terça-feira, 3 de novembro de 2020

6ºAnos: A,B,C (Clayton - Português) Linguagem verbal e não - verbal. (Revisando)

          Olá, queridos (as) alunos (as), estudar é importante, mas cuidar da nossa saúde também. Antes de estudar lembre-se de lavar bem as mãos, utilizar álcool em gel quando necessário, evitem lugares com aglomeração de pessoas. Fiquem em casa! Abraços e bons estudos!

Conteúdo: Linguagem verbal e não verbal. 

          A comunicação faz parte da visa social do ser humano, em nosso cotidiano, a todo momento, estamos nos comunicando. O ato de comunicação pode acontecer das mais variadas maneiras: por palavras, gestos, expressões, cores, sinais ,imagens, sons, movimentos etc...Dentre as diversas formas de linguagem, há uma especial que permite a comunicação por meio de códigos linguísticos: a língua.

          É através da língua que organizamos o próprio pensamento, então a língua é um elemento fundamental para a interação e comunicação entre as pessoas.

Língua: E um conjunto de palavras que permitem a comunicação de um determinado grupo de pessoas. Ex. Português, Francês, Grego, Inglês, etc..

Linguagem: É um termo mais abrangente, refere-se a comunicação por meio de palavras, sons, gestos, imagens, expressões faciais etc..

          A linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada, enquanto a linguagem não - verbal, utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.


          Exemplos de Linguagem Verbal e Não Verbal:

  

Vale ressaltar que ambas são tipos de modalidades comunicativas, sendo a comunicação definida pela troca de informações entre o emissor e o receptor com a finalidade de transmitir uma mensagem (conteúdo). Nesse sentido, a linguagem representa o uso da língua em diversas situações comunicativas.

          As duas modalidades são muito importantes e utilizadas no dia a dia, no entanto, a linguagem verbal é a mais empregada, por exemplo, quando escrevemos um e-mail, utilizamos a linguagem verbal, expressa pela escrita; ou quando observamos as cores do semáforo, expressa pela linguagem visual (não-verbal).

          Em resumo, se a transmissão de informações na mensagem é realizada mediante o uso de palavras, trata-se de um discurso verbal, por outro lado, se a mensagem não é produzida pela escrita, estamos utilizando um discurso com linguagem.

          A linguagem mista é a junção das duas modalidades anteriores para realização do processo comunicativo, a qual agrega essas duas modalidades, ou seja, utiliza a linguagem verbal e não-verbal para produzir a mensagem, por exemplo, nas histórias em quadrinhos, em que acompanhamos a história por meio dos desenhos e das falas das personagens.

 

Segue abaixo alguns exercícios sobre a linguagem verbal e não verbal: 1- Qual o tipo de linguagem utilizada abaixo:

 

 

a) Linguagem verbal

b) Linguagem não verbal

c) Linguagem mista

d) Linguagem conotativa

 

2 - Quando assistimos um jogo de futebol, as linguagens verbal e não verbal estão envolvidas. Qual delas abaixo representa a linguagem verbal usadas nas partidas de futebol:

 

a)      Bandeiras de impedimento

b)      Cartões vermelho e amarelo

c)      Locutor do Futebol

d)     O apito do juiz

 Conteúdo: folheto sobre coronavírus, interpretação, informações explícitas e implícitas, ordem alfabética

 

 

Leia o folheto e responda:

 

 

3)Para que esse folheto serve?

 

 

 

4-) Qual o assunto do folheto?

 

 

 

5-) Qual material a pessoa deverá utilizar ao tossir ou espirrar?

 

 

 

6-) Por que devemos evitar locais com aglomeração de pessoas?

 

 

 

7-) Se uma pessoa estiver com algum sintoma de gripe o que ela tem que fazer?

 

 

 

8-) Quando o médico deverá ser procurado?

 

 

9-  Leia:



Caixa de texto: Coronavírus – descartável – cuidados- atenção – olhos – aglomeração – objetos crianças – médicos - respiratória

 

a)        Organize em ordem alfabética:

 

 

 

b)       Separe-as em sílabas e classifique-as quanto ao número de sílabas.


2ºA (Clayton - Português) - Figuras de Linguagem

 

Na aula de hoje, vamos recordar brevemente algumas figuras de linguagem.

Metonímia

          A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Observe os exemplos abaixo:

1 - Autor pela obra:
Gosto de ler
Machado de Assis. (= Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis.)

2 - Inventor pelo invento:

Édson ilumina o mundo. (= As lâmpadas iluminam o mundo.)

3 - Símbolo pelo objeto simbolizado:
Não te afastes da cruz. (= Não te afastes da religião.)

4 - Lugar pelo produto do lugar:
Fumei um saboroso havana. (= Fumei um saboroso charuto.)

5 - Efeito pela causa:
Sócrates bebeu a  morte. (= Sócrates tomou veneno.)

6 - Causa pelo efeito:
Moro no campo e como do meu trabalho. (= Moro no campo e como o alimento que produzo.)

7 - Continente pelo conteúdo:
Bebeu o cálice todo. (= Bebeu todo o líquido que estava no cálice.)

8 - Instrumento pela pessoa que utiliza:
Os microfones foram atrás dos jogadores. (= Os repórteres foram atrás dos jogadores.)

9 - Parte pelo todo:
Várias pernas passavam apressadamente. (= Várias pessoas passavam apressadamente.)

10 -  Gênero pela espécie:
Os mortais pensam e sofrem nesse mundo. (= Os homens pensam e sofrem nesse mundo.)

11 -  Singular pelo plural:
A mulher foi chamada para ir às ruas na luta por seus direitos. (= As mulheres foram chamadas, não apenas uma mulher.)

12 - Marca pelo produto:
Minha filha adora danone. (= Minha filha adora o iogurte que é da marca danone.)

13 - Espécie pelo indivíduo:
O homem foi à Lua. (= Alguns astronautas foram à Lua.)

14 - Símbolo pela coisa simbolizada:
A balança penderá para teu lado. (= A justiça ficará do teu lado.)

 

Metáfora – Figura de Linguagem – Exemplos – O que é?

 

          Metáfora é figura de linguagem que encontramos em toda parte. Saiba como empregá-la. Conheça suas variações.

          O que é uma Metáfora?

          Metáfora é uma figura de linguagem. É um recurso semântico, Quer dizer que é um meio utilizado por quem escreve, ou por quem fala, para melhorar a expressividade de um texto literário. Quando é empregada em uma frase, faz com que esta se torne mais eloquente para os que a leem e a ouvem.

          Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos:

          Aquele rapaz é um “gato”. –  A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato. Quer dizer que é encantador, fofinho, bonito, etc.

          Notamos que é uma comparação, mesmo sem a presença de uma conjunção comparativa. Trata-se de comparar sem utilizar um conectivo, (por exemplo “como”), que caberia naturalmente na frase.

          Outros exemplos:

          Ela me encarou e seu olhar era “pedra”. – A dureza e rigidez da pedra está sendo atribuída ao olhar. Podemos observar que a palavra pedra está sendo usada de forma figurativa e não no sentido literal da palavra.

          Mais um exemplo para você fixar o que é uma metáfora:

          Aquela menina é uma “flor”. – Subtende-se que a menina é meiga, bonita, cheirosa, delicada. Ou seja possui características de flor. Mas, sabemos que aqui o vocábulo “flor” não se refere ao órgão de reprodução de uma planta.

Metáfora – expressão da escrita e da fala em nossa vida.

          As Metáforas estão presentes em todos os âmbitos de nosso cotidiano. Aparecem por exemplo:  na música, nas poesias, e o tempo todo em nossa fala. Estudiosos da língua já deduziram que usamos em média 4 metáforas a cada minuto, em uma conversa informal.

          Esta é uma conclusão que serve para justificar uma outra consideração que afirma ser praticamente impossível nos comunicarmos sem o emprego de metáforas. Recorrendo a alguns exemplos e observações podemos concordar.

Outros exemplos de Metáforas:

  • Esta questão é apenas a” ponta do iceberg”. (Quer dizer que a questão é pequena diante de outras.)
  • Ela é uma “formiga” para doces. (Quer dizer que ela adora doces como se fosse formiga)

Presente na poesia e na música

          Tomemos como exemplo alguns versos do poema de Vinícius de Morais- “Rosa de Hiroshima”

…Mas, oh, não se esqueçam da rosa da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa…”

(Trecho retirado do site Letras)

          Na poesia, Vinícius usa muitas metáforas. Uma que chama muito a atenção é a palavra “rosa” usada no lugar de “bomba”. O texto nos induz a comparar a bomba jogada sobre Hiroshima com uma rosa.

Vejamos a equivalência possível entre os dois termos:

          A rosa é uma flor que se abre em muitas pétalas, e exala perfume. A bomba também se abriu ao explodir, e a imagem lembrou a de uma rosa a desabrochar. Porém exalou radioatividade e espalhou o mal.

          Outra comparação é se refletirmos sobre a difusão e a expansão que os dois termos podem denotar. O cheiro da rosa é capaz de difundir-se exalando perfume e podendo ser projetado por determinadas distâncias. A bomba de Hiroshima, difundiu um mal que se projetou por longas distâncias e até mesmo através do tempo.

          Também observamos que o poeta chama a bomba de “rosa hereditária”. A expressão é metafórica e talvez se refira às consequências causadas. O acontecido acarretou um mal que se perpetuou, que passou de geração para geração, de pai para filho. Pode ser uma maneira de não nos deixar esquecer do câncer disseminado pelo alto poder da radiação.

Metáfora nas propagandas

          A metáfora também está presente em propagandas e comerciais veiculados pela mídia. A todo momento nos deparamos com outdoors, panfletos e cartazes nos revelando características semânticas entre termos ou expressões.

          Um bom exemplo é a propaganda da Ruffles que brinca com a palavra onda.

          Observe como a palavra onda é tomada em diferentes sentidos. Na primeira figura” onda” faz referência à moda, ao momento atual. A palavra não está em seu sentido real (onda do mar), mas sim em sentido figurado. A marca aproveita o formato em ondas, da batata que comercializa para associá-lo à onda do mar. Na segunda figura a batata é colocada como se fosse uma das ondas do mar. Uma tentativa de mostrar o lado literal.

Conclusão:

          Metáfora é quando uma palavra está sendo empregada fora de seu sentido concreto, real, literal. Trata-se de uma comparação implícita, subentendida no texto.  Se caracteriza por comparar sem que sejam empregados termos comparativos.

Professora Maria Cristina - 6 e 7 ANOS -ELETIVA

 Olá meus amores, como vocês vão?

A Atividade da semana é a seguinte: 

Pesquise quais ações tem sido feitas pelos nossos governantes nesses últimos anos para revitalizar o rio Tietê?

Enviar para o email : cristinamcma75@gmail.com

Boa Semana a todos vocês!  Cuidem-se

Professora Maria Cristina - 6 Anos _ Projeto de Vida

 Olá meus amores, como vocês vão?

A Atividade da semana é a seguinte: 

A Importância de respeitar opinião dos colegas e refletir para que você possa evoluir como pessoa.

Enviar para o email : cristinamcma75@gmail.com

Boa Semana a todos vocês!  Cuidem-se

Professora Maria Cristina - 3 A,B,C,D

Olá meus amores, como vocês vão?

A Atividade da semana é a seguinte: 

Na semana passada você fez uma pesquisa sobre as algumas funções orgânicas e a importância de alguns componentes na alimentação . Hoje você pesquisará:

Dieta Low Carb. Existe algum risco na eliminação radical do carboidrato na nossa alimentação?

Enviar para o email : cristinamcma75@gmail.com

Boa Semana a todos vocês!  Cuidem-se 

Professora Maria Cristina - 2 ANO B,C,D,E- Química

 Olá meus amores, como vocês vão?

A Atividade da semana é a seguinte: 

Na semana passada você fez uma pesquisa sobre as Interações Intermoleculares. Hoje Você pesquisará:

a) Por que a lagartixa sobe pela parede?

b) Qual é a química escondida atrás de um adesivo?

Enviar para o email : cristinamcma75@gmail.com

Boa Semana a todos vocês!  Cuidem-se