quinta-feira, 1 de outubro de 2020

ARTE PROFESSORA ANA CARLA- 2ºANO

 

Continuação da Atividade Anterior .

Faça em seu caderno a atividade DESAFIO 1. APRECIAÇÃO que se encontra no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=CE6GIyjEELs

 

Aqui estão os links para a atividade solicitada:

 

Links: Improvável -Jogo abecedário. Disponível em: https://youtu.be/kkz_ABkwJfg . Acesso em: 18 dez. 2019;

Jogando no Quintal - Jogo de Improvisação de Palhaços. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GJLurF900WU .Acesso em: 18 dez. 2019; 

Jogando no Quintal - Jogo das frases. Disponível em:: https://www.youtube.com/watch?v=AowSrNIt9TI . Acesso em: 18 dez. 2019.

 

IMPORTANTE! DEIXE ESTA ATIVIDADE EM SEU CADERNO. NÃO É NECESSÁRIO ENVIAR PARA MEU EMAIL.

ARTE- PROFESSORA ANA CARLA - 3ºANO

 

Continuação da Atividade da Aula anterior

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=j_tEYtexVaw

 

Faça um resumo, em tópicos, das principais informações que foram transmitidas nessa aula. 

ATENÇÃO: DEIXE O RESUMO NO CADERNO. NÃO É NECESSÁRIO ENVIÁ-LO PARA MEU EMAIL.

ARTE PROFESSORA ANA CARLA 1º ANO

 INTERVENÇÃO NA ESCOLA- ARTE E AÇÃO


Continuação da Atividade da aula anterior .

 

ATIVIDADE:

Realizem, no caderno, as seguintes atividades que se encontram no Caderno do Aluno Vol 3. Págs 86 e 87. Não será necessário enviá-las esta semana.

ATIVIDADE 1 – SONDAGEM

Participe da conversa inicial respondendo aos questionamentos indicados a seguir.

1. Como imagina um processo de teatro colaborativo?

2. Voce ja viu algum espetaculo de teatro fora dos espacos tradicionais? Onde esses espetaculos

costumam acontecer? Conte como foi a experiencia.

3. Explique o que voce entende por producao cultural e intervencao cenica.

4. Explique o que voce entende por elementos constituintes da cena teatral.

 

ATIVIDADE 2 – APRECIACAO

Observe com atencao o video “Rastros de um processo colaborativo” que sera apresentado

pelo professor. A seguir, o link do Video caso queira assistir novamente.

“Disponivel em : https://www.youtube.com/watch?v=HPqYlfIA7v4. Acesso em 16 dez.

2019”.

 

 

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

  PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO



Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.


HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  01/10/2020


Clique Aqui




Equipe Gestora
2020

 ATENÇÃO


As inscrições para o Novotec foram prorrogadas!!!








EQUIPE GESTORA
2020



 COMO ACESSAR O SED PARA RESPONDER O QUESTIONÁRIO DE RETORNO DAS ATIVIDADES.


Clique Aqui



EQUIPE GESTORA

2020

  3º Ano A e 3° Ano B - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 07/10/2020

Unidade Temática: Origem da Vida

Instruções: 

1- Assistir as vídeo aulas, link disponibilizado abaixo.

2- Responder o exercício de Aprendizagem.

3- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com 


https://youtu.be/ambANBIHjCI

https://youtu.be/AU8O6vjlPgc

https://youtu.be/48T9IsYzUzI


Exercícios de Aprendizagem


1- (Fuvest) - Qual das alternativas apresenta um par de estruturas homólogas? 

a) Asa de morcego e asa de borboleta. 
b) Carapaça de tatu e concha de caramujo. 
c) Nadadeira de peixe e asa de borboleta. 
d) Asa de ave e asa de morcego. 
e) Concha de caramujo e escama de peixe.


2- (UFES) - Com relação à evolução, observe as afirmativas a seguir: 

I. Fósseis são restos ou impressões deixadas por seres que habitaram a Terra no passado e constituem provas de que nosso planeta foi habitado por seres diferentes dos que existem atualmente. 
II. A explicação mais lógica para as semelhanças estruturais entre seres vivos com aspectos e modos de vida diferentes é que eles descendem de um mesmo ancestral. 
III. A semelhança entre as proteínas de diferentes seres vivos pode ser explicada admitindo-se que esses seres tenham tido um ancestral comum. 
IV. A teoria que admite que as espécies não se alteram no decorrer dos tempos denomina-se fixismo. 
Assinale,

 
A) se apenas I, II e III estiverem corretas. 
B) se apenas II, III e IV estiverem corretas. 
C) se apenas I, III e IV estiverem corretas. 
D) se todas estiverem corretas. 
E) se todas estiverem incorretas.


3- (UFU-MG) - Quando a semelhança entre estruturas animais não é sinal de parentesco, mas conseguida pela ação da seleção natural sobre espécies de origens diferentes, fala-se em: 


a) convergência adaptativa. 
b) isolamento reprodutivo. 
c) irradiação adaptativa. 
d) isolamento geográfico. 
e) alopatria.


4- (UFJF/2003) - Em relação às evidências da evolução biológica, é correto afirmar que: 


a) um órgão vestigial, como o apêndice vermiforme no homem, não é evidência da evolução, porque é uma estrutura atrofiada e sem função aparente. 
b) a pata dianteira de um cavalo e a asa de um morcego constituem evidência da evolução, porque são estruturas homólogas, apesar de o cavalo ter perdido os dedos, enquanto no morcego estes não só foram mantidos como alongados. 
c) a asa de uma ave e o élitro (asa dura) de um besouro podem ser considerados como evidência da evolução, porque são estruturas análogas, que possuem origem embriológica diferente. 
d) os fósseis constituem uma evidência da evolução, porque mostram que os organismos atuais são mais especializados e mais adaptados que os extintos. 
e) a embriogênese é uma evidência da evolução, porque mostra que uma célula ovo evolui para mórula, blástula, gástrula e embrião, que, finalmente, evolui para o indivíduo adulto.


5- (UNIRIO) - O citocromo C é uma proteína respiratória que se encontra em todos os organismos aeróbios. A molécula desta proteína existe em todas as espécies com a mesma função, sendo constituída por 104 aminoácidos. No decurso da evolução, as mutações mudaram os aminoácidos em certas posições da proteína, mas o citocromo C de todas as espécies tem proteína, incontestavelmente estrutura e função semelhantes, tornando-se, para o evolucionismo, uma evidência de ordem: 


a) paleontológica. 
b) embriológica. 
c) citológica. 
d) anatômica. 
e) bioquímica.


6- (UDESC/2009) - "Órgãos que exercem as mesmas funções em espécies diferentes, mas que possuem origem embrionária distinta; e órgãos ou estruturas atrofiadas, sem função evidente", são chamados, respectivamente, de: 


a) órgãos análogos e órgãos homólogos. 
b) órgãos vestigiais e órgãos homólogos. 
c) órgãos homólogos e órgãos vestigiais. 
d) órgãos análogos e órgãos vestigiais. 
e) órgãos homólogos e órgãos análogos.


7- (UEPB-2006) - Observe a figura abaixo:

uepb

Sobre as estruturas locomotoras acima representadas, podemos afirmar que são: 


a) Homólogas, porque têm a mesma função e a mesma origem. 
b) Homólogas, porque têm a mesma função e origens diferentes. 
c) Análogas, porque têm a mesma função e a mesma origem. 
d) Análogas, porque têm a mesma função, mas possuem origens diferentes. 
e) Homólogas, porque têm funções diferentes, mas possuem a mesma origem.


8- (UFC) - Suponha que paleontólogos descobriram um fóssil no Brasil que pertencia a uma mesma espécie encontrada na África. A explicação para esse fato está no(a)

A) deriva continental.
B) mutação.
C) isolamento geográfico.
D) desertificação.
E) especiação.