quinta-feira, 12 de novembro de 2020

6º Anos: A,B,C (Clayton)

- Correção da primeira parte dos exercícios de: terça-feira, 10 de novembro de 2020;

- Aula do Centro de Mídias de: 03/11/2020.

 

EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA – 6º ANO

 

Item 01. Helga está brava porque:

 

(A) Dinheiro não lhe agrada tanto.

(B) O trabalho de Hägar não a deixa feliz.

(C) Não gosta de preparar o jantar para Hägar.

(D) Não gosta de arrumar a casa.

(E)  Hägar está atrasado uma semana.

 

Item 02. Helga muda de humor porque Hägar:

 

(A) Resolveu ajudá-la com o jantar.

(B) Trouxe um saco de moedas de ouro.

(C) Chegou um dia mais cedo em casa.

(D) Mentiu que tinha dinheiro no saco.

(E)  Também chegou de bom humor.

 

 Aula do Centro de Mídias de: 03/11/2020

 

 Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Língua Portuguesa                                      Série: 8°B e 8°C

e-mail: sandroavant@gmail.com

Essa aula pretende levar os alunos a desenvolver ainda mais o senso crítico para a apreciação consciente de uma obra de arte. Desenvolver habilidades de sustentação de uma opinião é algo muito importante no processo de aprendizagem de gêneros textuais argumentativos, como é o caso do estudo da Resenha Crítica.


                                                           O que é tipologia textual? 

   São as diferentes formas que um texto pode apresentar, visando responder a diferentes intenções comunicativas. Os aspectos constitutivos de um texto divergem mediante a finalidade do texto: contar, descrever, argumentar, informar,… 

Tipologia dissertativa argumentativa ou expositiva: a finalidade é trazer uma informação com exposição ou opinião sobre determinado assunto.

Exemplos de dissertativa-argumentativas: artigo de opinião, resenha, manifesto...

Exemplos de dissertativa-expositivos: resumo, jornais, apostilas escolares...

Resenha Crítica 

    Inúmeros tipos de textos se caracterizam por apresentar informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo de outros textos. Outros, além de apresentar essas informações, também apresentam comentários e avaliações. Os primeiros são resumos e os segundos são resenhas. 

    A resenha difere do resumo por conter elementos avaliativos, ou seja, comentários do resenhista sobre a obra resenhada. Como no caso do resumo a resenha é um texto sobre outro texto. Assim, é natural que haja menções ao texto original, o que, no caso da resenha, vem acompanhado de comentários feitos pelo resenhista. 

   Portanto, para que possamos nos orientar a respeito de um livro, por exemplo, podemos procurar um texto que além de resumir o enredo da narrativa, apresente uma visão crítica da obra. Esse texto que expressa uma opinião a respeito de uma produção artística é chamado de resenha crítica. O autor (crítico) apresenta, assim um pequeno resumo da obra e desenvolve uma série de avaliações sobre os mais diversos aspectos de uma obra. Ele pode elogiar ou reprovar o enredo até elementos técnicos.

   Para comprovar o que diz, o crítico aponta em que ponto um filme, por exemplo, tem seu traço mais marcante ou emocionante. Ele pode, ainda, indicar quais são as falhas cometidas pelo diretor, pelos autores ou os erros do enredo do filme.

O que você deve concluir em relação à linguagem que deve ser usada em uma resenha? Deve-se tentar ser “polido”, evitando agredir o autor, procurando garantir neutralidade emocional ao que é dito.

Texto 1 

    Ayrton Senna ganhou seu primeiro kart do pai quando tinha 4 anos. Era um garoto levado e extrovertido nas brincadeiras de rua e um aluno mediano na escola. Foi casado com Lilian de Vasconcellos, uma amiga de infância, por apenas 14 meses e mudou-se para Europa em 1981 para competir nas fórmulas europeias, onde conquistou vitórias e dizimou recordes.

Texto 2 

 As Bicicletas de Belleville 

   Quem disse que, com uma simples história não se faz excelente filme? Graças a simplicidade e à criatividade que, ultimamente vêm ampliando ainda mais os limites e a imaginação dos desenhos animados. As Bicicletas de Belleville é uma singela animação em 2D que conta a divertida história de uma vovó adorável em busca do seu neto raptado. (...) É sensacional! Méritos para o estreante, roteirista e diretor Sylvian Chomet, que criou um universo charmoso e criativo, no qual opta por espelhar-se no cinema mudo apresentando uma mistura de raros diálogos, canções e movimentos. Além da simples história que exibe uma trama cativante e envolvente, o encanto certamente está no gráfico em 2D. (...)

                                            ATIVIDADE PARA O 4° BIMESTRE

1-   Agora que você aprendeu a estrutura de uma resenha, chegou a sua vez de produzir uma resenha crítica sobre um filme que você já assistiu. Nela, é preciso que se apresente o resumo da narrativa (história do filme) em uma abordagem opinativa com informações sobre como a obra foi produzida, sua aceitação pelo público e pela crítica especializada.


Essa atividade deve ser enviada para o meu e-mail: sandroavant@gmail.com


VALE NOTA PARA O 4° BIMESTRE!!!









TECNOLOGIA - 2C - PROF ALICE

 Na aula de hoje vocês devem assistir o vídeo do CMSP sobre eletrônica.

Apenas assistir, não precisa enviar nada.



Link do vídeo indicado: https://www.youtube.com/watch?v=U01wWS_psww&feature=emb_logo

2ºA (Clayton - Português)

 Bom dia à todos! 

Este questionário está relacionado à aula de: terça-feira, 10 de novembro de 2020

 

1 -  Qual foi o principal objetivo do surgimento do Simbolismo?

2 – Após qual acontecimento histórico, a economia mundial entra em crise?

3 – Qual foi esta crise?

4 – O que fez com que o mundo voltasse seu olhar para os interesses materiais?

5 – O que gerou insatisfação e frustração ao homem comum, que passou a buscar conforto no lado místico e espiritual do universo?

6 – Qual foi o nome do período literário em que o anseio pelo refúgio fora do mundo real era valorizado?

7 - Nesse sentido, como eram as emoções neste período?

8 – Cite 5 características do Simbolismo.

9 – Cite os nomes dos principais autores deste período.

10 – Quais figuras de linguagens aparecem (que mais dominam) no poema: “Braços “(Cruz e Souza) ?

1 -  Qual foi o principal objetivo do surgimento do Simbolismo?

2 – Após qual acontecimento histórico, a economia mundial entra em crise?

3 – Qual foi esta crise?

4 – O que fez com que o mundo voltasse seu olhar para os interesses materiais?

5 – O que gerou insatisfação e frustração ao homem comum, que passou a buscar conforto no lado místico e espiritual do universo?

6 – Qual foi o nome do período literário em que o anseio pelo refúgio fora do mundo real era valorizado?

7 - Nesse sentido, como eram as emoções neste período?

8 – Cite 5 características do Simbolismo.

9 – Cite os nomes dos principais autores deste período.

10 – Quais figuras de linguagens aparecem (que mais dominam) no poema: “Braços “(Cruz e Souza) ?