sexta-feira, 13 de novembro de 2020

ELETIVA DE TEATRO - SEGUNDO SEMESTRE - PROFESSORA REBECA - AULA 12

Bom dia!

Segue o link da pasta no drive com o vídeo e o pdf da aula de hoje.

A atividade está no final do vídeo.

https://drive.google.com/drive/folders/155i9nNiH4QWtXXvH272H9UO3d4MPbzFD?usp=sharing

Abraços,

Rebeca.

 Prof. Sandro R. Espinoli

ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA


O objetivo desta aula remota é desenvolver nos alunos a percepção e a construção de um texto que apresente coesão. Essa parte da gramática colabora com a clareza do seu texto.



COESÃO:

 A coesão articula a estrutura do texto, isto é, liga, de maneira adequada, as palavras, as frase, os parágrafos. Sem coesão não há unidade textual; é apenas um amontoado de ideias sem vínculo.


Coesão referencial (ou remissiva) 

   É aquela que se estabelece quando um determinado termo faz referência a outro já citado (anáfora) ou ainda a ser citado (catáfora) no texto. Essa modalidade de coesão se realiza por meio de dois mecanismos básicos, que veremos a seguir. 

Coesão lexical: é obtida por palavras que possuem sentidos equivalentes, como sinônimos, hipônimos, hiperônimos, nomes genéricos ou expressões nominais.

Exemplo:

Uma menina correu ao meu encontro. A garota abraçou me efusivamente. (sinônimo) 

Notaram que as palavras garota e menina têm o mesmo significado na frase?

Note o exemplo abaixo, as palavras em destaque possuem o mesma semântica.

Um bimotor sobrevoou a cidade. A aeronave fazia um voo de reconhecimento. De repente, o aparelho explodiu no ar.

Coesão gramatical: pode ocorrer por substituição de um termo por outro valor, estabelecendo entre eles relações de sentidos. A coesão gramatical é feita por pronomes, advérbios e numerais.

Exemplo: 

Há uma árvore em frente a minha casa. Ela está toda florida.


Prof. Sandro R. Espinoli

Matéria: Inglês                                      Série: 2° E

e-mail: sandroavant@gmail.com


Esta aula remota é à prática de exercícios. O conteúdo e explicação dessa matéria se encontra na postagem do dia 6 de novembro.

Obrigado,

                                              EXERCÍCIOS - VALENDO NOTA PARA O 4° BIMESTRE

1- Escreva as formas corretas do Present Continuous de cada verbo abaixo:

a) Work                                           b) Travel                                         c) Listen

d) Like                                             e) Drive                                           f) Give

g) Play                                              h) Study                                          i) Eat



ARTE- PROFESSORA ANA CARLA - 4º BIMESTRE- 2º ANO

 

A Montagem de uma Mostra Cultural.


Dando continuidade ao tema das aulas anteriores, simule a montagem de uma mostra cultural (que poderá ter foco em 1 linguagem artística ou em todas as linguagens). Vocês podem pensar em inúmeros temas para essa mostra. Deixo alguns exemplos: Festival de Dança, Sarau, Exposição Fotográfica, Festival de Desenho Animado, Festival de Improvisação Teatral etc.

A Atividade poderá ser realizada individualmente ou em grupo de até 3 integrantes.

 

1ª Parte:

Responda as questões abaixo e envie para o email analis71@gmail.com Com nome, número e série dos integrantes ATIVIDADE: MOSTRA CULTURAL PARTE 1.  Enviar até o dia 19/11/20

 

1. O que será produzido?

2. Como será essa produção?

3. Quais espaços serão utilizados? Quando será realizada a Mostra?

4. Quais equipamentos e materiais cada grupo irá utilizar para essa produção?

5. Como será apresentada essa produção?

6. Essa produção será individual ou colaborativa?

7. Como será feita a divulgação dessa Mostra? Haverá a utilização das redes sociais, dispositivos móveis, cartazes etc.?

8. Como será feita a divulgação e a comunicação visual? Haverá um convite, folder, cartaz?

9. De que forma serão feitos os registros de todas as atividades? Haverá livro de assinaturas?

10. Qual será a responsabilidade de cada um?

ARTE - PROFESSORA ANA CARLA - 4º BIMESTRE- 3º ANO

 TEMAS ENEM

 Dadaísmo

 

Dadaísmo, ou simplesmente “Dadá”, foi um movimento artístico pertencente às vanguardas europeias do século XX, cujo lema era: "a destruição também é criação".


Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto.

Isso porque, através da ironia, buscava questionar a arte e, sobretudo, seu contexto histórico, com a ocorrência da Primeira Guerra Mundial.

Características do Dadaísmo

Podemos destacar algumas características do movimento dadaísta, a saber:

·         Rompimento com os modelos tradicionais e clássicos;

·         Espírito vanguardista e de protesto;

·         Espontaneidade, improvisação e irreverência artística;

·         Anarquismo e niilismo;

·         Busca do caos e desordem;

·         Teor ilógico e irracional;

·         Caráter irônico, radical, destrutivo, agressivo e pessimista;

·         Aversão à guerra e aos valores burgueses;

·         Rejeição ao nacionalismo e ao materialismo;

·         Crítica ao consumismo e ao capitalismo.

Origem do Movimento Dadaísta


                                      Tristan Tzara, o maior articulador do movimento dadaísta

Em 1916, os artistas e agitadores culturais Hugo Ball, Emmy Hennings, Marcel Janco, Richard Huelsenbeck, Tristan Tzara, Sophie Tauber-Arp e Jean Arp fundam o Cabaret Voltaire.

O espaço foi feito com o intuito de ser um lugar para manifestações políticas e artísticas em Zurique, na Suiça. Lá, um grupo de artistas refugiados com tendências anarquistas, dentre escritores, pintores e poetas, reuniram-se para inaugurar uma nova manifestação de arte.


É nesse contexto que o poeta romeno Tristan Tzara (1896-1963) cria o movimento Dadaísta, em meados da primeira guerra mundial, junto aos artistas Hugo Ball (1886-1927) e Hans Arp (1886-1966).

Essa proposta de arte era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema.

Foi assim que aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo". Os artistas reunidos resolveram escolher um termo num dicionário que, de certa maneira, já indicava o caráter ilógico do movimento que surgia. Do francês, o termo “dadá” significa "cavalo de madeira".


             Intervenção de manequim pendurado no teto na Primeira Feira Internacional Dadá, 1920

 

Nesse sentido, o dadaísmo é considerado um movimento antiartístico, uma vez que questiona a arte e busca o caótico e a imperfeição.

"Eu redijo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princípios contra manifestos (...). Eu redijo este manifesto para mostrar que é possível fazer as ações opostas simultaneamente, numa única fresca respiração; sou contra a ação pela contínua contradição, pela afirmação também, eu não sou nem pró nem contra e não explico por que odeio o bom-senso. A obra de arte não deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta." (Tristan Tzara)


Dadaísmo no Brasil

O dadaísmo, assim como outras vanguardas artísticas europeias, influenciou o movimento modernista que surgia no Brasil, sobretudo após a Semana de Arte Moderna.

Na literatura, podemos notar essa influencia em algumas manifestações dos escritores Mário de Andrade e Manuel Bandeira. Além deles, destaca-se o "teatro de experiência" de Flávio de Carvalho e as pinturas de Ismael Nery.

Veja abaixo um poema de Mário de Andrade, com influência dadaísta:

Ode ao burguês

Eu insulto o burgês! O burguês-níquel,
o burguês-burguês!
A digestão bem feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)

Dadaísmo na Literatura

Note que o movimento dadaísta se difundiu nas artes plásticas e também na literatura. Os poetas dadaístas cultivavam a disposição aleatória das palavras.

Dessa forma, era notória a falta de lógica e irracionalidade, próprias do dadaísmo. Ocorria assim, a banalização das rimas e da construção poética.

Artistas Dadaístas


Duchamp foi um dos expoentes do Dadá. À esquerda, posa com Roda de Bicicleta. À direita, Fonte

Alguns artistas plásticos e poetas que participaram do movimento dadaísta foram:

·         Tristan Tzara: poeta romeno;

·         Marcel Duchamp: poeta, pintor e escultor francês;

·         Hans Arp: poeta e pintor alemão;

·         Francis Picabia: poeta e pintor francês;

·         Max Ernst: pintor alemão;

·         Raoul Hausmann: poeta e artista plástico austríaco;

·         Hugo Ball: poeta e filósofo alemão;

·         Richard Huelsenbeck: escritor e psicanalista alemão;

·         Sophie Täuber: artista plástica suíça


ATIVIDADE: ASSISTA AO VÍDEO TUTORIAL ABAIXO E CRIE UM POEMA DADAÍSTA

 

Link : 


https://www.youtube.com/watch?v=jEAdb3RrKfQ

 

ENVIAR A ATIVIDADE PARA analis71@gmail.com  até o dia 19/11/20 com nome, número, série 

Atividade: Poema Dadaísta




ARTE- PROFESSORA ANA CARLA - 4ºBIMESTRE- 1º ANO

 A OBRA DE HÉLIO OITICICA

Como vimos na Aula anterior, em 2019, grande parte do acervo do artista foi destruído em um incêndio. Essa perda alimentou um debate e discussões sobre a importância da preservação de acervos artísticos.

 

 

 

Hélio Oiticica realizou uma série de instalações e deixou como referência suas anotações e seus desenhos. Esses registros são importantes para o entendimento das obras e a remontagem das exposições, sem a presença do artista.

A performance contemporânea brasileira vem criando paradigmas para o sistema da Arte, como a questão da aquisição da obra apresentada. No passado, seria impensável comprar uma performance. Hoje, essa questão começa a mudar. O Museu de Arte Moderna de São Paulo, por exemplo, por intermédio do Núcleo de Arte Contemporânea, adquiriu duas performances de Laura Lima. Em outras palavras, é o mesmo que dizer que hoje não se compra apenas o registro da performance – em vídeo ou fotografia – como era comum desde os anos de 1960. Adquire-se também o roteiro dela, a possibilidade de fazê-la novamente

 

Hélio Oiticica - Primeira Parte. Disponível em: https://


www.youtube.com/watch?v=crgDm3ycMww. Acesso em: 06 jul.2020.

Hélio Oiticica - Segunda parte. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jEL18USbJbM. Acesso em: 06 jul. 2020.

A História de Hélio Oiticica. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=2pK8dKy-6b8. Acesso em: 06 jul. 2020.

As obras de Hélio Oiticica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RCEC8Rn8N8U. Acesso em: 06 jul. 2020.

Museu Vivo: Hélio Oiticica (Parte 1). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ok7Xsj-TwvQ. Acesso em: 06 jul. 2020.

Museu Vivo: Hélio Oiticica (Parte 2). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t_IkBL1Rmwo. Acesso em: 06 jul. 2020.


Como atividade da Semana, pesquise na internet uma obra do Artista Helio Oiticica , envie a imagem e nome da obra e suas impressões sobre a mesma. (Escreva , no máximo, 8 linhas)

 

Envie a atividade  para o e-mail analis71@gmail.com  com nome , número, série  ATIVIDADE: Impressões da Obra de Oiticica até o dia 20/11/20

 

3ºA,3ºB,3ºC,3ºD - Português - 4º Bimestre - 4ºTema: Cinema é arte? Prof Angela


                            4º Bimestre - 4ºTema: Cinema é arte?

 

Assista aos vídeos abaixo e resolva os exercícios do caderno Aprender sempre aulas 07 e 08, enviar pelo classroom, data entrega: 18/11