quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Professora Maria Cristina - 2 Ano B,C,D,E Química

Olá meus queridos...

Hoje darei o dia para vcs enviarem alguma tarefa atrasada. Já lancei as notas... mas ainda aguardarei até o final do dia .

Bjão para vcs! 

Professora Maria Cristina - 3 Anos - Química

 Olá meus queridos...

Hoje darei o dia para vcs enviarem alguma tarefa atrasada. Já lancei as notas... mas ainda aguardarei até o final do dia .

Bjão para vcs!

 

Prezados pais e/ou responsáveis:


Segue formulário, para que os responsáveis que não conseguiram fazer a rematrícula online e presencial, autorize à escola a fazê-la. 


Clique Aqui para responder o questionário:



Equipe Gestora

2020





2°B,C,D (TEMPO E MODO VERBAL - PORT.)

 Tempo e Modo Verbal 

FAZER NO CADERNO

verbo pode se flexionar de quatro maneiras: PESSOA, NÚMERO, TEMPO e MODO. É a classe mais rica em variações de forma ou acidentes gramaticais. Através de um morfema chamado DESINÊNCIA MODO TEMPORAL, são marcados o tempo e o modo de um verbo. Vejamos mais detalhadamente...

MODO VERBAL caracteriza as várias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele.

os modos verbais, propriamente ditos:

  • MODO INDICATIVO: O verbo expressa uma ação que provavelmente acontecerá, uma certeza, trabalhando com reais possibilidades de concretização da ação verbal ou com a certeza comprovada da realização daquela ação.
  • MODO SUBJUNTIVO: Ao contrário do indicativo, é o modo que expressa a dúvida, a incerteza, trabalhando com remotas possibilidades de concretização da ação verbal.
  • MODO IMPERATIVO: Apresenta-se na forma afirmativa e na forma negativa. Com ele nos dirigimos diretamente a alguém, em segunda pessoa, expressando o que queremos que esta(s) pessoa(s) faça(m). Pode indicar uma ordem, um pedido, um conselho etc., dependendo da entonação e do contexto em que é aplicado.

Já o TEMPO VERBAL informa, de uma maneira geral, se o verbo expressa algo que já aconteceu, que acontece no momento da fala ou que ainda irá acontecer. São essencialmente três tempos: PRESENTE, PASSADO ou PRETÉRITO e FUTURO.

Os tempos verbais são:

  • PRESENTE SIMPLES (amo) – expressa algo que acontece no momento da fala.
  • PRETÉRITO PERFEITO (amei) – expressa uma ação pontual, ocorrida em um momento anterior à fala.
  • PRETÉRITO IMPERFEITO (amava) – expressa uma ação contínua, ocorrida em um intervalo de tempo anterior à fala.
  • PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO (amara) – contrasta um acontecimento no passado ocorrido anteriormente a outro fato também anterior ao momento da fala.
  • FUTURO DO PRESENTE (amarei) – expressa algo que possivelmente acontecerá em um momento posterior ao da fala.
  • FUTURO DO PRETÉRITO (amaria) – expressa uma ação que era esperada no passado, porém que não aconteceu.

 



https://www.infoescola.com/portugues/tempo-e-modo-verbal/

                ATIVIDADE DE FÍSICA 2A/2B/2C

PROFESSORA : CIDA

ENTREGAR : 16/10/2020

 ATIVIDADES DE REFORÇO E APROFUNDAMENTO

REFERENTES AS HABILIDADES DO 3º BIMESNTRE

1)Uma  onda tem frequência de 5 Hz e comprimento
de 40 cm.
Determine a velocidade de propagação dessa
onda e o seu período.

Fórmulas         V = λ.f           

2) Sobre as ondas indique as afirmações como V

para verdadeiro ou F para falso.
(    ) Para uma onda que se propaga em um
certo meio, quanto maior o comprimento de onda,
menor é a frequência..

(    ) A direção da propagação de uma onda não
se altera quando ela passa obliquamente de um
meio para outro.

(    ) As cordas de uma harpa , possuem compri-
mento diferentes, para emitirem notas diferentes,

E quanto maior o comprimento de corda, mais
agudo será o som.
(    ) A sensação sonora é estimulada em nossos
ouvidos por uma onda transversal  cuja freqüência
está compreendida entre 20 Hz e 20000 Hz.
(    ) Uma onda sonora  que se propaga no ar

(340m/s) cujo comprimento de onda é
λ = 4m, é infrassom.

3) O arco-íris é um fenômeno ótico em que
a luz solar incide nas gotículas de água
suspensas na atmosfera, gerando as cores
 do espectro eletromagnético. Nesse
fenômeno, em que ordem ocorrem os
processos físicos envolvidos.
(    ) Refração, dispersão, reflexão e refração
(    ) Dispersão, refração, reflexão e refração
(    ) Dispersão, reflexão, refração e transmissão
(    ) Refração, dispersão, transmissão e refração

 

4)Qual é a velocidade da luz na glicerina, cujo
índice de refração é de n= 1,9.
 Velocidade da luz no vácuo 300.000 km/s.

V =c/n

5) A lupa é uma lente de faces convexas,
geralmente usada como lente de aumento.
Usando uma lente desse tipo, é possível
queimar papel com a luz do Sol. Como se
explica esse fato?

6) Que lente usamos para correção da  miopia?
Justifique.

Dúvidas e retorno no e-mail

cida.am.sousa05@gmail.com

Ou whatsapp pv

 

                       ATIVIDADE DE FÍSICA       1E / 1F

PROFESSORA :  CIDA

PRAZO DE ENTREGA:  16/10/2020

ATIVIDADES DE REFORÇO E APROFUNDAMENTO  DAS

HABILIDADES DO 3º BIMESTRE.

1)O nosso sistema solar possui oito planetas,
que podem ser classificados em dois tipos, os
rochosos e os gasosos;  Assinale com R os planetas
rochosos(telúricos) e com G os planetas gasosos
(jovianos).

(    ) Terra

(    ) Vênus
(    ) Netuno
(    ) Urano
(    ) Saturno
(    ) Mercúrio
(    ) Júpiter
(    ) Marte

2) Duas bolas A e B, sendo a massa de A igual ao
dobro da massa de B, são lançadas verticalmente
para cima, a partir de um mesmo plano horizontal
com velocidades iniciais. Desprezando-se a
resistência que o ar pode oferecer, podemos
afirmar que:
(    ) a bola A atinge altura menor que a B:
(    ) a bola B volta ao ponto de partida num tempo
       menor que a bola A;

(    ) os tempos que as bolas gastam durante a
      subida, são maiores que os gastos nas
      descidas;

(    ) as duas bolas atingem a mesma altura.

3) Um corpo, lançado verticalmente para cima,
atinge a altura de 20 m. Qual a velocidade do
lançamento? ( g= 10m/s²)   

Fórmula    V= 2.g.h

4)Um objeto é lançado verticalmente para
cima, de uma base, com velocidade 30 m/s.
Qual a distância total percorrida pelo objeto
desde sua saída da base até seu retorno, 
considerando g= 10m/s²  e desprezando-se
a resistência do ar?

Fórmula    h=  v0 2 / 2.g

 

5) Um objeto cai de um prédio de 120
andares, com 50 metros de altura. Quanto
tempo esse objeto gasta para atingir o
solo?   g= 10m/s²

 6) Uma bola é lançada verticalmente para
cima, a partir do solo, e atinge uma altura
máxima de 20 metros. Determine a veloci-
dade inicial de lançamento e o tempo de
subida da bola.  g=10m/s²


7) Qual é o peso de um objeto em
júpiter que na Terra pesa 500 N?

Júpiter g= 23,4 m/s²

Fórmula   P = m.g

8) Um objeto foi lançado horizontalmente
 de um arranha-céu de 320 metros de altura,
com velocidade de 15m/s. Determine o alcance
horizontal do objeto.


9) A luz viaja pelo espaço vazio  à veloci-
dade de 300.000 km/s. Sabendo-se que
o planeta Marte está a 228 milhões de
quilômetros do Sol, em média quanto
tempo, aproximadamente, leva a luz
emitida pelo Sol para atingir a superfície
 desse planeta?   V = s/t

 

 

Retorno e dúvidas pelo e-mail

Cida.am.sousa05@gmail.com

Ou whatsapp  PV. 97571-9873