sexta-feira, 13 de novembro de 2020

6C,6B e 6C História Prof Maria José

 Professora: Maria José - História.



Caros alunos, 


Segunda atividade do 4 bimestre .


1)Leiam o texto a seguir, que se refere à Roma Antiga. Depois , façam os cálculos e respondam às questões. 


(...)dentro  ainda da massa de cidadãos, havia o que se pode chamar de proletariado (...): homens livres que, nada possuindo, viviam unicamente de seu trabalho ou mesmo de trabalhos ocasionais auxiliados por "donativos" privados ou públicos . Além do trabalho escravo , as diferentes atividades econômicas - particularmente a construção de grandes obras -- empregavam também não de obra livre (...). Calcula-se que o desnível social era imenso: uma renda anual de 400 a 800 sestércios (moeda romana) do proletário contrastava com os 100 000 sestércios anuais do senador mais modesto . O salário de um trabalhador livre o colocava no limite da simples subsistência . 


              CORASSIN, Maria Luiza . A reforma agrária na Roma Antiga. São Paulo: Brasiliense 1988.p.47-48.


a) Quanto recebiam por mês, aproximadamente, um proletário e um senador romano ? 


b) Atualmente, qual é o valor do salário mínimo no Brasil, e quanto recebe por mês um senador brasileiro ? 


2) Pesquise e responda:


a) Durante a República romana, como a população participava das decisões políticas e quem eram os cidadãos ? 


b) Você sabe quais línguas atuais têm origem no latim, além do Português ? 


c) Quais países do mundo falam português? 


3) Pesquise alguns exemplos de criações romanas na arquitetura e na escultura . Em seguida, elabore uma legenda criativa para elas. 


4) Você sabe os nomes dos planetas do Sistema Solar ? Você sabia que esses nomes têm origem romana ? O que eles significam ? Pesquise . 


5) Hoje, algumas formas de diversão  pública da Roma Antiga podem parecer muito violentas .Reflita sobre a questão a seguir . 


a) A violência deixou de ser um espetáculo atualmente ?


Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 20/11 


Boa atividade !

Prof. Aline Rossi/ Ciências- 7° anos A e B

 Atividade de Recuperação de Habilidades Essenciais 3


Habilidades: Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

Discutir o uso de diferentes tipos de combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e conseqüências socioambientais causadas pela produção e uso destes.

 

Conteúdos: Equilíbrio termodinâmico e a vida

Para que haja vida, é preciso existir um desequilíbrio termodinâmico, ou seja, é preciso existir um fluxo de energia entre os seres vivos. Isso significa que um ambiente natural está em desequilíbrio termodinâmico.

1-      O que é equilíbrio termodinâmico e sua importância?

2-      Se houvesse equilíbrio termodinâmico entre os seres vivos e o ambiente, não seria possível a manutenção de vida no planeta Terra. Por que isso aconteceria?

3-       


4- Cite máquinas térmicas que você pode ter em casa.

5- Que relação é possível fazer entre o equilíbrio termodinâmico e o funcionamento de uma máquina térmica?

Para realizar a atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.

Dúvidas e entrega: no e-mail 
alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 19/11.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL


Códigos das salas de Ciências no classroom:

7° ano A: ngcymyb

7° ano B: garee72


Prof. Aline Rossi/ Ciências- 6° anos A, B e C

 


Atividade de Recuperação de Habilidades Essenciais 3


Habilidades: Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridos tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.

Conteúdos: Transformações químicas e físicas.

Para realizar a atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.

Dúvidas e entrega: no e-mail 
alinerossi@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 19/11.

Obs.: Não esqueça de colocar NOME, NÚMERO e SÉRIE. Caso envie fotos da atividade feita no caderno, faça à CANETA  e verifique se a foto está LEGÍVEL



Códigos das salas de Ciências no classroom:
6° ano A:dmz4eje
6° ano B:3xpfpq3
6° ano C:q7455qs











Eletiva Feminicídio

 Feminicídio . 


Caros alunos, 



-Elabore um texto dissertativo de no mínimo 30 linhas sobre A violência Contra a Mulher . 



Enviar para o e-mail profmariajose9@gmail.com até 20 l/11


Grata! 





2ºE Português 4º Bimestre 4ºTema: O unico assassinato de Cazuza - Prof Angela

                  4º Bimestre 4ºTema: O único assassinato de Cazuza 


Assista aos vídeos abaixo e resolva os exercícios do caderno Aprender Sempre aulas 07 e 08, entrega através do classroom, data da entrega: 20/11





FOTOGRAFIA- PROFESSORA ANA CARLA 4º BIMESTRE

POESIA E FOTOGRAFIA

Na aula desta semana daremos prosseguimento ao estudo da poesia e como ela pode ser inspiradora para um momento fotográfico.

Para isso, procurem algum vídeo na internet sobre a Poetisa Cecília Meireles.

Após conhecer um pouco sobre seu trabalho, leia o poema abaixo (da autora) e anote em seu caderno alguns elementos que sejam inspiradores para que você crie imagens fotográficas.

 

Guarde suas anotações pois serão utilizadas na atividade da próxima semana

Bons Estudos!

 

 

Ou Isto ou Aquilo

 

 Ou se tem chuva e não se tem sol,

ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,

ou se põe o anel e não se calça a luva!

 Quem sobe nos ares não fica no chão,

quem fica no chão não sobe nos ares.

 É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

 Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,

ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...

e vivo escolhendo o dia inteiro!

 Não sei se brinco, não sei se estudo,

 se saio correndo ou fico tranquilo.

 Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.

(Cecília Meireles)

 

 

 


PROJETO DE VIDA- PROFESSORA ANA CARLA- 4º BIMESTRE- 9ºA

 PAPO RETO

O “Papo Reto” tem uma caracteristica especial em relação as demais atividades do componente curricular Projeto de Vida: ele é seriado, poderá acontecer uma vez a cada bimestre, ao longo do 9o ano. Sua configuraçãoo é a de um ciclo de diálogos e tem como foco temáticas relacionadas ao universo adolescente, configurando-se, assim, como espaço  privilegiado para o debate em profundidade a respeito de temas que interessam a vocês,estudantes.

(Vocês podem acompanhar este tema nas páginas 244 a 247 do Volume 4 do Caderno do Aluno)

Após assistir a aula no Centro de Mídias, escreva:


Quais temas você acha importante para serem discutidos em nosso grupo de trabalho?

Envie pelo menos 5 temas para o email: analis71@gmail.com com nome , número e série Atividade: Papo Reto até o dia 20/11/20

 


LINK DA AULA:


https://www.youtube.com/watch?v=QxgPruJ3VTE&list=PLAbRprP4phEhYM4WKkSCTzP3i1-DhHwWN&index=23