Na aula de hoje vocês devem assistir o vídeo do CMSP sobre eletrônica.
Apenas assistir, não precisa enviar nada.- 1
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- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
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- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
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- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
TECNOLOGIA - 2C - PROF ALICE
2ºA (Clayton - Português)
Bom dia à todos!
Este questionário está relacionado à aula de: terça-feira, 10 de novembro de 2020
1 - Qual foi o principal objetivo do surgimento do Simbolismo?
2 – Após qual acontecimento histórico, a economia mundial entra em crise?
3 – Qual foi esta crise?
4 – O que fez com que o mundo voltasse seu olhar para os interesses materiais?
5 – O que gerou insatisfação e frustração ao homem comum, que passou a buscar conforto no lado místico e espiritual do universo?
6 – Qual foi o nome do período literário em que o anseio pelo refúgio fora do mundo real era valorizado?
7 - Nesse sentido, como eram as emoções neste período?
8 – Cite 5 características do Simbolismo.
9 – Cite os nomes dos principais autores deste período.
10 – Quais figuras de linguagens aparecem (que mais dominam) no poema: “Braços “(Cruz e Souza) ?
1 - Qual foi o principal objetivo do surgimento do Simbolismo?
2 – Após qual acontecimento histórico, a economia mundial entra em crise?
3 – Qual foi esta crise?
4 – O que fez com que o mundo voltasse seu olhar para os interesses materiais?
5 – O que gerou insatisfação e frustração ao homem comum, que passou a buscar conforto no lado místico e espiritual do universo?
6 – Qual foi o nome do período literário em que o anseio pelo refúgio fora do mundo real era valorizado?
7 - Nesse sentido, como eram as emoções neste período?
8 – Cite 5 características do Simbolismo.
9 – Cite os nomes dos principais autores deste período.
10 – Quais figuras de linguagens aparecem (que mais dominam) no poema: “Braços “(Cruz e Souza) ?
quarta-feira, 11 de novembro de 2020
2020
2° Ano E Biologia Profa Solange
Período para entrega: Até 18/11/2020
Unidade Temática: Tecnologias de Transferência do DNA- Enzimas de Restrição, Vetores e Clonagem Molecular.
Instruções:
1- Assistir as Vídeo Aulas (Discovery Channel Brasil, Expresso Futuro), link disponibilizado abaixo.
2- Responder a atividade: Exercícios de Fixação.
3- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com
https://youtu.be/t4dwOgCZ1R4
https://youtu.be/trjg295oWnI
https://youtu.be/E9_nXynOTGA
https://youtu.be/f60PPSIwMRE
Exercícios de Fixação
01) (FATEC/2020) Embora há milhares de ano o ser humano utilize a Biotecnologia tradicional na produção de vinhos, vinagres, queijos e iogurtes, a partir de organismos vivos como são encontrados na natureza, foram os conhecimentos em diversas áreas científicas, como a Química, a Biologia, a Física, a Informática e, em especial, as áreas relacionadas à molécula de DNA, que revolucionaram o modo de manipular os organismos por meio da Engenharia Genética ou da tecnologia do DNA recombinante.
Assim, a Biotecnologia moderna tem uma formação multidisciplinar com conhecimentos em várias áreas, podendo atuar em vários setores, como na saúde, na microbiologia, no meio ambiente, na indústria, na agricultura, etc.
Atualmente, sabe-se que certas enzimas bacterianas podem cortar moléculas de DNA em pontos específicos, gerando fragmentos de DNA com tamanhos definidos. Esses fragmentos podem ser separados por meio de um processo específico realizado em uma placa de gelatina especial (gel). Esse processo permite identificar pessoas.
Assinale a alternativa que associa correta e respectivamente os nomes das enzimas bacterianas e do processo específico referidos no texto.
02) (UFJF – Pism/ 2019) O jornal Folha de São Paulo, em junho deste ano, publicou uma notícia com a seguinte manchete:
“Polícia federal usa bituca de cigarro e DNA para apurar ataque de facção”.
A notícia tratava do uso da genética molecular para identificar criminosos por meio de identificação de DNAs presentes na cena de um crime.
Sobre esse assunto é CORRETO afirmar que:
A) As mutações e a mitose (que embaralha as diferentes combinações genéticas) são os processos responsáveis pela geração de variabilidade genética na espécie humana, o que permite identificar cada pessoa como sendo única.
B) Nós possuímos variabilidade genética, como, por exemplo, temos um número de cromossomos diferentes, o que permite, em uma análise genética de DNA presente na cena de um crime, identificar um criminoso.
C) A identificação de pessoas por meio de análise de DNA baseia-se no uso de enzimas de restrição, que são moléculas capazes de sequenciar o DNA, assim demonstrando de quem é o DNA presente na cena de um crime.
D) Na eletroforese, os fragmentos de DNA maiores, por serem mais pesados, correm em uma maior velocidade ao longo do gel e se depositam, portanto, mais proximamente ao polo positivo no final do processo.
E) A eletroforese de fragmentos de DNA é um dos métodos utilizados para identificar pessoas. O uso de enzimas de restrição para cortar o DNA gera um padrão de fragmentos que é característico de cada pessoa (impressão digital molecular).
03) (Enem 2019 – PPL)
Disponível em: www.repositorio.uniceub.br.
Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).
A sequência de etapas indicadas na figura representa o processo conhecido como
A) mutação.
B) clonagem.
C) crossing-over.
D) terapia gênica.
E) transformação genética.
04) (SL Mandic/2016) A engenheira de alimentos, Rosana Goldbeck, conseguiu identificar, em sua tese de doutorado, microrganismos silvestres isolados de frutos do Cerrado, entre os quais os Acremonium strictum, que sinalizam um potencial para o desenvolvimento de celulases (enzimas) empregadas na produção de álcool de segunda geração, que é o bioetanol, produzido a partir de diversas fontes de biomassa vegetal, preferencialmente para matérias-primas não destinadas ao consumo humano. As enzimas estudadas são capazes de degradar a celulose (um polímero) em glicose, que poderá ser posteriormente convertida em etanol.
“Esse processo é bastante recente”, situa a autora. “É uma inovação trabalhar com microrganismos engenharados (geneticamente modificados), a partir dos genes isolados e sequenciados de Acremonium strictum, cujo objetivo é fazer a sacaraficação e fermentação simultaneamente – degradar a celulose em glicose e depois convertê-la em etanol”.
(Jornal da Unicamp, nº 541, 07/08/2015. Adaptado.)
Uma das grandes vantagens de se produzir o álcool de segunda geração é o fato de que:
A) o bagaço resultante da produção do álcool de cana, até então descartado pelas usinas, passa a ser reaproveitado e a ter uma utilidade econômica.
B) a produção do biocombustível não necessita da ampliação da área de cultivo de cana-de-açúcar.
C) não se amplia o Efeito Estufa, já que no processo de produção do álcool celulósico não há liberação de gases estufa.
D) a celulase liberada por esses microrganismos não atua sobre outros vegetais.
E) a celulose, após ser hidrolisada, libera a frutose, uma macromolécula que libera mais combustível.
05) (CESMAC/2016.2) A tecnologia do DNA recombinante permitiu a criação do milho Bt, resistente ao ataque de determinados tipos de insetos. Considerando que foi introduzido um gene da bactéria Bacillus thuringiensis, que promove na planta a produção de uma proteína tóxica aos insetos, mas inofensiva aos mamíferos, é correto afirmar que o milho Bt é resultado de técnica de:
A) clonagem gênica.
B) transgênese.
C) terapia gênica.
D) eletroforese.
E) cruzamento interespecífico.
06) (Enem/2017 ) Um geneticista observou que determinada plantação era sensível a um tipo de praga que atacava as flores da lavoura. Ao mesmo tempo, ele percebeu que uma erva daninha que crescia associada às plantas não era destruída. A partir de técnicas de manipulação genética, em laboratório, o gene da resistência à praga foi inserido nas plantas cultivadas, resolvendo o problema.
Do ponto de vista da biotecnologia, como essa planta
A) Clone.
B) Híbrida.
C) Mutante.
D) Dominante.
E) Transgênica.
07) (Enem/2016 ) Após a germinação, normalmente, os tomates produzem uma proteína que os faz amolecer depois de colhidos. Os cientistas introduziram, em um tomateiro, um gene antissentido (imagem espelho do gene natural) àquele que codifica a enzima “amolecedora”. O novo gene antissentido bloqueou a síntese da proteína amolecedora.
SIZER, F.; WHITNEY, E. Nutrição: conceitos e controvérsias. Barueri: Manole, 2002 (adaptado).
Um benefício ao se obter o tomate transgênico foi o fato de o processo biotecnológico ter
A) aumentado a coleção de proteínas que o protegem do apodrecimento, pela produção da proteína antissentido.
B) diminuído a necessidade do controle de pragas, pela maior resistência conferida pela nova proteína.
C) facilitado a germinação das sementes, pela falta da proteína que o leva a amolecer.
D) substituído a proteína amolecedora por uma invertida, que endurece o tomate.
E) prolongado o tempo de vida do tomate, pela falta da proteína que o amolece.
08) (UERJ/2019-2) Determinadas sequências de DNA presentes no material genético variam entre os indivíduos.
A análise dessa variação possibilita, por exemplo, a identificação dos pais biológicos de uma criança. Considere os esquemas a seguir de sequenciamentos de trechos de DNA, separados por gel de eletroforese, de uma família formada por um casal e quatro filhos.
Com base nos sequenciamentos, o filho biológico dessa mãe com pai diferente do apresentado é o de número:
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
09)(FAI/2016) Em biotecnologia, uma das formas de manipular o material genético é utilizando-se a tecnologia do DNA recombinante, empregada nos procedimentos de
A) clonagem terapêutica.
B) produção de células-tronco.
C) terapia celular com células-tronco.
D) terapia gênica.
E) clonagem de animais.
10) (Fupac/2015) Observe a figura a seguir, que mostra um procedimento médico de diagnóstico pré-natal.
Com base na análise da figura, assinale a alternativa correta.
A) A figura mostra o exame das vilosidades coriônicas e tem como objetivo identificar o sexo do bebê, quando o mesmo não é evidenciado pelo exame clássico de ultrassonografia.
B) A seringa colhe sangue da placenta sem, portanto, atravessar o âmnio.
C) O exame, conhecido como amniocentese, permite a análise dos cromossomos do feto.
D) A imagem refere-se à fetoscopia e mostra detalhes morfológicos do feto.
E) A técnica analisa o líquido amniótico, com o objetivo de analisar o quanto de nutrientes está sendo transferido da mãe para o feto.
11) (São Camilo/2014) Um gene de uma espécie de água-viva foi inserido no genoma de camundongos. O resultado do experimento foi percebido quando esses roedores ficaram expostos à luz ultravioleta e, devido à presença de certas proteínas, brilharam.
A técnica pode ser usada para marcar células cancerosas e com isso identificá-las no corpo de uma pessoa. De acordo com o experimento realizado e os desdobramentos dessa pesquisa, é correto afirmar que
A) as proteínas sintetizadas pelo camundongo teriam que ser injetadas em um tumor e elas se difundiriam para as demais células, permitindo marcá-las.
B) ocorreu a produção de proteínas, que ficaram fluorescentes nas células do camundongo, revelando que houve expressão dos genes da água-viva.
C) houve a inserção de moléculas de RNA da água-viva no genoma do camundongo e elas se expressaram produzindo as proteínas fluorescentes.
D) os genes da água-viva promoveram a formação de ribossomos nas células do camundongo e estes conseguiram produzir proteínas fluorescentes.
E) as pessoas com câncer teriam que ingerir as proteínas fluorescentes para que fossem identificadas as células com tumores.
12) (UEPG/2018) Os organismos que recebem e incorporam genes de outra espécie são chamados de transgênicos. Assinale o que for
correto sobre as características e os processos envolvidos na criação de um organismo geneticamente modificado.
01) Atualmente, os organismos geneticamente modificados estão descartados do mercado, visto que os benefícios prometidos durante a confecção dos transgênicos não foram atingidos. Por exemplo, os transgênicos de milho e soja, resistentes ao ataque de insetos, são inviáveis.
02) As enzimas de restrição, obtidas a partir do genoma humano, são essenciais para as etapas de clonagem de genes de interesse em bactérias. As bactérias são os únicos organismos geneticamente modificados que tiveram sucesso em técnicas de transgenia, visto que são de fácil crescimento e manutenção em laboratório.
04) Animais transgênicos são produzidos pela injeção de um gene de interesse em zigotos da espécie que se deseja transformar, logo após a fertilização. Esses embriões são então implantados no útero da fêmea onde se desenvolvem.
08) A manipulação genética de plantas é mais simples que a de animais. O gene que se deseja introduzir na planta é ligado ao plasmídio Ti de Agrobacterium tumefaciens, que tem capacidade de integrar-se ao cromossomo da planta. Pode-se ainda introduzir DNA exógeno à planta, bombardeando-a com partículas contendo DNA aderido na superfície.
16) A injeção de DNA geneticamente modificado (a partir de uma espécie “A”) no núcleo de ovos de uma espécie “B”, onde ele será implantado, permite a obtenção de um organismo transgênico totalmente diferente de “A” ou “B”, chamado de organismo “C”.
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2° Ano E Biologia Profa Solange Período para entrega: Até 28/10/2020 4° Bimestre: Unidade Temática: DNA- Tecnologias de Manipulação do DN...
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