PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
ATENÇÃO
Aluno que não entregar nº mínimo de atividades será reprovado em 2020.
Mais informações - Clique Aqui
Equipe Gestora
2020
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO DE SÃO PAULO
E.E.Maria Montessori
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa |
Professor: Gabriella |
Série: 1º ano A ao E |
Local e data de entrega: REALIZAÇÃO DA AAP (AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO) – 13/11/2020 A 23/11/2020. |
Habilidades:
|
Procedimentos de encaminhamento:
https://sed.educacao.sp.gov.br/
|
Professora: Maria José - História.
Caros alunos,
Segunda atividade do 4 bimestre .
1)Leiam o texto a seguir, que se refere à Roma Antiga. Depois , façam os cálculos e respondam às questões.
(...)dentro ainda da massa de cidadãos, havia o que se pode chamar de proletariado (...): homens livres que, nada possuindo, viviam unicamente de seu trabalho ou mesmo de trabalhos ocasionais auxiliados por "donativos" privados ou públicos . Além do trabalho escravo , as diferentes atividades econômicas - particularmente a construção de grandes obras -- empregavam também não de obra livre (...). Calcula-se que o desnível social era imenso: uma renda anual de 400 a 800 sestércios (moeda romana) do proletário contrastava com os 100 000 sestércios anuais do senador mais modesto . O salário de um trabalhador livre o colocava no limite da simples subsistência .
CORASSIN, Maria Luiza . A reforma agrária na Roma Antiga. São Paulo: Brasiliense 1988.p.47-48.
a) Quanto recebiam por mês, aproximadamente, um proletário e um senador romano ?
b) Atualmente, qual é o valor do salário mínimo no Brasil, e quanto recebe por mês um senador brasileiro ?
2) Pesquise e responda:
a) Durante a República romana, como a população participava das decisões políticas e quem eram os cidadãos ?
b) Você sabe quais línguas atuais têm origem no latim, além do Português ?
c) Quais países do mundo falam português?
3) Pesquise alguns exemplos de criações romanas na arquitetura e na escultura . Em seguida, elabore uma legenda criativa para elas.
4) Você sabe os nomes dos planetas do Sistema Solar ? Você sabia que esses nomes têm origem romana ? O que eles significam ? Pesquise .
5) Hoje, algumas formas de diversão pública da Roma Antiga podem parecer muito violentas .Reflita sobre a questão a seguir .
a) A violência deixou de ser um espetáculo atualmente ?
Enviar para o email profmariajose9@gmail.com até 20/11
Boa atividade !
Atividade de Recuperação de Habilidades Essenciais 3
Habilidades: Identificar, analisar e avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para
a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em
outras situações cotidianas.
Discutir o uso de diferentes tipos de
combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar
sobre os avanços na perspectiva econômica e conseqüências socioambientais
causadas pela produção e uso destes.
Conteúdos: Equilíbrio
termodinâmico e a vida
Para que haja vida, é preciso
existir um desequilíbrio termodinâmico, ou seja, é preciso existir um fluxo de
energia entre os seres vivos. Isso significa que um ambiente natural está em
desequilíbrio termodinâmico.
1- O que é equilíbrio termodinâmico e sua
importância?
2- Se houvesse equilíbrio termodinâmico entre
os seres vivos e o ambiente, não seria possível a manutenção de vida no planeta
Terra. Por que isso aconteceria?
3-
Para realizar a atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.
7° ano A: ngcymyb
7° ano B: garee72
Habilidades: Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridos tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.
Conteúdos:
Transformações químicas e físicas.
Para realizar a atividade, vocês poderão utilizar como fonte de pesquisa o caderno do aluno (São Paulo Faz Escola-Volume 1), o livro de Ciências ou a internet.
Feminicídio .
Caros alunos,
-Elabore um texto dissertativo de no mínimo 30 linhas sobre A violência Contra a Mulher .
Enviar para o e-mail profmariajose9@gmail.com até 20 l/11
Grata!