sexta-feira, 6 de novembro de 2020

ARTE- PROFESSORA ANA CARLA- 4º BIMESTRE- 3ºANO

 Discutindo a proposta e elaborando o Projeto com os estudantes – Apresentação – Teatro

Hoje conheceremos alguns profissionais da área da Linguagem Teatral

Assistam o vídeo abaixo (não se preocupem que ele seja um vídeo destinado ao Ensino Fundamental II. O importante é o caráter informativo).


https://www.youtube.com/watch?v=Jx8m4Xa2f18

 

 

Como ATIVIDADE da semana, pesquisem a função dos seguintes profissionais:

 Aderecista

Ator

Coreógrafo

Diretor artístico

Figurinista

Iluminador

Maquiador

Produtor

Roteirista

Sonoplasta

Visagista

 

Enviar a pesquisa para o e-mail: analis71@gmail.com até o dia 12/11/20

ARTE- PROFESSORA ANA CARLA- 4º BIMESTRE- 2º ANO

 Compreender a relevância dos modos de divulgação em Arte: cartaz, folder, programa. 


Nos bimestres anteriores, as atividades mostraram que a Arte se torna híbrida ao transitar em várias linguagens, seja na apresentação do grupo Nat Nus, no qual teatro, dança, música e artes visuais conversam entre si para criar uma mostra, um espetáculo e/ou animação, seja na fusão de diferentes mídias e formas de expressão artística, transcendendo as fronteiras  entre arte e pesquisa, arte e ativismo social/político, arte e cultura pop.

 

Tais possibilidades poderiam ser exploradas para reunir, apresentar e ampliar o conhecimento sobre o que foi vivenciado ao longo do ano letivo. Esse processo poderá ocorrer por meio da realização de uma Mostra Cultural .

 

Para que uma Mostra Cultural aconteça, se faz necessário elaborar um projeto e seguir as sequências do mesmo. Uma dessas fases envolve a divulgação.

 

A Atividade da Semana consiste em assistir ao vídeo a seguir e anotar as principais informações sobre Panfleto, Flyer e Folder.


Link:


https://www.youtube.com/watch?v=EDgojb7dI7Y

 

 

Envie as anotações para o email

 analis71@gmail.com  até o dia 12/11/20

ARTE - PROFESSORA ANA CARLA 4º BIMESTRE- 1º ANO

 

Conhecendo a  performance contemporânea brasileira e o trabalho de Hélio Oiticica.



 Dando continuidade às formas de documentação em Arte, hoje vamos falar sobre a Obra de Hélio Oiticica

A Arte pode ser documentada por meio de registros em documentos em papel, impressões, fotocópias, digitalização das obras, textos, desenhos, fotografias, vídeos, além da inscrição das obras junto à Biblioteca Nacional.

Para realizar a atividade você deve assistir o vídeo a seguir e ler as definições:

 


https://www.youtube.com/watch?v=cj6RlziPiZ4

Parangolé: São objetos artísticos (capas coloridas) produzidas pelo artista plástico Hélio Oiticica, a partir da experiência de exploração de cores, formas, sons e movimentos. Este conjunto de obras nasceu, como diz o artista, de uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da  necessidade de uma livre expressão, afirmando a importância da cor e do movimento na obra do artista, incorporando a obra ao participador dançarino. Dissolvendo, assim, as fronteiras entre a arte e o corpo, entre o artista e o espectador, entre a obra e o espectador, provocando o hibridismo entre as linguagens da dança, música e artes visuais.

 

Metaesquemas: são a célula original da obra do artista plástico Hélio Oiticica. Pinturas produzidas do final dos anos 50, como uma obra concretista, de forma que representou uma evolução do abstracionismo, definidas pelo autor como uma “obsessiva dissecação do espaço”, para o qual ele utilizou técnicas de pintura 3D. Elas representam um período de pesquisa radical, que levou o artista a invadir com a pintura, o espaço tridimensional.

 

Em 2019, grande parte do acervo do artista foi destruído em um incêndio. Essa perda alimentou um debate e discussões sobre a importância da preservação de acervos artísticos.

 

Atividade:

Responda as seguintes questões :

 

1. Quem foi Hélio Oiticica?

2. Em qual linguagem foi proposta a apresentação das obras de Hélio Oiticica?

3. Ele usava registros durante o processo de criação? Quais?

 4. Qual a Relação de Hélio Oiticica e o Tropicalismo?

 

Envie perguntas e respostas para o e-mail analis71@gmail.com até o dia 12/11/20

 Professor: Sandro R. Espinoli

Matéria: Língua Inglesa                                                            Série: 2° E

e-mail: sandroavant@gmail.com


Alunos e alunas,

O conteúdo de hoje está valendo nota para o 4° bimestre. Aguardo a entrega das atividades no e-mail citado acima.

Obrigado!

                                                            THE PRESENT CONTINUOUS

 

   Formação: 

   Para obter o Present Contiuous, você precisa do Simple Present do verbo to be, mais o Present Participle (particípio do presente) do verbo principal.


EXEMPLO:                            

                          to be(simple present)             +            Present Participle


> They are going to London

> She is attending a course on computers.


Observe que o particípio presente é conseguido acrescentando-se a terminação - ing ao infinitivo do verbo.

GO - GOING

WORK - WORKING


   Aliás, sempre que você encontrar a palavra continuous em um tempo verbal inglês, saiba que vai precisar do particípio presente. Assim, como você vai empregá-lo muito, não custa darmos uma olhada nas regras que devemos observar, antes de acrescentarmos - ing ao infinitivo


a) Se p infinitivo terminar por e (não pronunciado), precedido de uma consoante, eliminamos essa letra, antes  de acrescentarmos o ing.


Exemplo:


Have  - having                                                   see - seeing

live   - living                                                      be  - being


a) Ao acrescentarmos ing ao infinitivo de um verbo que termina por uma consoante precedida de uma vogal, dobramos essa consoante precedida de uma vogal, dobramos essa consoante fina se o infinitivo tiver apenas uma sílaba; se o infinitivo tiver mais de uma sílaba, só dobramos essa consoante final se a última sílaba for a tônica.


Cut  -   Cutting

drop - Dropping


c) As formas negativas e interrogativas do Present Continuous são obtidas através do auxiliar be

Exemplo:

She is not behaving properly.

Are the students cheating?

                                                         EXERCÍCIOS


Para começar, um exercíco simple - use o Present Continuous dos verbos entre parênteses. Cuidado com o final ing.


1 - Mr Ducan (teach) Latin at moment although he is an English teacher.

2- They (come) by bus today.

3- Martin (not express) himself very well, I,m afraid.

4- It (begin) to rain agaim.



Projeto de Vida - Professora Rebeca Carneiro

 Olá pessoal!


Estamos chegando ao final de mais um ano, e sabemos que esse ano não foi nada fácil!

Pensando nisso, convido você nessa primeira atividade do bimestre, fazer um breve texto contato o que você precisou superar e passar nesse tempo até aqui!

Me envie por e-mail: bekacarneiro2@hotmail.com

Pode ser por arquivo de word ou foto do caderno.

Professora Rebeca.

Atividade 1 – Geografia 3o B e C - Profª Andressa Zarrella

 Geografia das Redes Mundiais

Habilidade:• Extrair informações sobre a distribuição das principais redes de fluxos materiais, indicando

áreas de concentração e distribuição dos mesmos.

Atividade:

Utilize o endereço abaixo, para assistir ao vídeo referente a esta aula, depois responda (tele-aula 31):

https://www.youtube.com/watch?

v=iCmjwY1PuCs&list=PL3qONjKuaO2SFKDiaugrgaxixxy5fDLwy&index=30


1. Qual o recurso utilizado pelo repórter, na cena em que ele está no supermercado, onde ele

comprova a existencia do meio técnico-científico-informacional na realidade?


2. Em configuração ao meio técnico-científico-informacional, os lugares no mundo estão em intensa

conexão. Portanto é possível classificar nossa cidade como um lugar mundial. Exemplifique:


3. Na definição de meio técnico-científico-informacional; a informação é identificada como um

elemento fundamental. Utilize exemplos do avanço da informação nos dias atuais, isto é, as novas

tecnologias aperfeiçoam e ampliam a velocidade da informação e consequentemente a economia.

1°F REVISÃO Oxítona, paroxítona e proparoxítona

                                                                                                     Fazer no caderno

Oxítona, paroxítona e proparoxítona

Conforme a posição da sílaba tônica, as palavras podem ser classificadas em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Nas palavras oxítonas, a sílaba tônica está localizada na última sílaba.
Nas palavras paroxítonas, a sílaba tônica está localizada na penúltima sílaba.
Nas palavras proparoxítonas, a sílaba tônica está localizada na antepenúltima sílaba.

Diferença entre oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

ClassificaçãoSílaba tônicaExemplo
oxítonaúltimajaca (já-ca-)
paroxítonapenúltimavontade (von-ta-de)
proparoxítonaantepenúltimavida (-vi-da)

Exemplos de palavras oxítonas

  • ali (a-li)
  • angu (an-gu)
  • após (a-pós)
  • baú (ba-ú)
  • chapéu (cha-péu)
  • complô (com-plô)
  • cristal (cris-tal)
  • daí (da-í)
  • feliz (fe-liz)
  • herói (he-rói)
  • horror (hor-ror)
  • juiz (ju-iz)
  • papéis (pa-péis)
  • picolé (pi-co-)
  • porém (po-rém)
  • raiz (ra-iz)
  • ruim (ru-im)
  • tupi (tu-pi)
  • você (vo-)
  • xampu (xam-pu)

Exemplos de palavras paroxítonas

  • atitude (a-ti-tu-de)
  • egoísta (e-go-ís-ta)
  • escola (es-co-la)
  • esquisito (es-qui-si-to)
  • estéril (es--ril)
  • frágil (frá-gil)
  • garoto (ga-ro-to)
  • imóvel (i--vel)
  • incrível (in-crí-vel)
  • níquel (-quel)
  • paranoico (pa-ra-noi-co)
  • passado (pas-sa-do)
  • repórter (re-pór-ter)
  • saúde (sa-ú-de)
  • sistema (sis-te-ma)
  • táxi (-xi)
  • tênis (-nis)
  • tranquilo (tran-qui-lo)
  • útil (ú-til)
  • viúva (vi-ú-va)

Exemplos de palavras proparoxítonas

  • árvore (ár-vo-re)
  • bússola (bús-so-la)
  • cálculo (cál-cu-lo)
  • código (-di-go)
  • crítica (crí-ti-ca)
  • elástico (e-lás-ti-co)
  • gênero (-ne-ro)
  • hóspede (hós-pe-de)
  • indígena (in--ge-na)
  • informática (in-for--ti-ca)
  • mágico (-gi-co)
  • máquina (-qui-na)
  • músculo (mús-cu-lo)
  • político (po--ti-co)
  • prática (prá-ti-ca)
  • próximo (pró-xi-mo)
  • sábado (-ba-do)
  • tímido (-mi-do)
  • tráfico (trá-fi-co)
  • xícara (-ca-ra)