4º Bimestre 4ºTema: O único assassinato de Cazuza
Assista aos vídeos abaixo e resolva os exercícios do caderno Aprender Sempre aulas 07 e 08, entrega através do classroom, data da entrega: 20/11
4º Bimestre 4ºTema: O único assassinato de Cazuza
Assista aos vídeos abaixo e resolva os exercícios do caderno Aprender Sempre aulas 07 e 08, entrega através do classroom, data da entrega: 20/11
Na aula desta semana daremos prosseguimento ao estudo da
poesia e como ela pode ser inspiradora para um momento fotográfico.
Para isso, procurem algum vídeo na internet sobre a Poetisa
Cecília Meireles.
Após conhecer um pouco sobre seu trabalho, leia o poema
abaixo (da autora) e anote em seu caderno alguns elementos que sejam
inspiradores para que você crie imagens fotográficas.
Guarde suas anotações pois serão utilizadas na atividade da
próxima semana
Bons Estudos!
Ou Isto ou Aquilo
Ou se tem chuva e não
se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares
não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que
não se possa estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro
e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco,
não sei se estudo,
se saio correndo ou
fico tranquilo.
Mas não consegui
entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.
(Cecília Meireles)
PAPO RETO
O “Papo Reto” tem uma caracteristica especial em relação as demais atividades do componente curricular Projeto de Vida: ele é seriado, poderá acontecer uma vez a cada bimestre, ao longo do 9o ano. Sua configuraçãoo é a de um ciclo de diálogos e tem como foco temáticas relacionadas ao universo adolescente, configurando-se, assim, como espaço privilegiado para o debate em profundidade a respeito de temas que interessam a vocês,estudantes.
(Vocês podem acompanhar este tema nas páginas
244 a 247 do Volume 4 do Caderno do Aluno)
Após assistir a aula no Centro de Mídias, escreva:
Quais temas você acha importante para serem discutidos em
nosso grupo de trabalho?
Envie pelo menos 5 temas para o email: analis71@gmail.com com nome , número e
série Atividade: Papo Reto até o dia 20/11/20
LINK DA AULA:
4° bimestre 8°A Exercícios de Lingua Portuguesa .
Apostila Faz São Paulo ler e reponder, páginas 23 à 30 ( para o dia 23/11)
Apostila páginas 31 e 32. Ler e fazer os exercícios ( para o dia 26/11)
Apostila páginas 34 e 37. Ler e fazer os exercícios (para dia 30/11).
Apostila páginas 39 até 44. Ler e fazer os exercicios . ( para o dia 3/12).
Apostila páginas. 45, 46 e 47 até exercicio 5. Ler e fazer os exercicios ( para dia 8/12)
Bom dia!
Segue o link da pasta no drive com o vídeo e o pdf da aula de hoje.
A atividade está no final do vídeo.
https://drive.google.com/drive/folders/155i9nNiH4QWtXXvH272H9UO3d4MPbzFD?usp=sharing
Abraços,
Rebeca.
Prof. Sandro R. Espinoli
ELETIVA - OFICINA DE ESCRITA
O objetivo desta aula remota é desenvolver nos alunos a percepção e a construção de um texto que apresente coesão. Essa parte da gramática colabora com a clareza do seu texto.
COESÃO:
A coesão articula a estrutura do texto, isto é, liga, de maneira adequada, as palavras, as frase, os parágrafos. Sem coesão não há unidade textual; é apenas um amontoado de ideias sem vínculo.
Coesão referencial (ou remissiva)
É aquela que se estabelece quando um determinado termo faz referência a outro já citado (anáfora) ou ainda a ser citado (catáfora) no texto. Essa modalidade de coesão se realiza por meio de dois mecanismos básicos, que veremos a seguir.
Coesão lexical: é obtida por palavras que possuem sentidos equivalentes, como sinônimos, hipônimos, hiperônimos, nomes genéricos ou expressões nominais.
Exemplo:
Uma menina correu ao meu encontro. A garota abraçou me efusivamente. (sinônimo)
Notaram que as palavras garota e menina têm o mesmo significado na frase?
Note o exemplo abaixo, as palavras em destaque possuem o mesma semântica.
Um bimotor sobrevoou a cidade. A aeronave fazia um voo de reconhecimento. De repente, o aparelho explodiu no ar.
Coesão gramatical: pode ocorrer por substituição de um termo por outro valor, estabelecendo entre eles relações de sentidos. A coesão gramatical é feita por pronomes, advérbios e numerais.
Exemplo:
Há uma árvore em frente a minha casa. Ela está toda florida.
Prof. Sandro R. Espinoli
Matéria: Inglês Série: 2° E
e-mail: sandroavant@gmail.com
Esta aula remota é à prática de exercícios. O conteúdo e explicação dessa matéria se encontra na postagem do dia 6 de novembro.
Obrigado,
EXERCÍCIOS - VALENDO NOTA PARA O 4° BIMESTRE
1- Escreva as formas corretas do Present Continuous de cada verbo abaixo:
a) Work b) Travel c) Listen
d) Like e) Drive f) Give
g) Play h) Study i) Eat