terça-feira, 10 de novembro de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton - Português)

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA – 6º ANO

 

Item 01. Helga está brava porque:

 

(A) Dinheiro não lhe agrada tanto.

(B)  O trabalho de Hägar não a deixa feliz.

(C)  Não gosta de preparar o jantar para Hägar.

(D) Não gosta de arrumar a casa.

(E)  Hägar está atrasado uma semana.

 

Item 02. Helga muda de humor porque Hägar:

 

(A) Resolveu ajudá-la com o jantar.

(B)  Trouxe um saco de moedas de ouro.

(C)  Chegou um dia mais cedo em casa.

(D) Mentiu que tinha dinheiro no saco.

(E)  Também chegou de bom humor.

 

Como virar um astro canino

 

Para arrasar nas telas, os cachorros recebem um treinamento especial de 2 semanas, em média. Assim, realizam façanhas como saltar de lugares altos, fingir que estão machucados e até dançar.

Mas o mais importante é a obediência dos cãezinhos. “Como as cenas são repetidas muitas vezes, eles têm que estar a fim de fazer”, explica Edivaldo Souza, adestrador do canil de São Bernardo do Campo (SP).

As raças de cães pequenas são mais ágeis, portanto, mais fáceis de serem treinadas.

Fila, São Bernardo e Dogue Alemão, que são pesados, são o terror dos adestradores.

 

(http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/858/1/ como-virar-um-astro-canino.html. 24.11.2015. Adaptado)

 

Item 03. Segundo o texto, as raças de cães mais fáceis de treinar são as de :

 

(A) Cães de pequeno porte e alguns de grande porte que não são pesados nem teimosos.

(B)  Cães obedientes e que recebem treinamento especial.

(C)  Cães pequenos, que são mais ágeis.

(D) Cães pesados e teimosos, como o Fila.

 

Item 04. Analisando o título do texto e seu conteúdo, é correto concluir que os cachorros são treinados para:

 

(A) Serem obedientes em casa.

(B)  Causarem terror nos expectadores.

(C)  Arrasarem nas telas de computador.

(D) Atuarem em filmes

 

 Leia o poema de Mário Quintana para responder à questão 5.

 

Não te abras com teu amigo

Que ele um outro amigo tem

E o amigo do teu amigo

Possui amigos também...

 

Item 05. Nesse poema, há uma recomendação para que, principalmente:

 

(A) Valorizem as boas amizades.

(B)  Coloque a sinceridade acima de tudo.

(C)  Demonstre honestidade em todos os atos.

(D) Pratique a discrição nos comentários.

(E)  Tenha compaixão pelos amigos

 

Texto para o item 06.

 

Eu fui a Corumbá pra no pantanal olhar

A bicharada [...]

Eu não vi bem-te-vi, beija-flor nem juriti [...]

Eu não vi lambari, nem pintado nem mandi [...]

Não vi pé de sapé nem arruda nem guiné Vi quase nada [...]

             (Itamar Assumpção)

 

Item 06. Qual é o tema da letra da composição de Itamar Assumpção?

 

(A) A admiração do eu lírico diante das belezas do pantanal.

(B)  A alegria do eu lírico ao ver o que o homem fez no pantanal.

(C)  A decepção do eu lírico por não ver animais nem peixes nem algumas espécies vegetais no pantanal.

(D) A decepção por não ter conseguido pescar nada no pantanal. 

 

TREINANDO A ORTOGRAFIA

(Consulte o dicionário e responda os exercícios a seguir)

7        - Complete as palavras usando S ou Z nos espaços:

 

A)    FRANCE__A           

B)    HOLANDE__A        

C)    JAPONE__A           

D)    MARQUE__A         

E)    PRINCE__A            

F)     RAPIDE__              

G)    LEVE__A                

H)    NITIDE__                

I)     CANALI__AR           

J)     TRAUMATI__AR     

K)    PADRONI__AR       

L)     POU__ADA             

M)    COI__A                    

N)    AU__ÊNCIA             

 

8 - Complete as palavras usando G ou J nos espaços:

 

A)    CAN__ICA           

B)    LO__ISTA             

C)    CERE__EIRA     

D)    GOR__ETA          

E)    VIA__AR               

F)     VIA__EM             

G)    ARE__AR             

H)    ENFERRU__AR       

I)     CORA__EM             

 

9 - Assinale a alternativa em que todos os vocábulos estejam grafados corretamente: 

 
  X ou CH:

a)  xingar, xisto, enxaqueca       

b)  mochila, flexa, mexilhão
c)  cachumba, mecha, enchurrada
d)  encharcado, echertado, enxotado

 

10 - E ou I:


a)  femenino, sequer, periquito
b)  impecilho, mimeógrafo, digladiar
c)  intimorato, discrição privilégio         
d)  penico, despêndio , selvícola

 

11 - S ou Z:


a)  ananás, logaz, vorás, lilaz
b)  maciez, altivez, pequenez, tez
c)  clareza, duqueza, princesa, rez
d)  guizo, granizo siso, rizo         

 

12 - G ou J:


a)  sarjeta, argila       
b)  pajem, monje
c)  tigela lage
d)  gesto, geito

 

2ºA (Clayton - Português)


Simbolismo

Precedentes

          A partir de 1880, na França, ocorreu uma reação contra os pontos de vista cientificistas da elite intelectual da época, representadas na literatura pelo fatalismo naturalista e pelo rigor parnasiano.

          Nesse sentido, o Simbolismo surgiu como uma recusa a todos os valores ideológicos e existenciais da burguesia, e não apenas como uma estética oposta à literatura, objetiva, descritiva e plástica, mais especificamente a poesia lírica.

Contexto Histórico

 

          Após a Segunda Revolução Industrial, a economia mundial entra em crise. Houve aumento da concorrência e, com isso, falta de mercado consumidor. As empresas pequenas não conseguiram sobreviver, sendo encampadas pelas maiores, formando os trustes. O monopólio da comercialização de produtos com a formação dos cartéis limita as condições de venda e de pagamentos. O capitalismo não se desenvolve de maneira uniforme no mundo, gerando concentração de capital em países como França, Inglaterra e Estados Unidos, instituindo-se as grandes potências e o imperialismo econômico.

Sociedade e cultura


          Com o capitalismo e a evolução da ciência e da tecnologia, o mundo volta seu olhar para os interesses materiais. Entretanto, a classe trabalhadora não obteve melhorias em suas condições de vida, principalmente por causa da exploração de mão de obra como meio de auferir grandes lucros pelos empreendedores capitalistas. Isso gerou insatisfação e frustração ao homem comum, que passa a buscar conforto no lado místico e espiritual do universo.

          Tal busca pelo subjetivismo revela-se na arte como um retorno ao Romantismo, em que o anseio pelo refúgio fora do mundo real era valorizado. Nesse sentido, o predomínio da emoção supera o cientificismo e o objetivismo do período anterior, mas uma emoção carregada de frustrações e tristezas em decorrência do momento vivido na época.

Características

 

Principais características da produção artística


- Predominância da emoção; 
- O objeto deve estar subentendido, não se mostrando claramente – daí o "símbolo";
- Musicalidade (através de aliterações, assonâncias e outras figuras de estilo);
- Referências a cores, principalmente à branca; 
- Presença de motivos religiosos; a poesia representaria uma espécie de ritual;
- Sonho, imaginação e espiritualismo;
- Subjetividade;
- Culto à forma, com influências parnasianas;
- Uso da figura de linguagem sinestesia, que representa a fusão de sensações (beijo amargo, cheiro azul), além de outras como personificação e metáfora;
- Abordagem vaga de impressões subjetivas e/ou sensoriais (Impressionismo), sobretudo na pintura.

Principais autores e suas obras no Brasil


- Cruz e Sousa: Broquéis, Missal, Evocações, Faróis, Últimos sonetos.
- Alphonsus de Guimaraens: Setenário das dores de Nossa Senhora, Câmara ardente, Dona Mística, Kiriale.
- Pedro Kilkerry: Re-visão de Kilkerry (organizado por Augusto de Campos). 

Na França, destacaram-se principalmente Charles Baudelaire, Arthur Rimbaud e Paul Verlaine. E em Portugal, Eugênio de Castro, Antônio Nobre e Camilo Pessanha.

 

Texto comentado

 

Braços (Cruz e Souza)

Braços nervosos, brancas opulências,
Brumais brancuras, fúlgidas brancuras,
Alvuras castas, virginais alvuras,
Lactescências das raras lactescências.

As fascinantes, mórbidas dormências
Dos teus abraços de letais flexuras,
Produzem sensações de agres torturas,
Dos desejos as mornas florescências.

Braços nervosos, tentadoras serpes
Que prendem, tetanizam como os herpes,
Dos delírios na trêmula coorte…

Pompa de carnes tépidas e flóreas,
Braços de estranhas correções marmóreas,
Abertos para o Amor e para a Morte!

          João da Cruz e Sousa nasceu em Desterro (atual Florianópolis), em 1861, e morreu em Sítio, Minas Gerais, em 1898. Filho de negros escravos libertados, viveu sob a tutela de um marechal, o que lhe propiciou fazer os estudos secundários. Vítima de preconceito racial, não pôde assumir um cargo público em Laguna, mudando-se para o Rio de Janeiro, onde participou do primeiro grupo de poetas simbolistas. Trabalhou em teatro, quando se frustrou por apaixonar-se por uma artista branca; e, com o escritor Virgílio Várzea, lançou um jornal de cunho republicano e abolicionista.

          Considerado um dos maiores poetas simbolistas, Cruz e Sousa buscou a unidade com o mundo cósmico, destacando-se em sua obra a evocação da cor branca, provavelmente pelos problemas que enfrentou por ser negro. Morreu aos 36 anos de idade, vencido pela tuberculose.

 

Comentários


          Neste poema de Cruz e Souza, podemos observar a referência à cor branca e à pureza pelos termos “fúlgidas, alvuras, castas, virginais, lactescências, raras”. Isso reflete sua obsessão pela pureza e pelo mistério, provavelmente por causa da cor de sua pele e pelo preconceito sofrido. Também há uma relação sensual entre desejo e morte, como em “braços nervosos, brancas opulências” (v.1) e em “abertos para o Amor e para a Morte” (v.14).

          O poema é dominado por aliterações e assonâncias que estabelecem uma sonoridade vibrante e sibilante em sua leitura, com a utilização de plural como uma das principais marcas dessas figuras de linguagem. As figuras de estilo mais evidentes são as metáforas (v.1 e 2), sinestesia (v. 8 e 5), comparação (v. 10), sinédoque (v.1 e 9) e assíndetos por toda primeira estrofe.

          Quanto à linguagem, é culta e sofisticada. Somente na utilização do verbo, “tetanizam”, há neologismo. O termo significa “afetados pela tetania, acometidos por contrações musculares relativas ao tétano”.

          Em relação à forma, temos um Soneto, com versos decassílabos em todo o poema, influências da escola anterior – o Parnasianismo –, além da estrutura rítmica variada e o resgate de ritmos. 

Por Carmen Pimentel

Professora Maria Cristina - 6 e 7 Anos Eletivas

 Olá  meus queridos, tudo bem?

A tarefa da semana é a seguinte: 

Assistir ao filme: Wall - E

Após assistir ao filme, faça uma crítica e relacione com as  nossas ações humanas e o futuro do nosso planeta!

Enviar a atividade pelo email: cristinamcma75@gmail.com

Não esquecer de identificar a sua atividade com nome, número e série. OK? Abração


 

Professora Maria Cristina - 6 Anos Projeto de Vida


Olá meus queridos, tudo bem com vocês?

Abordarei um assunto pertinente ao caderno do aluno - 4 Bimestre

A tarefa da semana: Refletir e escrever o seu parecer sobre:

1) Somos todos iguais? respeito é bom e eu gosto!

2) Ter igualdade é não ter diferença?


Enviar a atividade pelo email: cristinamcma75@gmail.com

Não esquecer de identificar a sua atividade com nome, número e série. OK? Abração



Professora Maria Cristina - 3 ANOS - Química

  Olá meus queridos, tudo bem com vocês?

Abordarei um assunto pertinente ao caderno do aluno - 4 Bimestre

A tarefa da semana:






Enviar a atividade pelo email: cristinamcma75@gmail.com

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Professora Maria Cristina - 2 ANO - Química

 Olá meus queridos, tudo bem com vocês?

Abordarei um assunto pertinente ao caderno do aluno - 4 Bimestre

A tarefa da semana:



Enviar a atividade pelo email: cristinamcma75@gmail.com

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