quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

TECNOLOGIA - PROF ALICE - 2C

Galera, já deixei 3 atividades para o bimestre. Portanto, usem o tempo agora para realizar as atividades já passadas, colocar em dia, pois o ano está acabando. Deixo o tempo da aula dessa semana para plantão de dúvidas no e-mail e realização das atividades já postadas que estão em atraso.


e-mail: alicecavalcanti@prof.educacao.sp.gov.br

Prezados alunos, estamos na reta final para o término do ano letivo. Você tem a oportunidade de melhorar sua nota realizando a recuperação e as atividades que estão em atraso!

OBS: A data limite está descrito abaixo! 

Boa sorte a todos!!


 

2° Ano E - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 09/12/2020

Unidade Temática: Engenharia Genética e Produtos Geneticamente Modificados.


Instruções: 

1- 
Responder a Atividade de Recuperação.

2- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com


                       Atividade de Recuperação

 

1) (ENEM 2012) O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente. A característica de interesse será manifestada em decorrência:

(A) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.

(B) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.

(C) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.

(D) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.

(E) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.

 

2) (ENEM 2011) Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma “célula sintética”, uma bactéria chamada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria, a Mycoplasma capricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a célula, produzindo suas proteínas.

GILBSON et al. Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically

synthesized Genome. Science v. 329, 2010 (adaptado).

 

A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade científica se deve à:

(A) possibilidade de sequenciar os genomas de bactérias para serem usados como receptoras de cromossomos artificiais.

(B) capacidade de criação, pela ciência, de novas formas de vida, utilizando substâncias como carboidratos e lipídios.

(C) possibilidade de produção em massa da bactéria Mycoplasma capricolum para sua distribuição em ambientes naturais.

(D) possibilidade de programar geneticamente microrganismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos, vacinas e biocombustíveis.

(E) capacidade da bactéria Mycoplasma capricolum de expressar suas proteínas na bactéria sintética e estas serem usadas na indústria.

 

3) (ENEM 2010) Biotecnologia: Segundo Jeffrey M. Smith, pesquisador de um laboratório que faz análises de organismos geneticamente modificados, após a introdução da soja transgênica no Reino Unido, aumentaram em 50% os casos de alergias. “O gene que é colocado na soja cria uma proteína nova que até então não existia na alimentação humana, a qual poderia ser potencialmente alergênica”, explica o pesquisador. Correio do Estado/MS. 19 abr. 2004 (adaptado).

Considerando-se as informações do texto, os grãos transgênicos que podem causar alergias aos indivíduos que irão consumi-los são aqueles que apresentam, em sua composição, proteínas

(A) que podem ser reconhecidas como antigênicas pelo sistema imunológico desses consumidores.

(B)  que não são reconhecidas pelos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico desses consumidores.

(C) com estrutura primária idêntica às já encontradas no sistema sanguíneo desses consumidores.

(D) com sequência de aminoácidos idêntica às produzidas pelas células brancas do sistema sanguíneo desses consumidores.

(E) com estrutura quaternária idêntica à dos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico desses consumidores.

 

4) (ENEM 2009) Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos. Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado).

A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência,

(A) o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno.

(B) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.

(C) o progresso na técnica da síntese química de hormônios.

(D) impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.

(E) a criação de animais transgênicos.

 

5) (ENEM 2009) Biotecnologia: Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado casal. Uma equipe policial de perícia teve acesso ao material biológico carbonizado da vítima, reduzido, praticamente, a fragmentos de ossos. Sabe-se que é possível obter DNA em condições para análise genética de parte do tecido interno de ossos. Os peritos necessitam escolher, entre cromossomos

autossômicos, cromossomos sexuais (X e Y) ou DNAmt (DNA mitocondrial), a melhor opção para identificação do parentesco da vítima com o referido casal.

Sabe-se que, entre outros aspectos, o número de cópias de um mesmo cromossomo por célula maximiza a chance de se obter moléculas não degradadas pelo calor da explosão.

Com base nessas informações e tendo em vista os diferentes padrões de herança de cada fonte de DNA citada, a melhor opção para a perícia seria a utilização

 

(A) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula.

(B) do cromossomo X, pois a vítima herdou duas cópias desse cromossomo, estando assim em número superior aos demais.

(C) do cromossomo autossômico, pois esse cromossomo apresenta maior quantidade de material genético quando comparado aos nucleares, como, por exemplo, o DNAmt.

(D) do cromossomo Y, pois, em condições normais, este é transmitido integralmente do pai para toda a prole e está presente em duas cópias em células de indivíduos do sexo feminino.

(E) de marcadores genéticos em cromossomos autossômicos, pois estes, além de serem transmitidos pelo pai e pela mãe, estão presentes em 44 cópias por célula, e os demais, em apenas uma.

 

6) (ENEM 2005) Biotecnologia: A Embrapa possui uma linhagem de soja transgênica resistente ao herbicida IMAZAPIR. A planta está passando por testes de segurança nutricional e ambiental, processo que exige cerca de três anos. Uma linhagem de soja transgênica requer a produção inicial de 200 plantas resistentes ao herbicida e destas são selecionadas as dez mais “estáveis”, com maior capacidade de gerar descendentes também resistentes. Esses descendentes são submetidos a doses de herbicida três vezes superiores às aplicadas nas lavouras convencionais. Em seguida, as cinco melhores são separadas e apenas uma delas é levada a testes de segurança. Os riscos ambientais da soja transgênica são pequenos, já que ela não tem possibilidade de cruzamento com outras plantas e o perigo de polinização cruzada com outro tipo de soja é de apenas 1%.

 A soja transgênica, segundo o texto, apresenta baixo risco ambiental porque

(A) a resistência ao herbicida não é estável e assim não passa para as plantas-filhas.

(B) as doses de herbicida aplicadas nas plantas são 3 vezes superiores às usuais.

(C) a capacidade da linhagem de cruzar com espécies selvagens é inexistente.

(D) a linhagem passou por testes nutricionais e após três anos foi aprovada.

(E) a linhagem obtida foi testada rigorosamente em relação a sua segurança.


Prezados alunos, estamos na reta final para o término do ano letivo. Você tem a oportunidade de melhorar sua nota realizando a recuperação e as atividades que estão em atraso!

OBS: A data limite está descrito abaixo! 

Boa sorte a todos!!


3º Ano A e 3° Ano B - Biologia  - Profa Solange

Período para entrega: Até 09/12/2020

Unidade Temática: Intervenção Humana na Evolução


Instruções: 

1- Responder a Atividade de Recuperação.

2- Postar no Blogger e enviar para o e-mail da professora: solangestandbyme@gmail.com 



                Atividade de Recuperação

 

01)  (F.M.Olinda/2019-2) Certas bactérias apresentam uma cobertura externamente à parede celular, formada por polissacarídeos e proteínas, conhecida por cápsula bacteriana. Algumas espécies de linhagem capsuladas como, por exemplo, as bactérias Streptococcus pneumoniae causam pneumonia, enquanto outras bactérias, que são de linhagem não capsuladas, são incapazes de causar a doença. Isso se deve porque a cápsula permite que o micro-organismo:

A) Tenha uma reprodução sexuada mais eficiente.

B) Não seja fagocitado e destruído por glóbulos brancos.

C) Tenha uma melhor movimentação da célula dentro do organismo humano.

D) Destrua substâncias tóxicas, como antibióticos, através dos genes presentes na cápsula.
 


02)  (Pequeno Príncipe/2016) Leia o texto a seguir, publicado na revista Superinteressante
 
O que arde nem sempre cura

A água oxigenada prejudica a cicatrização de um corte? Sim. No geral, o melhor é deixar o corpo cuidar sozinho do fechamento do talho. Basta limpar bem o local com água ou soro fisiológico, receita a cirurgiã plástica Lydia Massako Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo. A ideia, muito difundida, de que substâncias que fazem a pele arder são boas para a cicatrização é errada. Elas agridem quimicamente a ferida e só devem ser usadas se há risco de infecção, aconselha Lydia. Assim, um corte com lâmina ou um joelho ralado no cimento não precisam mais do que uma boa lavada. A água oxigenada atrapalha a formação das fibras de colágeno que vão preencher o corte, avisa a dermatologista Núbia Rossetti. Ferimentos feitos com objetos enferrujados pedem cuidado maior. Nesses casos, a água oxigenada e outros antissépticos ajudam, mas deve ser avaliada a necessidade também de uma vacina antitetânica. Todas essas substâncias devem ser usadas, com certeza, quando já existe infecção, pois matam os microrganismos.
 
Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/o-que-arde-nem-sempre-cura>. Acesso em: 06/05/2016.
 
O texto relata que o uso de água oxigenada (peróxido de hidrogênio) em ferimentos não é interessante, pois sua oxidação poderia roubar elétrons das moléculas de colágeno produzidas pelos fibroblastos, atrapalhando a cicatrização do ferimento. Ainda assim, muitas pessoas utilizam a água oxigenada em ferimentos, buscando seu poder antisséptico. A água oxigenada possui essa ação porque


A) a reação química promovida pela catalase decompõe o peróxido de hidrogênio e isso afeta as bactérias anaeróbias.

B) os peroxissomos bacterianos não toleram a presença do peróxido de hidrogênio e isso leva à morte bacteriana.

C) a decomposição química do peróxido de hidrogênio acidifica a região, levando as bactérias aeróbicas à morte.

D) a catalase bacteriana decompõe a água oxigenada e o oxigênio liberado oxida a parede celular da bactéria,destruindo-a.

E) o peróxido de hidrogênio é uma substância existente no sistema imunológico e é sinalizadora para que macrófagos fagocitem as bactérias do ferimento.
 



03)  (UECE/2016.2) As bactérias são seres unicelulares, procariotos, que têm formas de vida do tipo isolada ou em agrupamentos variados do tipo coloniais. Embora esses seres celulares sejam considerados pelo senso comum como “micróbios perigosos”, há muitas espécies importantes para o equilíbrio dinâmico dos seres vivos e destes com o meio ambiente. Assim sendo, muitos estudos e pesquisas são desenvolvidos na área da microbiologia, para melhor conhecer a maquinaria biológica das bactérias.
Sobre a citologia bacteriana, é correto afirmar que


A) moléculas de DNA que ficam ligadas ao cromossomo bacteriano e costumam conter genes para resistência a antibióticos são denominadas de plasmídeos.

B) o capsídeo bacteriano, também conhecido como membrana celular, é constituído por substância química, exclusiva das bactérias, conhecida como mureína.

C) os pneumococos, bactérias causadoras de pneumonia, são espécies de bactérias que possuem, externamente à membrana esquelética, outro envoltório, mucilaginoso, denominado de cápsula.

D) externamente à membrana plasmática existe uma parede celular ou membrana esquelética, de composição química específica de bactérias — o ácido glicol.


                              
04)  (FUVEST/2010) Considere as seguintes características atribuídas aos seres vivos:

I. Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.
II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal.
III. Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo.
 
Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que


A) os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III.

B) os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos não preenchem o requisito I.

C) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I.

D) os vírus não são seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas não os requisitos I e II.

E) os vírus não são seres vivos, porque não preenchem os requisitos I, II e III.


 
05)  (UFG 2012.2) As bactérias, ao se reproduzirem assexuadamente, originam dois indivíduos do mesmo tamanho e geneticamente idênticos. Já alguns levedos, para se reproduzirem, emitem uma pequena expansão na superfície da célula, que cresce e posteriormente se destaca, formando um novo indivíduo também geneticamente igual. Os dois tipos de reprodução descritos são, respectivamente,


A) cissiparidade e conjugação.

B) cissiparidade e brotamento.

C) fragmentação e gemiparidade.

D) conjugação e esporulação.

E) conjugação e cissiparidade.


 
06) (PISM/2011) “A presença de cianotoxinas em mananciais de abastecimento público tem se tornado um problema crescente no Brasil e existe uma preocupação, tanto dos governantes quanto da opinião pública, de que estas toxinas possam afetar a saúde humana, seja através do consumo de água contaminada, seja através do consumo de pescado. A ocorrência de casos de contaminação de humanos por água de abastecimento público já é um fato no Brasil, como a tragédia ocorrida em Caruaru (PE) em 1996 e um episódio de intoxicação de pacientes de hemodiálise no Rio de Janeiro em 2001”.
 
FERRÃO-FILHO. A.S. et al. Florações de cianobactérias tóxicas no Reservatório do Funil: dinâmica sazonal e consequências para zooplâncton. Oecologia brasiliensis, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 346-365, fev. 2009.

As cianotoxinas são substâncias tóxicas produzidas por cianobactérias. Sobre cianobactérias, é CORRETO afirmar que


A) são sempre organismos marinhos.

B) não fixam nitrogênio, pois não habitam os solos.

C) são autótrofas fotossintetizantes, com clorofila a como pigmento principal.

D) estão incluídas no Reino Plantae, uma vez que cianobactérias ancestrais deram origem aos vegetais terrestres.

E) são organismos eucariontes autótrofos.


 
07)  (UEA/2018) A ciclagem da matéria pode ser realizada por diversos seres vivos presentes na água e no solo. Eles conseguem transformar a matéria orgânica em matéria inorgânica, que pode ser utilizada pelos produtores que integram as cadeias alimentares.

Os microrganismos aos quais o texto se refere são


A) os vírus e as algas.

B) os vermes e as moscas.

C) os protozoários e as minhocas.

D) as bactérias e os fungos.

E) as algas e as bactérias.



 
08) (UDESC/2018) “Escherichia coli é comum na flora bacteriana do intestino de humanos e de outros animais, mas que em grandes quantidades pode causar problemas como infecção intestinal e infecção urinária, acontecendo principalmente se o indivíduo consumir água ou alimentos contaminados”.
 
Fonte: KAPER JB, NATARO JP, MOBLEY HLT. Pathogenic Escherichia coli. Nat. Rev. Microbiol., 2: 123-140, 2004
 
A respeito das bactérias, assinale a alternativa incorreta.

 
A)Algumas bactérias possuem metabolismos aeróbico, na presença de oxigênio, e outras anaeróbicas, condição sem oxigênio.

B) Apenas uma pequena porcentagem das espécies de bactérias causa doenças ao homem.

C) As bactérias são unicelulares e procariontes e podem viver em formas isolada ou colonial.

D) Bactérias são seres pluricelulares e eucariontes que podem sintetizar diferentes componentes químicos do meio ambiente ou de seus hospedeiros.

E) Na atual classificação dos organismos, a bactéria E. coli está contida no domínio Bactéria.
 
 


09) (Facig/2018) As bactérias são seres procariontes e unicelulares e se caracterizam por não possuírem carioteca. Os únicos organoides citoplasmáticos são os ribossomos que estão relacionados à síntese de proteínas. Além disso, as bactérias apresentam um pequeno segmento circular que contém diversos genes, como alguns que conferem resistência a antibiótico. Esse segmento é conhecido nas bactérias por:


A) Capsídeo.

B) Nucleoide.

C) Plasmídeo
.

D) Mesossomo.


2ºA (Clayton - Português)

Caros alunos, a partir de então eu postarei matéria uma vez por semana, os demais dias passarei revisão dos conteúdos do Centro de Mídias.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

 

                PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Lembramos que as aulas continuam normalmente pelo Centro de Mídias, no App, TV, YouTube e Facebook!

Estamos sempre aqui para atender a todos em suas particularidades e necessidades.

HORÁRIO DAS AULAS DO DIA  03/12/2020

Equipe Gestora
2020

 

ATENÇÃO:

                           PROCURE A GESTÃO 







Equipe Gestora

2020 



COMUNICADO - PROF. ADRIANO (SOCIOLOGIA) - 4°BIM 1°,2° e 3°anos A e D

Bom dia! Venho solicitar a todos que não encaminharam as atividades de sociologia do 4°bimestre e Projeto de Vida (1°Ano A) que por favor não deixem de fazer e entregar. Estamos na reta final, a poucas semanas do termino do ano e ainda faltam alunos com atividades pendentes. As atividades I e II, foram disponibilizadas no blog e no Google Classrom. Estou a disposição para eventuais duvidas. Obs: email para a entrega das atividades: adrlaurentino87@gmail.com