Boa tarde,
Caros alunos
Visto que estamos distante devido a pandemia, provavelmente teremos que fazer uma avaliação online através do blog, valendo nota para a média de vocês.
Terão disponível a prova dia 21.05 para devolução dia 22.05, e a matéria desse bimestre para essa avaliação será tecnologia virtual, no qual estarei enviando semanalmente 2 ítens começando hoje. Ainda checarei a hipótese da retirada da prova na escola.
GRATIDÃO
Prof. Tali
- 1
- 1°F
- 1°F PORT
- 1ª série A
- 1ª série B
- 1ª série C
- 1ª série D
- 1ª série E
- 1ª série F
- 1F
- 2 série A
- 2° Série E
- 2°A tecnologia
- 2°B
- 2°B TECNOLOGIA
- 2°C
- 2°D
- 2°D TECNOLOGIA
- 2ª série B
- 2ª Série C
- 2ª série D
- 2ª série E
- 2C
- 3ª série A
- 3ª série B
- 3ª série C
- 3ª série D
- 6° E 7° ANOS ELETIVAS CULTURA REGIONAL. PROFESSORA ANA PAULA
- 6º ano A
- 6º ano B
- 6º ano C
- 7 A
- 7A
- 7c
- 7º ano A
- 7º ano B
- 7º ano C
- 7ºB
- 7ºC
- 8 B
- 8° e 9° anos eletivas oficina ortográfia
- 8º
- 8º A
- 8º ano A
- 8º ano A 8º ano B
- 8º ano B
- 8º ano C
- 8º B
- 8º B C
- 8º C
- 8º e 9º Ano.
- 9º ano A
- 9º ano B
- AAPs - EF - 6º 7º 8º e 9º Anos EM - 1º 2º e 3º
- Avisos Coordenação
- B
- C
- D
- Direção
- Eletiva Áudio Visual
- ELETIVA BIBLIOTECA
- Eletiva Cultura Regional 6º e 7º anos
- Eletiva de Biblioteconomia - Ensino Médio
- Eletiva de Cinema - Ensino Médio
- Eletiva de Eventos - Ensino Médio
- Eletiva de Fotografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Ortografia - 8º e 9º anos
- Eletiva de Reciclagem/Revitalização - 6º e 7º anos
- Eletiva de Teatro - Ensino Médio
- Eletiva de Técnicas de Redação para o Enem - Ensino Médio
- Eletiva Empreendedorismo - 8º e 9º anos
- Eletiva Feminícidio - Ensino Médio
- Eletiva Laboratório de Matemática - 8º e 9º anos
- Eletiva Laboratório de Matemática - Ensino Médio
- Eletiva Quadrinho - HQ - Ensino Médio
- Eletiva turismo
- Grêmio Estudantil
- PROFESSORA: DEBORAH
- PROFESSORA: MARIA MARLI
- PROFESSORA: MARIA MARLI 3º
- PROFESSORA: MARIA MARLI DE HISTÓRIA 7ºB
- PROFESSORA: MARIA MARLI- 1º
- PROFESSORA:DEBORAH
- PROFESSORA:MARIA MARLI
- Projeto de Vida Protagonismo Juvenil
sexta-feira, 1 de maio de 2020
2° B,C, D - PORT. Prof. Tali - AULA 1 AVALIAÇÃO
AULA 1 - FIGURAS DE LINGUAGEM
referências: figurasdelinguagem.com
ALITERAÇÃO
A aliteração é a figura de linguagem caracterizada pela repetição de sons consonantais. Esses sons podem ser idênticos ou apenas parecidos, mas funcionam acusticamente como uma expressão além das próprias palavras. Serve para marcar o ritmo de uma sequência de termos ou para produzir um efeito sonoro que intensifica o sentido do que está sendo dito.
Exemplos de aliteração:
Repetição do som do R no início das palavras:
O rato roeu a roupa do rei de Roma.
Repetição das letras P e T:
O pato pateta pintou o caneco
_____________________________________________________________________________
ASSONÂNCIA
A assonância é a figura de linguagem que consiste na repetição de sons vocálicos com a intenção de provocar um efeito de estilo.
As vogais podem ser repetidas em sílabas tônicas das palavras ou se destacar com uma determinada regularidade numa mesma frase. Podem ainda criar ou ajudar a compor rimas em gêneros textuais como poemas e letras de músicas.
A assonância é classificada como uma figura de som, assim como a aliteração. Aliás, ela é frequentemente usada em associação com a aliteração para estabelecer paralelismo entre palavras, produzindo a rima. Nesses casos, o som das vogais complementa o efeito da aliteração, conferindo melodia à sequência de versos.
Exemplos de assonância:
Essa desmesura de paixão
É loucura do coração
Minha foz do Iguaçu
Pólo sul, meu azul
Luz do sentimento nu
(Linha do Equador – Djavan)
O compositor produziu assonância duas vezes: a primeira utilizando o som “ão” (paixão, coração) e a segunda repetindo o som de “u” (Iguaçu, sul, azul, luz, nu).
______________________________________________________________________
PARONOMÁSIA
A paronomásia, assim como a onomatopeia, faz parte do grupo específico de figuras de som destinado à alteração da sonoridade na fala ou no texto. São recursos que buscam evidenciar algum aspecto através de um efeito harmônico ou desarmônico provocado na leitura.
Esta figura de linguagem consiste em repetir sequencialmente um determinado som ou variações semelhantes ao longo dos enunciados, de modo que um eco acaba sendo criado por meio desta sonoridade repetida, ressaltando pontos específicos dentro do assunto ou tema sobre o qual se fala.
Exemplos:
1- O autor se vale da sonoridade semelhante entre duas palavras, que possuem significados bastante distintos, para aproximar duas ideias naturalmente, veja:
“Que a morte apressada seja tributo do entendimento, e a vida larga atributo da ignorância.”
– Padre Antônio Vieira
– Padre Antônio Vieira
2- A confusão que pode ser gerada entre duas coisas tão diferentes – uma receita e uma arma – reside justamente na pronúncia bastante semelhante das duas expressões, veja:
"Você está confundindo espinafre de caçarolinha com espingarda de caçar rolinha.”
_______________________________________________________________________
ONOMATOPEIA
Essa figura de linguagem se manifesta através do uso de palavras que tentam imitar sons do nosso cotidiano, como os barulhos característicos dos animais, o barulho produzido por fenômenos da natureza, os diversos sons dos instrumentos musicais e tantos outros. Uma onomatopeia é uma palavra que usamos para representar esses sons, já que não somos capazes de reproduzi-los fielmente na nossa fala nem na escrita.
Exemplo:
A visita chegou e tocou a campainha: ding dong!
- O “ding dong” imita o som que um determinado tipo de campainha faz.
Também utilizado muito em quadrinhos e tirinhas.
Segue abaixo lista das principais onomatopeias:
- Tic-tac: som do relógio
- Toc-toc: som de bater na porta
- Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando
- Buááá: ruído de choro
- Atchim: barulho de espirro
- Uhuuu: grito de felicidade ou adrenalina
- Aaai: grito de dor
- Cof-cof: som de tosse
- Urgh: referente ao nojo
- Nhac: ruído de mordida
- Aff: som que expressa tédio e raiva
- Grrr: som de raiva
- Zzzz: som de homem ou animal dormindo
- Tchibum: som de mergulho
- Tum-tum: batidas do coração
- Plaft: som de queda
- Bum: ruído de explosão
- Crash: som de batida
- Smack: som de beijo
- Au Au: som do cachorro
- Miau: som do gato
- Cocóricó: som do galo cantando
- Piu-piu: som do passarinho
- Vrum-vrum: som de motor (moto, carro, etc.)
- Bang-bang: som de tiro
- Bi-bi: som de buzina
- Din-don: som da campainha
- Blém-blém: badalar dos sinos
- Trrrim-trrrim: ruído de telefone tocando
referências: figurasdelinguagem.com
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Prof. Tali
2° B,C,D PORT. PROF TALI - MATÉRIA PROVA
Boa tarde,
Caros alunos
Visto que estamos distante devido a pandemia, provavelmente teremos que fazer uma avaliação online através do blog, valendo nota para a média de vocês.
Terão disponível a prova dia 25.06 para devolução dia 26.06, e a matéria desse bimestre para essa avaliação será figuras de linguagem, no qual estarei enviando semanalmente de 4 a 5 ítens começando hoje. Ainda checarei a hipótese da retirada da prova na escola.
GRATIDÃO
Prof. Tali
Caros alunos
Visto que estamos distante devido a pandemia, provavelmente teremos que fazer uma avaliação online através do blog, valendo nota para a média de vocês.
Terão disponível a prova dia 25.06 para devolução dia 26.06, e a matéria desse bimestre para essa avaliação será figuras de linguagem, no qual estarei enviando semanalmente de 4 a 5 ítens começando hoje. Ainda checarei a hipótese da retirada da prova na escola.
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Prof. Tali
1° F - Port. Prof. Tali - Tipos de textos -aula 1
Bom diaaa máteria da prova do dia 26.05
Amores segue:
Podem imprimir e ou copiar no caderno os tópicos principais (resumir)
Lição 1
AUTO (Tipo de texto)
Amores segue:
Podem imprimir e ou copiar no caderno os tópicos principais (resumir)
Lição 1
AUTO (Tipo de texto)
Surgido em Portugal na era medieval, a palavra auto vem do termo actum, significando qualquer obra representada, ou seja, referia-se a todas as peças teatrais. É uma das formas mais populares do antigo teatro português.
Sua definição tornou-se problemática por comportar na época medieval qualquer peça de teatro. Um auto poderia ser qualquer outra modalidade do gênero dramático. Suas características formais, temáticas e ideológicas são de difícil caracterização individualizada.
Inicialmente, os autos eram encenados em templos religiosos, depois nas portas de entrada das igrejas e pátios. Posteriormente, as apresentações passaram a acontecer em feiras, mercados e praças públicas, quando se torna um gênero dramático de feição popular. Foi nessa época também que, ao sair das igrejas, os autos passaram também a tratar de assuntos profanos. Não que havia autos religiosos e autos profanos, separadamente. O que ocorria era a coexistência dos dois elementos dentro da mesma peça.
De qualquer forma, com o passar do tempo, o auto passou a ser definido como uma peça de curta duração de conteúdo religioso ou profano, burlesco e alegórico, escrito geralmente em verso. Sua característica principal é o conteúdo simbólico, cujos personagens são entidades abstratas, geralmente de caráter religioso ou moral (o pecado, a luxúria, a bondade, a virtude, entre outros).
As personagens preferidas são planas, apresentando-se, às vezes, como tipos ou caricaturas, o que resulta no humor da obra. Existem também personagens alegóricas. Nem sempre encontramos unidade temática e formal; muitos autos fogem à regra. A linguagem é coloquial, e o cenário, simples. As marcações teatrais são mínimas.
O maior representante luso dessa modalidade dramática é Gil Vicente, com autos que romperam os tempos e são dramatizados até hoje, como é o caso do Auto da Barca do Inferno. No Brasil, Ariano Suassuna é um dos grandes exemplos de escritores de autos, com peças importantíssimas e muito conhecidas, como em O Auto da Compadecida.
Referência: siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/o/34422
1° F - Comunicado Prova Port. Prof Tali
Bom dia ,
Queridos alunos
Visto que estamos impossibilitados de nos encontrar, e muito provável a avaliação de vocês será através do blog, faremos revisão de análise de tipos de texto, matéria da qual será aplicado na avaliação do dia 26.05 devendo ser entregue até 27.05 para correção e nota.
Se Cuidem
GRATIDÃO.
Prof. Tali
Queridos alunos
Visto que estamos impossibilitados de nos encontrar, e muito provável a avaliação de vocês será através do blog, faremos revisão de análise de tipos de texto, matéria da qual será aplicado na avaliação do dia 26.05 devendo ser entregue até 27.05 para correção e nota.
Se Cuidem
GRATIDÃO.
Prof. Tali
quinta-feira, 30 de abril de 2020
Adriano (Sociologia/Proj.de Vida/Eletiva Cinema) NOVO!!!
Boa noite, a todos.
Galera,
Gostaria de agradecer o desempenho da grande maioria em desenvolver as
atividades até a data de hoje (30/04/2020), conforme estabelecido para a
entrega das atividades.
Segue novas orientações para a próxima semana (04/05/2020 a 08/05/2020),
conforme abaixo:
- A entrega das atividades
do mês de Março/Abril estão prorrogadas até Segunda-feira dia
04/05/2020. Essas são as atividades que já estão disponibilizadas no Blog,
para Sociologia 1°Anos (todos), 2°Anos (todos) e 3° Ano (A e D) e Eletivas cinema. Aqueles que ainda
não executaram por favor encaminhar até a data estabelecida.
- A partir da semana que vem
de (04/05 a 08/05), conforme cronograma da SEDUC já teremos aulas de
sociologia e projeto de vida disponibilizadas pelo APP CMSP.
- As próximas atividades serão
desenvolvidas a partir das aulas disponibilizadas no APP/TV, e para
auxilia-los irei complementar as aulas com textos/vídeos/filmes.
- Ao termino de cada dia ao qual
teremos aulas (em seus respectivos anos), irei disponibilizar no Blog uma
atividade da aula, e a data para entrega.
- O processo até o momento
será o mesmo, mando as atividades com a data para entrega e vocês me
encaminham por e-mail.
- Qualquer dúvida ou dificuldade não tenha receio em me encaminhar um e-mail.
- Para eletivas de Cinema, encaminharei as próximas propostas até segunda-feira dia 04/05/2020.
- Lembrando que este horário abaixo não é fixo, sofre alterações semanalmente. Portanto, não se apeguem como horário de aulas na escola. A cada semana caso eu receba monto novo cronograma.
Segue cronograma de aulas da próxima
semana (04/05/2020 a 08/05/2020), podem haver alterações, mas por
enquanto é isso:
CRONOGRAMA DE AULAS 04/05 A 08/05 DE SOCIOLOGIA/PROJETO DE VIDA (SOMENTE PROF° ADRIANO)
|
||||||
TURMAS
|
HORÁRIO
|
SEGUNDA FEIRA (04/05/2020)
|
TERÇA FEIRA (05/05/2020)
|
QUARTA FEIRA (06/05/2020)
|
QUINTA FEIRA (07/05/2020)
|
SEXTA FEIRA (08/05/2020)
|
1°EM
|
14:45
|
|||||
1°EM
|
15:30
|
PROJETO DE VIDA 1°A
|
||||
1°EM
|
16:15
|
|||||
2°EM
|
17:00
|
|||||
2°EM
|
17:45
|
SOCIOLOGIA
|
SOCIOLOGIA
|
|||
2°EM
|
18:30
|
|||||
3°EM
|
17:45
|
|||||
3°EM
|
18:30
|
|||||
3°EM
|
19:15
|
SOCIOLOGIA
|
||||
EJA
|
20:00
|
|||||
OBS.: AULAS PODERÃO SER ACOMPANHADAS PELO APP CMSP E TV (CANAL EDUCAÇÃO)
AS AULAS ONLINE FICAM DISPONIBILIZADAS NO YOUTUBE PARA VISUALIZAÇÃO - BASTA ACESSAR O CANAL CENTRO DE MÍDIAS SP |
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Atividades - Correção 1.Pesquise: 2 poemas ou 2 músicas, em seguida, identifique o esquema de rimas utilizado pelo autor/compositor. ...