- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
domingo, 18 de outubro de 2020
sexta-feira, 16 de outubro de 2020
quinta-feira, 15 de outubro de 2020
COMUNICADO - REMATRÍCULA – RECESSO ESCOLAR
A E.E. MARIA MONTESSORI, informa que não haverá plantão de dúvidas e nem atendimento presencial para rematrícula, entrega de material e recebimento de atividades na unidade escolar no dia 16/10/2020, devido ao decreto de ponto facultativo do dia dos professores para sexta-feira.
A rematrícula poderá ser feita através da Sed – Secretária Escolar Digital - online, autorização pelo formulário google forms, que se encontra no blogger e grupos de sala ou presencialmente na segunda-feira dia 19/10/2020 das 9:00 às 16:00h.
Equipe Gestora
2020
6º Ano: C (Clayton - Português)
Correção da atividade de: quinta-feira, 8 de outubro de 2020 (2ª parte - questões 01 até 12)
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: CONTO (6º ANOS:
A,B,C)
Leia o
texto abaixo e depois responda as questões:
O JUMENTO
Aluna Raylane Furtado de Sousa
Professor F. Maurício Araújo
Era uma vez, numa fazenda muito
distante da cidade, um fazendeiro que possuía um jumento que sabia falar. Esse
animal era muito sabido, tudo que o dono dele pedia, ele prontamente fazia.
Mas o pobre do animal, apesar da sua
capacidade de falar e entender o que seu dono dizia, não era valorizado,
alimentava-se da pior comida e dormia no relento da noite fria.
Certa vez, o fazendeiro precisava ir à cidade, uma viagem muito longa,
que demoraria dois dias para chegar. Levou consigo seu jumento para trazer as
mercadorias que compraria. Durante o percurso, o fazendeiro tropeçou e caiu
dentro de um buraco, mas logo conseguiu se levantar. O jumento começou a caçoar
do seu dono, rindo e relinchando sem parar.
O fazendeiro não se conteve e se
revoltou com o pobre, além de batê-lo, falava muitos palavrões com o desprovido
animal. Não demorou em chamar a atenção das pessoas que por ali transitavam. Um
camponês que passava por perto se admirou da sabedoria do animal em compreender
toda aquela situação e se encantou com o bicho. O fazendeiro, com muita raiva
do jumento, foi até onde estava aquele pobre camponês e disse:
__Você quer comprar este jumento?
__Quero, mas só tenho dez moedas.
Respondeu o homem.
__Tá bom, você leva o jumento e eu fico com suas dez moedas! Disse o
fazendeiro.
Assim, o fazendeiro vendeu seu
animal pelas míseras dez moedas de tão pouco valor que não davam para comprar
nem sequer um saco de milho. Retornou para sua casa e desistiu da sua viagem.
Dias depois, o fazendeiro estava
despreocupado, deitado em sua rede feliz, pois não precisava alimentar o
jumento, quando de repente chegou seu amigo, outro fazendeiro, e lhe apresentou
o jornal que destacava um camponês que possuía um jumento que sabia falar,
muito feliz e rico, pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na cidade.
__ Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!! Admirou-se o
fazendeiro.
__ Como é que é seu jumento, se você o vendeu? Ponderou seu amigo.
O fazendeiro ficou pensativo ao
descobrir que o jumento foi parar no jornal. Então, quando na rua passava, as
pessoas perguntavam a razão de ter vendido seu animal, já que ele era diferente
e sabia falar. Mas nem ele compreendia a burrice que havia feito.
E assim o fazendeiro ficou sem o
jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida. Não aproveitou a sabedoria do
bicho. Agora, dizem que o jumento vive comendo da melhor comida e bebendo do
melhor vinho.
De Sousa, Raylane Furtado. 6º ano de 2018. Escola
João Moreira Barroso.
São Gonçalo do Amarante. Adaptado pelo professor
Francisco Maurício Araújo
1ª) O
gênero do texto é
a)
crônica, porque apresenta fatos do cotidiano.
b)
conto, porque narra uma história ficcional, criada pela imaginação da autora.
c) lenda,
pois apresenta personagens místicos e enredo fantasioso.
d)
relato, porque o narrador apenas apresenta fatos vividos por ele.
2ª) O
acontecimento central do texto é
a) o
jumento que caçoou do homem numa viagem.
b) a
fazenda distante da cidade.
c)
um jumento que sabia falar e fazia o que o dono pedia.
d) a
venda do jumento por dez míseras moedas.
3ª)
Segundo o texto, o jumento
a) era
bem tratado na fazenda.
b) dormia
dentro de casa.
c) se
revoltou com seu dono.
d)
era bem alimentado pelo camponês.
4ª) O
jumento foi vendido porque
a) estava
dando muito prejuízo para o fazendeiro.
b)
caçoou do dono ao cair no buraco.
c) o
camponês ofereceu uma boa quantia pelo animal.
d)
relinchava todos os dias, fazendo um barulho ensurdecedor.
5ª) Há
uma opinião em
a) “O
fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre...”.
b) “O
fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal.”.
c)
“Esse animal era muito sabido...”.
d) “E
assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida.”.
6ª) A
finalidade do texto é
a)
informar algo ocorrido no passado.
b)
noticiar um fato inusitado sobre um jumento.
c)
entreter o leitor com uma história ficcional.
d)
criticar as pessoas que maltratam os animais.
7ª) O
trecho abaixo que apresenta uma linguagem informal é
a)
“__Tá bom, você leva o jumento...”.
b) “... o
fazendeiro precisava ir à cidade...”.
c) “Era
uma vez, numa fazenda muito distante da cidade...”.
d) “...o
fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco...”.
8ª) No
trecho: “... e eu fico com suas dez moedas...”, a palavra destaca se
refere
a)
ao fazendeiro.
b) ao
camponês.
c) ao
jumento.
d) ao
amigo do fazendeiro.
9ª) No fragmento:
“Esse animal era muito sabido...”, a palavra destacada estabelece ideia
de
a) tempo.
b) modo.
c)
intensidade.
d) lugar.
10ª) “__
Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!!”, a repetição do ponto de
exclamação foi usado com intuito de
a) provocar
humor.
b)
tornar a admiração da personagem mais expressiva.
c)
advertir o leitor durante a leitura do texto.
d) mostrar a felicidade da personagem ao descobrir
o que aconteceu com seu jumento.
11ª) No
trecho: “... pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na
cidade.”, a palavra destacada tem o mesmo significado de
a)
importante.
b)
assustador.
c)
atemorizante.
d)
grandioso.
12ª) No
final do texto, percebe-se que
a) o
jumento continuava se alimentando da mesma comida que ganhava do fazendeiro.
b) o
fazendeiro ficou feliz quando descobriu o que o seu antigo animal ficou famoso.
c)
o jumento se alimentava melhor na casa do camponês.
d) o
fazendeiro ficou rico, bebendo do melhor vinho e comendo da melhor comida.
-
2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
-
Exercícios de fixação 1) Use MAL ou MAU: a) Antônio sempre foi um mau elemento. b) Na luta contra o mal , devemos nos lemb...
-
Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...