Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Língua Portuguesa Série: 8°B e 8°C
e-mail: sandroavant@gmail.com
Essa aula pretende levar os alunos a desenvolver ainda mais o senso crítico para a apreciação consciente de uma obra de arte. Desenvolver habilidades de sustentação de uma opinião é algo muito importante no processo de aprendizagem de gêneros textuais argumentativos, como é o caso do estudo da Resenha Crítica.
O que é tipologia textual?
São as diferentes formas que um texto pode apresentar, visando responder a diferentes intenções
comunicativas. Os aspectos constitutivos de um texto divergem mediante a finalidade do texto: contar,
descrever, argumentar, informar,…
Tipologia dissertativa argumentativa ou expositiva: a finalidade é trazer uma informação com exposição ou
opinião sobre determinado assunto.
Exemplos de dissertativa-argumentativas: artigo de opinião, resenha, manifesto...
Exemplos de dissertativa-expositivos: resumo, jornais, apostilas escolares...
Resenha Crítica
Inúmeros tipos de textos se caracterizam por apresentar informações selecionadas e resumidas sobre o
conteúdo de outros textos. Outros, além de apresentar essas informações, também apresentam comentários e
avaliações. Os primeiros são resumos e os segundos são resenhas.
A resenha difere do resumo por conter elementos avaliativos, ou seja, comentários do resenhista sobre a obra
resenhada. Como no caso do resumo a resenha é um texto sobre outro texto. Assim, é natural que haja menções
ao texto original, o que, no caso da resenha, vem acompanhado de comentários feitos pelo resenhista.
Portanto, para que possamos nos orientar a respeito de um livro, por exemplo, podemos procurar um texto que além de resumir o enredo da narrativa, apresente uma visão crítica da obra. Esse texto que expressa uma opinião a respeito de uma produção artística é chamado de resenha crítica. O autor (crítico) apresenta, assim um pequeno resumo da obra e desenvolve uma série de avaliações sobre os mais diversos aspectos de uma obra. Ele pode elogiar ou reprovar o enredo até elementos técnicos.
Para comprovar o que diz, o crítico aponta em que ponto um filme, por exemplo, tem seu traço mais marcante ou emocionante. Ele pode, ainda, indicar quais são as falhas cometidas pelo diretor, pelos autores ou os erros do enredo do filme.
O que você deve concluir em relação à linguagem que deve ser usada em uma resenha?
Deve-se tentar ser “polido”, evitando agredir o autor, procurando garantir neutralidade emocional ao que é
dito.
Texto 1
Ayrton Senna ganhou seu primeiro kart do pai quando tinha 4 anos. Era um garoto levado e extrovertido nas
brincadeiras de rua e um aluno mediano na escola. Foi casado com Lilian de Vasconcellos, uma amiga de
infância, por apenas 14 meses e mudou-se para Europa em 1981 para competir nas fórmulas europeias, onde
conquistou vitórias e dizimou recordes.
Texto 2
As Bicicletas de Belleville
Quem disse que, com uma simples história não se faz excelente filme? Graças a simplicidade e à criatividade
que, ultimamente vêm ampliando ainda mais os limites e a imaginação dos desenhos animados. As Bicicletas
de Belleville é uma singela animação em 2D que conta a divertida história de uma vovó adorável em busca do
seu neto raptado.
(...)
É sensacional! Méritos para o estreante, roteirista e diretor Sylvian Chomet, que criou um universo charmoso
e criativo, no qual opta por espelhar-se no cinema mudo apresentando uma mistura de raros diálogos, canções
e movimentos. Além da simples história que exibe uma trama cativante e envolvente, o encanto certamente
está no gráfico em 2D. (...)
ATIVIDADE PARA O 4° BIMESTRE
1- Agora que você aprendeu a estrutura de uma resenha, chegou a sua vez de produzir uma resenha crítica sobre um filme que você já assistiu. Nela, é preciso que se apresente o resumo da narrativa (história do filme) em uma abordagem opinativa com informações sobre como a obra foi produzida, sua aceitação pelo público e pela crítica especializada.
Essa atividade deve ser enviada para o meu e-mail: sandroavant@gmail.com
VALE NOTA PARA O 4° BIMESTRE!!!