quarta-feira, 30 de setembro de 2020

 ATENÇÃO


As inscrições para o Novotec foram prorrogadas!!!








EQUIPE GESTORA
2020



 COMO ACESSAR O SED PARA RESPONDER O QUESTIONÁRIO DE RETORNO DAS ATIVIDADES.


Clique Aqui



EQUIPE GESTORA

2020

  3º Ano A e 3° Ano B - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 07/10/2020

Unidade Temática: Origem da Vida

Instruções: 

1- Assistir as vídeo aulas, link disponibilizado abaixo.

2- Responder o exercício de Aprendizagem.

3- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com 


https://youtu.be/ambANBIHjCI

https://youtu.be/AU8O6vjlPgc

https://youtu.be/48T9IsYzUzI


Exercícios de Aprendizagem


1- (Fuvest) - Qual das alternativas apresenta um par de estruturas homólogas? 

a) Asa de morcego e asa de borboleta. 
b) Carapaça de tatu e concha de caramujo. 
c) Nadadeira de peixe e asa de borboleta. 
d) Asa de ave e asa de morcego. 
e) Concha de caramujo e escama de peixe.


2- (UFES) - Com relação à evolução, observe as afirmativas a seguir: 

I. Fósseis são restos ou impressões deixadas por seres que habitaram a Terra no passado e constituem provas de que nosso planeta foi habitado por seres diferentes dos que existem atualmente. 
II. A explicação mais lógica para as semelhanças estruturais entre seres vivos com aspectos e modos de vida diferentes é que eles descendem de um mesmo ancestral. 
III. A semelhança entre as proteínas de diferentes seres vivos pode ser explicada admitindo-se que esses seres tenham tido um ancestral comum. 
IV. A teoria que admite que as espécies não se alteram no decorrer dos tempos denomina-se fixismo. 
Assinale,

 
A) se apenas I, II e III estiverem corretas. 
B) se apenas II, III e IV estiverem corretas. 
C) se apenas I, III e IV estiverem corretas. 
D) se todas estiverem corretas. 
E) se todas estiverem incorretas.


3- (UFU-MG) - Quando a semelhança entre estruturas animais não é sinal de parentesco, mas conseguida pela ação da seleção natural sobre espécies de origens diferentes, fala-se em: 


a) convergência adaptativa. 
b) isolamento reprodutivo. 
c) irradiação adaptativa. 
d) isolamento geográfico. 
e) alopatria.


4- (UFJF/2003) - Em relação às evidências da evolução biológica, é correto afirmar que: 


a) um órgão vestigial, como o apêndice vermiforme no homem, não é evidência da evolução, porque é uma estrutura atrofiada e sem função aparente. 
b) a pata dianteira de um cavalo e a asa de um morcego constituem evidência da evolução, porque são estruturas homólogas, apesar de o cavalo ter perdido os dedos, enquanto no morcego estes não só foram mantidos como alongados. 
c) a asa de uma ave e o élitro (asa dura) de um besouro podem ser considerados como evidência da evolução, porque são estruturas análogas, que possuem origem embriológica diferente. 
d) os fósseis constituem uma evidência da evolução, porque mostram que os organismos atuais são mais especializados e mais adaptados que os extintos. 
e) a embriogênese é uma evidência da evolução, porque mostra que uma célula ovo evolui para mórula, blástula, gástrula e embrião, que, finalmente, evolui para o indivíduo adulto.


5- (UNIRIO) - O citocromo C é uma proteína respiratória que se encontra em todos os organismos aeróbios. A molécula desta proteína existe em todas as espécies com a mesma função, sendo constituída por 104 aminoácidos. No decurso da evolução, as mutações mudaram os aminoácidos em certas posições da proteína, mas o citocromo C de todas as espécies tem proteína, incontestavelmente estrutura e função semelhantes, tornando-se, para o evolucionismo, uma evidência de ordem: 


a) paleontológica. 
b) embriológica. 
c) citológica. 
d) anatômica. 
e) bioquímica.


6- (UDESC/2009) - "Órgãos que exercem as mesmas funções em espécies diferentes, mas que possuem origem embrionária distinta; e órgãos ou estruturas atrofiadas, sem função evidente", são chamados, respectivamente, de: 


a) órgãos análogos e órgãos homólogos. 
b) órgãos vestigiais e órgãos homólogos. 
c) órgãos homólogos e órgãos vestigiais. 
d) órgãos análogos e órgãos vestigiais. 
e) órgãos homólogos e órgãos análogos.


7- (UEPB-2006) - Observe a figura abaixo:

uepb

Sobre as estruturas locomotoras acima representadas, podemos afirmar que são: 


a) Homólogas, porque têm a mesma função e a mesma origem. 
b) Homólogas, porque têm a mesma função e origens diferentes. 
c) Análogas, porque têm a mesma função e a mesma origem. 
d) Análogas, porque têm a mesma função, mas possuem origens diferentes. 
e) Homólogas, porque têm funções diferentes, mas possuem a mesma origem.


8- (UFC) - Suponha que paleontólogos descobriram um fóssil no Brasil que pertencia a uma mesma espécie encontrada na África. A explicação para esse fato está no(a)

A) deriva continental.
B) mutação.
C) isolamento geográfico.
D) desertificação.
E) especiação.






Atividade de Educação Física. Turmas: 3ºanos.A,B,C, Prof. Luciana

 

São Paulo, 30 de Setembro de 2020.

E.E Maria Montessori.

Atividade de Educação Física.

Turmas:   3ºanos.A,B,C,

 Prof. Luciana

Entregar a atividade por e-mail : prof.luedfisica@yahoo.com.br.

ATIVIDADE P / NOTA E PRESENÇA 3°BIMESTRE.

 Todas atividades ou pesquisa ser digitada pelo Word.

 Educação Física 3º Bimestre. Data de entrega 07/10.

3° BIMESTRE

Data para entrega 07/10/2020

 

Tema: LAZER E TRABALHO

Vamos identificar as possibilidades de lazer, construindo argumentos sobre sua importância, reconhecendo diferenças e semelhanças de valores, interesses e recompensas nas situações de lazer e trabalho, relacionando as dificuldades e facilidades de acesso no mundo contemporâneo.

 

ATIVIDADE 1 – O QUE SABEMOS SOBRE LAZER E TRABALHO?

 Para iniciar esse tema, você irá fazer uma reflexão sobre o lazer e o trabalho. Levante todas as possibilidades e se ambos estão relacionados. A seguir, algumas questões para orientar a reflexão.

 

 

*      O que é lazer?

 

 

*      O que é trabalho?

 

 

*      Quais são suas atividades de lazer?

 

 

*      É importante durante o trabalho ter momentos de lazer? Por quê?

 

 

*      Você freqüenta espaços públicos e/ou privados de lazer? 

 

 

*      O que poderia ser feito na região onde você mora para valorizar as atividades de lazer? 

 

 

*      A quadra da escola também é utilizada pela comunidade aos finais de semana

 

 

  ATIVIDADE 2 – VAMOS TROCAR ALGUMAS IDEIAS

 Baseado nos levantamentos de dados realizados na atividade anterior argumente suas impressões e expresse, em uma roda de conversa, sobre os espaços disponíveis de lazer presente na sua comunidade. O professor irá mediar o debate e os pontos a seguir deverão ser levados em consideração:

 

*      Existem espaços de lazer suficientes em sua comunidade?

 

 

*      O que tem nesses espaços de lazer?

 

 

*      Qual o estado de conservação destes locais?

 

 

*      Como você pode contribuir com estes espaços de lazer?

 

 

*      Quais os pontos positivos e o que precisa melhorar diante de suas impressões?

 

 

*      Quais são as alternativas para que a comunidade tenha espaços de lazer em seu bairro?

 

 

 

TEMA: CONTEMPORANEIDADE

Chegou o momento de abordar o último tema do bimestre: contemporaneidade. Você irá entrar no ambiente dos jogos virtuais e do uso da tecnologia, identificando a influência das mídias no seu cotidiano e elaborando estratégias cooperativas e competitivas nesse universo.

 

Os jogos virtuais Desde o surgimento do videogame que simulava um jogo de tênis em 1958, criado por um funcionário do governo estadunidense, muito se avançou em termos de tecnologia. O primeiro avanço foi realizado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, com a criação do Space War. A partir da década de 1970, com a popularização dos equipamentos domésticos e de jogos como Pac Man e Space Invaders, hoje considerados clássicos, os videogames passaram a ter uma relação constante com os avanços tecnológicos. Dessa relação resultou a melhoria de gráficos com efeitos em terceira dimensão, trilhas sonoras e possibilidades interativas que permitem ao jogador criar suas próprias histórias e tramas, escolher seus próprios personagens e fantasias, assim como os ambientes por onde desenvolverá suas aventuras. Com novos joysticks do tipo Wi-Fi, webcams e plataformas com sensores de peso e de equilíbrio, a geração atual de videogames permite que o jogador, por meio de movimentos de seu corpo, comande as ações do personagem (que pode ser ele mesmo representado na tela). Isso abre novas e inusitadas possibilidades, pois permite a simulação de gestos esportivos, de exercícios ginásticos ou de coreografias de dança, por exemplo. Atualmente, os diferentes jogos ou games atendem não apenas as crianças e os jovens, mas os adultos também, dadas as possibilidades de jogá-los em comunicação com outros jogadores na internet de casa ou de qualquer outro lugar caso esteja usando um dispositivo mobile(celular). Esses jogos são parecidos com os de representação, do tipo Role Playing Game (RPG). Os novos RPGs, também conhecidos como MMORPG, já contam com uma liga profissional de jogadores (World Cyber Games), que movimenta milhões de dólares em seus campeonatos e congrega jogadores do mundo todo, inclusive do Brasil.

                                                               (São Paulo, Caderno do Professor, Educação Física 2014).

 

Sugestão par entender um pouco mais sobre o universo  dos jogos virtuais: https://youtu.be/bTe9zuRny8Y

 

ATIVIDADE 1 – TÚNEL DO TEMPO... O DESAFIO...

 Neste momento, você irá buscar diferentes imagens que representem o percurso histórico dos videogames. Selecione uma imagem que represente cada ano e descreva os jogos mais populares de cada um deles.

1975

 

 

1977

 

1983

1986

199

1989

1990

1995

1996

 

 

 

 

 

2000

2010

ATUAL

 

Após a pesquisa, RESPONDA

 

*      Por que os videogames surgiram?

*      Quais foram as principais mudanças nos videogames desde que surgiram?

*      Por que os videogames sofreram diversas transformações ao longo do tempo?

*      Em relação ao movimento, ocorreu alguma mudança na maneira de se jogar? Quais?

 

ATIVIDADE 2 – DÁ PARA COOPERAR NOS JOGOS VIRTUAIS?

 Será que nos jogos virtuais existem momentos em que é possível cooperar? Se sim, escreva, no quadro a seguir, quais foram as estratégias de cooperação utilizadas na atividade 2. Destaque também as estratégias de competição utilizadas.

 

 

Estratégias de Cooperação

 

Estratégias de Competição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exercitar-se é preciso, mantenha o corpo em movimento.

Não esqueça a data da entrega que é de muita importância para que possamos fechar nosso bimestre.

Obrigada

Professora: Luciana

E-mail: prof. Luedfisica@yahoo.com.br