Bom dia!
Segue o link da pasta no drive com o vídeo e o pdf da aula de hoje.
A atividade está no final do vídeo.
https://drive.google.com/drive/folders/155i9nNiH4QWtXXvH272H9UO3d4MPbzFD?usp=sharing
Abraços,
Rebeca.
Bom dia!
Segue o link da pasta no drive com o vídeo e o pdf da aula de hoje.
A atividade está no final do vídeo.
https://drive.google.com/drive/folders/155i9nNiH4QWtXXvH272H9UO3d4MPbzFD?usp=sharing
Abraços,
Rebeca.
Prof. Sandro R. Espinoli
ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA
O objetivo desta aula remota é desenvolver nos alunos a percepção e a construção de um texto que apresente coesão. Essa parte da gramática colabora com a clareza do seu texto.
COESÃO:
A coesão articula a estrutura do texto, isto é, liga, de maneira adequada, as palavras, as frase, os parágrafos. Sem coesão não há unidade textual; é apenas um amontoado de ideias sem vínculo.
Coesão referencial (ou remissiva)
É aquela que se estabelece quando um determinado termo faz referência a outro já citado (anáfora) ou ainda a ser citado (catáfora) no texto. Essa modalidade de coesão se realiza por meio de dois mecanismos básicos, que veremos a seguir.
Coesão lexical: é obtida por palavras que possuem sentidos equivalentes, como sinônimos, hipônimos, hiperônimos, nomes genéricos ou expressões nominais.
Exemplo:
Uma menina correu ao meu encontro. A garota abraçou me efusivamente. (sinônimo)
Notaram que as palavras garota e menina têm o mesmo significado na frase?
Note o exemplo abaixo, as palavras em destaque possuem o mesma semântica.
Um bimotor sobrevoou a cidade. A aeronave fazia um voo de reconhecimento. De repente, o aparelho explodiu no ar.
Coesão gramatical: pode ocorrer por substituição de um termo por outro valor, estabelecendo entre eles relações de sentidos. A coesão gramatical é feita por pronomes, advérbios e numerais.
Exemplo:
Há uma árvore em frente a minha casa. Ela está toda florida.
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Inglês Série: 2° E
e-mail: sandroavant@gmail.com
Esta aula remota é à prática de exercícios. O conteúdo e explicação dessa matéria se encontra na postagem do dia 6 de novembro.
Obrigado,
EXERCÍCIOS - VALENDO NOTA PARA O 4° BIMESTRE
1- Escreva as formas corretas do Present Continuous de cada verbo abaixo:
a) Work b) Travel c) Listen
d) Like e) Drive f) Give
g) Play h) Study i) Eat
A Montagem de uma
Mostra Cultural.
Dando continuidade
ao tema das aulas anteriores, simule a montagem de uma mostra cultural (que
poderá ter foco em 1 linguagem artística ou em todas as linguagens). Vocês
podem pensar em inúmeros temas para essa mostra. Deixo alguns exemplos:
Festival de Dança, Sarau, Exposição Fotográfica, Festival de Desenho Animado,
Festival de Improvisação Teatral etc.
A Atividade poderá
ser realizada individualmente ou em grupo de até 3 integrantes.
1ª Parte:
Responda as
questões abaixo e envie para o email analis71@gmail.com
Com nome, número e série dos integrantes ATIVIDADE: MOSTRA CULTURAL PARTE
1. Enviar até o dia 19/11/20
1. O que será produzido?
2. Como será essa produção?
3. Quais espaços serão utilizados?
Quando será realizada a Mostra?
4. Quais equipamentos e materiais
cada grupo irá utilizar para essa produção?
5. Como será apresentada essa
produção?
6. Essa produção será individual ou
colaborativa?
7. Como será feita a divulgação
dessa Mostra? Haverá a utilização das redes sociais, dispositivos móveis,
cartazes etc.?
8. Como será feita a divulgação e a
comunicação visual? Haverá um convite, folder, cartaz?
9. De que forma serão feitos os
registros de todas as atividades? Haverá livro de assinaturas?
10.
Qual será a responsabilidade de cada um?
TEMAS ENEM
O Dadaísmo, ou simplesmente
“Dadá”, foi um movimento artístico pertencente às vanguardas europeias do
século XX, cujo lema era: "a destruição também é criação".
Foi considerado o movimento
propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista
e de protesto.
Isso porque, através
da ironia, buscava questionar a arte e, sobretudo, seu contexto histórico, com
a ocorrência da Primeira Guerra Mundial.
Características do
Dadaísmo
Podemos destacar
algumas características do movimento dadaísta, a saber:
·
Rompimento com os modelos tradicionais e clássicos;
·
Espírito vanguardista e de protesto;
·
Espontaneidade, improvisação e irreverência artística;
·
Anarquismo e niilismo;
·
Busca do caos e desordem;
·
Teor ilógico e irracional;
·
Caráter irônico, radical, destrutivo, agressivo e pessimista;
·
Aversão à guerra e aos valores burgueses;
·
Rejeição ao nacionalismo e ao materialismo;
·
Crítica ao consumismo e ao capitalismo.
Origem do Movimento
Dadaísta
Tristan Tzara, o maior articulador do movimento dadaísta
Em 1916, os artistas e agitadores culturais Hugo Ball, Emmy
Hennings, Marcel Janco, Richard Huelsenbeck, Tristan Tzara, Sophie Tauber-Arp e
Jean Arp fundam o Cabaret Voltaire.
O espaço foi feito com
o intuito de ser um lugar para manifestações políticas e artísticas em Zurique,
na Suiça. Lá, um grupo de artistas refugiados com tendências anarquistas,
dentre escritores, pintores e poetas, reuniram-se para inaugurar uma nova
manifestação de arte.
É nesse contexto que o poeta romeno Tristan Tzara (1896-1963)
cria o movimento Dadaísta, em meados da primeira guerra mundial, junto aos
artistas Hugo Ball (1886-1927) e Hans Arp (1886-1966).
Essa proposta de arte
era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na
liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a
burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema.
Foi assim que
aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo". Os artistas reunidos
resolveram escolher um termo num dicionário que, de certa maneira, já indicava
o caráter ilógico do movimento que surgia. Do francês, o termo “dadá” significa
"cavalo de madeira".
Intervenção
de manequim pendurado no teto na Primeira Feira Internacional Dadá, 1920
Nesse sentido, o dadaísmo é considerado um movimento antiartístico, uma vez que questiona a arte e
busca o caótico e a imperfeição.
"Eu redijo um
manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princípios
contra manifestos (...). Eu redijo este manifesto para mostrar que é possível
fazer as ações opostas simultaneamente, numa única fresca respiração; sou
contra a ação pela contínua contradição, pela afirmação também, eu não sou nem
pró nem contra e não explico por que odeio o bom-senso. A obra de arte não deve
ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta." (Tristan Tzara)
Dadaísmo no Brasil
O dadaísmo, assim como
outras vanguardas artísticas europeias, influenciou o movimento modernista que
surgia no Brasil, sobretudo após a Semana de Arte
Moderna.
Na literatura, podemos
notar essa influencia em algumas manifestações dos escritores Mário de Andrade
e Manuel Bandeira.
Além deles, destaca-se o "teatro de experiência" de Flávio de
Carvalho e as pinturas de Ismael Nery.
Veja abaixo um poema
de Mário de Andrade,
com influência dadaísta:
Ode ao burguês
Eu insulto o burgês! O burguês-níquel,
o burguês-burguês!
A digestão bem feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)
Dadaísmo na Literatura
Note que o movimento
dadaísta se difundiu nas artes plásticas e também na literatura. Os poetas
dadaístas cultivavam a disposição aleatória das palavras.
Dessa forma, era
notória a falta de lógica e irracionalidade, próprias do dadaísmo. Ocorria
assim, a banalização das rimas e da construção poética.
Artistas Dadaístas
Alguns artistas
plásticos e poetas que participaram do movimento dadaísta foram:
·
Tristan Tzara: poeta romeno;
·
Marcel Duchamp:
poeta, pintor e escultor francês;
·
Hans Arp: poeta e pintor alemão;
·
Francis Picabia: poeta e pintor francês;
·
Max Ernst: pintor alemão;
·
Raoul Hausmann: poeta e artista plástico austríaco;
·
Hugo Ball: poeta e filósofo alemão;
·
Richard Huelsenbeck: escritor e psicanalista alemão;
·
Sophie Täuber: artista plástica suíça
ATIVIDADE: ASSISTA AO VÍDEO TUTORIAL ABAIXO E CRIE UM POEMA DADAÍSTA
ENVIAR A ATIVIDADE PARA analis71@gmail.com até o dia 19/11/20 com nome, número, série
Atividade: Poema Dadaísta
A OBRA DE HÉLIO OITICICA
Como vimos na Aula anterior, em 2019, grande parte do acervo do
artista foi destruído em um incêndio. Essa perda alimentou um debate e
discussões sobre a importância da preservação de acervos artísticos.
Hélio Oiticica realizou uma série de
instalações e deixou como referência suas anotações e seus desenhos. Esses
registros são importantes para o entendimento das obras e a remontagem das
exposições, sem a presença do artista.
A performance
contemporânea brasileira vem criando paradigmas para o sistema da Arte, como a
questão da aquisição da obra apresentada. No passado, seria impensável comprar
uma performance. Hoje, essa questão começa a mudar. O Museu de Arte
Moderna de São Paulo, por exemplo, por intermédio do Núcleo de Arte
Contemporânea, adquiriu duas performances de Laura Lima. Em outras
palavras, é o mesmo que dizer que hoje não se compra apenas o registro da performance
– em vídeo ou fotografia – como era comum desde os anos de 1960. Adquire-se
também o roteiro dela, a possibilidade de fazê-la novamente
Hélio Oiticica - Primeira Parte. Disponível em: https://
Hélio Oiticica - Segunda parte.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jEL18USbJbM. Acesso em: 06 jul.
2020.
A História de Hélio Oiticica. Disponível:
https://www.youtube.com/watch?v=2pK8dKy-6b8. Acesso em: 06 jul. 2020.
As obras de Hélio Oiticica. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=RCEC8Rn8N8U. Acesso em: 06 jul. 2020.
Museu Vivo: Hélio Oiticica (Parte 1).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ok7Xsj-TwvQ. Acesso em: 06 jul.
2020.
Museu Vivo: Hélio Oiticica (Parte 2). Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=t_IkBL1Rmwo. Acesso em: 06 jul. 2020.
Como atividade da Semana,
pesquise na internet uma obra do Artista Helio Oiticica , envie a imagem e nome
da obra e suas impressões sobre a mesma. (Escreva , no máximo, 8 linhas)
Envie a atividade para o e-mail analis71@gmail.com com nome ,
número, série ATIVIDADE: Impressões da
Obra de Oiticica até o dia 20/11/20
4º Bimestre - 4ºTema: Cinema é arte?
Assista aos vídeos abaixo e resolva os exercícios do caderno Aprender sempre aulas 07 e 08, enviar pelo classroom, data entrega: 18/11