo contemporâneo.

 

ATIVIDADE 1 – O QUE SABEMOS SOBRE LAZER E TRABALHO?

 Para iniciar esse tema, você irá fazer uma reflexão sobre o lazer e o trabalho. Levante todas as possibilidades e se ambos estão relacionados. A seguir, algumas questões para orientar a reflexão.

 

 

*      O que é lazer?

 

 

*      O que é trabalho?

 

 

*      Quais são suas atividades de lazer?

 

 

*      É importante durante o trabalho ter momentos de lazer? Por quê?

 

 

*      Você freqüenta espaços públicos e/ou privados de lazer? 

 

 

*      O que poderia ser feito na região onde você mora para valorizar as atividades de lazer? 

 

 

*      A quadra da escola também é utilizada pela comunidade aos finais de semana

 

 

  ATIVIDADE 2 – VAMOS TROCAR ALGUMAS IDEIAS

 Baseado nos levantamentos de dados realizados na atividade anterior argumente suas impressões e expresse, em uma roda de conversa, sobre os espaços disponíveis de lazer presente na sua comunidade. O professor irá mediar o debate e os pontos a seguir deverão ser levados em consideração:

 

*      Existem espaços de lazer suficientes em sua comunidade?

 

 

*      O que tem nesses espaços de lazer?

 

 

*      Qual o estado de conservação destes locais?

 

 

*      Como você pode contribuir com estes espaços de lazer?

 

 

*      Quais os pontos positivos e o que precisa melhorar diante de suas impressões?

 

 

*      Quais são as alternativas para que a comunidade tenha espaços de lazer em seu bairro?

 

 

 

TEMA: CONTEMPORANEIDADE

Chegou o momento de abordar o último tema do bimestre: contemporaneidade. Você irá entrar no ambiente dos jogos virtuais e do uso da tecnologia, identificando a influência das mídias no seu cotidiano e elaborando estratégias cooperativas e competitivas nesse universo.

 

Os jogos virtuais Desde o surgimento do videogame que simulava um jogo de tênis em 1958, criado por um funcionário do governo estadunidense, muito se avançou em termos de tecnologia. O primeiro avanço foi realizado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, com a criação do Space War. A partir da década de 1970, com a popularização dos equipamentos domésticos e de jogos como Pac Man e Space Invaders, hoje considerados clássicos, os videogames passaram a ter uma relação constante com os avanços tecnológicos. Dessa relação resultou a melhoria de gráficos com efeitos em terceira dimensão, trilhas sonoras e possibilidades interativas que permitem ao jogador criar suas próprias histórias e tramas, escolher seus próprios personagens e fantasias, assim como os ambientes por onde desenvolverá suas aventuras. Com novos joysticks do tipo Wi-Fi, webcams e plataformas com sensores de peso e de equilíbrio, a geração atual de videogames permite que o jogador, por meio de movimentos de seu corpo, comande as ações do personagem (que pode ser ele mesmo representado na tela). Isso abre novas e inusitadas possibilidades, pois permite a simulação de gestos esportivos, de exercícios ginásticos ou de coreografias de dança, por exemplo. Atualmente, os diferentes jogos ou games atendem não apenas as crianças e os jovens, mas os adultos também, dadas as possibilidades de jogá-los em comunicação com outros jogadores na internet de casa ou de qualquer outro lugar caso esteja usando um dispositivo mobile(celular). Esses jogos são parecidos com os de representação, do tipo Role Playing Game (RPG). Os novos RPGs, também conhecidos como MMORPG, já contam com uma liga profissional de jogadores (World Cyber Games), que movimenta milhões de dólares em seus campeonatos e congrega jogadores do mundo todo, inclusive do Brasil.

                                                               (São Paulo, Caderno do Professor, Educação Física 2014).

 

Sugestão par entender um pouco mais sobre o universo  dos jogos virtuais: https://youtu.be/bTe9zuRny8Y

 

ATIVIDADE 1 – TÚNEL DO TEMPO... O DESAFIO...

 Neste momento, você irá buscar diferentes imagens que representem o percurso histórico dos videogames. Selecione uma imagem que represente cada ano e descreva os jogos mais populares de cada um deles.

1975

 

 

1977

 

1983

1986

199

1989

1990

1995

1996

 

 

 

 

 

2000

2010

ATUAL

 

Após a pesquisa, RESPONDA

 

*      Por que os videogames surgiram?

*      Quais foram as principais mudanças nos videogames desde que surgiram?

*      Por que os videogames sofreram diversas transformações ao longo do tempo?

*      Em relação ao movimento, ocorreu alguma mudança na maneira de se jogar? Quais?

 

ATIVIDADE 2 – DÁ PARA COOPERAR NOS JOGOS VIRTUAIS?

 Será que nos jogos virtuais existem momentos em que é possível cooperar? Se sim, escreva, no quadro a seguir, quais foram as estratégias de cooperação utilizadas na atividade 2. Destaque também as estratégias de competição utilizadas.

 

 

Estratégias de Cooperação

 

Estratégias de Competição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exercitar-se é preciso, mantenha o corpo em movimento.

Não esqueça a data da entrega que é de muita importância para que possamos fechar nosso bimestre.

Obrigada

Professora: Luciana

E-mail: prof. Luedfisica@yahoo.com.br

 

Atividade de Educação Física. Turmas: 2ºanos.A,B,C,D,E,F. Prof. Luciana

 

 

São Paulo, 30 Setembro de 2020.

E.E Maria Montessori.

Atividade de Educação Física.

Turmas:   2ºanos.A,B,C,D,E,F.

Prof. Luciana

Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.

ATIVIDADE P / NOTA E PRESENÇA 3°BIMESTRE.

  Educação Física 3º Bimestre.

Data de entrega: 07/10/2020.

 

Queridos alunos, todos bem?

Segue as atividades para nosso processo de avaliação do 3° Bimestre. Peço por gentileza encaminharem para o e-mail acima na data estipulada.

 

 

3° BIMESTRE

Data para entrega 07/10/2020

 

TEMA: CORPO, SAÚDE E BELEZA

As propostas terão a finalidade de identificar e reconhecer em seus próprios hábitos de vida os fatores de risco para as doenças hipocinéticas e a relação entre baixos níveis de atividade física e doenças hipocinéticas. O objetivo é compreender os riscos de uma vida sedentária, optando por um estilo de vida saudável.

 

ATIVIDADE 1 - DOENÇAS HIPOCINÉTICAS

Nos bimestres anteriores, estudamos as relações entre os níveis de atividades físicas e do exercício no desenvolvimento das capacidades físicas. Vocês realizaram testes, para após sessões de treinos, fazer os comparativos. Construímos circuitos para que soubessem organizar os treinos e melhorar sua performance. Neste tema, vamos aprofundar nosso conhecimento sobre as doenças hipocinéticas. Você sabe do que estamos falando?

*        Você já ouviu falar sobre as doenças hipocinéticas, suas causas e conseqüências? Registre o que sabe.

 

ATIVIDADE 2 - FATORES DE RISCO MODIFICÁVEIS

Você sabe como identificar as doenças hipocinéticas? Como preveni-las? Faça uma pesquisa sobre essas doenças. Abaixo indicamos algumas fontes, entre outras que podem ser utilizadas:

 

 

Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas.

Fonte: Gualano, B. Tinucci, T. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 25, p. 37-43, 2011.Disponível em: http://www.scielo/br/pdf/rbefe/v25nspe/05.pdf

 

 

Sedentarismo. Fonte: Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nrWnNO95UmI&feature

 

 

Diabetes tipo 2 e sedentarismo - Dicas de Saúde.

Fonte: Drauzio Varella. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bH1itLcmxWQ&feature=youtu.be

 

 

Osteoporose em 6 perguntas - Marise Lazaretti.

Fonte: Drauzio Varella. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=YnjC6mZGQwA

 

 

Sarcopenia.

Fonte: Envelhecer com Saúde. Disponível em: https://youtu.be/i3usYPfQJgE

 

 

Diferença entre Arteriosclerose e Aterosclerose.

Fonte: Dr. Roderick. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-BchM-bxYLc

 

 

ATIVIDADE 3 - Agora que você já leu os textos e assistiu aos vídeos, responda em seu caderno:

 

*      Escreva aqui seus hábitos relacionados à atividade física. Quais favorecem sua saúde e quais são prejudiciais?

*      Talvez nem todas as maneiras de se exercitar propostas no vídeo “Sedentarismo” sejam adequados para você ou para onde mora. Então, quais estratégias podem ser adotadas pensando nos seus interesses, no local em que você mora e na sua rotina diária para o controle dos fatores de risco?

*      Pesquise na sua família se tem alguém com doenças hipocinéticas. Responda usando o quadro a seguir: ↓↓↓

 

Ficha pessoal de fatores de risco à saúde

Doenças hipocinéticas na família

Fatores de risco na vida cotidiana

 

(  )Diabetes

(  )Tabagismo

(  ) Obesidade

(  ) Alcoolismo

(  ) Colesterol elevado

(  ) Sedentarismo

(  ) Pressão alta

(  ) Estresse

(  ) Acidente vascular cerebral

(  ) Alimentação inadequada

(  ) Doenças do coração

(  ) Outros

(  ) Outras doenças circulatórias

 

IMC (em kg/m2)

Circunferência da cintura (em cm)

Igual ou superior a 27

(  ) Superior a 102 para o sexo masculino

(  ) Superior a 88 para o sexo feminino

         Atividades físicas habituais

Inativo (  )

Pouco ativo (  )

Fonte: SEE. Caderno do Professor - São Paulo faz escola: 2º Ensino Médio. SP. v2 p. 38 – 2014. 4.

 

*      Quais fatores de risco são modificáveis e quais são os não modificáveis? Para responder essa questão, acesse e leia o capítulo 5, pág. 8 a 13, do Manual Técnico de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar. Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10001021631.pdf

*      Discuta com a família como vocês podem melhorar a qualidade de vida.

 

ATIVIDADE 4 – MUDANDO HÁBITOS E CONSCIENTIZANDO A COMUNIDADE ESCOLAR

Praticar atividades físicas é uma escolha muito importante. Elas nos ajudam a conquistar uma vida melhor e muito mais saudável, além de evitar a obesidade e as doenças hipocinéticas. Sendo assim, é importante escolher atividades físicas que sejam prazerosas e que não representem um estresse adicional à sua vida. Já pensamos sobre os hábitos que favorecem nossa saúde e os que são prejudiciais, e sabemos que a atividade física tem grande importância na melhoria e manutenção da qualidade de vida, porém outros hábitos considerados saudáveis devem ser acrescidos à prática regular da atividade física. São os fatores modificáveis que podemos controlar. Agora que você conhece um pouco mais sobre as doenças hipocinéticas, fatores de risco e obesidade, construa um material em recurso áudio visual para convencimento da população sobre o tema. Você pode ajudar muita gente com este vídeo. Bom trabalho!

 

Para saber mais: Efeitos do Narguilé e do Álcool

Narguilé

O narguilé é um objeto usado para fumar tabaco e outras substâncias. O uso do artefato tem efeitos prejudiciais sobre o sistema respiratório, o sistema cardiovascular e a cavidade bucal, inclusive os dentes. Com o passar do tempo, o fumante terá incidência de doenças pulmonares. Já foi comprovado que a fumaça emitida diretamente do narguilé contém substâncias tóxicas. Normalmente, a queima do carvão é usada como fonte de calor nos narguilés e a fumaça contém produtos tóxicos emitidos tanto pelo carvão quanto pelo produto de tabaco, incluindo os aromatizantes. Assim, a composição do carvão e a do tabaco podem influenciar o conteúdo tóxico da fumaça. Estudos laboratoriais realizados durante a última década, com uso de modernos métodos analíticos e máquinas confiáveis de geração de fumaça e protocolos de amostragem, começaram a elucidar o conteúdo tóxico da fumaça do narguilé. Foram identificados diversos carcinógenos e substâncias tóxicas. Outros fatores que influenciam o conteúdo tóxico da fumaça de narguilé são a topografia das tragadas (ou seja, o número de tragadas dadas, o volume da tragada, a duração das tragadas e o intervalo entre as tragadas consecutivas). Evidências mostram que o consumo de tabaco em narguilé talvez esteja associado aos cânceres bucais, de esôfago e de pulmão e, provavelmente, aos cânceres gástricos e de bexiga. Também existem evidências de associações com doença respiratória, doença cardiovascular, doença periodôntica, baixo peso ao nascer, rinite perene, infertilidade masculina, refluxo gastresofágico e danos à saúde mental.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) - Ministério da Saúde. Uso do Narguilé: efeitos feitos sobre a saúde, necessidades de pesquisa e ações recomendadas para legisladores.

Disponível em: https://apps.who.int/iris/bits-tream/handle/10665/161991/9789241508469-por.pdf;jsessionid=1F4BEBDAF

 

Álcool

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os países que mais consomem bebidas alcoólicas na América Latina. Os adolescentes são grande vítima desse problema. Com o passar dos anos, tanto os meninos como as meninas começam a beber mais cedo.

Álcool e drogas na adolescência: “O álcool na adolescência é extremamente desaconselhável porque o sistema nervoso central do jovem ainda está se desenvolvendo, além da possibilidade de atrapalhar seu amadurecimento normal pode causar alterações no desenvolvimento da personalidade e prejudicar funções como memória e atenção. Por sua vez, esses prejuízos podem levar a dificuldade de aprendizagem e piora no desempenho escolar. De acordo com um recente estudo realizado da Finlândia, adolescentes que bebem em excesso tendem a ter menos massa cinzenta no cérebro, que é a estrutura responsável pela memória, tomada de decisões e autocontrole.”

Fonte: BarsaSaber. Álcool e Drogas na Adolescência.

Disponível em: http://bra-sil.planetasaber.com/theworld/monographics/seccions/cards/default

 

Exercitar-se é preciso, mantenha o corpo em movimento.

Não esqueça a data da entrega que é de muita importância para que possamos fechar nosso bimestre.

 

Bom trabalho.

E-mail: Prof.luedfisica@yahoo.com.br