Feliz Páscoa a todos!!!!
- 1
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- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
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- 2° Série E
- 2°A tecnologia
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- 2°C
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- 2°D TECNOLOGIA
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- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
domingo, 12 de abril de 2020
quarta-feira, 8 de abril de 2020
AUXÍLIO MERENDA - APLICATIVO PICPAY
INFORMAÇÕES SOBRE ATENDIMENTO DE NECESSIDADE !
SENHORES PAIS/RESPONSÁVEIS !
Resolução Seduc-40, de 3-4-2020
Regulamenta o Decreto 64.891, de 30 de março de 2020, que dispõe sobre o atendimento de necessidade inadiável de alunos da rede pública estadual de ensino em situação de pobreza ou de extrema pobreza, no contexto da pandemia COVID19 (Novo Coronavírus), e dá providências correlatas
O Secretário da Educação resolve:
Artigo 1º - Enquanto perdurarem o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto 64.879, de 20-03-2020, e a suspensão das aulas no âmbito da Secretaria da Educação, determinada pelo Decreto 64.862, de 13-03-2020, o fornecimento de alimentação na rede pública estadual, em caráter excepcional e complementar, observará o disposto nesta Resolução.
Parágrafo único - O fornecimento de alimentação de que trata o "caput" deste artigo será para atendimento dos alunos da rede estadual inseridos em unidades familiares que se encontrem em situação de pobreza ou de extrema pobreza, conforme critério estabelecido no parágrafo único, do artigo 1º, do Decreto 64.891, de 30-03-2020.
Artigo 2º - O fornecimento de alimentação a que se refere o artigo 1º desta Resolução dar-se-á mediante pagamento de benefício financeiro ao responsável legal de alunos matriculados na rede pública estadual de ensino.
§1° - O responsável legal a que alude o "caput" deste artigo deverá: 1. estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instituído pelo Decreto federal 6.135, de 26-06-2007; ou
2. ser beneficiário do Programa Bolsa Família criado pela Lei federal 10.836, de 9 de janeiro de 2004.
§2º - O valor do benefício financeiro, a ser disponibilizado até o último dia útil de cada mês de suspensão de aulas, equivalerá a R$ 55,00 por aluno.
§3° - O responsável legal receberá o benefício financeiro de que trata o §2º deste artigo por meio de crédito em conta corrente digital.
§4º - A conta corrente digital de que trata o §3º desta resolução permitirá a transferência do valor creditado para outras instituições financeiras, a realização de saques em caixas eletrônicos, além da realização de pagamentos direto em estabelecimentos comerciais.
§5º - Encerrado o estado de calamidade pública e o período de suspensão das aulas, o benefício financeiro será pago proporcionalmente aos dias em que as aulas estiveram suspensas.
Artigo 3° - O pagamento de benefício financeiro de que trata esta Resolução não será computado no cálculo da renda mensal bruta familiar para fins de concessão adicional de benefícios sociais ou de empréstimos, bem como para quaisquer programas que tenham como critério a renda familiar.
Artigo 4º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
COMO RECEBER O
BENEFÍCIO
O Governador
João Doria confirmou nesta quarta-feira (8) o primeiro pagamento referente ao
mês de abril do programa Merenda em Casa.
PASSO A PASSO
PARA O RECEBIMENTO.
– Pesquise por “PicPay” nas lojas
virtuais Apple Store (para dispositivos iOS) ou Google Play (para dispositivos
Android) e faça o download do aplicativo.
–
Crie uma conta no PicPay com seu nome, CPF e data de Nascimento.
–
Valide sua identidade. O usuário receberá notificações no aplicativo pedindo o
envio de uma selfie e uma foto do RG ou carteira de habilitação. A medida
garante a segurança do usuário no aplicativo e a confirmação da família como
beneficiária do programa.
–
Após a confirmação da selfie e do documento, o benefício é creditado na conta
PicPay do usuário.
Compra
de alimentos
–
Não é necessário ter conta bancária ou cartão de crédito. É possível sacar o
dinheiro em um caixa eletrônico da rede 24Horas e transferir o valor para
outras contas, sem taxa adicional.
–
O subsídio de R$ 55 será disponibilizado até o último dia útil do mês, sem
descontos de taxas.
–
Os beneficiários poderão fazer pagamentos por meio do celular em mais de 2,5
milhões de estabelecimentos que aceitam PicPay. As lojas são identificadas por
placas com o QR Code do aplicativo ou no próprio sistema de buscas da
ferramenta digital.
Equipe Gestora 2020
sábado, 4 de abril de 2020
Profª Scarlet - Tecnologia e Eletiva
Olá pessoal! Tudo bem?
Vou deixar aqui uma atividade para as minhas turmas de Tecnologia e Eletiva de Empreendedorismo (8º e 9º anos).
Tecnologia turmas (2ºE, 3ºA, 3ºB e 3ºC):
- Atividade 1: Leitura e Resolução das páginas da matéria de Tecnologia da APOSTILA do Aluno. Responder na própria apostila!
- Atividade 2: Leitura e Resolução de Exercícios, Copiar Questões e Responder no CADERNO:
Vou deixar aqui uma atividade para as minhas turmas de Tecnologia e Eletiva de Empreendedorismo (8º e 9º anos).
Tecnologia turmas (2ºE, 3ºA, 3ºB e 3ºC):
- Atividade 1: Leitura e Resolução das páginas da matéria de Tecnologia da APOSTILA do Aluno. Responder na própria apostila!
- Atividade 2: Leitura e Resolução de Exercícios, Copiar Questões e Responder no CADERNO:
Uso de tecnologia influencia nosso cérebro?
Leia os textos a seguir
Texto 1 – Charge de Caco Galhardo
Disponível em: http://conexaobytes.blogspot.com.br/2013/02/armazenamento-charge.html
Texto 2 - Pesquisa indica que uso excessivo de celular deixa o cérebro preguiçoso
A praticidade de descobrir rapidamente uma informação que não vem fácil à memória é uma das grandes vantagens do uso de smartphones. Apesar de parecer a melhor coisa do mundo quando permitem uma busca na internet para descobrir como é mesmo o nome daquela atriz ou o endereço daquele restaurante que um amigo indicou, os celulares inteligentes podem “acomodar” o cérebro. Estudo canadense feito com usuários de telefones com acesso à internet mostrou que, quanto mais as pessoas recorrem a esses aparelhos, mais elas podem ser prejudicadas nas tomadas de decisões. Os autores do trabalho, publicado no jornal Computers in Human Behavior, acreditam que o uso excessivo dos dispositivos deixa o cérebro preguiçoso.
O estudo realizado por uma equipe da Universidade de Waterlloo sugere que a comodidade de ter várias ferramentas que auxiliam em tarefas do cotidiano pode ser um problema para a saúde das pessoas à medida que elas deixam de buscar na própria memória as informações de que precisam
[...]
Após os testes, os pesquisadores notaram que os participantes que tinham habilidades cognitivas mais “afiadas” e uma maior disponibilidade para pensar de forma analítica gastavam menos tempo usando a função de busca dos smartphones.
[...] Descobrimos que os indivíduos que mais dependem de seus smartphones como uma fonte de informação são pensadores ‘mais preguiçosos’, isto é, eles tendem a confiar em seus instintos na resolução de problemas e estão menos dispostos a pensar logicamente para chegar a uma solução”, explica Pennycook, um dos autores da pesquisa.
[...] Descobrimos que os indivíduos que mais dependem de seus smartphones como uma fonte de informação são pensadores ‘mais preguiçosos’, isto é, eles tendem a confiar em seus instintos na resolução de problemas e estão menos dispostos a pensar logicamente para chegar a uma solução”, explica Pennycook, um dos autores da pesquisa.
Texto completo disponível em
Atividades
1.A ideia principal do texto 1 é:
( ) a grande capacidade de armazenamento de um smartphone
( ) tornou-se impossível viver sem ter todos os dispositivos eletrônicos
( ) o cérebro humano é muito limitado, por isso todos precisam de aparelhos eletrônicos eficientes.
( ) uso exagerado da tecnologia pode ser prejudicial
2. Segundo o texto 2:
a) Qual é uma das grandes vantagens do uso de smartphones?
b) Apesar da vantagem, qual problema os usos desses celulares inteligentes podem trazer?
c) Qual foi a conclusão do estudo canadense feito com usuários desses dispositivos?
3. Pode-se dizer que os dois textos tratam do mesmo assunto? Justifique.
4. Você gasta muito tempo na internet (seja no celular ou outro dispositivo)? Como isso afeta suas tarefas diárias?
_____________________________________________________
Eletiva Empreendedorismo turmas (8º e 9º)
-Atividade de Pesquisa FOLHA A PARTE:
Pesquisa – Histórico e Pensadores do
Empreendedorismo
_____________________________________________________
Bjs! Até a próxima!
sexta-feira, 3 de abril de 2020
Rodrigo Lança-Geografia 6° A,B,C, Leia o texto, assista aos videos e responda aos exercícios em seu caderno.
A Geografia, assim como várias outras ciências, utiliza-se de categorias para basear os seus estudos. Trata-se da elaboração e utilização de conceitos básicos que orientem o recorte e a análise de um determinado fenômeno a ser estudado. Por exemplo, um estudo geográfico sobre determinadas disputas geopolíticas pode ser realizado tendo como base o conceito de território, que seria uma categoria a ser utilizada como uma forma de se enxergar o estudo.
Atualmente, além do espaço geográfico – principal objeto de análise da Geografia –, existem quatro principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas: território, região, paisagem e lugar. A seguir, uma breve conceituação:
Paisagem: refere-se às configurações externas do espaço. Por muitas vezes, ela foi definida como “aquilo que a visão alcança”. Porém, essa definição desconsidera as chamadas “paisagens ocultas”, ou seja, aqueles processos e dinâmicas que são visíveis, mas que de alguma forma foram ocultados pela sociedade. Além disso, tal definição também peca por apenas considerar o sentido da visão como preceptora do espaço, cabendo a importância dos demais sentidos, com destaque para a audição e o olfato.
Dessa forma, podemos afirmar, de maneira simples e direta, que o conceito de paisagem refere-se às manifestações e fenômenos espaciais que podem ser apreendidos pelo ser humano através de seus sentidos.
Território: é classicamente definido como sendo um espaço delimitado. Tal delimitação se dá através de fronteiras, sejam elas definidas pelo homem ou pela natureza. Mas nem sempre essas fronteiras são visíveis ou muito bem definidas, pois a conformação de um território obedece a uma relação de poder, podendo ocorrer tanto em elevada abrangência (o território de um país, por exemplo) quanto em espaços menores (o território dos traficantes em uma favela, por exemplo).
Região: é uma área ou espaço que foi dividido obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma elaboração racional humana para melhor compreender uma determinada área ou um aspecto dela. Assim, as regiões podem ser criadas para realizar estudos sobre as características gerais de um território (as regiões brasileiras, por exemplo) ou para entender determinados aspectos do espaço (as regiões geoeconômicas do Brasil para entender a economia brasileira). Eu posso criar minha própria região para a divisão de uma área a partir de suas práticas culturais ou por suas diferentes paisagens naturais, entre outros critérios.
Lugar: é uma categoria muito utilizada por aqueles pensadores que preferem construir uma concepção compreensiva da Geografia. Grosso modo, o lugar pode ser definido como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.
É preciso lembrar, no entanto, que essas categorias e conceitos não são exclusivos da Geografia, podendo ter outros significados quando utilizados em outras ciências ou pelo senso comum. Além disso, essas não são necessariamente as únicas categorias dessa ciência, mas apenas as mais comumente adotadas pelos geógrafos em seus estudos.
Ao longo da história do pensamento geográfico, outras categorias predominaram, como a noção de “posição”, um importante conceito nos estudos de Friedrich Ratzel, e “gêneros de Vida”, termo utilizado por Vidal de La Blache.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
“Em várias áreas do conhecimento, o conceito de região é utilizado com diferentes propósitos ou objetivos. Na Literatura, por exemplo, esse conceito foi usado em obras literárias e traduz delimitações espaciais, expressas no regionalismo, como foi o caso de escritores nordestinos, como Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Jorge Amado, Ariano Suassuna, entre outros. Na Sociologia, também se pode encontrar esse mesmo recorte regionalista, como o elaborado por Gilberto Freyre. Para a Geografia, o conceito de região tem importante significado”.
(MARTINS, D.; et al. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos. Vol. 01. 3ª ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013. p.36)
O conceito de região para a Geografia melhor se identifica em uma das afirmações a seguir. Assinale-a.
a) Organização do agrupamento das paisagens naturais da Terra.
b) Criação racional em que se divide uma área com base em critérios previamente estabelecidos.
c) Divisão social das práticas humanas que diz respeito aos processos de composição dos elementos urbanos.
d) Delimitação espacial realizada a partir da posse, soberania ou domínio sobre uma determinada área a partir de uma relação de poder.
e) Representação cognitiva dos elementos culturais humanos e das paisagens naturais.
“De que me adianta viver na cidade, se a felicidade não me acompanhar? Adeus, paulistinha do meu coração, lá pro meu sertão, eu quero voltar. Ver a madrugada, quando a passarada, fazendo alvorada, começa a cantar. Com satisfação, arreio o burrão, cortando estradão, saio a galopar e vou escutando o gado berrando, sabiá cantando no jequitibá”.
(Saudades da minha Terra. Composição: Goiá e Belmonte)
As lembranças apresentadas pelo eu lírico do trecho acima, bem como a sua identificação com o sertão, são elementos que fazem com que o local citado possa ser classificado como:
a) uma morfologia da paisagem.
b) uma região geográfica.
c) um tipo de território bucólico.
d) um lugar de identificação cultural.
e) uma descrição do espaço regional.
“Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações”.
(CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado)).
No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão
a) política de apropriação efetiva do espaço.
b) econômica de uso de recursos do espaço.
c) privada de limitação sobre a utilização do espaço.
d) natural de composição por elementos físicos do espaço.
e) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço.
Videos para auxílio
2° B, C ,D - REVISÃO CRONOLÓGICA PARA O ROMANTISMO
Opcional copiar
Para adentrarmos no Romantismo , vamos fazer uma breve revisão nas escolas Literárias Brasileiras, respeitando sua ordem cronológica, segue:
Literatura de informação ano 1500 (Quinhentismo)
Marco da literatura de transição vindo para o Brasil, temos como referência a carta de Pero Vaz de Caminha , escrevendo durante a viagem , conhecida como Literatura de informação , por ser escrita para informar cada passo durante a viagem para ser informada a realeza de Portugal. Também faz parte do Quinhentismo a Literatura Jesuítica ( chegada e permanência dos Jesuítas no Brasil e catequização)
Barroco 1601 a 1768 ( chegada a Literatura no Brasil , conflito entre religiosidade e materialidade) espírito x carne. O homem Teocêntrico e Antropocêntrico.
Arcadismo 1768 a 1808 Natureza , amor, paz, combate o exacerbamento do baroco ( razão) amor correspondido x objetividade
Romantismo Ápice do egocentrismo, suicídio de poetas, lirismo exacerbado, subjetividade, sentimentalismo verdadeiro( góticos) , eu no centro = Ego
___________________________________________________________
Pronto! Daremos sequencia e profundidade a partir do Romantismo.
um abraço a todos e boas férias.
Prof. Tali
Para adentrarmos no Romantismo , vamos fazer uma breve revisão nas escolas Literárias Brasileiras, respeitando sua ordem cronológica, segue:
Literatura de informação ano 1500 (Quinhentismo)
Marco da literatura de transição vindo para o Brasil, temos como referência a carta de Pero Vaz de Caminha , escrevendo durante a viagem , conhecida como Literatura de informação , por ser escrita para informar cada passo durante a viagem para ser informada a realeza de Portugal. Também faz parte do Quinhentismo a Literatura Jesuítica ( chegada e permanência dos Jesuítas no Brasil e catequização)
Barroco 1601 a 1768 ( chegada a Literatura no Brasil , conflito entre religiosidade e materialidade) espírito x carne. O homem Teocêntrico e Antropocêntrico.
Arcadismo 1768 a 1808 Natureza , amor, paz, combate o exacerbamento do baroco ( razão) amor correspondido x objetividade
Romantismo Ápice do egocentrismo, suicídio de poetas, lirismo exacerbado, subjetividade, sentimentalismo verdadeiro( góticos) , eu no centro = Ego
___________________________________________________________
Pronto! Daremos sequencia e profundidade a partir do Romantismo.
um abraço a todos e boas férias.
Prof. Tali
2° B, C,D - PROF. TALI - ROMANTISMO NO BRASIL
ROMANTISMO NO BRASIL
ASSISTA AOS VÍDEOS E FAÇA UM BREVE RELATO NO SEU CADERNO, SOBRE O ROMANTISMO E SUAS CARACTERÍSTICAS E SUAS 3 FASES.
ASSISTA AOS VÍDEOS E FAÇA UM BREVE RELATO NO SEU CADERNO, SOBRE O ROMANTISMO E SUAS CARACTERÍSTICAS E SUAS 3 FASES.
2° B, C, D - PROF. TALI - PORT.- PRONOMES
IMPRIMA E COLE, OU COPIE NO SEU CADERNO:
Pronomes
Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo. Além disso, são subclassificados em pessoais do caso reto, pessoais oblíquos tônicos e átonos, de tratamento, relativos, possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos.
Pronomes substantivos x pronomes adjetivos
Os pronomes substantivos, ao substituir o substantivo, exercem a mesma função sintática que este exerceria (núcleo do sujeito, do objeto direto ou indireto, do complemento nominal etc.). Veja:
“João passou no vestibular.” (“João” é núcleo do sujeito)
“Ele passou no vestibular.” (ao substituir “João” pelo pronome reto “ele”, este passa a ser núcleo do sujeito)
“Gosto de João.” (“João” é núcleo do objeto indireto)
“Gosto dele.” (ao substituir “João” pelo pronome oblíquo tônico “ele”, este passa a ser núcleo do objeto indireto)
Os pronomes adjetivos vêm sempre juntos ao substantivo a que se referem, por isso sempre exercem função sintática de adjunto adnominal. Veja:
“Meus livros sumiram.” (o pronome possessivo “meus” é um pronome adjetivo e exerce função de adjunto adnominal do núcleo do sujeito “livros”)
“Assisti a este filme.” (o pronome demonstrativo “este” é um pronome adjetivo e exerce função de adjunto adnominal do núcleo do objeto indireto “filme”)
Classificação dos pronomes
São os pronomes que determinam a flexão de pessoa da oração.
1º pessoa: o ser que se manifesta (fala) no processo comunicativo; o enunciador; o locutor; o emissor.
2º pessoa: o ser que recebe a mensagem e decodifica-a; o receptor; o interlocutor.
3º pessoa: o ser sobre o qual se fala no processo comunicativo.
Eles se subdividem em pronomes pessoais do caso reto e em pronomes oblíquos átonos e tônicos. Veja:
⇒ Caso reto: são os pronomes pessoais que sempre exercem função de sujeito da oração (nunca exercem função de complemento). São eles:
1º pessoa do singular: EU
2º pessoa do singular: TU
3º pessoa do singular: ELE/ELA
1º pessoa do plural: NÓS
2º pessoa do plural: VÓS
3º pessoa do plural: ELES/ELAS
Exemplos:
Eu corri durante uma hora.
Tu correste durante uma hora.
Ele correu durante uma hora.
Nos exemplos acima, os pronomes eu, tu e ele exercem a função sintática de sujeito do verbo correr, o qual deve concordar em número e pessoa com seus sujeitos.
Assim sendo, construções como “eu vi ele” são equivocadas, visto que o pronome pessoal reto está sendo usado como objeto direto do verbo “ver”. Os pronomes retos jamais exercem função de objeto, sempre de sujeito.
⇒ Oblíquos átonos: todos os pronomes oblíquos exercem função de complemento, em especial de objeto direto ou indireto. Diferenciam-se dos tônicos, pois estes são sempre preposicionados e não se prendem ao verbo pela colocação pronominal (próclise, mesóclise e ênclise). São eles:
1º pessoa do singular: ME
2º pessoa do singular: TE
3º pessoa do singular: SE/O/A/LHE
1º pessoa do plural: NOS
2º pessoa do plural: VOS
3º pessoa do plural: SE/OS/AS/LHES
Exemplos:
“Deram-me o recado.” – O pronome em destaque é objeto indireto do verbo dar.
“Viram-me no estádio.” – O pronome em destaque é objeto direto do verbo ver.
-O, -A, -OS, -AS X -LHE, -LHES
Os demais pronomes oblíquos átonos podem exercer função de objeto direto ou indireto, indiscriminadamente, porém os pronomes -O,-A e suas variantes só podem exercer função de objeto direto, enquanto -lhe só pode exercer função de objeto indireto.
Exemplos:
”Eu a amo.” – O verbo amar é transitivo direto e o pronome a exerce função de objeto direto.
“Eu lhe falei a verdade.” – O verbo falar é transitivo direto e indireto. Vale dizer que “a verdade” é objeto direto e que lhe é objeto indireto.
Seria um erro gramatical grave inverter o uso desses pronomes em um texto formal.
Leia também: Como evitar dez erros comuns de português
⇒ Oblíquos tônicos: assim como os átonos, exercem função de complementos (em especial, objeto direto e indireto), mas jamais de sujeito. Possuem posição livre na oração, por isso não se prendem ao verbo pela colocação pronominal. São eles:
1º pessoa do singular: MIM
2º pessoa do singular: TI
3º pessoa do singular: SI/ELE/ELA
1º pessoa do plural: NOS
2º pessoa do plural: VOS
3º pessoa do plural: SI/ELE/ELA
Veja:
“Gosto dele.”
“Falaram a verdade a mim.”
“Entregaram a encomenda a ti.”
Nos exemplos acima, os pronomes oblíquos tônicos em destaque exercem função de objeto indireto de seus respectivos verbos e estão todos preposicionados.
PARA MIM OU PARA EU?
- Se o pronome exerce a função de sujeito do verbo (no infinitivo), usa-se “para eu”.
“Trouxe o livro para eu estudar” – O pronome reto eu é sujeito do infinitivo estudar.
Nesse caso, nada de “Trouxe o livro para mim estudar”, pois mim é pronome oblíquo, por isso não exerce função de sujeito.
- Se o pronome não exerce função de sujeito (é complemento), usa-se “para mim”.
“Trouxeram este presente para mim.” – Nesse caso, mim é preposicionado e exerce função de objeto indireto do verbo trouxeram.
Estabelecem relação de posse entre um objeto e uma das três pessoas do discurso. São eles:
meu(s), minha(s)
teu(s), tua(s)
seu(s), sua(s)
nosso(s), nossa(s)
vosso(s), vossa(s)
seu(s), sua(s)
Os pronomes relativos, ao mesmo tempo, retomam o nome imediatamente anterior e substituem-no dentro de uma oração subordinada adjetiva (uma oração que “caracteriza”, “define”, “particulariza” esse nome).
São exemplos de pronomes relativos: QUE, O QUAL, A QUAL, OS QUAIS, AS QUAIS; QUEM; ONDE, AONDE, DE ONDE (DONDE); CUJO(S), CUJA(S); COMO; QUANTO.
Em primeiro lugar, veja a capacidade de retomada e de substituição desses pronomes:
Pegue os livros que estão sobre a mesa.
A oração em negrito é adjetiva. Observe que ela caracteriza livros (os livros estão sobre a mesa) e quem retoma e substitui livros é o pronome relativo que.
O pronome relativo aonde retoma e substitui cidade (Pedro vai à cidade).
A garota da qual nós falamos mora nesta rua.
O pronome relativo a qual retoma e substitui garota (nós falamos da garota).
São pronomes que eram originalmente usados para posicionar espacialmente um objeto em relação às três pessoas do discurso, principalmente em relação a quem fala e a quem ouve. Também são usados para a marcação de tempo (passado, presente e futuro) e para o estabelecimento de referências anafóricas e catafóricas em um texto.
⇒ Pronomes demonstrativos variáveis:
1ª pessoa: este, esta, estes, estas – indicam um objeto sob posse da 1º pessoa;
2ª pessoa: esse, essa, esses, essas – indicam um objeto sob posse da 2º pessoa;
3ª pessoa: aquele, aquela, aqueles, aquelas – indicam um objeto sob posse de um 3º ou distante da 1º e da 2º pessoa.
1ª pessoa: este, esta, estes, estas – indicam um objeto sob posse da 1º pessoa;
2ª pessoa: esse, essa, esses, essas – indicam um objeto sob posse da 2º pessoa;
3ª pessoa: aquele, aquela, aqueles, aquelas – indicam um objeto sob posse de um 3º ou distante da 1º e da 2º pessoa.
⇒ Pronomes demonstrativos invariáveis: referem-se a coisas ou objetos de forma indefinida. Espacialmente, possuem a mesma utilização dos anteriores.
1ª pessoa: isto
2ª pessoa: isso
3ª pessoa: aquilo
1ª pessoa: isto
2ª pessoa: isso
3ª pessoa: aquilo
Pronomes de tratamento
São pronomes empregados no trato com as pessoas, familiar ou respeitosamente. Embora o pronome de tratamento dirija-se à segunda pessoa, toda a concordância deve ser feita com a terceira pessoa. Assim, usa-se VOSSA quando conversamos com a pessoa e SUA quando falamos da pessoa.
Veja:
Veja:
Vossa Senhoria deveria preocupar-se com suas obrigações e não com as de Sua Excelência, o Governador, que está em viagem.
Observe na tabela a seguir alguns exemplos de pronomes de tratamento:
Destinatário
|
Tratamento
|
Abreviação
|
Vocativo
|
Presidente da República
|
Vossa
Excelência |
Não se usa
|
Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
|
Reitor de Universidade
|
Vossa Magnificência
|
Não se usa
|
Magnífico Reitor,
|
Papa
|
Vossa Santidade
|
Não existe
|
Santíssimo Padre,
|
Juízes
|
Vossa Excelência
|
V.Exa.
|
Senhor Juiz,
|
Membros da Câmara dos Deputados
|
Vossa
Excelência |
V.Exa.
|
Senhor Deputado,
|
Membros do Senado Federal
|
Vossa
Excelência |
V.Exa.
|
Senhor Senador,
|
Pronomes indefinidos
Referem-se à terceira pessoa do discurso de forma indefinida, genérica e imprecisa. Podem ou não se flexionarem em gênero e número.
⇒ Variáveis:
Qualquer/Quaisquer
Qual/Quais
Bastante/Bastantes
Um(ns)/Uma(s)
Pouco(s)/Pouca(s)
Nenhum(ns)/Nenhuma(s)
Outro(s)/Outra(s)
Todo(s)/Toda(s)
Certo(s)/Certa(s)
Muito(s)/Muita(s)
Tanto(s)/Tanta(s)
Algum(ns)/Alguma(s)
Quanto(s)/Quanta(s)
⇒ Invariáveis:
Alguém
Ninguém
Quem
Algo
Tudo
Nada
Cada
Mais
Menos
Demais
Outrem
Pronomes interrogativos
Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.
Exemplos de orações interrogativas diretas:
“Que horas são?”
“Quem é você?”
“Qual seu nome?”
“Quanto custa o livro?”
Exemplos de orações interrogativas indiretas:
“Eu perguntei que horas são.”
“Ana quer saber quem é você.”
“O juiz questionou qual seu nome.”
“Pedro indagou quanto custava o livro.”
Que e quem não se flexionam. Já o pronome qual é variável em número, e o pronome quanto concorda em gênero com o termo a que se refere.
MATERIAL DE APOIO :
Boas férias
Prof. Tali
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